INTRODUÇÃO AO ESTUDO DA ODONTOLOGIA LEGAL

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Ministério do Turismo Projeto de Lei Geral do Turismo Projeto de Lei Geral do Turismo Histórico 10/10/2003 ABIH MANIFESTO-SE AO SECRETÁRIO DE POLÍTICAS.
Advertisements

Cuidados com Atestados Médicos para vários fins
DEONTOLOGIA ODS 0272 Prof. Dr. Rogério Nogueira de Oliveira
LEGÍSTICA FORMAL Marta Tavares de Almeida Abril 2008.
Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo CREMESP
Responsabilidade Ética do Médico
PERICIA MÉDICA ARÉA DE ATUAÇÃO OU ESPECIALIDADE MARIO MOSCA FILHO
AUDITORIA MÉDICA Dr. Antonio Pereira Filho Conselheiro do CREMESP.
RESOLUÇÃO Nº 437 DE 27 DE NOVEMBRO DE 1999
NOÇÕES BÁSICAS DAS NORMAS E REGULAMENTOS
Aula 3 : Noções do Código de Trânsito Brasileiro
Dr. José Fernando Maia Vinagre Dra. Giselle Crosara Lettieri Gracindo
Dr. Edmilson de Almeida Barros Júnior CREMEC 6075 OAB/CE 15476
LEI ORGÂNICA – PASSO A PASSO
REVISÃO – PARTE GERAL DO CÓDIGO CIVIL
TEMA 10 INFORMÁTICA JURÍDICA E DIREITO DA INFORMÁTICA
TEORIA GERAL DO PROCESSO - TGP TEORIA GERAL DO PROCESSO - TGP
Legislação Aplicada à Contabilidade Pública
Classificação.
Instruções aos autores: conteúdo e importância para a
RESPONSABILIDADES DOS PROFISSIONAIS DE ENGENHARIA E ARQUITETURA
Conselho Regional de Nutricionistas 10 Região.
II Jornada Científica dos Estudantes de Medicina da UNIGRANRIO
PLANO DIRETOR DO MUNICÍPIO DE CRICIÚMA
Ética na Gineco-obstetricia
APRESENTAÇÃO BIODIREITO
A informática e a reforma do ordenamento jurídico
ÉTICA NO SERVIÇO PÚBLICO
Auxiliar em saúde bucal
AUXILIAR EM SAÚDE BUCAL
Introdução a Engenharia de Alimentos
REGULAMENTO COM FONTE DE DIREITO DO TRABALHO
AUXILIAR DE CONSULTÓRIO DENTÁRIO
Legislação Trabalhista Aplicada – Profª Hellen Araújo
(41) PERÍCIA MÉDICA.
Relatório de Comercialização
Câmara Técnica: Reavaliação dos critérios de mecanismos de regulação estabelecidos pela Resolução CONSU nº 8 Eixo 2: Garantia de Acesso e Qualidade Assistencial.
DOCUMENTOS ODONTOLEGAIS
Responsabilidades Legais do Engenheiro Civil
Disciplina: Informática Aplicada I Atividade 2 – Power Point
GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS DE SERVIÇOS DE SAÚDE
LEGISLAÇÃO sobre PERÍCIA CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL  CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL  surgimento da PERÍCIA, pelo Decreto-lei nº de 1939, sendo alterado.
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO Instituições de Direito Público e Privado Profª. Msc. Adirleide Greice Carmo de Souza DA EFICÁCIA DA LEI NO TEMPO E NO ESPAÇO.
Aula 1 A – Noções sobre Direito Público e Direito Privado
Universidade Federal de Alagoas – UFAL
Conselheiro Sidnei Ferreira CREMERJ - Câmara Técnica de Pediatria - Conselheiro Sidnei Ferreira CREMERJ - Câmara Técnica.
Introdução à Medicina Legal
DISPÕE SOBRE A CRIAÇÃO DOS CONSELHOS FEDERAL E REGIONAL DE FARMÁCIA
ASPECTOS ÉTICOS DAS PERÍCIAS MÉDICAS.
Aula 1 – Introdução Professora: Larissa
Fernando Antonio Costa de Sá
PROCESSO DIREITO PROCESSUAL TEORIA GERAL DO PROCESSO
ENFERMEIRA SCHEILA CRISTINA DE MERCEDES COELHO
ÁREAS DE ATUAÇÃO DO FARMACÊUTICO DEONTOLOGIA 1° semestre- 2010
LEI Nº 9.394, DE 20 DE DEZEMBRO DE Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional Art. 12. Os estabelecimentos de ensino, respeitadas as normas comuns.
ANESTESIA PARA CIRURGIA CRANIO-MAXILO-FACIAL
Responsabilidade Civil
Instituições de Direito Público e Privado
REGULAMENTAÇÃO DA PROFISSÃO
LEGISLAÇÃO DA ENFERMAGEM BRASILEIRA
Rafael Leandro A. Ribeiro Advogado do Conselho Federal de Medicina.
Ética e Legislação Evelyn Santinon.
DIREITO TRIBUTÁRIO.
PRINCÍPIOS ÉTICOS APLICÁVEIS ÀS ATIVIDADES EMPRESARIAS
DIREITO PÚBLICO Introdução. DIREITO Etimologia  Do latim vulgar derectus, particípio passado de dirigere, de regere.  Dirigir, conduzir, guiar.  Correto,
DIREITO PÚBLICO Introdução. DIREITO Etimologia  Do latim vulgar derectus, particípio passado de dirigere, de regere.  Dirigir, conduzir, guiar.  Correto,
DIREITO PÚBLICO Introdução. DIREITO Etimologia  Do latim vulgar derectus, particípio passado de dirigere, de regere.  Dirigir, conduzir, guiar.  Correto,
Aula 4: Organização legal da educação brasileira.
Medicina Legal FDR Prof. João Carlos da Fonte. 1 º Ponto Medicina Legal: conceito, definição, divisão, relações com outras ciências. Importância do seu.
Transcrição da apresentação:

