AÇÃO POPULAR.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Profa. Maria Tereza Leopardi Mello Instituto de Economia/UFRJ
Advertisements

Objeto e legitimação ativa
Art. 1o Toda pessoa é capaz de direitos e deveres na ordem civil.
MANDADO DE SEGURANÇA.
Disposições constitucionais relativas à cultura
REMÉDIOS CONSTITUCIONAIS
REMÉDIOS CONSTITUCIONAIS
DIREITO PROCESSUAL CONSTITUCIONAL
Meio Ambiente: o papel do Ministério Público.
MANDADO DE SEGURANÇA COLETIVO
Garantias Fundamentais
A Tutela dos Direitos Individuais e Coletivos
PRINCÍPIOS DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
LEGISLAÇÃO AMBIENTAL Visa regular a relação do homem e seus meios de produção com a natureza, como forma de permitir o equilíbrio dessa relação, dando.
Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental
I - PROCESSO CONCEITO: Método de resolução de conflitos, caracterizado por atos realizados em contraditório pela atuação do Estado-Juiz e das partes a.
30/03/2017.
O MINISTÉRIO PÚBLICO E VOCÊ 1 O que é o Ministério Público? A Constituição Federal, que é a lei mais importante do País, define o Ministério Público.
01/04/2017.
LEI DE ACESSO À INFORMAÇÃO
POR OUTORGA POR DELEGAÇÃO
PROF. SIDNEY PEREIRA DE OLIVEIRA
TEORIA GERAL DOS RECURSOS Profa. Dra. Denise Schmitt SiqueiraGarcia
AÇÃO POPULAR INFORMÁTICA JURÍDICA FLORIANÓPOLIS, 28 DE NOVEMBRO DE 1996.
MANDADO DE SEGURANÇA Sabrina Ferreira Novis de Moraes
CONCEITO: Método de resolução de conflitos, caracterizado por atos realizados em contraditório pela atuação do Estado-Juiz e das partes a fim de ser prestada.
AÇÃO POPULAR 1. Noção conceitual. O inciso LXXIII do art. 5º, CF, prescreve que "qualquer cidadão é parte legítima para propor ação popular que vise a.
 Direito Proc. Civil Coletivo  Mandado de Segurança Coletivo - Art. 5º, inc. LXX, da C.F. - Art. 5º, inc. LXX, da C.F. - Arts. 21 e 22 da Lei nº /09.
Interesses Difusos e Coletivos – Ação Popular Profa Beatriz Roland.
AÇÕES CONSTITUCIONAIS
RELAÇÃO JURÍDICA (Maria Helena Diniz)
TUTELA Jurisdicional Direito do consumidor.
REMÉDIOS CONSTITUCIONAIS
CONTROLE DE CONSTITUCIONALIDADE
ÉTICA PROFISSIONAL E ESTATUTO DA OAB
Produção Antecipada de provas
Interesses Difusos e Coletivos – 2009
Aula 10: Remédios ou Garantias do Direito Constitucional
AUTOR: Sérgio Schimura Luisa de Albuquerque Camargo Wilson Camacho.
DIREITO PROCESSUAL CIVIL I
Processo Coletivo AÇÃO POPULAR
PROCESSUAL. Princípios Ampla defesa e Contraditório; Juiz Natural; Proibição de uso de provas ilícitas; Anterioridade da Lei e Prévia Cominação Legal;
MANDADO DE SEGURANÇA NA JUSTIÇA CRIMINAL
RECURSO ESPECIAL Resp.
AÇÃO PAULIANA (Revocatória).
DIREITO AMBIENTAL Prof. Lucas Valença Brandão. MEIOS PROCESSUAIS DE TUTELA DO MEIO AMBIENTE.
TUTELA CONSTITUCIONAL DO MEIO AMBIENTE
PROCESSO ADMINISTRATIVO
PROCESSO DE CONTROLE INTERNO DA LEGALIDADE. IMPUGNAÇÃODOS ATOS ADMINISTRATIVOS INTRODUÇÃO Por estar vinculada ao principio do Estado Democrático de Direito.
-MANDADO DE SEGURANÇA NA JUSTIÇA CRIMINAL - considerações gerais: embora seja uma ação constitucional de natureza civil, pode ser utilizado, em determinadas.
Mandado de segurança.
A defesa dos interesses gerais
 CONTROLE JUDICIAL DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA 1 DPCA - Prof.ª Mariana Gomes de Oliveira.
DIREITO PROCESSUAL CONSTITUCIONAL
DIREITO CONSTITUCIONAL PROFESSORA: CIBELE FERNANDES DIAS
Limitações à concessão de antecipação de tutela e liminares em face da Fazenda Pública.
ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
AULA 27 – AULA 27 – Analisados e estudados sob a ótica do vigente CPC e NCPC *Apelação *Agravo: instrumento retido *Embargos infringentes.
1 Prof. André Kersul AULA Das Partes Partes Reclamante. Capacidade processual, litisconsórcio. Representação. Assistência Reclamado.
REMÉDIOS CONSTITUCIONAIS
REDES DIGITAIS, TERCEIRO SETOR E SUSTENTABILIDADE CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU (ECA-USP) CENTRO DE PESQUISA ATOPOS DIREITOS HUMANOS E SUSTENTABILIDADE.
DIREITOS HUMANOS FUNDAMENTAIS E GARANTIAS CONSTITUCIONAIS BRASIL EVOLUÇÃO.
Princípios do Direito Ambiental na Constituição Federal Direito Ambiental – Aula 3 Prof. MSc. Laura.
Ianny Cristina de Campos O e Carvalho
REMÉDIOS CONSTITUCIONAIS
UNIDADE VII Ações e Remédios Constitucionais DIREITO PROCESSUAL CONSTITUCIONAL PROFª ME. RUTH BARROS PETTERSEN DA COSTA.
Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo Habeas Corpus Gustavo Henrique Righi Ivahy Badaró aulas de Faculdade de Direito.
REPRESENTAÇÃO DE AGENTES PÚBLICOS GUSTAVO AUGUSTO FREITAS DE LIMA – DEPCONT / PGF.
RESPONSABILIDADE POR FATO PRÓPRIO E POR FATO DE OUTREM.
Transcrição da apresentação:

AÇÃO POPULAR

MATRIZ CONSTITUCIONAL “Art 5º (...) (...) LXXIII- qualquer cidadão é parte legítima para propor ação popular que vise anular ato lesivo ao patrimônio público ou de entidade de que o Estado participe, à moralidade administrativa, ao meio ambiente e ao patrimônio histórico e cultural, ficando o autor, salvo comprovada má-fé, isento de custas judiciais e do ônus da sucumbência (...).”

conceito É a ação civil pela qual QUALQUER cidadão pode pleitear a invalidação de atos praticados pelo poder público ou entidades de que participe, lesivos ao patromônio público, ao meio ambiente, à moralidade administrativa ou ao patrimônio histórico e cultural, bem como a condenação em perdas e danos dos responsáveis pela lesão

NATUREZA JURÍDICA AÇÃO CONSTITUCIONAL DE NATUREZA CÍVIL COM CARATER DESCONSTITUTIVO E CONDENATÓRIO É um instrumento de participação popular do cidadão nos negócios do estado

HIPÓTESES DE CABIMENTO Bens tutelados O patrimônio público, inclusive o histórico e o cultural; Moralidade administrativa; Meio ambiente. A ação popular não se presta a substituir a vontade política do administrador, dentro do chamado mérito administrativo do aro que se pretende anular, tendo em visto os limites legais da aferição de conveniência e oportunidade conferidos ao administrado

HIPÓTESES DE CABIMENTO A doutrina tem admitido a chamada ação popular preventiva, visando evitar o surgimento do dano

LEGITIMIDADE ATIVA QUALQUER CIDADÃO Cidadão aquele que estiver no gozo dos seus direitos políticos, devendo esta prova já ser feita na inicial, na apresentação do título de eleitor ou documento equivalente.

LEGITIMIDADE ATIVA Eleitores com mais de 16 anos e menores de 18 anos; No caso de perda dos diretos políticos do autor da ação, o processo será extinto e sem o julgamento do mérito, pois houve a perda de uma condição da ação. SUMULA 365: “pessoa jurídica não tem legitimidade para propor ação popular”.

LEGITIMIDADE ATIVA Art. 225 CF/88 há o entendimento da legitimidade ativa para pessoa jurídica propor ação popular em matéria ambiental, tendo em vista que todos têm direito ao meio ambiente e é dever da coletividade defendê-lo. é vedada ao estrangeiro, às associações de classe, aos partidos políticos, às pessoas somente dotadas de capacidade judicial, a condição de legitimidade ativa para propor ação popular.

LEGITIMIDADE ATIVA É necessário possuir capacidade postulatória para propor ação popular Não há confundir capacidade postulatória com legitimidade processual para propor ação Em ação popular promovida por parlamentar, este não pode mesmo na condição de autor e advogado, interpor como signatário único, pois está impedido de exercer a advocacia

LEGITIMIDADE PASSIVA Pessoa jurídica de direito público ou privada que manuseie o dinheiro público, bem como todos os envolvidos no processo que se pretende anular (autoridades, funcionários ou administradores que houverem autorizado aprovado, ratificado ou praticado o ato impugnado, ou que por omissão, tiverem dado oportunidade a lesão, e contra os beneficiários diretos do mesmo).

LEGITIMIDADE PASSIVA O promotor de justiça pode ser demandado em sede de ação popular caso lhe seja atribuída a realização de ato lesivo ao patrimônio público Há a possibilidade de consórcio passivo ulterior excepcional, desde que o conhecimento da existência desta pessoa, seja conhecida antes da sentença de 1ª instância

COMPETÊNCIA A CONSTITUIÇÃO FEDERAL NÃO TRATA DAS REGRAS DE COMPETENCIA; A ação deverá ser deflagrada no juízo de 1ª instancia da justiça federal ou da justiça estadual, conforme o foro apropriado para a pessoa jurídica

SENTENÇAS E RECURSOS A SSENTENÇA DEVERÁ ANULAR O ATO LESIVO, RESTAURANDO A LEGALIDADE ROMPIDA PELA A SUA PRÁTICA Condenará a ao pagamento de perdas e danos os responsáveis pela sua prática e os beneficiários dele, ressalva a ação regressiva contra os funcionários causadores do dano, quando incorrerem em culpa

MANDADO DE SEGURANÇA E AÇÃO POPULAR Remédios constitucionais distintos e que com âmbito de proteção específico. cada uma tem objetivo próprio e específico: - o mandado de segurança se presta a invalidar atos de autoridade ofensivos de direito individual e coletivo líquido e certo; se defende direto próprio - ação popular destina-se a anulação de atos ilegítimos e lesivos ao patrimônio público, presta a proteger o interesse da comunidade ou como modernamente se diz os diretos difusos da sociedade