Triênio 2007 – 2009 CAPES ¨5¨ Metas UFRGS para Pós-Graduação Atividades 2010 conduzem a CAPES ¨6¨ Biênio 2011/2012 rendimento 2010 ? Triênio 2010 – 2012.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
CRITÉRIOS DA AVALIAÇÃO: GRANDE ÁREA DE SAÚDE Triênio 2004/2006
Advertisements

ESCOLA SUPERIOR DA MAGISTRATURA DO ESTADO DO CEARÁ
Mestrado Profissional em Saúde Coletiva
Avaliação dos cursos que obtiveram nota 4 no último triênio Maria Inês Schmidt Mariangela Cherchiglia Reunião Capes e Coordenadores de Programas de Pós-Graduação.
PROCESSO DE AVALIAÇÃO TRIÊNIO 04/06. 1.Proposta do Programa (a) a(s) área(s) de concentração devem delimitar de maneira clara o objeto de especialidade.
I WORKSHOP DA PÓS-GRADUAÇÃO DA UNESP Requisitos para a formação de Mestres e Doutores em Odontologia: uma visão atual sobre as competências necessárias.
GT Engenharias Profa. Ofélia de Q. Fernandes Araújo – UFRJ Prof. Mário Yoshikazu Miyake – IPT Prof. Vahan Agopian - USP.
PAPG-IFES Formulário para coleta da demanda bruta.
Sistema de Indicadores
PAPG-IFES Programa de Apoio a Pós- Graduação das IFES (Ações propostas – em discussão)
República Federativa do Brasil Ministério da Educação Rede Federal de Educação, Profissional Científica e Tecnológica.
SENSIBILIZAÇÃO A comunidade é convidadada para o engajamento na inadiável tarefa de definir os compromissos sociais que a Unicamp deve assumir. Participação:
17 e 18 de novembro de 2011 II Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-Graduação em Administração.
II ENCONTRO REGIONAL SUL/SUDESTE DE DIRIGENTES DE GRADUAÇÃO DAS IES PARTICULARES Passo Fundo - RS, 18 e 19 de outubro de 2012 PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO.
AVALIAÇÃO TRIENAL 2013 CAPES ÁREA SAÚDE COLETIVA.
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ESTUDOS LINGUÍSTICOS
II SEMINÁRIO DE ACOMPANHAMETO DO PLANO DE GESTÃO Data: 13 de setembro de 2011 Local: Auditório do CCE Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação.
Consolidação e expansão da PG no CCH Prof. Dr. Marcelo S. Carneiro Coordenador do PPGCSOc
Panorama sobre O Sistema de Educação Superior no Brasil
SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM Nome do Programa: Física Centro: CCNE Área de avaliação: Astronomia/Física.
Indicadores de Evaluación Institucional de la UFRGS Prof. Daltro José Nunes (Secretario de Evaluación Institucional UFRGS)
SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM Nome do Programa: Engenharia de Processos Centro: Tecnologia Área de.
Currículo Lattes vs Avaliação CAPES
Fonte: Documento APCN V. Ficha de Avaliação para o Triênio – ANEXO I Quesitos / ItensPeso * * Definições e Comentários sobre o Quesito/Itens.
17 e 18 de novembro de 2011 II Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-graduação em Mestrado Profissional.
09 e 10 de setembro de 2010 Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências.
SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM Nome do Programa: PPG Biodiversidade Animal Centro: CCNE Área de avaliação:
17 e 18 de novembro de 2011 II Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-Graduação em Geografia Conceito.
SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM Nome do Programa: PÓS-GRADUAÇÃO EM ZOOTECNIA Centro: CIÊNCIAS RURAIS.
SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM Nome do Programa: Agronomia Centro: CCR Área de avaliação: Ciências.
Universidade Federal de Santa Maria Centro de Ciência Naturais e Exatas Programa de Pós-Graduação em Ciências Biológicas: Bioquímica Toxicológica Criação.
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR.
PROGRAMA DE PÓS–GRADUAÇÃO EM HISTÓRIA Mestrado em História – Aprovação pela CAPES em 20/12/2010 – conceito 3 Coordenadora: Profa.
SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM Nome do Programa: Distúrbios da Comunicação Humana Centro: CCS Área.
SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM Nome do Programa: Geografia Centro: CCNE Área de avaliação: Geografia.
17 e 18 de novembro de 2011 II Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-graduação Profissional em Patrimônio.
SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM Nome do Programa: Pós-Graduação em Matemática Centro: CCNE Área de.
SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA PRÓ-REITORIA.
09 e 10 de setembro de 2010 Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-graduação em Extensão Rural Conceito.
Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-graduação Engenharia de Produção Conceito na Capes: 3 Início.
17 e 18 de novembro de 2011 II Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências.
SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA PRÓ-REITORIA.
SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM Nome do Programa: Patrimônio Cultural Centro: CCSH Área de avaliação:
17 e 18 de novembro de 2011 II Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-Graduação em Engenharia de.
SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM Programa de Pós-Graduação em Economia e Desenvolvimento- PPGE&D Centro:
SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM Programa de Pós-Graduação em Medicina Veterinária Centro de Ciências.
Workshop de Acompanhamento (relativo aos anos 2007 e 2008)
17 e 18 de novembro de 2011 II Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-graduação em Informática Conceito.
09 e 10 de setembro de 2010 Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-graduação em Matemática Conceito.
09 e 10 de setembro de 2010 Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-graduação em Geomática Conceito.
SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM Nome do Programa: Programa de Pós-Graduação em Letras Centro: Centro.
SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM Nome do Programa:Programa de Pós-graduação em Extensão Rural Centro:
SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM Nome do Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE Centro:
17 e 18 de novembro de 2011 II Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-graduação em Engenharia Agrícola.
Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-graduação em Agronomia Conceito na Capes: 5 Início do Curso:
Programa de Pós-graduação em Educação Física Centro de Educação Física e Desportos Área 21 Conceito na Capes: 3 Início do Curso:  Mestrado: 2012 Coordenadora:
SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM Nome do Programa: Engenharia de Produção Centro: Centro de tecnologia.
09 e 10 de setembro de 2010 Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-graduação Engenharia de Produção.
SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM Nome do Programa: Pós-graduação em Eng. Civil - PPGEC Centro: CT –
PLANO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO PNPG
SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM Nome do Programa: Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional.
Comissão de Pós-Graduação. A Pós-Graduação do IAG 4 Programas Astronomia ▫Criado em 1973 (Mestrado) ▫Ativação do Doutorado em 21/11/1974 ▫Constituição.
17 e 18 de novembro de 2011 II Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Mestrado Profissional em Ciências da Saúde.
09 e 10 de setembro de 2010 Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-graduação em Administração Conceito.
09 e 10 de setembro de 2010 Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-graduação em Psicologia Conceito.
SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM Nome do Programa: Programa de Pós-Graduação em Filosofia Centro: Centro.
Critérios de Avaliação Triênio Educação Física, Fisioterapia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional Novembro / 2009.
UFSM 09 e 10 de setembro de 2010 Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-graduação Profissionalizante.
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO MESTRADO E DOUTORADO Implementação Mestrado Doutorado – 1994 Coordenadora: Célia Regina Vendramini Subcoordenadora:
PLANO DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL – PDI COMISSÃO PERMANENTE DE ENSINO - CPE.
Transcrição da apresentação:

Triênio 2007 – 2009 CAPES ¨5¨ Metas UFRGS para Pós-Graduação Atividades 2010 conduzem a CAPES ¨6¨ Biênio 2011/2012 rendimento 2010 ? Triênio 2010 – 2012 CAPES ¨?¨

COMPARATIVO OUTROS PROGRAMAS E DOCUMENTO DE AREA ( ) PPGCONCDPTDPAPBPABC USP/SC UFMG IPH UFC UFPR

Eng.Civil.pdf Eng.Sanit.pdf IPH.pdf

PÓS-GRADUAÇÃO UFRGS A lguns dados de Programas de Pós-graduação estudantes matriculados em mestrado e doutorado (2610 bolsistas) mestres e 630 doutores titulados estudantes matriculados em cursos de especialização - Competência instalada e motivação

Número de doutores titulados na UFRGS

AVALIAÇÃO CAPES - triênio 2007/2009 Total de Programas da UFRGS avaliados: 78 Programas de pós-graduação que subiram de nota: Nota 7Nota 6 Nota 5 PsiquiatriaCiência PolíticaCiência do Solo Eng. CivilC. FarmacêuticasComunicação e Inform. MúsicaEndocrinologiaDireito QuímicaEng. MecânicaEnfermagem (4) EpidemiologiaEng. Produção MF Informática EducaçãoEpidemiologia MF Eng. ElétricaCirurgia(7) Nota 4 Ciência e Tecnologia dos Alimentos Total: 19 Nota: situação antes da análise dos pedidos de reconsideração de conceito pela CAPES

AVALIAÇÃO CAPES - triênio 2007/ Total de Programas da UFRGS avaliados: 78 Programas de pós-graduação que diminuíram a nota: Nota 5Nota 4 Nota 3 VeterináriaAdministração MFFarmácia MF EducaçãoBotânicaRelações Internac. (2)Neurociências(2) Cardiologia Ciências Médicas Microbiologia Agrícola e do Ambiente (6) Total: 10 Nota: situação antes da análise dos pedidos de reconsideração de conceito pela CAPES

AVALIAÇÃO CAPES - triênio 2007/2009 – Total de Programas da UFRGS avaliados: 78 Triênio 2004/2006Triênio 2007/2009 Programas 6 e 7= %Programas 6 e 7= % Programas 5 = %Programas 5= % Programas 3 e 4= %Programas 3 e 4= % Percentual de Programas 5, 6 e 7 = 68% Percentual de Programas 5, 6 e 7 = 71% Nota: situação antes da análise dos pedidos de reconsideração de conceito pela CAPES

