Orientação DEMP/SEM/SB nº 01/2009 de 11 de dezembro de 2009.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Centro de Estudos de Línguas – CEL EE Prof Henrique Morato Matão - SP
Advertisements

Centro de Estudos de Línguas – CEL
As leis e o ensino de filosofia
PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
24. Caberá ao professor lotado na Sala de Tecnologias:
agosto/2011 SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO
ENSINO MÉDIO POR BLOCOS DE DISCIPLINAS SEMESTRAIS
O que é o SAEP? Uma avaliação externa realizada com alunos do Ensino Fundamental, Ensino Médio Regular e da Educação Profissional Integrada ao Ensino Médio.
Orientação Técnica: professoras de salas de recurso
ENSINAR INGLÊS HOJE: DIFERENTES CONTEXTOS, DIFERENTES DESAFIOS?
Adequações/Adptações Curriculares
LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO NACIONAL (LEI Nº 9.394/906)
Res. SE 11, de , alt. pela Res SE 31/2008 Dispõe sobre a educação escolar de alunos com n.e.e. nas escolas da rede estadual... Art. 2º - Os alunos.
REGIME DE COLABORAÇÃO: OS MUNICÍPIOS, O ESTADO E A UNIÃO
Secretaria de Educação Básica
SISTEMAS DE ENSINO.
VIVA A ESCOLA O Programa Viva a Escola, instituído pela Resolução no 3683/08 e regulamentada pela instrução Normativa no 017/08, concebe como política.
Legislação.
CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS
MAPA CONCEITUAL DE FORMAÇÃO INTERCULTURAL DE EDUCADORES INDÍGENAS - FIEI Esse mapa conceitual foi desenvolvido por Roseane Pina com objetivo de reunir.
ATRIBUIÇÃO DE CLASSES E AULAS
CAA / DER LESTE 1 REUNIÃO DE 04/07/2011
Organização Curricular
O que é o SAEP? Uma avaliação externa realizada com alunos do Ensino Fundamental, Ensino Médio Regular e da Educação Profissional Integrada ao Ensino Médio.
Reunião de Professores(as) de LEM 26/03/13
Proposta de Resolução secretaria de educação profissional e tecnológica ministério da educação brasília, agosto de 2010.
Recuperação Paralela Língua Portuguesa e Matemática Oficina Pedagógica – LESTE 5.
Deliberação CEE nº 77/08 Currículo do Ensino Fundamental e Médio na LDB A Lei Federal 9394/1996 define:” os currículos do ensino fundamental e médio devem.
CURSOS TÉCNICOS DE NÍVEL MÉDIO E FORMAÇÃO DE DOCENTES
EDUCAÇÃO ESPECIAL - É a modalidade de educação escolar, oferecida preferencialmente na rede regular de ensino, para pessoas com necessidades educacionais.
O Sistema Confea/Crea e a Resolução 1.010/2005
Uma proposta de mudança
Curso de Especialização em Educação a Distância
PROJETO DE CURSOS INTEGRADOS
Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional
CRITÉRIOS DE ESCOLHA DE TURMAS 2013/2014 APRESENTAÇÃO DE RESULTADOS
Análise Plano de Carreira PROMOÇÃO Matriz Curricular do Ensino Médio Três Ciclos.
Reunião de Professores Coordenadores – Leste 2
Educação – Compromisso de São Paulo PROCESSO ANUAL DE ATRIBUIÇÃO
DA LEGISLAÇÃO EDUCACIONAL
MAPA CONCEITUAL DO CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA
MEC SECRETARIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA NOVEMBRO
Semana de Planejamento Pedagógico 2008/2 CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE GOIÁS Semana de Planejamento Pedagógico 2008/2 DIRETORIA DE DESENVOLVIMENTO.
Alunos: Hebert Coutinho Matheus Z. Goulart Sergio Campos
Projeto de Apoio à Aprendizagem
Formação complementar De acordo com a versão curricular Opções: - Administração de Sistemas e Instituições de Ensino - Educador Social - EJA –
1) Somente instituições públicas podem oferecer cursos a distância? 1) Somente instituições públicas podem oferecer cursos a distância? R: Não. O ato de.
Profº André Maia INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO SUPERIOR (IES) 1ª SÉRIE DE ENFERMAGEM – NOITE Aula - 02.
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO SUPERINTENDÊNCIA DA EDUCAÇÃO
Contexto - as exigências criadas pelas mudanças econômicas e sociais resultantes de um mundo globalizado, dos avanços científicos e tecnológicos e do papel.
NOVO CURRÍCULO DE LICENCIATURA EM LETRAS Informações auxiliares para os alunos ingressantes em 2006 e 2007.
Universidade Federal do Rio Grande do Sul Instituto de Matemática Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática Mestrado Profissionalizante em Ensino.
Formação Complementar. Formação complementar De acordo com a versão curricular 2009 De acordo com a versão curricular 2009 Opções na FaE são:  Administração.
NOVO CURRÍCULO DE LICENCIATURA EM LETRAS Informações auxiliares para os alunos ingressantes em 2006 e 2007.
ESTÁGIOS.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA COMPROMISSO PELO ENSINO MÉDIO INTEGRAL.
CELEM: uma realidade no ensino de espanhol
Resultados da Rede Estadual do SARESP Secretaria de Estado da Educação CIMA – Coordenadoria de Informação, Monitoramento e Avaliação Educacional.
Prática como Componente Curricular
CAPACITAÇÃO COORDENADORES DE CURSO 26/04/2010. Conteúdo Atribuições do Coordenador Funcionamento do Curso Articulação Acadêmica Projeto Pedagógico e Currículo.
CGEB Coordenadoria de Gestão da Educação Básica
Plano Nacional de Educação Metas do PNE/PEE Plano Estadual de Educação
Bases Legais Resoluções CEB/CNE 03/2010 CEB/CEE 239/2011.
24/02/2016Acolhimento dos novos docentes Diretoria Acadêmica - DAC.
Conheça as 20 metas aprovadas para o Plano Municipal da Educação _PME
10 de junho de VDPG.  Objetivo ◦ Avaliar o processo de construção e desenvolvimento do estágio em docência na ENSP, tendo como parâmetro o 1º.
C OORDENAÇÃO G ERAL DE E DUCAÇÃO B ÁSICA A TUALIZAÇÃO DOS PPCS PARA 2016 Pedagoga Msc. Gleice Izaura da Costa Oliveira
Formação complementar De acordo com a versão curricular 2009 Opções: - Administração de Sistemas e Instituições de Ensino - Educador Social - EJA – Educação.
PACTO NACIONAL PELO FORTALECIMENTO DO ENSINO MÉDIO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA.
Transcrição da apresentação:

