- Você sabe o que é “IPH”? - IP o quê???????

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática
Advertisements

Páginas WWW Maio de 2006 Engenharias I. Introdução É hoje talvez o meio mais importante de divulgação dos programas É Diretriz da Capes – Palestra do.
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA – PPGP/UFSC
Prof. Flávio Danni Fuchs
CRITÉRIOS DA AVALIAÇÃO: GRANDE ÁREA DE SAÚDE Triênio 2004/2006
Mestrado Profissional em Saúde Coletiva
Avaliação dos cursos que obtiveram nota 4 no último triênio Maria Inês Schmidt Mariangela Cherchiglia Reunião Capes e Coordenadores de Programas de Pós-Graduação.
PROCESSO DE AVALIAÇÃO TRIÊNIO 04/06. 1.Proposta do Programa (a) a(s) área(s) de concentração devem delimitar de maneira clara o objeto de especialidade.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DO CEARÁ CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DO PARÁ PROJETO DE COOPERAÇÃO.
21ª Jornada da AMIMT 23/11/2007 Sandra Gasparini
GT Engenharias Profa. Ofélia de Q. Fernandes Araújo – UFRJ Prof. Mário Yoshikazu Miyake – IPT Prof. Vahan Agopian - USP.
Engenharia Ambiental Engenharia Ambiental.
ENGENHARIA AMBIENTAL.
NUTRIÇÃO NOS CICLOS DA VIDA
PUCRS - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PEDIATRIA E SAÚDE DA CRIANÇA Início do Mestrado: 1995 Início do Doutorado: 2004 Formou 63 Mestres e 3 doutores Conceito.
Bacharelado em Sistemas de Informação
PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UCDB
República Federativa do Brasil Ministério da Educação Rede Federal de Educação, Profissional Científica e Tecnológica.
Programa de Pós-Graduação em Informática
PROPOSTA DA DIREÇÃO PARA O PLANO DIRETOR DA PÓS-GRADUAÇÃO – 2005/2008
Pró-Reitora de Pós-Graduação
EXPERIÊNCIA DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL NA UFRN
Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica - PPGEM
TRAMITAÇÃO DE PROCESSOS
Pauta : 1. Participação Prof. Pedro Reginato em projeto UCS 2. Estágio de Docência 3. Pareceres ad-referendum 4. Pontuação progressão funcional 5. Vagas.
ministério da educação
UNIDADE DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGICAS DE ANÁPOLIS - UEG
AVALIAÇÃO TRIENAL 2013 CAPES ÁREA SAÚDE COLETIVA.
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ESTUDOS LINGUÍSTICOS
Seminários em Engenharia de Software. Apresentação da Disciplina Disciplina de 1 crédito Obrigatória Seminários a serem apresentados pela equipe de engenharia.
O Sistema Confea/Crea e a Resolução 1.010/2005
Pedagogia Expansão das IFES Oferece formação Educação infantil Educação infantil Ensino fundamental (anos iniciais) Ensino fundamental (anos.
Reunião da PROPG/UFSC com os Coordenadores de PPGs
Apresentação da Disciplina Prof. Benedito C. Silva
PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO
17 e 18 de novembro de 2011 II Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-graduação em Administração.
Metodologia Científica
UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA
Consolidação e expansão da PG no CCH Prof. Dr. Marcelo S. Carneiro Coordenador do PPGCSOc
Prof. Carlos Ruberto Fragoso Jr.
David Nadler Prata Junho/2012 Universidade Federal do Tocantins - UFT
SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM Nome do Programa: Física Centro: CCNE Área de avaliação: Astronomia/Física.
Introdução a Engenharia de Alimentos
CIÊNCIA DO SOLO Álvaro Luiz Mafra Fabricio Tondello Barbosa
SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM Nome do Programa: Engenharia de Processos Centro: Tecnologia Área de.
Currículo Lattes vs Avaliação CAPES
Fonte: Documento APCN V. Ficha de Avaliação para o Triênio – ANEXO I Quesitos / ItensPeso * * Definições e Comentários sobre o Quesito/Itens.
17 e 18 de novembro de 2011 II Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-graduação em Mestrado Profissional.
CENSO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR
09 e 10 de setembro de 2010 Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências.
Orientações Gerais do PPGPSI -UFJF
Gestão do Conhecimento
SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM Nome do Programa: Geografia Centro: CCNE Área de avaliação: Geografia.
SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM Nome do Programa: Pós-Graduação em Matemática Centro: CCNE Área de.
09 e 10 de setembro de 2010 Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-graduação em Extensão Rural Conceito.
Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-graduação Engenharia de Produção Conceito na Capes: 3 Início.
17 e 18 de novembro de 2011 II Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências.
SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA PRÓ-REITORIA.
Seminário - MESTRADO PROFISSIONAL DIRETRIZES PARA O MESTRADO PROFISSIONAL na ENSP e PORTARIA NORMATIVA MEC No. 17, DE 28/12/2009. VDPG/ADE.
SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM Nome do Programa: Patrimônio Cultural Centro: CCSH Área de avaliação:
Avaliação Trienal Matemática, Probabilidade e Estatística Indicar aqui o nome e instituição do Programa Indicar o para contato Todas as.
SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM Programa de Pós-Graduação em Economia e Desenvolvimento- PPGE&D Centro:
Workshop de Acompanhamento (relativo aos anos 2007 e 2008)
09 e 10 de setembro de 2010 Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-graduação em Geomática Conceito.
SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM Nome do Programa:Programa de Pós-graduação em Extensão Rural Centro:
09 e 10 de setembro de 2010 Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-graduação Engenharia de Produção.
SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM Nome do Programa: Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional.
A Perspectiva de Qualidade do Corpo Discente do PPGAd por Meio de Critérios de Avaliação. Grupo de Pesquisa Gestão Universitária e Ensino Superior.
O Mestrado Profissional em Ensino de Física do IF-UFRJ Carlos Eduardo Aguiar Instituto de Física - UFRJ outubro 2014.
24/02/2016Acolhimento dos novos docentes Diretoria Acadêmica - DAC.
Transcrição da apresentação:

