Roteiro de Pesquisa Roteiro NÃO é questionário

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
TÉCNICAS DE MEDIAÇÃO EMAGIS,TRF 4a.Região, 2007 HENRIQUE GOMM NETO.
Advertisements

PROJETO DE JOIAS Apresentação
MARKETING DE SEGMENTOS
O objetivo e a Justificativa do estudo
GRUPO FOCAL Para que serve?.
PROJETO DE INTERFACE Projeto de Interfaces entre componentes do software Projeto de Interfaces entre software e outros produtores e consumidores de informação.
Prof.a Andréia Chagas Pereira
PLANEJAMENTO DE CAMPANHA
Técnica ou Comportamento
Modelo Genérico do Comportamento de Compra
Comunicação.
Quantitativa e Qualitativa Marketing/Produto/Serviço
Definição e critérios de elaboração
Feedback Realimentação ou retroalimentação
Campanha Publicitária
PRÉ-HISTÓRIA PROPAGANDA E CONSUMO.
PERFIL DA PESQUISA DE MARKETING NA TOMADA DE DECISÕES
Pesquisas Diego Bolsi Martins
DIFERENCIAIS A boneca Barbie da empresa Mattel, é conhecida no mundo todo, ícone feminino e sinônimo de diversão e moda.Feita da melhor qualidade.
Briefing relacionamento com o cliente
O impacto da informações sobre sustentabilidade no jovem universitário
Propaganda a Alma do Negócio
Questionário Sociolinguístico
PROFUNDAS TRANSFORMAÇÕES
Entrevista Prof.ª Ms. Otília Loth.
Objetivos do Comportamento do Consumidor
2.1. O USO MERCADOLÓGICO DA DISCUSSÃO EM GRUPO c
Quanto de influência tem os amigos na formação da auto imagem das garotas?
METODOLOGIA DE PESQUISA PESQUISAS QUALITATIVAS X QUANTITATIVAS
Pesquisa de Mercado A mais poderosa ferramenta de marketing.
Pesquisas e Sistemas de Informação de Marketing
De onde tirar as ideias?.
Desenvolvimento Publicitário
Emprego e Função Sintática dos Pronomes Relativos
Grupo Focal Material apresentado de discutido na disciplina Avaliação de serviços e programas de saúde[senso estrito] Dpto de epidemiologia e métodos quantitativos.
Coletando informações
Conflito e Negociação Objetivo: Compreender a maneira pela qual diferentes fatores influenciam as relações interpessoais e como administrar os conflitos.
Colaboração e co-criação em redes sociais. Retomando Na última aula, vimos que o conteúdo em uma rede social deve: Ter conteúdo atrativo Ter conteúdo.
ASSOCIAÇÃO INTERNACIONAL DOS HOMENS COMPROMETIDOS (A.I.H.C.)
ADMINISTRAÇÃO DE PROJETOS
Comportamento do consumidor
O quê. Por quê. Para quê. Para quem. Com o quê. Com quem. Onde. Como
Código de Ética dos TILS
Comportamento do consumidor
MARKETING PESSOAL E TÉCNICAS DE NEGOCIAÇÃO
Técnicas de Coleta de Dados
DESENVOLVENDO OS PRODUTOS E SERVIÇOS
INTERFACE HOMEM-MÁQUINA
PROJETO DE ESTÁGIO - METODOLOGIA
Composição e apresentação da embalagem
Comportamento do Consumidor
Prof. Gabriela LottaPMCS Apresentação da disciplina e introdução Problemas Metodológicos em Ciências Sociais.
ENTREVISTA NÃO ESTRUTURADA
Pesquisa de Mercado&Comportamento do consumidor
Lafayette B. Melo – CEFET-PB - COINFO Avaliações analíticas Entrevistas Questionários Revisões do especialista (inspeções) Revisões do especialista (walktroughs)
Questionário é tão somente um conjunto de questões, feito para gerar os dados necessários para se atingir os objetivos do projeto. Para se elaborar um.
Profa.: MAYNA NOGUEIRA.  Os negociadores fazem antes de se sentarem à mesa.  Precursores para se alcançar uma negociação: planejamento e estratégia.
Estratégias de Promoção
Criação da marca.
Entrevista.
Memórias 5º ano - Itaim Maria Do Carmo Cordeiro Pelegrini.
O USO DAS EMOÇÕES NAS VENDAS: Como vender mais para o consumidor final e profissionais de arquitetura FLAVIA MARDEGAN As 4 Etapas Principais Para Se Criar.
Coleta de dados de pesquisa acadêmica: Entrevista e Questionário
Educação Financeira para crianças e Jovens
Marketing Plan Aplicados à Eventos Carlos Dell´Aglio FMU TECNOLOGIA EM EVENTOS TECNOLOGIA EM EVENTOS.
Pesquisa Qualitativa CONHECIMENTO:
Questionário (Básico) Autor: Skyup Informática. Atividade - Questionário O módulo permite criar uma série de questões, que deverão ser respondida pelos.
PROJETO DE PESQUISA Pesquisa Social.
TÉCNICAS DE FECHAMENTO E CONTRA OBJEÇÕES As melhores táticas para conseguir mais negócios.
Pesquisa de Mercado Profª. Ms. Rosani Gardin.
Transcrição da apresentação:

Roteiro de Pesquisa Roteiro NÃO é questionário Quali não pretende mensurar dados, e sim mapear tendências e padrões de comportamento, avaliar percepções, obter opiniões Itens/ questões abertas – permitem respostas em profundidade  em forma de áreas de abordagem e/ ou de perguntas [conforme preferência do moderador] Utilização das técnicas projetivas  cuidado com a adequação.

Como fazer... MODELO GENÉRICO APRESENTAÇÃO (Moderador, Entrevistados, Forma de trabalho, Instituto) AQUECIMENTO/CONTEXTO (um pouco da história do entrevistado, rotina de vida, valores) RELAÇÃO COM A CATEGORIA (produtos que compra, por que compra, relacionar com hábitos, costumes, desejos e necessidades) RELAÇÃO COM PRODUTOS/ MARCAS (conhecimento,preferências, opiniões) OBJETO PRINCIPAL DO ESTUDO (avaliação de um conceito, produto, posicionamento)

PRELIMINARES, ÁREAS SECUNDÁRIAS CUIDADO: TEMPO DEMAIS NAS Como fazer... AQUECIMENTO/CONTEXTO (um pouco da história do entrevistado, rotina de vida, valores) APRESENTAÇÃO (Moderador, Entrevistados, Forma de trabalho, Instituto) RELAÇÃO COM A CATEGORIA (produtos que compra, por que compra, relacionar com hábitos, costumes, desejos e necessidades) RELAÇÃO COM PRODUTOS/ MARCAS (conhecimento,preferências, opiniões) OBJETO PRINCIPAL DO ESTUDO (avaliação de um conceito, produto, posicionamento) PRELIMINARES, ÁREAS SECUNDÁRIAS CUIDADO: TEMPO DEMAIS NAS

ROTEIRO DE DISCUSSÕES EM GRUPO Modelo roteiro   ROTEIRO DE DISCUSSÕES EM GRUPO PROJETO CLÁSSICO     OBJETIVOS: ATUALIZAR, MODERNIZAR A EMBALAGEM DE UMA MARCA DE CREAM CHEESE MATERIAL:  chart com novo design de embalagem e logos   momento de apresentar estímulos no roteiro SEQUÊNCIA DO ROTEIRO/ ORDEM DE ESTÍMULOS: AQUECIMENTO 1. ASSOCIAÇÕES ESPONTÂNEAS COM A CATEGORIA/ MARCAS PRINCIPAIS 2. AVALIAÇÃO NOVAS ALTERNATIVAS DE DESIGN DE EMBALAGEM `CLÁSSICO ` 3. AVALIAÇÃO LOGOS 4. NOVA EMBALAGEM X CONCORRÊNCIA

