APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS (PBL ou ABP)

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Transcrição da apresentação:

APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS (PBL ou ABP) Marcos Tarciso Masetto 2012 APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS (PBL ou ABP)

Surgimento do PBL A Aprendizagem baseada em Problemas nasce e se consolida num contexto de transformações sociais, sanitárias e epistemológicas que marcam os últimos 25 anos do século XX , tendo como berço a Escola Médica da Universidade de Mc Master no Canadá, sendo incorporado por grandes universidades: Harward e New México (EUA), Newcastle (Australia) e Maastricht (Holanda)

Surgimento do PBL Multicausalidade das doenças Modelo explicativo multidimensional Fatores ambientais e sociais influenciando na discussão das relações causais em saúde Dualidade mente –corpo O aspecto emocional na descrição da gênese das doenças e em sua terapêutica Efeito terapêutico da relação médico paciente Dimensão subjetiva da doença (psicologia)

Consequências No campo epistemológico : Construção do conhecimento multidisciplinar No campo das práticas médicas: integração do novo conhecimento à realidade da saúde e da doença No campo da preparação dos profissionais: ênfase na aprendizagem multisciplinar e no exercício da prática médica por equipes. Relação psicológica médico paciente

PBL – proposta de aprendizagem I - Princípíos de Aprendizagem: Aprendizagem Centrada no aluno Aprendizagem Ativa , Autônoma, Colaborativa Aprendizagem por descobertas ( pesquisa)

PBL – proposta de aprendizagem II - Seus objetivos : Que os alunos aprendam a: - Buscar informações e pesquisar - Integrar diversas áreas de conhecimento - Superar os pré-requisitos e a lógica linear

PBL – proposta de aprendizagem - Integrar teoria e prática ( realidade) na aprendizagem desde o início do curso - Aprender a trabalhar em equipe (aprendizagem colaborativa) - Levantar hipóteses, buscar soluções ou interpretações para os problemas ou fenômenos apresentados

PBL – proposta de aprendizagem III - Com uma reorganização curricular - por grandes problemas, em lugar das disciplinas - que integram conteúdos disciplinares - que explicitam objetivos de aprendizagem - que são apresentados antes das teorias - como desencadeadores de busca e pesquisa - que integram teoria e prática

PBL–Proposta de Aprendizagem Com metodologia ativa e processo de avaliação contínua Reorganizando tempo e espaço de aprendizagem Redesenhando Papel dos professores (tutores) e dos alunos

PBL – Professor e Aluno Revisão do papel do professor e dos alunos Papel do Professor : tutor -mediador. Papel dos alunos: Em pequenos grupos - explora a questão - busca a infomação e a analisa - apresenta uma solução para problemas complexos e reais

PBL–paradigma ou metodologia No PBL , o Problema se apresenta como o principal recurso para o desenvolvimento de sua proposta de aprendizagem. Não se trata apenas de uma metodologia de ensino através de problemas ou “cases” PBL não se trata de um nova técnica PBL se apresenta como um novo paradigma (como vimos atrás) complexo, radical e novo

PBL – O Problema No PBL , os problemas são organizados com foco e estímulo para aprendizagem Os problemas são estruturados a partir do mundo real e por isso mesmo atraentes A busca da solução dos problemas ocorre em grupos, que pesquisam informações necessárias, revisam hipóteses e apresentam soluções A Avaliação é baseada em feed back contínuo

PBL ou ABP: O Problema Passos para encaminhamento do Problema: -esclarecer termos e expressões do texto -definir o problema -analisar o problema -sistematizar hipóteses de explicação ou solução do problema formular objetivos de aprendizagem identificar fontes de informação adquirir novos conhecimentos individualmente Sintetizar coletivamente conhecimentos , revisar hipóteses iniciais, e buscar solucionar o problema

Implicações para o FII e EM? 1)Mudar a postura e o papel do professor – de ensinante para colaborador no processo de aprendizagem do aluno 2)Definir com mais clareza o que pretendemos que os alunos no FII e no EM aprendam para sua vida 3)Trazer para dentro da sala de aula questões vitais de interesse dos alunos em forma de problemas – Ex. professora e poluição

Implicações para o FII e EM? 4)Usar os princípios de aprendizagem do PBL: - aprender a buscar informações e pesquisar - Integrar diversas áreas de conhecimento - Integrar teoria e prática na aprendizagem - levantar hipóteses, buscar soluções ou interpretações para os problemas ou fenômenos apresentados -trabalhar e aprender colaborativamente

Implicações para o FII e EM? 5) Usar os passos que o PBL propõe para aprendizagem: Partir de um problema que instiga a curiosidade e as perguntas dos alunos -Identificar o problema esclarecendo os termos e expressões do texto -Esclarecer que vamos aprender com o estudo desse problema -Identificar o que conhecemos e o que falta a conhecer desse problema para solução

Implicações para o FII e EM? -levantar hipóteses de explicação ou solução do problema -sintetizar conhecimentos adquiridos -rever as hipóteses de solução -definir por uma delas , resolver o problema e fundamentar a solução encontrada. -socializar os resultados obtidos.

Implicações para o FII e EM? 6) O professor desenvolvendo seu papel de colaborador na aprendizagem do aluno 7) O aluno trabalhando individualmente e em pequenos grupos conseguindo sua aprendizagem

Resultados possíveis O aluno se interessar por aprender Deslanchar significativamente seu processo de aprendizagem para a vida ( e não apenas para a escola, ou suas provas avaliativas) Perceber efetivamente sua colaboração com a família, com o bairro, com a sociedade Perceber que poderá se formar na Universidade de outra forma que aquela tradicional já muito conhecida e pouco animadora.