Www.cvm.gov.br.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
1 Captação de Recursos em Moeda Nacional O Marco Regulatório Aplicável Porto Alegre 22 de maio de 2003 Comissão de Valores Mobiliários Protegendo quem.
Advertisements

Aula 4 Operações de Swap.
Gestores de Patrimônio Financeiro ANBIMA
INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES
OPERAÇÕES DE BOLSA A B o l s a d o B r a s i l Ricardo Pinto Nogueira
Abertura de capital CONDIÇÕES PARA QUE A EMPRESA POSSA MANTER SUA CONDIÇÃO DE COMPANHIA ABERTA E NEGOCIADA EM BOLSA: Relatório da administração, demonstrações.
Custos de Operações Corretagens - Tabela sugerida pela Bovespa.
Investidores A Bolsa de Valores classifica os investidores atuantes no mercado da seguinte forma: Pessoa Física Investidores Individuais Clubes de Investimentos.
A BOLSA DE VALORES E O MERCADO DE VALORES MOBILIÁRIOS
A Fiscalização e a Auditoria nas operações realizadas na BOVESPA
Securitização de Créditos Imobiliários Investimento e Financiamento
A BOVESPA E O MERCADO DE AÇÕES
A BOVESPA E O MERCADO DE AÇÕES
Auditoria de Segurança da Informação
Sistemas Corporativos do Estado de Minas Gerais
INTRODUÇÃO AO MERCADO DE DERIVATIVOS
“Como Funciona o Mercado de Ações ” – Parte 1
6º Encontro Nacional de RI e Mercado de Capitais
O Mercado de Capitais e a Sustentabilidade das Empresas:
1 6° Encontro Nacional Relações com Investidores e Mercado de Capitais Renda Fixa e Variável como Instrumento de Acesso ao Mercado de Capitais Convivendo.

Como abordar o varejo no Brasil e no exterior Milton Vargas Diretor Vice-Presidente e Diretor de RI 19 de Junho de 2007.
9º Encontro Nacional de RI e Mercado de Capitais Ricardo Pinto Nogueira 18/06/2007 Pulverização: Tendências e Impactos.
Ferramentas de Acesso ao Mercado de Capitais
1 Novo Instrumento de Comercializacão Opcão Privada Novo Instrumento de Comercializacão Opcão Privada Porto Alegre-RS, 01 de mar;o de 2004.
Soluções em Automação para Produção de Concreto
TAXA DE JUROS DE LONGO PRAZO “TJLP”
Mercado Secundário de Ações
Governo do Estado de Sergipe Secretaria de Estado da Fazenda AUDIÊNCIA PÚBLICA 3º Quadrimestre 2008 Fev/ AUDIÊNCIA PÚBLICA Avaliação do Cumprimento.
Crédito, Cadastro e Cobrança.
INSTITUIÇÕES FINANCEIRAS
José Roberto Blaschek Gerência do Escopo José Roberto Blaschek.
BB FUNDO DE INVESTIMENTO IMOBILIÁRIO PROGRESSIVO março | 2007.
Portaria de Treinamento TÍTULO DO TRABALHO
PMBOK 5ª Edição Capítulo 7
Salas de Matemática.
INVESTIMENTOS ESTRUTURADOS
Tributação dos Fundos de Investimentos
Mercado de Capitais Brasileiro
Introdução às Finanças Corporativas
Informação em Saúde Suplementar Florianópolis, maio de 2007.
1 2 Observa ilustração. Cria um texto. Observa ilustração.
Grupo A – Azul Claro, Marrom, Laranja
Investimentos Financeiros para RPPS Maio / Renda Fixa.
CONCURSO BANCO DO BRASIL CEJURGS. DIREITO E CONHECIMENTOS BANCÁRIOS AFIRMAÇÃO: O BCB, como Executor da Supervisão Bancária, verifica o cumprimento das.
Carlos Loureiro Provedor de Ética da EDP Ética e Segurança na Empresa Lisboa, 26 de Março de 2009.
CALENDÁRIO SEXY Ele & Ela. CALENDÁRIO SEXY Ele & Ela.
Rio Verde - Goiás - Brasil
Divisão da Qualidade Assegurada Departamento da Qualidade
EMPRESA JR 2013.
Nonon no onono non onnon onon no Noonn non on ononno nonon onno IBRI Instituto Brasileiro de Relações com Investidores Luiz Henrique Valverde.
Palestras de Reciclagem para os INSPCEA
ANÁLISE DE INVESTIMENTOS PROFESSOR: PIERRE LUCENA
BOVESPA – Home Broker.
6. AVALIAÇÃO DE AÇÕES INTRODUÇÃO AO MERCADO ACIONÁRIO: Análise fundamentalista e Análise gráfica, BM&FBOVESPA, CVM, Glossário. AVALIAÇÃO PATRIMONIAL: Valor.
Administração de Recursos de Curto e Longo Prazo – 4ª aula ARECA05 –14/05/14.
UNIP Ciências da Computação e Sistemas de Informação Sistema Financeiro Nacional Professor Luiz Roberto Kallas
Abel Alves Alan Carlos Andre Leal Antony Gregory Diego Albuquerque.
Regulamentação dos critérios para realização de investimentos pelas sociedades supervisionadas pela SUSEP Regulamentação dos critérios para realização.
Mercado do Títulos Público
SOCIEDADE ANONIMA.
MERCADO DE AÇÕES (continuação).
Faculdade de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis
Mecanismos das Instituições Financeiras Cezar A.P Santos
BOLSAS DE VALORES > Operadores no mercado de capitais 1 Instituições de crédito ou “bancos” Sociedades corretoras e sociedades financeiras de corretagem.
Os intermediários financeiros 1 PINHEIRO, Carlos Alberto Orge. Introdução a Finanças e Mercados de Capitais São fundamentais para que se possa transferir.
Mercado Financeiro É a reunião das instituições financeiras, capazes de intermediar recursos, entre agentes deficitários e superavitários Pessoas físicas.
MERCADO DE TÍTULOS DE CRÉDITO CETIP – CÂMARA DE LIQUIDAÇÃO E CUSTÓDIA FINANCEIRA DE TÍTULOS Local onde se custodiam, registram e liquidam.
Mecanismos das Instituições Financeiras Unidade VI Sociedades Corretoras.
Bancos Comerciais ► Têm como principal característica a criação de moeda, através da captação de recursos em depósitos à vista que são repassados na forma.
Transcrição da apresentação:

www.cvm.gov.br

Superintendência de relações com o mercado e intermediários Apresentação FIPECAFI/IBRI em 06/06/05. A supervisão e o relacionamento da CVM com o mercado e com os intermediários de valores mobiliários. O papel da SMI – Superintendência de Relações com o Mercado e com Intermediários.

Estrutura Organizacional da SMI GME - Gerência de Estrutura de Mercado e Sistemas Eletrônicos – GME (RJ); GMN – Gerência de Análise de Negócios (SP); GMA-1 – Gerência de Acompanhamento de Mercado – 1 (RJ); GMA-2 – Gerência de Acompanhamento de Mercado – 2 (SP), e; GMA-3 – Gerência de Acompanhamento de Mercado – 3 (RJ).

Quadro Pessoal – SMI

GME - Gerência de Estrutura de Mercado e Sistemas Eletrônicos Principais Atividades Credenciamento de bolsas de valores; entidades de balcão organizado; câmaras de compensação e liquidação; sociedades corretoras de valores e de mercadorias; sociedade distribuidoras de valores; agentes autônomos de investimentos; prestadores de serviços de custódia de valores mobiliários; prestadores de serviços de emissão de valores mobiliários escriturais; Autorização para dirigentes de corretoras, distribuidoras, bolsas de valores e entidades de balcão organizado ; Análise das demonstrações financeiras de bolsas de valores e de entidades de balcão organizado;

GME - Gerência de Estrutura de Mercado e Sistemas Eletrônicos Atualização do cadastro dos integrantes do sistema de intermediação e de outras identidades do mercado de valores mobiliários ; Participação em grupo técnico da IOSCO – International Organization of Securities Commissions; Apoio técnico na atualização de normativos.

Estatísticas da GME

GMN – Gerência de Análise de Negócios Principais Atividades CETIP – Câmara de Liquidação e Custódia: incumbida de estruturar um sistema de acompanhamento e fiscalização dos negócios e registros com valores mobiliários; Elaboração de pareceres sobre reclamações encaminhadas para o Fundo de Garantia da Bovespa; Análise de operações provenientes dos relatórios mensais elaborados pela auditoria Bovespa, em atendimento à Instrução CVM n.º 379/02, envolvendo, principalmente, negócios peculiares com clientes específicos;

GMN – Gerência de Análise de Negócios Principais Atividades Análise de reclamações de investidores; Análise de negócios envolvendo suspeitas de intermediação irregular de valores mobiliários; Acompanhamento de negócios e registros com debêntures na BovespaFix e na CETIP; Análises de operações com suspeitas de infrações ao disposto na Lei. 9.613/98 e na Instrução CVM n.º 301/99; Apoio técnico na atualização de normativos.

