Fórum de Educação Profissional do Estado de São Paulo

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Just-in-Time - Sistema de Puxar
Advertisements

Profa. Gilvanete Correia Bezerra
Ferramentas e sistemas da qualidade
Gestão da Produção Just in Time (JIT).
Relação professor/aluno
Técnico em Automação Industrial
Terceirização, prestação de serviços e empreendedorismo
Automação em Sistemas Industriais
Prof(a): Patrícia Braz
DRH - DESENVOLVIMENTO DRH - DESENVOLVIMENTO Edição 2008 (4 vagas): Áreas de Atuação: 02 vagas - Engenharia 02 vagas - Fabricação 2010PROGRAMA TRAINEE.
Maria Aparecida Felix do Amaral e Silva
ENGENHEIRIA DE PRODUÇÃO
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - UEMS
Kaizen – Melhoria contínua
ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS Treinamento e Desenvolvimento
Prof. Miguel Antonio Pelizan
Abordagens do trabalho.
Informática Industrial
PERFIL DE COMPETÊNCIAS
CAPÍTULO 7 1. Vantagens e desvantagens da robótica industrial
ESTRATÉGIA CORPORATIVA
Internacionalização de PMEs
Meta: Humanização no Ambiente de Trabalho
ENCONTRO COM A COORDENAÇÃO MBA SEGUROS
REESTRUTURAÇÃO INDUSTRIAL, TERCEIRIZAÇÃO E REDES DE SUBCONTRATAÇÃO
Formação por competências
Profª. Janaina Pena Camargo
Educação, Formação e Capacitação Profissional
Sofia Esteves do Amaral
GESTÃO PARTICIPATIVA Nova tendência mundial de gestão empresarial embasada na valorização do conhecimento, circulação de informação e participação coletiva.
Apresentação dos Conteúdos Programáticos
Subgrupo G2 Rommel Agostini Cavalher Raphael Leon Peres Brocchi
A Gestão do conhecimento na busca de vantagem competitiva
KAIZEN Significado: Kaizen significa melhoria contínua, envolvendo todos, inclusive gerentes e operários, que discutem possibilidades de melhorias inovadoras.
JACIRA PEDROSA Bacharel em Secretariado Executivo – UFPE
COMPETÊNCIAS VALORIZADAS PELO MERCADO DE TRABALHO
Apresentação Institucional
MUDANÇAS EM CURSO.... Qualidade Total Mudança no relacionamento da empresa com seus fornecedores e clientes Tecnologias da Informação Automação Economia.
HABILIDADES E COMPETÊNCIAS.
Administração Geral - Aula 03
Gestão das Organizações
Planejamento de recursos empresariais (ERP)
São Paulo, 13 de Novembro 2013.
O Novo Gestor Uma análise pós-industrial.
CESUSC CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
Centro Integrado SESI SENAI de Aracati. Inauguração do Centro Integrado SESI SENAI de Educação Básica e Profissional de Aracati.
Ambiente para Mercadologia ENDOMARKETING
CONCEITOS BÁSICOS - Administração:
OS 10 MANDAMENTOS DO EMPREENDEDOR

Empreendedorismo para Profissionais da Saúde
Seminário Nacional de Gestão Estadual da Educação Profissional
O Perfil do Novo Líder Pr. Gilberto Ribeiro Ministerial - MMA.
Profa. Ma Marselle Fernandes Fontenelle
1 Encontro Nacional das Escolas de Governo Sejam Bem-vindos ao Brasília,
Empresa Junior.
DFM Planejamento de Processo: depende do projeto do produto. Materiais, formas, tolerâncias, rugosidade, sub-montagens e técnicas de montagem limitam os.
Curso de Instalador e Reparador de Redes de Computadores.
Processos Administrativos Aula 1
Itinerários Formativos
Como Administrar na Sociedade Moderna
Formado em Logística Empresarial; Pós-Graduando: Metodologia e Didática do Ensino Superior Gestão Estratégica de Negócios Profissional na área de logística.
Projeto de Reestruturação Curso: Tecnólogo Mecatrônica Industrial Campus Joinville.
Atualmente, não se concebe uma Educação Profissional identificada como simples instrumento de política assistencialista ou linear ajustamento às demandas.
#apresentação Com o advento do maior rigor implementado às indústrias no que tange a temática de segurança dos trabalhadores, sobretudo, na interface.
GESTÃO EDUCACIONAL: OS DESAFIOS DO ENSINO SUPERIOR.
A FUNÇÃO DO GERENTE NA EMPRESA
APRESENTAÇÃO Formado em Logística Empresarial; Pós-Graduando: Metodologia e Didática do Ensino Superior Gestão Estratégica de Negócios Profissional na.
Gestão de pessoas em ambiente dinâmico
Visa favorecer o desenvolvimento de competências técnicas e habilidades comportamentais de universitários dos cursos das Áreas de Engenharia para atuar.
Transcrição da apresentação:

Fórum de Educação Profissional do Estado de São Paulo Qual a qualificação necessária para atender o mundo do trabalho? Marco Artur Constantino