Modelo roteiro AQUECIMENTO  Instituto, Técnica, Participantes, Composição Familiar, Dia-a-dia, Lazer.    I. ASSOCIAÇÕES ESPONTÂNEAS COM A CATEGORIA/ MARCAS PRINCIPAIS Associações Espontâneas: Quando eu falo cream cheese o que vem à cabeça de vocês? Personalidade da marca: PERSONIFICAÇÃO CLÁSSICO Se fosse uma pessoa, quem CLÁSSICO seria: Levantar: características físicas/ dados demográficos personalidade, temperamento profissão estilo de vida vida social estilo de roupa/ como se veste família carro tipo de relação que teria com ele sentimento principal em relação a essa pessoa etc  Levantar com o grupo os valores da marca [ Flip chart] Lembrança da embalagem atual de CLÁSSICO [ESPONTÂNEO]: elementos mais retidos  

Modelo roteiro   2. AVALIAÇÃO NOVAS ALTERNATIVAS DE DESIGN DE EMBALAGEM CLÁSSICO    [SEM MENCIONAR QUE SE TRATA DE NOVO DESIGN DE EMBALAGEM/RÓTULO `VOU MOSTRAR UMA EMBALAGEM PRA VOCÊS...`] Reações Iniciais, Primeiras Impressões  O que passou pela cabeça, sentiram ao ver esta embalagem? [VERIFICAR PERCEPÇÃO ESPONTÂNEA DE NOVIDADE  SÓ EMBALAGEM OU PRODUTO TAMBÉM? ] [DIZER QUE É UMA EMBALAGEM, AINDA EM TESTE, NÃO FINALIZADA] Receptividade Geral: O que acham da nova embalagem de CLÁSSICO? [BEM ABERTO]. Áreas de agrado e desagrado.

Modelo roteiro   2. AVALIAÇÃO NOVAS ALTERNATIVAS DE DESIGN DE EMBALAGEM CLÁSSICO Entendimento da nova proposta/ novo conceito de design de embalagem: Como interpretam o que se pretende comunicar: Qual foi a intenção do fabricante, o que ele quis dizer para as consumidoras ao desenhar esta nova embalagem?        [USAR FLIP CHART]  [ESCONDER O BOARD] Atributos Percebidos: se tivessem que contar para uma amiga como é essa nova embalagem, como descreveriam? como se caracteriza esta nova embalagem? Para cada atributo acima, aprofundar vantagens e benefícios associados Atratividade: O novo conceito ` fala com elas`, é atrativo? De que modo, em que sentido?

Modelo roteiro   2. AVALIAÇÃO NOVAS ALTERNATIVAS DE DESIGN DE EMBALAGEM CLÁSSICO  Relevância do novo conceito para as participantes  Mobilização, Ganhos: Que importância tem pra elas a nova embalagem, uma embalagem com estas características? [ATENÇÃO: DIFERENÇAS ENTRE USUÁRIAS E NÃO USUÁRIAS DA MARCA] Exercício da marca/nova embalagem na gôndola [A CONSUMIDORA NO LUGAR DA EMBALAGEM] Como ela está se sentindo `com essa roupa`? O que pensa? O que acha que as pessoas pensam quando olham para ela? O que a nova embalagem diz a respeito da marca CLÁSSICO? - O que agrega à imagem da marca CLÁSSICO? E o que transforma em CLÁSSICO? NOVO EXERCÍCIO DE PERSONIFICAÇÃO DA MARCA CLÁSSICO  À PARTIR DA MUDANÇA DE EMBALAGEM  Como fica a marca CLÁSSICO agora? Que traços/ características ela perde e quais passa a ter?      