INTRODUÇÃO AO ESTUDO DA ODONTOLOGIA LEGAL O. LEGAL FOP

INTRODUÇÃO AO ESTUDO DA ODONTOLOGIA LEGAL O. LEGAL FOP CONSIDERAÇÕES GERAIS CIRURGIÃO-DENTISTA / PACIENTE Profissionais Jurídicas Econômicas Éticas e Morais DIREITOS E OBRIGAÇÕES:

INTRODUÇÃO AO ESTUDO DA ODONTOLOGIA LEGAL O. LEGAL FOP O CIRURGIÃO-DENTISTA ESTÁ SUBMETIDO A TODOS OS RAMOS DO DIREITO, NORMAS ÉTICAS E LEGAIS DOS CONSELHOS FEDERAL E REGIONAIS DE ODONTOLOGIA

INTRODUÇÃO AO ESTUDO DA ODONTOLOGIA LEGAL O. LEGAL FOP DENOMINAÇÕES : Odontologia Forense Odontologia Pericial Odontologia Judiciária Jurisprudência Odontológica Odontologia Legal (justificativa)

INTRODUÇÃO AO ESTUDO DA ODONTOLOGIA LEGAL O. LEGAL FOP NOÇÕES HISTÓRICAS PERÍODOS: CICLO EMPÍRICO: Desde os primórdios da civilização até o aparecimento dos primeiros trabalhos de Medicina Legal.

INTRODUÇÃO AO ESTUDO DA ODONTOLOGIA LEGAL O. LEGAL FOP NOÇÕES HISTÓRICAS PERÍODOS: CICLO MÉDICO-LEGAL: Início do séc. XVI até o início do sec. XIX com Ambroise Pare, Paulo Zacchia e outros.

INTRODUÇÃO AO ESTUDO DA ODONTOLOGIA LEGAL O. LEGAL FOP NOÇÕES HISTÓRICAS PERÍODOS: CICLO ODONTO-LEGAL Início do sec. XIX até os nossos dias. Ciência autônoma com métodos e princípios tipicamente odontológicos.