PROPOSTAS Credenciamento de professores (manutenção ou novos) segundo critérios CAPES (UFRGS já faz para os novos!); Selecionar alunos qualificados para a pesquisa (que inclui a obrigação de publicar bem); procurar futuros alunos bons; Gestão de bolsas por desempenho acadêmico e em publ.; Distribuição de orientados eqüitativa; Cobrança de efetividade dos alunos e professores; Comissão de pós- graduação com obrigações explicitas a seus membros (ministros). Defesas somente com produção previa qualificada OK + ou - doutoradoOKnão+ ou -não+ ou -

Avaliação anual do credenciamento pela produção de artigos nacionais e internacionais do ano passado, ano atual e ano futuro, incluindo submissões; proposta: 2PIAB/3 anos;3NIAB/3anos, com peso maior para triênio CAPES vigente; Exigência do artigo do aluno em periódico para defesa; Tolerância zero para atrasos nos prazos; Condicionar ajudas, em congressos e outras, a um indicador de produtividade do aluno e seu orientador; PROPOSTAS não OK não

META PERMANENTE

Áreas N o Professores N o Prof. Permanentes Hidrologia63 Saneamento86 Hidráulica65 Planejamento e gestão21 Erosão e sedimentação32 Hidrogeologia11 Irrigação e drenagem11 Outros52 Total3221

Áreas N o Professores N o Prof. Permanentes Hidrologia63 Saneamento86 Hidráulica65 Planejamento e gestão21 Erosão e sedimentação32 Hidrogeologia11 Irrigação e drenagem11 Outros52 Total

Áreas N o Professores N o Prof. Permanentes Hidrologia63 Saneamento86 Hidráulica65 Planejamento e gestão21 Erosão e sedimentação32 Hidrogeologia11 Irrigação e drenagem11 Outros52 Total

Áreas N o Professores N o Prof. Permanentes Hidrologia63 Saneamento86 Hidráulica65 Planejamento e gestão21 Erosão e sedimentação32 Hidrogeologia11 Irrigação e drenagem11 Outros52 Total

MestradoTotalCongressosRevistas 25% Min Median Max % Doutorado

Quem e orientador?

METAS DA PÓS-GRADUAÇÃO DA UFRGS Internacionalização: desenvolver ações no sentido de expandir a inserção internacional da pós-graduação e da produção cientifica, através de convênios, envolvendo mobilidade acadêmica; Expansão do número de alunos de doutorado: a conclusão da maioria dos Programas é da possibilidade de expansão em torno de 15 a 20% do número de alunos de doutorado; Qualificação da formação acadêmica: através do desenvolvimento de atividades integradas entre as áreas; formação docente dos estudantes Expansão do número de professores orientadores: essa é uma meta expressa pela grande maioria dos Programas, como meta intermediária para atingir outras mais amplas, como ampliação de vagas para alunos e novas linhas pesquisa. Definição de vagas e perfil de docentes: participação do sistema de pós-graduação mais decisiva na definição de vagas docentes, com definições de áreas estratégicas. Expansão e/ou qualificação da área física dos laboratórios: essa é uma das metas intermediárias essenciais para a expansão da pós-graduação. Todos os programas de pós- graduação expressaram a necessidade da expansão e/ou racionalização dos espaços físicos de laboratório, para os alunos de pós-graduação e para professores convidados ou pós-doutores ;

Servidores técnico-administrativos: necessidade urgente de servidores para atividades administrativas (vários programas não tem secretário) e atividades especializadas de laboratórios (manuseio de equipamentos complexos e sensíveis). Em decorrência dessa escassez de servidores, os orientadores acabam executando tarefas administrativas de secretaria, além do constante treinamento de alunos de pós-graduação para operar instrumentos, ocorrendo naturalmente um desvio das atividades inerentes do orientador; Assessoria de projetos: suporte para elaboração de projetos, relatórios e prestação de contas; Demanda positiva de candidatos ao doutorado: os dados dos Programas mostram que a procura pelos cursos de doutorado é positiva, ou seja, o número de candidatos que concorrem à seleção ao doutorado se mantém ou há um aumento nos últimos 4 anos. Dividindo-se o número de ingressantes pelo número de titulados num determinado ano, constata-se um valor sempre acima de 1, mesmo em programas consolidados e com doutorados há vários anos. Destino dos egressos: cerca de 80% dos egressos dos programas de pós-graduação são professores de instituições de ensino superior. O número de doutores em indústrias é ainda pequeno, mesmo em áreas tecnológicas. METAS DA PÓS-GRADUAÇÃO DA UFRGS

Programa procura meios de atingir conceito 6 IPH tem condições Metas Manter/aumentar vigor da solidariedade redução de assimetrias regionais Manter/aumentar intercâmbios nacionais MINTER & Redes Manter/aumentar intercâmbios internacionais UNA & Redes Manter/aumentar nível das pesquisas Editais pesquisas Manter/aumentar eficiência dos docentes melhoria números Aumentar eficiência discente melhoria números Aumentar publicações em periódicos (CAPES A) melhoria números Tempo titulação melhoria números Participação do Pós na definição de vagas docentes hoje inexistente Visibilidade do Programa através de página WEB PERSPECTIVAS FUTURAS