Autor: Juan Delval Editora Papirus

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Transcrição da apresentação:

Autor: Juan Delval Editora Papirus UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção Aprender a aprender Autor: Juan Delval Editora Papirus 1

O autor Juan Delval Professor da Cátedra de Psicologia Evolutiva e da Educação da Universidade de Madri. 2

Objetivo inicial “Escrever um livro em que se explicasse, de maneira simples e concisa, como se aprende a aprender.” 3

Premissa inicial “Para melhorar a capacidade de aprender a pensar, ou de aprender a aprender é necessário entender como desenvolvemos essas capacidades, desde o nascimento, com a ajuda de terceiros, embora realizando um trabalho simultaneamente pessoal e próprio, que é uma reinvenção ou reconstrução daquilo que outros já sabem.” 4

Contexto motivador A escola freqüentemente não tem a preocupação com a integração dos conhecimentos ensinados com aquilo que o aluno aprende fora dela; Isso cria contradições e desajustes entre o saber escolar e o saber extra-escolar; Ser bem sucedido na escola sem aprender a pensar não garante um futuro de sucesso (indivíduo/ sociedade); É importante melhorar a escola para “definitivamente tornar os homens mais racionais e felizes”; Quem entende o que está estudando aprende de maneira mais prazerosa e eficaz do que aquele que tem que decorar tudo, entendendo apenas uma parte do assunto. 5

Viés adotado Perspectiva construtivista derivada da psicologia de Jean Piaget: Pensar e aprender são coisas intimamente relacionadas (quase que inseparáveis); Aprendizado só é possível com a existência das pré-estruturas necessárias à sua produção; A formação de novos conhecimentos, por sua vez modificará essas estruturas. 6

Estrutura do livro Parte I – O desenvolvimento da capacidade de pensar. 1. As origens do comportamento e do pensamento. 2. A formação de novos comportamentos. 3. Aprendendo a pensar. 4. As operações concretas 5. O pensamento formal Parte II – A construção de explicações. 1. Esboço sobre a aquisição do conhecimento. 2. A construção mental da realidade. 3. Sobre os esquemas. 4. A organização dos esquemas. 5. A criança como construtora de teorias. 6. As representações espontânea. 7. A escola e o desenvolvimento do pensamento. 5