Participantes do CETIP Fonte: www.cetip.com.br - 03/06/05

Estatísticas da GMN

GMA-1 - Gerência de Acompanhamento de Mercado-1 Principais Atividades Acompanhamento dos negócios realizados no mercado à vista na Bovespa com ações que não fazem parte do IBOVESPA; Acompanhamento dos negócios realizados na SOMA – Sociedade Operadora do Mercado de Ativos; Análise das operações realizadas no mercado de balcão não organizado;

GMA-1 - Gerência de Acompanhamento de Mercado-1 Principais Atividades Análise dos editais de leilão de oferta pública; Condução do componente 4F do Projeto do Banco Mundial (software de acompanhamento de mercado); Análises de operações com suspeitas de infrações ao disposto na Lei. 9.613/98 e na Instrução CVM n.º 301/99; Apoio técnico na atualização de normativos.

Estatísticas da GMA-1

GMA-2 - Gerência de Acompanhamento de Mercado-2 Principais Atividades Acompanhamento dos negócios realizados no mercado à vista na Bovespa com ações que fazem parte do IBOVESPA; Acompanhamento dos negócios com empréstimos de ações e de todos os derivativos realizados na Bovespa (mercado a termo, opções sobre ações, opções sobre índices de ações); Análise de operações estruturadas envolvendo ADR´s; Análise das operações com valores mobiliários realizadas ou registradas na BM&F; Análise e aprovação dos contratos de derivativos negociados ou registrados na BM&F e CETIP;

GMA-2 - Gerência de Acompanhamento de Mercado-2 Principais Atividades Condução do componente 4F do Projeto do Banco Mundial (software de acompanhamento de mercado); Condução do projeto de supervisão do mercado de derivativos financiado pelo BID Participação em grupo técnico da IOSCO– International Organization of Securities Commissions; Análises de operações com suspeitas de infrações ao disposto na Lei. 9.613/98 e na Instrução CVM n.º 301/99; Apoio técnico na atualização de normativos.

Estatísticas da GMA-2 Observação: para efeitos dessa estatística, o campo “outros” refere-se a análises envolvendo (i) operações estruturadas envolvendo mais de um ambiente de negociação, (ii) consultas de regulamentação e (iii) eventos relacionados ao Projeto do Banco Mundial.

Filtros de Acompanhamento de Mercado de Bolsa de Valores - GMA-1 e GMA-2 Ferramenta que identifica anormalidades no comportamento das ações (volume, oscilação e liquidez), levando-se em consideração o histórico de cada ativo nos últimos 60 pregões.

Participantes do mercado brasileiro % em relação ao volume financeiro Fonte: Bovespa – Base: Jan/05

A CBLC em números Volume Médio Liquidado Diariamente: R$ 1,27 bilhão Média Diária de Operações Realizadas: 52.489 Média Diária de Títulos Processados: 31,790 bilhões Volume em Custódia: R$ 374,414 bilhões Quantidade de Ativos em Custódia: 6.455,9 bilhões Data: Janeiro/2005 Fonte: CBLC

Os mercados da BM&F (Estatísticas de Janeiro a Dezembro de 2004) Fonte: BM&F

Os mercados da BM&F (Estatísticas diárias de Janeiro a Dezembro de 2004) Fonte: BM&F

BM&F – Distribuição dos contratos em aberto por tipo de participante Fonte: BM&F, 25/fev/05

BM&F – Distribuição dos contratos em aberto por tipo de participante Fonte: BM&F, 25/fev/05

BM&F – Distribuição dos contratos em aberto por tipo de participante Fonte: BM&F, 25/fev/05

BM&F – Distribuição dos contratos em aberto por tipo de participante Observação: As posições em aberto por tipo de participante não contemplam investidores que operaram em day-trade, o que é típico de investidores pessoas físicas; Os processos administrativos abertos pela SMI, em geral envolveram pessoas físicas.

GMA-3 - Gerência de Acompanhamento de Mercado-3 Principais Atividades Acompanhamento das carteiras e das operações realizadas pelos fundos de investimento regulados pela Instrução CVM n.º 409/04; Acompanhamento das carteiras e das operações realizadas pelos fundos mútuos de privatização – FGTS; Acompanhamento das carteiras e das operações realizadas pelos fundos de investimento em índice de mercado – fundos de índice; Análises de operações com suspeitas de infrações ao disposto na Lei. 9.613/98 e na Instrução CVM n.º 301/99.

Distribuição da quantidade de cotistas Estatísticas da GMA-3 Distribuição da quantidade de cotistas por fundo em 31/12/2004 Observação: Em 31/12/2004 tínhamos 5.772 fundos de investimento, 102 fundos mútuos de privatização – FGTS e apenas 1 fundo de índice (Pibb), totalizando 5875 fundos.