FEDERAÇÀO NACIONAL DE AUDITORES E FISCAIS MUNICIPAIS

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Objetivo Promover o aperfeiçoamento contínuo dos programas de governo por meio da avaliação e da revisão programática visando a elaboração do PLRPPA.
Advertisements

SISTEMAS INTEGRADOS PARA GESTAO DE PESSOAS E DE PROCESSOS
INFORMAÇÕES NECESSÁRIAS
IV Encontro Regional Paulista de Administrações Tributárias Municipais Elementos para Eficácia da Administração Tributária Municipal RIBEIRÃO PRETO – JUNHO/2012.
O Sistema de Gestão Integrada da RBMLQ-INMETRO
Planejamento Estratégico Financeira Foco de Atuação Partes Interessadas Sustentação Estimular voluntariado Promover a educação continuada.
Os Municípios das Capitais e a Reforma Tributária Seminário sobre Receitas Públicas – 40 anos CTN Livraria Cultura Paço da Alfândega – Recife-PE 01/12/2006.
PLANO DE GESTÃO.
Ministério da Fazenda Secretaria Executiva DIGES 1 1 Ministério da Fazenda Secretaria Executiva DIGES Brasília, 19 de novembro de PROGRAMA NACIONAL.
07 a 09 de outubro Fortaleza - CE. Painel: Integração, Cooperação Técnica e Ação Integrada. Sueli Bedê Secretária Municipal da Fazenda PREFEITURA DE SÃO.
7º Encontro de Coordenação do PNAFM Comunidade Temática Geoprocessamento 7 a 11 de Maio de 2007 São Luís / Maranhão CONCLUSÕES.
Ministério da Fazenda Secretaria Executiva 6º Encontro de Coordenação do PNAFM CENÁRIOS PARA O PROGRAMA.
1 Maio 2007 Processo de Elaboração PPA e PLOA 2008.
1. 2 Promover o aperfeiçoamento contínuo dos programas de governo por meio da avaliação e da revisão programática visando a elaboração do PLRPPA e do.
DIRETORIA DE GESTÃO DO PLANEJAMENTO E DESCENTRALIZAÇÃO DA SAÚDE
O modelo OS do Espírito Santo e a gestão e controle das organizações qualificadas Flávio Alcoforado
META DESCRIÇÃO 01 Orientar a implantação de 5 Ouvidorias (pelo menos) nos Creas e Mútua, até dezembro de Sistematizar a rotina da Ouvidoria, até.
PNAFE ESTADO DO CEARA. ANTECEDENTES MASTER PLAN I MASTER PLAN II.
AVALIAÇÃO PNAFE 116ª Reunião Ordinária CONFAZ Foz do Iguaçu, dezembro de 2004.
ENCONTRO NACIONAL DOS ADMINISTRADORES TRIBUTÁRIOS Belém, 19 de setembro de 2011 Jorge Castro SEFAZ/MA Representante do CONFAZ na SE/CGSN FISCALIZAÇÃO.
Projeto Contabilista Solidário
AUDITORIA ELETRÔNICA DE ORGÃOS PÚBLICOS DO ESTADO DE SÃO PAULO
Controladoria-Geral da União 1 DIÁLOGO PÚBLICO 2005 Qualidade dos Gastos Públicos: Contribuições dos Órgãos de Controle à Gestão Municipal.
IMPLANTAÇÃO E OPERACIONALIZAÇÃO
Origens da Política de Gestão de Pessoas Grupos de Trabalhos da Área de RH
CALENDÁRIO DE ATIVIDADES DO ESTADO DO CEARÁ-2006.
1 SUPERINTENDÊNCIA REGIONAL NA 3ª RF Delegacia da RFB em Fortaleza REUNIÃO TÉCNICA: OBRIGAÇÕES TRIBUTÁRIAS DOS MUNICÍPIOS Fortaleza, 22/01/2013.
1 SUPERINTENDÊNCIA REGIONAL NA 3ª RF Delegacia da RFB em Fortaleza REUNIÃO TÉCNICA: OBRIGAÇÕES TRIBUTÁRIAS DOS MUNICÍPIOS Fortaleza, 18/12/2012.
Contador Waldir Ladeira Conselheiro do CRCRJ
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
PROJETO DE COOPERAÇÃO TÉCNICA BRASIL - CANADÁ
GESTÃO MODERNA DE RECURSOS HUMANOS NOS ÓRGÃOS PÚBLICOS
RELATÓRIO DA AÇÃO GOVERNAMENTAL Relatório da Ação Governamental 2004 Subsidia à Assembléia Legislativa no processo de alocação de recursos, baseado.
Promovendo Sucesso!.
Departamento de Engenharia-DIPLAN - Atual
Modernização da Gestão de Recursos Humanos no Poder Público
EXEMPLO DE FLUXO PARA O DESENVOLVIMENTO DE ANÁLISE CRÍTICA DO SGQ
Projeto O que é? “Conjunto de atividades com o objetivo de gerar um produto ou serviço único, com começo, meio e FIM.” Duas coisas devem ser sempre lembradas:
Presidente: Conselheiro Renato Martins Costa
Sistema de Cadastro Nacional de Entidades de Assistencia Social
Receita Estadual. IPVA 2005 Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores Tributo sem vinculação específica Divisão da arrecadação entre o Estado.
METAS ATUAIS E FUTURAS DA CMT
Monitoramento e Avaliação do Plano Plurianual
Fórum de Secretários Executivos
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
Missão “Administrar os Tributos Estaduais com Justiça e Eficiência, Estimulando o Cumprimento Voluntário das Obrigações Tributárias e Contribuindo para.
CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE
Posicionamento sobre Projetos de Lei Complementar que excluem gastos da saúde dos limites de pessoal da LRF Audiência Pública na Comissão de Finanças e.
José Alberto Ribeiro Carvalho
SISTEMAS INTEGRADOS PARA GESTAO DE PESSOAS E DE PROCESSOS
Controladoria-Geral da União 1 DIÁLOGO PÚBLICO 2005 Qualidade dos Gastos Públicos: Contribuições dos Órgãos de Controle à Gestão Municipal.
CRB/7 – O FUTURO É AGORA 14ª GESTÃO METAS ALCANÇADAS Exercer fiscalização preventiva que estimule a abertura de novos postos de trabalho.
CAMPANHA DE RECUPERAÇÃO DE CRÉDITO EXTRAJUDICIAL
No mercado há mais de 14 anos Mais de de 400 empresas utilizando nossa tecnologia em todo o país.
LINK DISPONÍVEL NO SITE
Programação 2010 ESAF Junho Diretrizes para Programação ESAF  A programação será definida por Trilha de Capacitação Fazendária  Serão definidos.
1° Encontro Intermunicipal de Escolas de Governo da Região de Sorocaba Roda de Conversa Março/2014.
Controladoria-Geral da União 1 Controladoria Geral da União Rodrigo Paiva - CGU-Regional/PB.
1º ENCONTRO DE COORDENAÇÃO DO PNAFM PNAFM Ministério da Fazenda e Municípios.
Atenção TESOURARIA E GESTÃO DOS RECURSOS: __Movimentação de recursos financeiros em Instituições Financeiras não oficiais. art.164§3ºCF __ Não aplicação.
RELATO DE EXPERIÊNCIA Projeto de Informatização da Política Municipal de Assistência Social do Município de Schroeder - SC.
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
Integração PGE/SEFAZ Cobrança da Dívida Ativa Protesto de CDAs
Assessoria Jurídica e Empresarial
* *As idéias e opiniões expressas neste documento são dos autores e não refletem necessariamente a posição oficial do Banco Interamericano de Desenvolvimento.
ACOMPANHAMENTO DA GESTÃO DO GASTO Maria Catarina Ribeiro Raulino Analista do Tesouro do Estado
Cenário Interno Foco na Visão de futuro Compromisso com qualidade Apropriação de competências Crescimento da instituição Diversidade de temas e eixos.
Gestão por Resultados e Gerenciamento Matricial de Receita
MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO Decreto nº 6.114/2007 Orientações sobre a Gratificação por Encargo de Curso ou Concurso – GECC.
Estrutura, Dinâmicas e Funcionamento dos Conselhos de Assistência Social Ronaldo José Sena Camargos Fortaleza/CE – 28 de Abril de 2015.
Transcrição da apresentação:

