Laboratório – Check List

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Planejamento Estratégico metodologia
Advertisements

Estudando com ProfªSimony
Estudando com Profª Simony
BENCHMARKING.
GESTÃO VOLTADA PARA A EXCELÊNCIA
Planejamento Estratégico Financeira Foco de Atuação Partes Interessadas Sustentação Estimular voluntariado Promover a educação continuada.
Práticas de Apoio à Gestão
Contabilidade Sistemas de Informação
Gestão Integrada de Negócios
Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização
A Responsabilidade Corporativa Natura
Gestão de Mudanças 1.
Referencial Rumo à Excelência
2006 PREMIO QUALIDADE AMAZONAS MODELO PARA RELATÓRIO
Atividades e projetos : valorização e integração com a Rede QPC
PROCESSO DE PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
REFERENCIAIS COMPARATIVOS
Modelo de Excelência da Gestão
Compromisso e Rumo à Excelência
ALUNAS: Aghata, Ana Paula, Raquel e Tatiana
Aplicação do QFD Para Desenvolver Produtos Estratégicos
Prof. Luciel Henrique de Oliveira
PROIMPE Programa de Estímulo ao Uso de Tecnologia da Informação em Micro e Pequenas Empresas (MPE)
Apresentação sobre Modelo de Excelência em Gestão Pública MEGP
PROFa. Ms. HELY APARECIDA ZAVATTARO
MISSÃO, VISÃO E VALORES.
RELATÓRIO ANUAL DE GESTÃO E AVALIAÇÃO DO PLANO Brasil, 2007 UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA INSTITUTO DE SAÚDE COLETIVA - UFBA Departamento Saúde Coletiva.
BENCHMARKING.
Modelo de Excelência em Gestão
Marco Doutrinal e Marco Operativo
Empreendedorismo e Startups
Universidade de Brasília Faculdade de Ciência da Informação Profa. Lillian Alvares.
Teorias Modernas de Gestão
Trabalho de Qualidade de Software
Reunião do Comitê Temático de Rede de Disseminação, Informação e Capacitação do Fórum Permanente das Micro e Pequenas Empresas 10 agosto 2011 Brasília-DF.
Direcção Regional de Organização e Administração Pública
RMP Consultoria de Negócios
CONVERSOU EM CASA, ANTES DE VIR? QUEM VEIO PARA VER MÁGICA, ERROU O DESTINO.
Curso Superior de Tecnologia em Radiologia Gestão da Qualidade Rumo à Excelência
TECNOLOGIAS DE GESTÃO ORGANIZACIONAL (TGO)
Como contribuir para a melhoria da gestão das Instituições de Ensino Superior (IES) Abril/2008.
Práticas de Apoio à Gestão
ISO NBR Eduardo Silvestri Ribeiro
Profa.Ms. Maria Cristina Pavan de Moraes
Gestão de Mudanças.
EDUCAÇÃO PARA A RESPONSABILIDADE SOCIAL
INTRODUÇÃO Problema de Pesquisa: O segmento têxtil e confecção tem enfrentado desafios para elevar sua produtividade, reduzir custos, garantir a qualidade.
1 TEORIA DE ADMINISTRAÇÃO FUNÇÃO PLANEJAMENTO Prof. Mauri Cesar Soares Março 2006.
Planejamento Estratégico
Instrutor: Objetivos do Workshop:.
Fundamentos de Gestão N. Tadachi Takashina.
Professor Eliomar B. Furquim Maio/2012
Processo do Negócio Empresarial: Alinhando a Organização e as Pessoas.
1 ENCONTRO COM EMPRESÁRIOS
PROF. Ms. DELANO GURGEL DO AMARAL. A Estruturação das Soluções dos Treinamentos ou cursos de curta duração, são Customizadas, combina diferentes eixos.
Programa Soluções Tecnológicas
BSC Jefferson Bueno.
Super Visão !!!. Construindo retornos positivos A crítica é parte fundamental do processo que visa orientar as pessoas a apresentarem comportamento.
Classificando as competências
Prof. Jorge Carneiro Metodologia de Pesquisa 1 Checklist sugestivo para a condução de um projeto de pesquisa Este check list está dividido em duas partes:
Programa criado em Apoio ao programa: Ministério da Ciência e Tecnologia da Finep Banco Interamericano de Desenvolvimento Universidades e Governo.
PRÁTICA PROFISSIONAL E ESTÁGIO SUPERVISIONADO
O que é o Prêmio MPE Brasil? É um reconhecimento concedido, anualmente, às micro e pequenas empresas que se destacam em suas categorias cuja atuação sirva.
Disciplina: Direção Estratégica
Gestão Estratégica de Negócios
SISTEMA DE GESTÃO ECONÔMICA Cínthia - Diego - Jaqueline - Karen - Luciane Universidade Tecnológica Federal do Paraná Departamento Acadêmico de Gestão e.
Avaliação de desempenho Como mensurar o desempenho humano nas organizações.
2ª REUNIÃO DO FNG (Agosto/2013) GT - INDICADORES Análise dos 3 Indicadores selecionados pelo GT-Indicadores do FNG para serem monitorados pelos Ministérios.
PLANO DE NEGÓCIOS Plano de Marketing.
Laboratório – Check List
Transcrição da apresentação:

Laboratório – Check List MPE – No Caminho da Excelência da Gestão Laboratório – Check List

O Problema As MPE, mesmo as mais destacadas em práticas de gestão, ganhadoras do Prêmio Superação Empresarial, possuem níveis insipientes de maturidade que lhes permita utilizar as informações advindas dos relatórios de avaliação no seu processo de melhoria de forma otimizada.

