Fórum 1º FÓRUM DE GRADUAÇÃO DO ITEC. 1º Fórum de Graduação do ITEC A Direção do Instituto de Tecnologia da Universidade Federal do Pará e os Diretores.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Faculdade Estudos Sociais do
Advertisements

Consulta à Comunidade Interna
Secretaria de Estado do Planejamento Comitê de Acompanhamento e Controle de Obras Florianopolis 20/03/2007 Florianopolis 20/03/2007.
FACULDADE METROPOLITANA
PROGRAMAS/CURSOS ACADÊMICOS. CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO TRIENAL TRIÊNIO AVALIAÇÃO 2004 – 2007 ÁREA DE AVALIAÇÃO GRANDE ÁREA CIÊNCIAS DA SAÚDE (MEDICINA I,
Redesenho Institucional CORI
Universitario CONSUN conselhos superiores Ensino, pesquisa e ADM SUPERIOR Extensão CONSEPE DA UNIVERSIDADE COMPREENDE Reitoria e Vice-reitoria.
22 de junho de 2012 Gestão “Resistir para Transformar”
2º ENCONTRO DE COORDENADORES DE FISCALIZAÇÃO 2º ECOFIS Teresina, agosto/2010.
Amândia Maria de Borba Coordenadora do GT-AI -ACAFE
DIDÁTICA E METODOLOGIA DO ENSINO SUPERIOR
O Sinaes na perspectiva das Instituições Públicas e Privadas
UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO Prof. Ms. Taisir Mahmudo Karim
Educação Superior: características e perspectivas profissionais
PROPOSTA DO MODUS OPERANDI PARA CONSTRUÇÃO DO NOVO ESTATUTO DA UFPE Trabalho desenvolvido por : Audisio Costa, Auxiliadora Ferraz, Carmen Chaves. Iranir.
Regimento interno É um conjunto de regras estabelecidas por um grupo para regulamentar o seu funcionamento.
Etapas da construção do PDI IFTO
CONSELHO MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL DE JOINVILLE/SC.
CONSELHO DE CLASSE. CONSELHO DE CLASSE PARA REFLETIR... “ O Conselho de Classe precisa ser visto como uma possibilidade transformadora, favorecendo.
METODOLOGIA NA ESCOLA CONFERÊNCIA NACIONAL DE EDUCAÇÃO.
POLÍTICA NACIONAL DE EDUCAÇÃO
SINAES: Concepções e Diretrizes
PROGRAMA DE AUTO-AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL
A importância dos Órgãos Colegiados na Gestão Escolar
Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica
G ESTÃO DA M EMÓRIA E P OLÍTICAS DE I NFORMAÇÃO Prof. Elmira Simeão Universidade de Brasília Faculdade de Ciência da Informação.
FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE
Conselho Municipal de Educação
Plano de Desenvolvimento Institucional da UFSCar
Autoavaliação Institucional e a CPA
Competência Legal da CIEA-BA
Governança Curricular Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo Comissão de Graduação.
Auto-Avaliação FACET Conhecer para participar....
I OFICINA DE CAPACITAÇÃO DOS CONSELHEIROS DAS CIDADES DO MARANHÃO
AVALIAÇÃO DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR
Diretoria de Desenvolvimento Institucional
FACULDADES INTEGRADAS APARÍCIO CARVALHO - FIMCA
Pró-Reitoria de Planejamento
O CEE e o Sistema Estadual de Educação Superior
COEGEMAS/SC: Colegiado Estadual de Gestores
Fórum Nacional de Educação
A Lei de Acesso à Informação e os instrumentos de participação e controle social Nov.2014.
Planos Acadêmicos dos Departamentos Procedimentos para sua elaboração Vice-Reitoria Acadêmica PUC-SP.
Curso de Graduação em Gestão Pública
Comissão de EJA de Alagoas
NOVO CURRÍCULO DE LICENCIATURA EM LETRAS Informações auxiliares para os alunos ingressantes em 2006 e 2007.
XXXI Reunião Plenária do Colegiado Nacional de Diretores e Secretários de Conselho de Educação – CODISE Boa Vista/RR.
INSTITUI A POLÍTICA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL
OS DESAFIOS E AS PERSPECTIVAS DA GESTÃO ESCOLAR NO BRASIL
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO PROACAD / DDE COORDENAÇÃO DE AVALIAÇÃO DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO Equipe: Coordenadora: Ana Augusta Cordeiro Técnica em.
Regulamentação da Educação a Distância Sérgio Roberto Kieling Franco SEAD/UFRGS.
COMISSÃO INTERSETORIAL DE SAÚDE DO TRABALHADO CIST GESTÃO
CAPACITAÇÃO COORDENADORES DE CURSO 26/04/2010. Conteúdo Atribuições do Coordenador Funcionamento do Curso Articulação Acadêmica Projeto Pedagógico e Currículo.
GAFCE SC Grupo de Articulação de Fortalecimento dos Conselhos Escolares de Santa Catarina Nádia Regina Machado
MSc. FERNANDO ANTONIO CABRAL DE SOUSA JUNIOR ADMINISTRAÇÃO EM SAÚDE PÚBLICO.
Deliberação CEE N.º 105/2011 Dispõe sobre as diretrizes para elaboração e aprovação de Plano de Curso e emissão de Parecer Técnico para cursos de Educação.
Encontro Presencial 14 de Setembro de 2013
Gestão democrática da escola pública: fundamentação legal
CONTROLE SOCIAL FINANCIAMENTO DO SUS LEI Nº 8.142, DE 28 DE DEZEMBRO DE Vide Lei nº 8.689, de 1993 Dispõe sobre a participação da comunidade na gestão.
COMISSÃO DE CLAROS DOCENTES-CCD Portaria GR 3316,
PLANO DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL – PDI COMISSÃO PERMANENTE DE ENSINO - CPE.
Capacitação de Coordenadores de Cursos Técnicos de Nível Médio e de Graduação do IFPA Belém, 02 de maio de 2016 Atribuições e Aspectos Gerais da Coordenação.
Proposta de Mestrado Profissional em Saúde da Famíia ProfSaúde
Processo eleitoral Processo eleitoral COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO – CPA
Plano de Desenvolvimento Institucional IFSP – Câmpus São José dos Campos PDI
Evolução do Sistema de Avaliação da Educação Superior Brasília - maio de 2014 João Carlos Pereira da Silva Presidente da CONAES.
O SISTEC é o Sistema Nacional de Informações da Educação Profissional e Tecnológica, do Ministério da Educação. Disponibiliza, mensalmente, informações.
Plano de Desenvolvimento Institucional IFSP – Câmpus São José dos Campos PDI
II CONFERÊNCIA NACIONAL DE POLÍTICAS PÚBLICAS DE JUVENTUDE.
Associação de Pais e Professores
Transcrição da apresentação:

Fórum 1º FÓRUM DE GRADUAÇÃO DO ITEC

1º Fórum de Graduação do ITEC A Direção do Instituto de Tecnologia da Universidade Federal do Pará e os Diretores das Faculdades do ITEC, em reunião conjunta realizada em 16 de Setembro de 2011, resolveram, no uso de suas atribuições legais, Instituir o Fórum de Graduação no âmbito do ITEC, que se norteará pelos objetivos, diretrizes e procedimentos contidos nesta Carta de Princípios.

1º Fórum de Graduação do ITEC Esta Carta de Princípios será apresentada a seguir, já tendo sido aprovada na sua versão preliminar na reunião da câmara de ensino na última sexta feira dia 16/09/2011, para que a comunidade do ITEC possa contribuir com sugestões até sua forma final, para que possa ser formalizada na congregação do ITEC, pelo até

DA FINALIDADE PRIMEIRO PRIMEIRO – O Fórum de Graduação do Instituto de Tecnologia da Universidade Federal do Pará ITEC/UFPA é o espaço político, acadêmico, institucional primordialmente competente para a discussão dos temas referentes ao Ensino de Graduação e de todas as questões que com ele se relacionem, bem como, para deliberação e a proposição de ações e mecanismos destinados à melhoria da qualidade desse nível de ensino. 1º Fórum de Graduação do ITEC C A R T A D E P R I N C Í P I O S

DA COMPOSIÇÃO SEGUNDO SEGUNDO – São membros permanentes do Fórum de Graduação os Diretores de Faculdades ou seus representantes legais, a Comissão de Ensino e um representante discente membro de cada colegiado respectivo. TERCEIRO TERCEIRO – A Direção do Instituto de Tecnologia é o órgão de articulação e coordenação do Fórum de Graduação, cujo titular é também seu membro permanente. 1º Fórum de Graduação do ITEC C A R T A D E P R I N C Í P I O S

DAS ATRIBUIÇÕES QUARTO QUARTO – São atribuições do Fórum de Graduação: I.Propor as diretrizes acadêmicas para o ensino de Graduação; II.Discutir e deliberar sobre as questões diretamente relacionadas à Graduação e sobre todas as demais que com ela se relacionem; 1º Fórum de Graduação do ITEC C A R T A D E P R I N C Í P I O S

III.Discutir e propor questões diretamente relacionadas aos Projetos Pedagógicos dos cursos de Graduação do ITEC; IV.Adotar mecanismos para a efetivação da articulação do ensino da pesquisa e da extensão; V.Discutir e propor Política dos estágios curriculares, do Trabalho de conclusão de curso TCC e de todas as demais atividades vinculadas à Graduação; VI.Fomentar os programas de atualização metodológica aos docentes da Graduação; 1º Fórum de Graduação do ITEC C A R T A D E P R I N C Í P I O S

VII.Discutir e propor mecanismos de operacionalização eficiente do controle acadêmico; VIII.Articular com as demais Unidades acadêmicas para a adoção de ações e mecanismos em favor da Graduação; IX.Discutir e propor modificação da legislação acadêmica referente à graduação bem como da organização administrativo/acadêmica relacionada a esse nível de ensino; 1º Fórum de Graduação do ITEC C A R T A D E P R I N C Í P I O S

X.Propor a adoção de medidas e providências que visem à integração e o consórcio da Instituição com outros organismos públicos e privados, destinados à melhoria da Graduação DO FUNCIONAMENTO QUINTO QUINTO – O Fórum de Graduação reunir-se-á, ordinariamente uma vez por semestre nas datas previamente fixadas, e extraordinariamente sempre que necessário. 1º Fórum de Graduação do ITEC C A R T A D E P R I N C Í P I O S

DA ARTICULAÇÃO SEXTO SEXTO – Poderá o Fórum de Graduação solicitar a participação de representantes das demais Unidades acadêmicas e administrativas da Instituição para a discussão de temas específicos de interesse da graduação, podendo ainda, convidar representantes de outras Instituições para conferências e debates sobre a matéria do seu interesse. 1º Fórum de Graduação do ITEC C A R T A D E P R I N C Í P I O S

1º Fórum de Graduação do ITEC