FEDERAÇÀO NACIONAL DE AUDITORES E FISCAIS MUNICIPAIS Parabenizo a FENAFIM por, anualmente, com visão arrojada e estimuladora, promover estes ENCONTROS que possibilitam divulgação de casos de sucesso na administração tributária dos municípios brasileiros. Celina Simão de Moraes Auditora do Tesouro Municipal da Prefeitura do Recife e-mail: smcelina@uol.com.br Fone: (81) 9267-3539 (81) 8696-0908 01 01

Cobrança Administrativa Tributária Prefeitura do Recife Celina Simão de Moraes Auditora do Tesouro Municipal da Prefeitura do Recife e-mail: smcelina@uol.com.br Fone: (81) 9267-3539 (81) 8696-0908 02 02

COBRANÇA ADMINISTRATIVA TRIBUTÁRIA Nesta Apresentação serão abordados os seguintes tópicos: 1- CENÁRIO 2- OBJETIVOS DO PROJETO 3- IMPLANTAÇÃO 4- EQUIPE 5- SISTEMA DE COBRANÇA 6- VANTAGENS DA COBRANÇA ADMINISTRATIVA 7- SERVIÇOS DE APOIO 8 - APRIMORAMENTO 9 - DIVULGAÇÃO 10- RESULTADOS 03