INTRODUÇÃO AO ESTUDO DA ODONTOLOGIA LEGAL O. LEGAL FOP NOÇÕES HISTÓRICAS 1897 - Bazar da Caridade 1898 - Oscar Amoedo - “L’Art Dentaire em Medicine Legale” 1905 - Embaixada Alemão no Chile

INTRODUÇÃO AO ESTUDO DA ODONTOLOGIA LEGAL O. LEGAL FOP INTRODUÇÃO AO ESTUDO DA ODONTOLOGIA LEGAL

INTRODUÇÃO AO ESTUDO DA ODONTOLOGIA LEGAL O. LEGAL FOP INTRODUÇÃO AO ESTUDO DA ODONTOLOGIA LEGAL

INTRODUÇÃO AO ESTUDO DA ODONTOLOGIA LEGAL O. LEGAL FOP INTRODUÇÃO AO ESTUDO DA ODONTOLOGIA LEGAL NOÇÕES HISTÓRICAS 1964 - Lei 4.324 de 14/04/64, regulamentada pelo Decreto 68.704 de 31/06/71 - Instituiu os Conselhos Federal e Regionais de Odontologia.

INTRODUÇÃO AO ESTUDO DA ODONTOLOGIA LEGAL O. LEGAL FOP INTRODUÇÃO AO ESTUDO DA ODONTOLOGIA LEGAL NOÇÕES HISTÓRICAS 1966 - Lei 5.081 de 24/08/66 - Regulamentou o Exercício da Odontologia no Brasil, determinando novas atribuições ao Cirurgião-Dentista.

INTRODUÇÃO AO ESTUDO DA ODONTOLOGIA LEGAL O. LEGAL FOP INTRODUÇÃO AO ESTUDO DA ODONTOLOGIA LEGAL NOÇÕES HISTÓRICAS 1984 - CFO - 155 de 25/08/84 - Regulamentou o o Exercício da Odontologia no Brasil.

INTRODUÇÃO AO ESTUDO DA ODONTOLOGIA LEGAL O. LEGAL FOP INTRODUÇÃO AO ESTUDO DA ODONTOLOGIA LEGAL NOÇÕES HISTÓRICAS 1993 - RESOLUÇÃO CFO - 185: Aprova a Consolidação das Normas para Procedimentos nos Conselhos de Odontologia e Revoga a Resolução CFO - 155/84. Alterada pela Resolução CFO – 209/97

INTRODUÇÃO AO ESTUDO DA ODONTOLOGIA LEGAL O. LEGAL FOP INTRODUÇÃO AO ESTUDO DA ODONTOLOGIA LEGAL NOÇÕES HISTÓRICAS 1994 - PRONTUÁRIO ODONTOLÓGICO “- Uma orientação para cumprimento da exigência contida no inciso VI do artigo 4 do Código de Ética Odontológica.”

INTRODUÇÃO AO ESTUDO DA ODONTOLOGIA LEGAL O. LEGAL FOP INTRODUÇÃO AO ESTUDO DA ODONTOLOGIA LEGAL NOÇÕES HISTÓRICAS 2003 - CÓDIGO DE ÉTICA ODONTOLÓGICA Aprovado pela Resolução CFO - 42, de 20/05/03. Texto baseado no relatório final da III CONEO (Conferência Nacional de Ética Odontológica).

INTRODUÇÃO AO ESTUDO DA ODONTOLOGIA LEGAL O. LEGAL FOP INTRODUÇÃO AO ESTUDO DA ODONTOLOGIA LEGAL DEFINIÇÕES: VALDEMAR DA GRAÇA LEITE “ A ciência que correlaciona conhecimentos odontológicos e jurídicos e os aplica a serviço da justiça.”

