Desenvolvimento Docente Internato – Curso Médico

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Transcrição da apresentação:

Desenvolvimento Docente Internato – Curso Médico Almerinda Rêgo Silva Departamento Materno Infantil

Formação do Professor Universitário Realidade Atual: Ocupação X Profissão ???? Pós- Graduação Cobrança das atividades docentes

Professor Universitário : um profissional da Educação Competências Fundamentais: Liderança – influenciar pessoas para que se empenhem voluntariamente na busca de determinados objetivos Ação Interpessoal para eficácia da prática – espaço de troca/ interação com aluno Busca pela qualidade – formar cidadãos e não apenas bons profissionais Autonomia – Projeto pedagógico ( construir sua identidade e seu ideal pedagógico) Eterno Aprendiz – Transformação X Conservação

Arrogância na transmissão da informação “Jovem Professor” Arrogância na transmissão da informação X Dignidade de saber tornar estas informações em instrumentos de transformação de “conceitos” em “conhecimento”. “Não existe criação sem tradição que a nutra, assim como não existe tradição sem criação que a renove.” Carlos Fuentes

Como Avaliar o Desenvolvimento Docente? Visão do Professor Avaliar as competências de seus formandos. Competência Clínica Qualidade da história clínica e exame físico Conhecimento médico Julgamento clínico Solução dos problemas Hábitos de trabalho

Competência Humanista Comunicação e relacionamento com pacientes e familiares Respeito Capacidade de auto-reflexão ( capacidade negativa perante uma crítica, transferência de culpa) Percepção do contexto Interação com os colegas Interação com docentes Interação com demais profissionais

Como Avaliar o Desenvolvimento Docente? Visão do Professor Avaliar as habilidades de seus formandos. Abordagem de paciente pediátrico Conhecer as principais doenças Ser capaz de desenvolver ações de prevenção, promoção, proteção e reabilitação da sáude ( primário e secundário) Ser capaz de executar procedimentos básicos relacionados à prática da pediatria Reconhecer limitações Valorizar métodos clínicos Equipe multidisciplinar Custo-benefício nas decisões médicas Papel social do médico .................

Como Avaliar o Desenvolvimento Docente? Visão do Aluno Avaliar as competências e habilidades de seus docentes. Competência pedagógica Competência Clínica Competência Humanista

Internato de Pediatria: Realidade Atual 14 Unidades de Saúde Média Complexidade – 10 Alta Complexidade – 4 Docentes UFPE – 18 Preceptores SUS - 312 10 a 15% - ligados a Instituição de Ensino