-envio de cartas de cobrança sem acompanhar a sua efetividade COBRANÇA TRIBUTÁRIA CENÁRIO DA COBRANÇA 1- COBRANÇA ADMINISTRATIVA -envio de cartas de cobrança sem acompanhar a sua efetividade -inexistência de informações gerenciais, -demora em detectar e cobrar inadimplências. 2- COBRANÇA JUDICIAL em decorrência das limitações da cobrança administrativa, havia uma inadimplência mantida ao longo dos anos resultando em emissões e encaminhamento de certidões de Dívida Ativa à Procuradoria Fiscal, para a cobrança judicial (execução fiscal). Alto custo e morosidade do Poder Judiciário; CONSEQUÊNCIAS : INADIMPLÊNCIA ESTRUTURAL 04

COBRANÇA ADMINISTRATIVA TRIBUTÁRIA DIANTE DESTE CENÁRIO empresas privadas apresentaram aos gestores, da Prefeitura do Recife, uma proposta para terceirizar a Cobrança Administrativa de Débitos Tributários. Os auditores, conscientes de sua competência para exercer esta função e considerando ser atividade vinculada à Administração Pública, levaram sua proposta, por intermédio do AFREM SINDICAL, ao Prefeito que, convencido pelos argumentos expostos, descartou a privatização da Cobrança Tributária.. Assim surgiu o PROJETO DE COBRANÇA ADMINISTRATIVA TRIBUTÁRIA, com planejamento e execução sob a responsabilidade dos auditores. 05

COBRANÇA ADMINISTRATIVA TRIBUTÁRIA OBJETIVOS DO PROJETO OBJETIVO GERAL: evitar a perda de recursos por falta de ações específicas de cobrança; OBJETIVOS ESPECÍFICOS: Buscar a efetiva arrecadação dos tributos responsabilidade da gestão fiscal -LRF; Estimular o pagamento espontâneo do débito; Possibilitar procedimentos de controle e gerenciamento da cobrança; Monitorar e cobrar os débitos dando credibilidade à gestão pública. Reduzir a defasagem de tempo entre ato do não pagamento do débito e a quitação deste débito Ampliar o universo dos contribuintes cobrados. Criar a prática de cobrança sistemática visando aumento da arrecadação e otimização dos recursos. Prestar serviço de excelência ao cidadão: foco primordial de todo órgão público 06

COBRANÇA ADMINISTRATIVA TRIBUTÁRIA O Coordenador Geral do Projeto, auditor tributário da PREFEITURA DO RECIFE- Bartolomeu Alves, implementou as seguintes MUDANÇAS NA CULTURA ORGANIZACIONAL DA COBRANÇA: 1- Contratar profissional da área de Recursos Humanos para selecionar EQUIPE DE FAZENDÁRIOS com perfil adequado à atividade de cobrança. Equipe composta por 04 auditores, um na função de coordenador- 01 funcionário administrativo - 01 estagiário 2- Desenvolver software específico para a Cobrança.(SFTC) 3- Implantar Serviços de Apoio : telecobrança e cartas de cobrança 07

COBRANÇA ADMINISTRATIVA TRIBUTÁRIA PREMISSA DO PROJETO Adotar PRÁTICAS DE TRABALHO que tenham como meta: a eficácia e o aumento da arrecadação.. PRÁTICAS DE TRABALHO: Capacitar o servidor para que o contribuinte seja atendido com o menor desperdício de tempo; Decompor qualitativamente o quadro de inadimplência e identificar onde intervir para obtenção de receita; Acompanhar a cobrança dos débitos, controlar os parcelamentos e notificar de imediato os inadimplentes; 08

COBRANÇA ADMINISTRATIVA TRIBUTÁRIA EQUIPE DE FAZENDÁRIOS Na fase de treinamento foram simuladas situações que possibilitaram conhecer práticas e conceitos que mudaram os paradigmas em relação à atividade de cobrança. MUDANÇA DE PARADIGMA – Ver o ato de cobrar como uma prestação de serviço; Comprometimento com o alcance do Projeto; Percepção de que a solução administrativa é preferível à judicial e ela só se efetiva se realizada no prazo para cobrança administrativa. 09

COBRANÇA ADMINISTRATIVA TRIBUTÁRIA VANTAGENS PARA O CONTRIBUINTE * Os encargos são menores: não há honorários e custas. * Oportunidade de confessar os débitos; * Atendimento personalizado; * Maior rapidez no atendimento; VANTAGENS PARA O MUNICÍPIO * Prioridade no Recebimento: paga-se a quem primeiro cobra; * Facilidade de cobrar: dados atualizados; * Menor custo; * Maior controle no fluxo do processo administrativo; 10