INTRODUÇÃO AO ESTUDO DA ODONTOLOGIA LEGAL O. LEGAL FOP INTRODUÇÃO AO ESTUDO DA ODONTOLOGIA LEGAL DEFINIÇÕES: GUILHERME OSWALDO ARBENZ Sentido Genérico: “ É a aplicação dos conhecimentos odontológicos na elaboração e execução das leis que necessitam de informações especializadas”, adaptação da definição de Flamínio Flávero.

INTRODUÇÃO AO ESTUDO DA ODONTOLOGIA LEGAL O. LEGAL FOP INTRODUÇÃO AO ESTUDO DA ODONTOLOGIA LEGAL DEFINIÇÕES: GUILHERME OSWALDO ARBENZ Sentido Específico: “ É conjunto de normas que regulam os deveres e direitos morais e legais do Cirurgião-Dentista e a aplicação destes conhecimentos ao Direito”, adaptação da definição de Sampaio Dória.

INTRODUÇÃO AO ESTUDO DA ODONTOLOGIA LEGAL O. LEGAL FOP INTRODUÇÃO AO ESTUDO DA ODONTOLOGIA LEGAL DIVISÃO E CONTEÚDO Parte Geral e Especial: Legislação odontológica e legislação relacionada com o exercício da profissão, deontologia, diceologia e ética profissionais, Conselhos Federal e Regionais de Odontologia e suas normas complementares, Legislação Trabalhista, Previdenciária e tributária.

INTRODUÇÃO AO ESTUDO DA ODONTOLOGIA LEGAL O. LEGAL FOP INTRODUÇÃO AO ESTUDO DA ODONTOLOGIA LEGAL DIVISÃO E CONTEÚDO Parte Aplicada: Perícias Odontológicas civis, criminais, trabalhistas e em sede administrativa.

INTRODUÇÃO AO ESTUDO DA ODONTOLOGIA LEGAL O. LEGAL FOP INTRODUÇÃO AO ESTUDO DA ODONTOLOGIA LEGAL RELAÇÕES COM OUTRAS CIÊNCIAS ANATOMIA: Nos casos de identificação.

INTRODUÇÃO AO ESTUDO DA ODONTOLOGIA LEGAL O. LEGAL FOP INTRODUÇÃO AO ESTUDO DA ODONTOLOGIA LEGAL RELAÇÕES COM OUTRAS CIÊNCIAS PATOLOGIA: Para avaliar as doenças da cavidade oral.

INTRODUÇÃO AO ESTUDO DA ODONTOLOGIA LEGAL O. LEGAL FOP INTRODUÇÃO AO ESTUDO DA ODONTOLOGIA LEGAL RELAÇÕES COM OUTRAS CIÊNCIAS MATERIAIS DENTÁRIOS, DENTÍSTICA RESTAURADORA E OUTRAS DISCIPLINAS CLÍNICAS: Para avaliação dos trabalhos odontológicos nos casos de arbitramento de honorários profissionais.

INTRODUÇÃO AO ESTUDO DA ODONTOLOGIA LEGAL O. LEGAL FOP INTRODUÇÃO AO ESTUDO DA ODONTOLOGIA LEGAL RELAÇÕES COM OUTRAS CIÊNCIAS SEMIOLOGIA, CIRURGIA E FARMACOLOGIA: Nos casos de avaliação de erros profissionais, erros de diagnóstico e de tratamento.

INTRODUÇÃO AO ESTUDO DA ODONTOLOGIA LEGAL O. LEGAL FOP INTRODUÇÃO AO ESTUDO DA ODONTOLOGIA LEGAL RELAÇÕES COM OUTRAS CIÊNCIAS SOCIOLOGIA: Na elaboração e aplicação de normas para o meio social.

INTRODUÇÃO AO ESTUDO DA ODONTOLOGIA LEGAL O. LEGAL FOP INTRODUÇÃO AO ESTUDO DA ODONTOLOGIA LEGAL RELAÇÕES COM OUTRAS CIÊNCIAS DIREITO CIVIL, PENAL E TRABALHISTA: Onde o perito irá buscar as normas que regulam o exercício da profissão odontológica.