- Você sabe o que é “IPH”? - IP o quê??????? Representação Discente IPH: Rodrigo Paiva Diogo Buarque Fernando Dornelles

Objetivos: Orientação aos alunos sobre o IPH Sistematização deste tipo de atividade pela representação discente Justificativa Palestra do Prof. André Silveira (19/09/2008)

Desempenho PPG-IPH: Ideal Situação Atual Mestres/ano/DP: >1 (0,5 – 0,8) Doutores/ano/DP: >0,5 (0,25 – 0,4) Alunos co-autores: >80% (60% – 80%) Tempo de mestrado: <=28meses (29 – 30meses) Com bolsa <=34meses Sem bolsa Tempo de doutorado: <=50meses (> 65meses) Com bolsa <=56meses Sem bolsa Bolsistas que concluem: >80% (60 %– 70%) Artigo/ano/DP: >0,4 (0,05 – 0,2) Revista Internacional >0,4 ok! Revista Nacional >1,0 ok! Congresso *DP= docente permanente, atualmente o IPH possui 23 DP.

Sumário Objetivos Justificativa Respondendo a pergunta Localização Organização administrativa Laboratórios Áreas de atuação Disciplinas Obrigatórias (Saneamento/Hidráulica – Recursos Hídricos) Eletivas Estudo Dirigido Formas de avaliação Provas Trabalhos (artigos) Regimento do Programa de Pós Graduação Prazos de defesa Produção científica mínima exigida Direitos e deveres do aluno Produção Científica Recomendações Dicas para facilitar a vida do pessoal

Pré-conceitos a respeito do IPH

Respondendo a pergunta: Instituto com 55 anos de existência; Programa de pós-graduação com ~40 anos; O IPH foi criado para prestar serviços especializados, somente passando a atuar na formação acadêmica profissional na década de 1970; A pós-Graduação surgiu de um convênio com a UNESCO em 1970; O Instituto não dispõe verba para pesquisa; Toda verba de pesquisa é obtida com as instituições governamentais de pesquisa e iniciativa privada; Classificação CAPES triênio 2004/2006 = 4,72 ~ 5 (ufa !!!)

Localização

ZOOM (IPH)

Aspectos gerais de ensino no IPH: Nível médio: Técnico em Hidrologia; Criado em 1969; Único curso no país; Em 23 anos formou 250 técnicos (conferir esse número) Os técnicos aqui formados são demandados por várias empresas, dentre elas, a CPRM, ELETROSUL, CORSAN-RS, FRANGOSUL, entre outras. Graduação: Engenharia, Arquitetura, Agronomia e Geologia; Fornece 58 disciplinas; Média de aprox. 1.700 alunos/ano em 89 turmas (menos de 20 por turma); Corpo docente, 25 doutores, 12 mestres e 3 especialistas.

Aspectos gerais de ensino no IPH: Pós-graduação: Mestrado: Criado em 1969; Média de 16 matriculas de mestrado por ano; 15% dos matriculados são oriundos de países vizinhos; Já formou 180 mestres. 2 anos de duração Doutorado: Criado em 1989; 4 anos de duração; Corpo docente: Dedicação permanente: 23 Colaborador: ???

