CENSO DO INSS RECADASTRAMENTO

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Emenda Constitucional n° 70 de 29 de março de 2012
Advertisements

RESOLUÇÃO Nº 299, DE 04 DE DEZEMBRO DE 2008.
Todo o indivíduo que exerce atividade remunerada é considerado segurado e como tal deve realizar sua contribuição mensal para a Previdência Social.
MPS – Ministério da Previdência Social SPS – Secretaria de Políticas de Previdência Social RESULTADO DO REGIME GERAL DE PREVIDÊNCIA SOCIAL – RGPS EM 2008.
1 RESULTADO DO REGIME GERAL DE PREVIDÊNCIA SOCIAL – RGPS Março/2013 Brasília, abril de 2013 SPPS – Secretaria de Políticas de Previdência Social.
1 RESULTADO DO REGIME GERAL DE PREVIDÊNCIA SOCIAL – RGPS Abril/2013 Brasília, maio de 2013 SPPS – Secretaria de Políticas de Previdência Social.
Plano Simplificado de Previdência Social PSPS
Melhoria do Atendimento na Previdência Social
Custeio Previdenciário
RECADASTRAMENTO Divisão de Gestão de Tempo
Aposentadoria no INSS.
RESULTADO DO REGIME GERAL DE PREVIDÊNCIA SOCIAL – RGPS Fevereiro/2013
Como adquirir seu Certificado
POLÍTICA DE CRÉDITO PARA CONCESSÃO DE EMPRÉSTIMOS BANCO MATONE
Recadastramento de PARTICIPANTES
INSTITUTO NACIONAL DO SEGURO SOCIAL
MPS – Ministério da Previdência Social SPS – Secretaria de Previdência Social RESULTADO DO REGIME GERAL DE PREVIDÊNCIA SOCIAL – RGPS EM MARÇO/2005 BRASÍLIA,
Zelador – remunerado por hora de trabalho ou salário fixo com carteira assinada pela Missão.
Direito previdenciário. DONAS DE CASA (DO LAR)
Cartão de Pagamento de Defesa Civil CPDC.
PARCERIA.
MPS – Ministério da Previdência Social SPS – Secretaria de Políticas de Previdência Social RESULTADO DO REGIME GERAL DE PREVIDÊNCIA SOCIAL – RGPS EM 2006.
MPS – Ministério da Previdência Social SPS – Secretaria de Previdência Social RESULTADO DO REGIME GERAL DE PREVIDÊNCIA SOCIAL – RGPS EM FEVEREIRO/2005.
ROTEIRO PARA TRANSFERÊNCIA DOS RECURSOS PROVENIENTES DO DESCONTO DE 11% DOS FUNCIONÁRIOS E 22% DA CONTRAPARTIDA PATRONAL.
MPS – Ministério da Previdência Social SPS – Secretaria de Previdência Social RESULTADO DO REGIME GERAL DE PREVIDÊNCIA SOCIAL – RGPS EM DEZEMBRO/2005 BRASÍLIA,
MPS – Ministério da Previdência Social SPS – Secretaria de Previdência Social RESULTADO DO REGIME GERAL DE PREVIDÊNCIA SOCIAL – RGPS EM JANEIRO/2006 BRASÍLIA,
Como adquirir seu Certificado
MPS – Ministério da Previdência Social SPS – Secretaria de Previdência Social RESULTADO DO REGIME GERAL DE PREVIDÊNCIA SOCIAL – RGPS EM OUTUBRO/2005 BRASÍLIA,
MPS – Ministério da Previdência Social SPS – Secretaria de Previdência Social RESULTADO DO REGIME GERAL DE PREVIDÊNCIA SOCIAL – RGPS EM MARÇO/2006 BRASÍLIA,
Brasília, 01 de março de PREVIDÊNCIA SOCIAL março de PREVIDÊNCIA SOCIAL Soluções inovadoras para atualização cadastral Censo Previdenciário.
Como adquirir seu Certificado
PROCEDIMENTOS PROUNI (EAD)
vai até onde o cidadão está. São inúmeras formas de
A PREVIDÊNCIA SOCIAL EM DEFESA DOS DIREITOS DA MULHER
FLUXO DO PROCESSO DE SEGURO
Os Estudantes e a Previdência Social
AULA 9 Rede de Atendimento do INSS. AULA 9 Rede de Atendimento do INSS.
CPF (Cadastro de Pessoa Física)
Rio de Janeiro, outubro de 2008 Previdência Social Brasileira Seminário Internacional de Educação Previdenciária Ministério da Previdência Social.
MPS – Ministério da Previdência Social SPS – Secretaria de Previdência Social RESULTADO DO REGIME GERAL DE PREVIDÊNCIA SOCIAL – RGPS EM JANEIRO/2005 BRASÍLIA,
Ministério da Previdência Social A Previdência Social vive um Novo Tempo Brasília, 20 de fevereiro de 2009 Ações e prioridades em execução.
Micro Empreendedor Individual
Ministério da Previdência Social
Plano de Benefícios da Previdência Social Lei n. 8213/91
AULA 9 Rede de Atendimento do INSS. AULA 9 Rede de Atendimento do INSS.
CELSO TORQUATO JUNQUEIRA FRANCO
RECURSOS DA CAPES/PROAP-2014
CARÊNCIA.
COMPENSAÇÃO PREVIDENCIÁRIA
AULA 2015 Direito Previdenciário
AULA 2015 Direito Previdenciário
CANOASPREV INSTITUTO DE PREVIDÊNCIA E ASSISTÊNCIA
SERVIÇOS PÚBLICOS O INSS é uma Autarquia Federal, vinculada ao Ministério da Previdência Social, executora de serviços públicos e concessão de benefícios.
Bom Dia! Cartão Pesquisa - CNPq Manual de Solicitação e Utilização
FISCALIZAÇÃO DOS RPPS: O PAPEL DO VEREADOR
Bom Dia! Cartão Pesquisa - CNPq Manual de Solicitação e Utilização
As crianças atendidas nas Obras Sociais Senhora de Pompéia podem ter um amigo Você! E não precisa pagar nada por isso.
3º Congresso Brasileiro de Conselheiros de RPPS’s EQUILÍBRIO FINANCEIRO E ATUARIAL - Controle na Concessão e Manutenção dos Benefícios - Cadastro - Censo.
Mercado de Seguros: Surgiu da necessidade de se resguardar possíveis danos ou perdas de bens e serviços. A apólice é contrato bilateral onde constam os.
Conversando com a Previdência. O QUE É PREVIDÊNCIA SOCIAL?
1 RESULTADO DO REGIME GERAL DE PREVIDÊNCIA SOCIAL – RGPS Outubro/2012 Brasília, Novembro de 2012 SPPS – Secretaria de Políticas de Previdência Social.
PREFEITURA MUNICIPAL DE VITÓRIA SECRETARIA DE TURISMO TRABALHO E RENDA CAPACITAÇÃO: AMARIV e ASCAMARE - ATRIBUIÇÕES DA DIRETORIA - PROCEDIMENTOS ADMINISTRATIVOS.
Liga sul norte pioneiro de desportos
UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA CURSO DE GRADUAÇÃO EM DIREITO 63ª e 64ª Aulas: 21/10/2011 Pensão por Morte.
DIÁLOGOS SOCIAIS Resumo das regras das Leis nºs /2015 (MP nº 664/2014) e /2015 (MP nº 665/2014) relativas ao Ministério da Previdência Social.
O que é isso? O Empreendedor Individual é a pessoa que trabalha por conta própria e que se legaliza como pequeno empresário. Para ser um empreendedor.
MANUAL PARA DECLARAÇÃO 2016 DO IMPOSTO DE RENDA DO IMPOSTO DE RENDA.
Ministério da Previdência Social INSTITUTO NACIONAL DO SEGURO SOCIAL DIRETORIA DE ATENDIMENTO Programa de Educação Previdenciária PREVEDUCA PREVIDÊNCIA.
TAXAS E CONTRIBUIÇÕES. Contribuição Sindical (Imposto Sindical) Cobrança Anual Obrigatória Um dia de Trabalho (3,33% do salário) Descontado em Folha ou.
14º CONGRESSO NACIONAL DE PREVIDÊNCIA DA ANEPREM PREVIDÊNCIA COMPLEMENTAR José Roberto de Moraes Campinas – SP NOVEMBRO/2014.
Transcrição da apresentação:

CENSO DO INSS RECADASTRAMENTO NACIONAL DOS BENEFICIÁRIOS DA PREVIDÊNCIA SOCIAL (APOSENTADOS/AS E PENSIONISTAS)

OBJETIVO DO INSS: Reduzir pagamentos indevidos a partir da atualização cadastral dos titulares dos benefícios.

OBJETIVOS DA CONTAG: Assegurar aos aposentados/as e pensionistas rurais o melhor atendimento possível durante o processo de recadastramento; Atualizar a base cadastral do MSTTR em relação aos aposentados/as e pensionistas filiados que autorizam o desconto via convênio com o INSS;

OBJETIVOS DA CONTAG: Instituir, no âmbito do MSTTR, uma política articulada de atendimento do público da terceira idade da área rural, visando a satisfação das suas necessidades.

QUEM DEVE FAZER O RECADASTRAMENTO: Todos os beneficiários do INSS que protocolaram processos anterior a janeiro de 2003 e que recebe os seguintes benefícios: Aposentadoria por idade, por tempo de contribuição; por invalidez e aposentadoria especial - Pensão por morte - Benefício da LOAS - Renda mensal vitalícia - Auxílio complementar por acidente de trabalho, etc. OBS: quem recebe Auxílio-doença e salário-maternidade não está obrigado a se recadastrar.

PERÍODO DE REALIZAÇÃO DO CENSO: 1ª ETAPA: - Será realizada de NOV/2005 a FEV/2006 - Beneficiários com vulnerabilidade cadastral 2, 6 milhões*. Resultados da atualização a partir de MAR/2006. (*) Excetuando-se benefícios por incapacidade e os pagos pela ECT, pelas empresas convenentes e no exterior

- Nesta fase serão recadastrados 13,1 milhões de Beneficiários (*) 2a. ETAPA: Será realizada no período de MAR a DEZ/2006 - Nesta fase serão recadastrados 13,1 milhões de Beneficiários (*) Se necessário, alguns ajustes poderão ser feitos nessa fase. (*) Excetuando-se benefícios por incapacidade e assistenciais e os mantidos a partir de janeiro de 2003.