Modelo roteiro  2. AVALIAÇÃO NOVAS ALTERNATIVAS DE DESIGN DE EMBALAGEM CLÁSSICO EXERCÍCIO DO BALÃO USANDO VALORES CITADOS NO INÍCIO, ANTES DE VER EMBALAGENS [RETOMAR FLIP CHART]: PEDIR PARA O GRUPO ACRESCENTAR CARACTERÍSTICAS DESTA EMBALAGEM DE CLÁSSICO –  AGREGAR NO FLIP CHART   propor um jogo de imaginação no qual todos os presentes encontram-se num balão que, ao invés de continuar subindo, está caindo por causa do peso das palavras  as palavras são as características de CLÁSSICO solicitar então que sejam jogadas para fora do balão as palavras dispensáveis, guardando-se as 7 características mais importantes e essenciais, sem as quais a marca nao existe, permitindo assim que o balão flutue entender a razão da permanência de cada uma das 7 palavras e da dispensa de cada uma das outras Avaliação final de aspectos formais da nova alternativa de embalagem [design/ rótulo]  composição/ conjunto, cartela de cores, iconografia [ilustração/ fotos] verificar harmonia, agrado, adequação à categoria e à marca -         

Modelo roteiro   2. AVALIAÇÃO NOVAS ALTERNATIVAS DE DESIGN DE EMBALAGEM CLÁSSICO Avaliação final de aspectos formais da nova alternativa de embalagem [design/ rótulo]  composição/ conjunto, cartela de cores, iconografia [ilustração/ fotos] verificar harmonia, agrado, adequação à categoria e à marca -  verificar modernidade  aspectos e elementos que traduzem modernização -  verificar rupturas  Grau de mudança: ligeira, média, acentuada? Descaracteriza a embalagem/ afeta o reconhecimento e a identidade da marca?

Modelo roteiro 3. AVALIAÇÃO LOGOS   3.     AVALIAÇÃO LOGOS AVALIAÇÃO DAS 4 OPÇÕES DE LOGO, VERIFICANDO PARA CADA VERSÃO: [MONÁDICA E RODÍZIO - EXPLORAR ITENS ABAIXO PARA O PRIMEIRO LOGO MOSTRADO] Impressões Gerais Likes e Dislikes, Pontos fortes e Fracos Idéias e conteúdos comunicados Aspectos Formais: cores, icones Adequação à imagem da marca Adequação à idéia de modernidade [que se pretende agregar à marca] Nível de Ruptura em relação à embalagem atual [por imagem]/ imagem da marca: ligeira, média, acentuada Nível de identificação e adesão

Modelo roteiro 4. NOVA EMBALAGEM X CONCORRÊNCIA   4.     NOVA EMBALAGEM X CONCORRÊNCIA [ESTÍMULO VERBAL  AVALIAÇÃO POR IMAGEM/ LEMBRANÇA DE EMBALAGEM DA CONCORRÊNCIA] Avaliação das novas embalagens x embalagens da concorrência  comparando com a embalagem das outras marcas de cream cheese que conhecem/ usam, como se comportam as novas embalagens de CLÁSSICO? Como se diferenciam das outras? Onde ganham, onde perdem? AGRADECER E ENCERRAR

Roteiro básico de pesquisa de comunicação Privilegiar as reações espontâneas, sem interferência de atitudes e valores mencionados anteriormente Inverter ordem convencional APRESENTAÇÃO (Moderador, Entrevistados, Forma de trabalho, Instituto) AQUECIMENTO/CONTEXTO (um pouco da história do entrevistado, rotina de vida, valores) OBJETO PRINCIPAL DO ESTUDO (avaliação de um conceito, campanha) RELAÇÃO COM PRODUTOS/ MARCAS (conhecimento,preferências, opiniões) Se necessário RELAÇÃO COM A CATEGORIA (produtos que compra, por que compra, relacionar com hábitos, costumes, desejos e necessidades)

Exercício Roteiro de pesquisa de comunicação