Áreas de atuação do IPH: Hidrologia superficial: Modelos hidrológicos, controle de enchentes e estiagens, hidrologia urbana, regionalização hidrológica. (Tucci, André Silveira, Joel Goldenfum, Walter Collischonn, Olavo Pedrollo) Hidrogeologia: Hidrogeologia de rochas fraturadas, estudo de aqüíferos costeiros. (Caicedo) Irrigação e drenagem: estudo de parâmetros físico-hídricos do solo, relação solo-água- planta, sistemas de irrigação e drenagem. (Lousada, Nilza Castro, Gustavo Merten) Saneamento ambiental: tratamento de água, tratamento de esgotos domésticos, e resíduos industriais, modelos matemáticos de qualidade de água, impacto ambiental, lixo e poluição atmosférica, modelagem da qualidade ambiental. (Cybis, Gino, Monteggia, De Lucca, Dieter, Benetti, David ) Mecânica dos fluídos e hidráulica: modelos físicos (em escala reduzida), modelos analógicos, modelos matemáticos, fenômenos hidrodinâmicos, fenômenos dee transferência. (Edith Camaño, Endres, Marcelo Marques, Luiz Borges, Nara, Alexandre Belluco) Planejamento e gestão de recursos hídricos: sistemas de apoio a decisão em recursos hídricos, dimensionamento e expansão ótima da capacidade de sistemas de recursos hídricos, operação ótima de sistemas de recursos hídricos, instrumentos de gestão. (Carlos André, Bragança)

Disciplinas Obrigatórias: “Recursos Hídricos” HIP- 01 Hidrologia (3 créditos) HIP- 03 Hidrologia Estatística (3 créditos) HIP- 04 Economia dos recursos hídricos e do meio ambiente (3 créditos) HIP- 08 Aspectos Qualitativos dos Recursos Hídricos (3 créditos) HIP- 05 Matemática Aplicada I “Saneamento Ambiental” HIP-06 Planejamento e Análise de Experimentos (3 créditos) HIP- 20 Microbiologia Aplicada ao Saneamento Ambiental (3 créditos) HIDP-21 Química Aplicada ao Saneamento Ambiental (3 créditos) HIP-86 Quantificação Hídrica (Obrigatória no caso do aluno de doutorado não ter formação prévia em Hidrologia e Hidráulica)

Regimento do Programa de Pós Graduação http://www.iph.ufrgs.br/posgrad/regimento/ Prazos Regimento Art. 30º -Os prazos mínimos e máximos de duração do Curso de Mestrado serão de 1 (um) e 4 (quatro) anos respectivamente e, para o Curso de Doutorado, de 2 (dois) e 8 (oito) anos, respectivamente. Normas 2 e 3 / 2000 1) Exame de Qualificação: 24 meses (tempo integral), 36 meses(tempo parcial); 2) Plano de Dissertação: 13 meses (tempo integral), 24 meses(tempo parcial). Produção científica mínima exigida Não regulamentada nas normas apresentadas na página do IPH

Pesquisa bibliográfica Biblioteca Bases bibliográficas na internet Scopus Web of Science - Periódicos CAPES Springer ASCE Indexação das revistas Qualis na página da CAPES (http://qualis.capes.gov.br/webqualis/)

Outras formas de produção científica: patentes Publicação (revista ou congresso?) Oportunidades de Publicação Revistas (ABRH, ASCE, IAHS, Journal of Hydrology, etc...) para Recursos Hídricos Para Saneamento Ambiental (Water Science & Technology, Water Research, Ecological Engineering.) Congressos ABRH anual (regional e nacional alternados) ABES Outras formas de produção científica: patentes

Dicas Trabalhar no IPH (Biblioteca, colegas e professores para dúvidas, oportunidades, clima de trabalho) O ritmo das disciplinas parece lento, mas o acúmulo de material é a prática mais contra-produtiva para um bom desempenho. - Estude desde o primeiro dia, e procure manter a matéria em dia! Buscar temas de pesquisa dentro de projetos (existente ou potencial Edital Universal) do orientador, paralelamente realizar leituras de áreas correlatas para ampliar conhecimentos na área do curso, Assistir às apresentações de colegas e palestrantes,

Dicas Participar de eventos da pós-graduação como o futebol das quartas e sábados na casa de portugal, churrascos e cafezinhos(trazer cuca). Estudar inglês para economizar tempo de revisão bibliográfica e escrita de artigos Procurar aprender a trabalhar aplicativos e linguagens de programação para agilizar operações repetitivas (curso de MATLAB na página de clima e recursos hídricos). Cartão da UFRGS (na reitoria prédio do BB), cartão de ônibus (no DCE) RUs (Vale, Agronomia, Saúde, Centro)

Agora você sabe o que é IPH? Obrigado!!!