Mudanças no trabalho da indústria automobilística Tecnologia DE PARA processos rígidos, de base eletromecânica; habilidades de executar e seguir ordens; Especialização na operação. processos flexíveis, de base microeletrônica; habilidades e aptidões genéricas e específicas (flexibilidade); capacidades intelectuais e estéticas (multifuncionalidade); capacidades sócio-comunicativas para desenvolver trabalho cooperativo em equipe. MUDANÇAS NO TRABALHO Novas demandas visam substituir progressivamente os processos rígidos, de base eletromecânica, pelos processos flexíveis, de base microeletrônica. Implica em uma mudança do tipo de aprendizagem requerida, passando da apreensão de habilidades de executar e seguir ordens para uma formação que articule a aquisição de habilidades e aptidões genéricas e específicas com o desenvolvimento de capacidades intelectuais e estéticas, para planejar e responder criativamente à situações novas e utilizar capacidades sócio-comunicativas para desenvolver trabalho cooperativo em equipe. A ênfase é a aprendizagem de habilidades cognitivas, comunicativas e criativas. Um novo significado tem sido constituido pelo movimento de reestruturação da educação profissional que busca melhor caracterizar as relações existentes entre educação e trabalho e entre qualificação e renda.Concentrarei esta apresentação na primeira relação. Ênfase na aprendizagem de habilidades cognitivas, comunicativas e criativas.

O Trabalho na Volkswagen Tecnologias de ponta Armação Montagem Final Pintura Estamparia Solda Laser Medição in line (Medição com laser de carroceria na linha de produção) Pino Tox (Prensagem de pinos para união de chapas) Trafogun (Equipamento computadorizado para solda ponto) Pino Tuker (Sistema de soldagem de pinos na carroceria – Stod Welding) Cock-Pit (Painel pré montado) Farwerk (Módulo motor + transmissão + chassi) Door Less (Pré-montagem das portas sincrônico a montagem do carro) Front-End (Modulo frontal com grades + iluminação + radiador) Modularização (Todos os sistemas anteriores) IHM (Interface Homem máquina – supervisão por computador) Chapa Galvanizada (Garantia de 12 anos contra corrosão a partir do Polo) Wax Flüten (Injeção de espuma nas partes vazias após a pintura, evitando ruídos e água) Pintura eletrostática Troca automática de cores (flexibilidade de cores variadas na mesma linha da pintura ) Pay Per Production (Produção puxada pelo cliente) Linha Robotizada (Na Manufatura em geral, aumento de 70% na automação das linhas de produção dos novos modelos) Cross-bar (Automatização com robô de linhas de prensas) Taylored (Chapas de espessuras diferentes soldadas com laser para estampagem)

O Trabalho na Volkswagen Novas Competências COMPORTAMENTAIS TÉCNICAS Trabalho em Equipe Auto-Desenvolvimento Empowerment Visão Sistêmica Multifuncionalidade Capacidade de Aprender Capacidade de Transferência de Conhecimento

+ Perfil do profissional desejado na Liderança IMPACTO DAS TECNOLOGIAS E DOS PROCESSOS NO AMBIENTE DE TRABALHO Conhecimento Técnico + Visão Estratégica Liderança Empreendedorismo Relacionamento Interpessoal Mobilidade Trabalho em Equipe Foco do Cliente Negociação Comunicação Idioma E-competence

DISCIPLINA, RESPEITO, COMPROMISSO, ÉTICA Perfil do profissional desejado na Manufatura IMPACTO DAS TECNOLOGIAS E DOS PROCESSOS NO AMBIENTE DE TRABALHO Funções / Atividades Liderança MANUFATURA DISCIPLINA, RESPEITO, COMPROMISSO, ÉTICA * Operador Especialista (Anlagenführer) * Trabalho em Equipe * Liderança Emergencial * TPM * Multiplicador dos conhecimentos tácitos para sua equipe PROFISSIONAL DESEJADO Versatilidade Multifuncionalidade FLEXIBILIDADE GRUPOS SEMI-AUTÔNOMOS * Limpeza Técnica * É pré requisito nas tarefas do time de trabalho * Logística * Qualidade * Tarefas Administrativas

SENAI Volkswagen – Educação para o trabalho Estratégias com ênfase em: QUALIFICAÇÃO E ATUALIZAÇÃO TECNOLÓGICA Com a inserção da escola ao ambiente da fábrica; Aplicando o Ensino Dual CONDUTAS E ATITUDES PROFISSIONAIS VISÃO DE NEGÓCIO DA COMPANHIA Desenvolvendo com os aprendizes projetos diversificados que valorizam os aspectos técnicos e culturais; Aplicando modelo PETRA. OBJETIVOS Executando projetos em equipe semi-autônomas Dual com rotação entre as áreas clientes e fornecedoras.

SENAI Volkswagen – Educação para o trabalho COMO FUNCIONA A APRENDIZAGEM INDUSTRIAL CONTRATO DE APRENDIZAGEM INDUSTRIAL (2 anos no máximo) Habilitação em Técnico Mecânico com ênfase em Sistemas Integrados de Manufatura Contingente com formação técnica completa e pronto para atividades produtivas, em vagas disponíveis. (Não requer estágio). Qualificação Profissional em Mecânica Industrial 1º TERMO 2º TERMO 3º TERMO 4º TERMO (1º Qualificação) (2º Qualificação) (1º Técnico) (2º Técnico) OBJETIVO: Formar o Mecânico Industrial OBJETIVO: Formar o Técnico Mecânico com ênfase em Sistemas Integrados de Manufatura Atua em grupo ou individualmente na construção de conjuntos intercambiáveis e na Manutenção Produtiva Total (T.P.M.) Aplica conhecimentos e habilidades técnicas na execução de tarefas em grupos semi-autônomos; Mantém o Sistema Produtivo funcionando.

“Apagão” de mão-de-obra? Nós, da Volkswagen, contribuímos para reduzir os efeitos desta crise. Colocamos mãos à obra para formar cidadãos.