PROCEDIMENTO PARA REALIZAR O CENSO: O beneficiário, no momento em que for receber (sacar) o benefício, será informado através do caixa eletrônico ou pela pessoa que lhe atender no banco, sobre o momento em que deve ir fazer o recadastramento e os documentos a serem apresentados.

PROCEDIMENTO PARA REALIZAR O CENSO:  O aviso será personalizado para cada beneficiário por um período de 90 dias (01 em cada mês) e ocorrerá da seguinte forma: - 1º aviso: mês anterior ao censo (outubro/05). - 2º aviso: no 1º mês do censo (novembro/05) - 3º aviso: no 2º mês do censo (dezembro/05)

ONDE FAZER O RECADASTRAMENTO O Beneficiário deverá comparecer em qualquer Agência do Banco que lhe paga o benefício. QUEM PODE PRESTAR INFORMAÇÕES: Titular do benefício; Procurador; Representante Legal; Administrador Provisório.

DOCUMENTOS OBRIGATÓRIOS A SEREM APRESENTADOS NO BANCO CPF e Ao menos 01 Documento de Identificação: Carteira de Identidade ou Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) ou Carteira Profissional ou Passaporte ou Carteira Nacional de Habilitação (CNH) ou Registro de Conselho Profissional OBS sobre como providenciar o CPF

Documentos desejáveis mas não obrigatórios de serem apresentados nos bancos: Comprovante de Residência Número de Identificação do Trabalho (NIT= PIS/PASEP/CIC) Título de Eleitor OBS: Não é necessário apresentar fotocópia de nenhum dos documentos. Deve ser apresentado apenas os originais.

DADOS OBRIGATÓRIOS A SEREM INFORMADOS NO RECADASTRAMENTO Número do Benefício Nome completo do beneficiário Nacionalidade Município de nascimento Data de nascimento Número do CPF e do documento de identificação com foto Endereço completo (inclusive com o CEP) Nome da Mãe OBS: Esses dados constam no formulário

Processamento do recadastramento: Se for o titular do benefício que prestar as informações no Banco, ele receberá um comprovante da realização do recadastramento e sua situação estará regularizada.. Se for o procurador / representante legal quem prestar as informações, ele receberá um comprovante, sendo que o recadastramento do beneficiário só será concluído após ser realizada uma pesquisa externa que será executada por servidor do INSS.

Processamento do recadastramento: Se o Beneficiário não comparece ao banco, após 90 dias do prazo fixado na rede bancária, mas possui endereço válido: O INSS emite convocação por carta com AR para o beneficiário, para que no prazo de até 30 dias compareça na Agência da Previdência Social – APS, para prestar informações sobre o Censo.

Processamento do recadastramento: Se o Beneficiário não compareceu ao banco, após 90 dias do prazo fixado na rede bancária, não tem endereço válido ou cujas cartas foram devolvidas: - O INSS vai fazer a convocação do beneficiário por edital, fixando prazo de até 30 dias para prestar informações sobre o Censo na Agência da Previdência Social -APS.

SUSPENSÃO DO BENEFÍCIO: Se, após todas as convocações feitas o beneficiário não fizer o recadastramento, o INSS emite um Edital para cientificar o beneficiário sobre a suspensão do benefício.

Se o beneficiário comparecer na APS após a suspensão do benefício: REATIVAÇÃO DO BENEFÍCIO: Se o beneficiário comparecer na APS após a suspensão do benefício: Atualiza dados; Reativa o benefício; Libera valores devidos.

DISTRIBUIÇÃO DOS BENEFÍCIÁRIOS POR BANCO – 1ª ETAPA DO RECADASTRAMENTO

BASES DO CONVÊNIO CONTAG / INSS VISANDO O RECADASTRAMENTO: O INSS fornecerá a listas dos associados à CONTAG que necessitam atualizar os dados cadastrais junto a rede bancária (número e espécie do benefício, o órgão pagador, nome do banco e n.º da agência bancária, o município onde o beneficiário recebe o benefício). O INSS disponibilizará para a CONTAG os dados cadastrais atualizados dos beneficiários associados.

Número de Beneficiários Rurais que farão recadastramento na 1ª Etapa: aproximadamente 900 mil. Número de Beneficiário filiados ao MSTTR que deverão fazer o recadastramento na 1ª Etapa e que autorizam o desconto da contribuição direta do benefício: 235.464 Beneficiários

OBSERVAÇÕES GERAIS: O Censo não poderá gerar despesas para os beneficiários. Dessa forma, não será permitido efetuar cobranças de taxas dos beneficiários. O formulário para o recadastramento estará disponível na internet e nas agências bancárias. Deve o representante do Sindicato procurar os Bancos nos municípios e apanhar os formulários visando atender aos beneficiários.