COBRANÇA ADMINISTRATIVA TRIBUTÁRIA SISTEMA COBRANÇA TRIBUTÁRIA (SFTC) foi desenvolvido a partir das necessidades da equipe de cobrança. O Sistema permite selecionar e distribuir alvos por parâmetros: tipo de tributo, valor do débito, tipo de lançamento, por ano, etc. O coordenador da equipe distribui – por auditor- alvos para cobrança com tempo estimado de retorno. TRANSAÇÕES DO SISTEMA - Gerência - Procedimentos - Consultas - Relatórios- Desempenho- Telecobrança - Efetuar Cobrança Efetuar Cobrança -A transação otimiza o ato de cobrar. Disponibiliza, as informações cadastrais necessárias à identificação e localização do contribuinte, bem como informações de todos os seus débitos A cobrança pode ser feita por meio de: cartas; - contato telefônico; - envio de e-mail e fax; visitas aos contribuintes; - atender o contribuinte na Prefeitura O IDEAL É COBRAR OS DÉBITOS POR TODOS OS MEIOS DISPONÍVEIS. 11

COBRANÇA ADMINISTRATIVA TRIBUTÁRIA SERVIÇOS DE APOIO À EQUIPE DE COBRANÇA TELECOBRANÇA: realizado por estagiários treinados pelos auditores da equipe de cobrança. Justificativa: necessidade de tratamento diferenciado para débitos de menor valor, realizando-se a cobrança em grande escala Alvo: cobranças menos complexas - Atraso de pagamento em parcelamentos firmados. Meses sem recolhimento de tributo Metodologia: Contato telefônico com os contribuintes, ENVIO DE CARTAS: são enviadas cartas de cobranças , automaticamente, pela empresa municipal de informática. Textos e seleção dos contribuintes de responsabilidade da coordenação do Projeto Cobrança Tributária. 12

COBRANÇA ADMINISTRATIVA TRIBUTÁRIA APRIMORAMENTO DO PROJETO Interligação com os Departamentos COBRANÇA FISCALIZAÇÃO CADASTRO: ADMINISTRATIVA / JUDICIAL LANÇAMENTO OFÍCIO DTM / DTI Permanente atualização do Sistema Cobrança junto a analistas da Empresa de Processamentos de Dados - EMPREL DIVULGAÇÃO DO PROJETO Contatos com o Conselho Regional de Contabilidade, entidades do ramo imobiliário e cooperativas habitacionais, para divulgar o trabalho da equipe e os serviços colocados à disposição, na internet, pela Secretaria de Finanças. No contato com contribuinte e contadores informar os benefícios na legislação referentes à quitação de débitos. Maior prazo para parcelamento,redução de multas e juros de mora, nos pagamentos à vista. 13

COBRANÇA ADMINISTRATIVA TRIBUTÁRIA RESULTADOS OBTIDOS PELA EQUIPE - AUDITORES E TELECOBRANÇA. -NÃO INCLUEM AS CARTAS ENVIADAS- ANO 2003 VALOR COBRADO = R$ 49.273.279,72 VALOR PAGO = R$ 6.696.580,14 % PAGO / COBRADO = 13,60% ANO 2004 VALOR COBRADO = R$ 63.248.155,10 VALOR PAGO = R$ 11.445.957,44 % PAGO / COBRADO = 18,10% ANO 2005 VALOR COBRADO = R$ 55.589.313,27 VALOR PAGO = R$ 9.535.340,31 % PAGO / COBRADO = 17,15% 14

COBRANÇA ADMINISTRATIVA TRIBUTÁRIA RESULTADOS OBTIDOS PELA EQUIPE - AUDITORES E TELECOBRANÇA. -NÃO INCLUEM AS CARTAS ENVIADAS- ANO 2006 VALOR COBRADO = R$ 82.671.210,88 VALOR PAGO = R$ 12.764.146,51 % PAGO / COBRADO = 15,44% ANO 2007 VALOR COBRADO = R$ 68.676.158,01 VALOR PAGO = R$ 11.010.705,11 % PAGO / COBRADO = 16,03 % ANO 2008 VALOR COBRADO = R$ 51.815.638,58 VALOR PAGO = R$ 12.047.146,44 % PAGO / COBRADO = 23,25% 15

COBRANÇA ADMINISTRATIVA TRIBUTÁRIA “Qualquer atividade realizada com entusiasmo e dinamismo tende a obter sucesso.” “Sempre que lhe perguntarem se você sabe fazer um trabalho, diga que Sim – e apresse-se em descobrir como executá-lo” – Theodore Roosevelt (1858-1919), presidente dos Estados Unidos de 1901 a 1909 – 16