Situação Muito embora os critérios de avaliação de gestão já estejam escalonados em níveis graduais de complexidade, os critérios mais elementares, Compromisso com a Excelência (250 pontos), ainda representam desafio distante da realidade das MPE, gerando desmotivação que se constitui em obstáculo à conquista de tais organizações para o movimento de melhoria da gestão.

O Caminho para a Excelência Classe Mundial Nível de Maturidade Estado da Arte Excelência – PNQ - 1000 pontos Rumo à Excelência – Nível II - 500 pontos Curva de Desenvolvimento da Gestão Implementando as práticas de gestão Compromisso com a Excelência – Nível I - 250 pontos Critérios MPE’s Esforço

Nível de Exigência dos Fatores de Exame – Análise Comparativa entre os Instrumentos

O Projeto Foi desenvolvida pelo IPEG a ferramenta Check List com a finalidade de permitir às MPE com algum grau de maturidade na gestão, prosseguirem na busca da excelência Como piloto a ferramenta foi aplicada, na parceria SEBRAE/IPEG, em 4 MPE, sendo 3 vencedoras do Prêmio Superação Empresarial e 1 vencedora do Prêmio Mulher de Negócio

Instrumento de Referência

Correspondência Critérios de Avaliação de Gestão Liderança Sistema de Liderança e Planejamento Estratégias e Planos Clientes e Mercado Gestão de Clientes, Mercado e Sociedade Sociedade Gestão de Pessoas Informações Pessoas Gestão de Processos Processos Resultados 250 pontos

Práticas de Gestão – IPEG 250 pontos

Resultados – IPEG 250 pontos

Estrutura CRITÉRIO PONTUAÇÃO PERCENTAGEM 1. Sistema de Liderança e Planejamento 70 pontos 28% 2. Gestão de Clientes, Sociedade e Mercado 80 pontos 32% 3. Gestão de Pessoas 50 pontos 20% 4. Gestão de Processos Total 250 pontos 100%

A ferramenta Check List

Característica da Ferramenta Linguajar simplificado nos requisitos investigados Três opções de resposta: Sim, Não, Parcialmente para cada requisito Sugerido conjunto mínimo de indicadores para balizar a gestão Emissão imediata de relatório com as lacunas nas práticas e nos resultados da organização, sugerindo plano de melhoria por critério

Check List – Pesquisa de Adequação 4 MPE, sendo 3 delas ganhadoras do Prêmio Superação Empresarial e 1 ganhadora do Prêmio Mulher de Negócio A ferramenta foi aplicada nas empresas de forma participativa – mês de agosto 2008 Após, foi realizada pesquisa junto aos dirigentes referente à aplicabilidade da ferramenta Check List

Resultado da Pesquisa Pergunta ROM Vanesa Laborsan Conlicitação 1.Você acha que após a jornada do Prêmio Superação sua empresa precisa de orientação para continuar no caminho de crescimento da gestão? 3 5 4 2. É conveniente a ajuda do SEBRAE/IPEG? 3.Com a apresentação da ferramenta Check-List ficou claro o propósito de facilitar o caminho de progressão da qualidade da gestão de sua MPE? 4. A ferramenta se mostra aplicável aos objetivos de crescimento das MPE? 5.Você considera que a ferramenta do Check-List é de fácil utilização? 6.A ferramenta consegue retratar a realidade da gestão de sua organização como um todo? 7.As conclusões gerais sobre as práticas da gestão são adequadas para promover a melhoria desejada? 8. A pontuação apresentada sobre o grau de maturidade de sua gestão pode ser útil no processo de melhoria? 9. As conclusões gerais sobre os resultados da gestão são adequadas para promover a melhoria desejada? 10. A pontuação apresentada sobre o grau de maturidade de sua gestão pode ser útil no processo de melhoria? 11. As Oportunidades de Melhoria e Pontos Fortes relatados para as práticas refletem a realidade e conduzem ao desenvolvimento de sua gestão? 12. O relatório que aponta os indicadores existentes e os ausentes demonstra a real necessidade da gestão? 13. Sua organização teria interesse em participar de um programa orientado para busca da excelência da gestão?

Resultado da Pesquisa

Resultado da Pesquisa

Manifestações Livres Melhores Características Acompanhamento e orientação ao empresário Possibilidade de auxílio na implementação das melhorias verificadas Percepção da necessidade de indicadores e de planos de metas Compreensão das oportunidades de melhorias Visão do desempenho da empresa Fácil entendimento da ferramenta Possibilidade de estabelecimento de meta de melhoria Embora represente desafio, não é um passo exageradamente exigente para sua implementação

Conclusões A ferramenta check List mostrou-se adequada à finalidade de permitir às MPE prosseguirem no crescimento da gestão após a metodologia do Prêmio Superação Empresarial Os empresários manifestaram desejo de utilizar com o devido acompanhamento A plataforma utilizada, em princípio, mostra-se adequada pela facilidade de uso e universalização da disponibilidade técnica È preciso um trabalho de construção de uma matriz de produtos para viabilizar os planos de melhoria decorrentes