A contribuição do RI na comunicação corporativa
Empresa Mercado
QUALIDADE E VALOR DA COMPANHIA MARCA ADMIRADA
QUALIDADE E VALOR DA COMPANHIA Gestão pela qualidade – foco na satisfação dos mercados Para o mercado consumidor - qualidade do produto Para mercado de trabalho - potencial de desenvolvimento de pessoas A qualidade do relacionamento com a sociedade envolve a imagem empresarial. Para o mercado financeiro, a qualidade está nos resultados financeiros e em como eles são divulgados
NA DECISÃO DE INVESTIMENTO FATORES AVALIADOS NA DECISÃO DE INVESTIMENTO FINANCEIROS Valor Total de Mercado EBITDA Crescimento de Vendas Estimativas de Lucros Política de Dividendos P/L P/VP NÃO-FINANCEIROS Gestão Produtos e Serviços Satisfação do Consumidor Posição de Mercado Comunicação com Investidores (disclosure) Desenvolvimento de produtos 60% 40% Fonte : Association for Investment Management and Research
COMUNICAÇÃO INTEGRADA Financeiro Comercial Institucional
A Mensagem da Companhia deve ser consistente para todos os públicos
AUDIÊNCIAS DAS COMPANHIAS PÚBLICO INTERNO PÚBLICO EXTERNO Acionistas Colaboradores
PÚBLICO EXTERNO Acionistas Acionistas potenciais Formadores de opinião Instituições Financeiras Comunidade Agências de rating Associações de classe Clientes e fornecedores
DESTRUIÇÃO DE VALOR
Deságio no preço dos ativos Desconfiança Deságio no preço dos ativos Maior custo do crédito Maior custo de capital Deterioração do valor da empresa
CASES
TRANSPARÊNCIA Qualidade daquele que se deixa atravessar pela luz, permitindo a visão dos objetos. Característica do que é evidente e claro, daquele que permite distinguir os objetos através de sua espessura.
Não existe mais ou menos transparência Não existe mais ou menos transparência. Ou uma empresa é transparente ou não é. Transparência é um caminho sem volta. Se um dado é considerado estratégico, deve ser estratégico para todos os públicos e não apenas para analistas ou jornalistas. Bom senso – foco em simplicidade e objetividade Vazamento de informações e “operação” por meio da imprensa prejudicam o papel e a imagem da companhia. No curto prazo, resultado é volatilidade. No longo prazo, vem o descrédito. Mercado carimba as ações de empresas “mais ou menos” transparentes. Porta-voz treinado
SINTONIA COM EQUIPE DE RI TERMÔMETRO
Fatos corriqueiros não podem ser tema de crises Balanço – Demonstrações financeiras Captação de recursos Recompra de ações Fatos extraordinários tratados como tal Fusão e aquisição Mudança de controle Fechamento de capital Mudança de CEO ou CFO