Orientação DEMP/SEM/SB nº 01/2009 de 11 de dezembro de 2009. Orienta a inclusão da Língua Espanhola nos currículos plenos do ensino médio como disciplina de oferta obrigatória pela escola e de matrícula facultativa para o aluno, considerando o que dispõe a Lei nº 11.161, de 5 de agosto de 2005.

A Superintendência de Ensino Médio e Profissional, considerando a necessidade de as unidades da rede estadual de ensino adequarem suas propostas curriculares ao que dispõe a Lei nº 11.161, de 5 de agosto de 2005, quanto à obrigatoriedade da oferta da Língua Espanhola nos currículos plenos do ensino médio, como disciplina de oferta obrigatória pela escola e de matrícula facultativa para o aluno, presta as seguintes orientações:

O ensino da Língua Espanhola, de oferta obrigatória pela escola e de matrícula facultativa para o aluno, será implantado nos currículos do ensino médio das escolas da rede estadual de ensino para os alunos com matrícula inicial no ensino médio em 2010. Se a Língua Espanhola for eleita como língua estrangeira moderna obrigatória, uma segunda língua passará a ser considerada de caráter optativo. (inciso III do art. 36 da LDB).

A Língua Espanhola, se escolhida pela comunidade escolar como língua estrangeira moderna obrigatória, deixará de constituir matrícula facultativa para o aluno e deverá ser oferecida no horário regular de aula do aluno. Obs: Nesse caso, a organização curricular do ensino médio, em 2010, deverá obrigatoriamente contemplar, no 1º ano, 2 (duas) aulas de Língua Espanhola, de matrícula obrigatória para o aluno.

A Língua Estrangeira Moderna em caráter opcional deverá ser ofertada a turmas constituídas de no mínimo 25 (vinte e cinco) alunos, no contra turno em que o aluno estiver matriculado ou no 6º horário do turno diurno. As aulas de Língua Espanhola deverão ser atribuídas a docentes portadores de registro profissional, obtido em curso de Licenciatura em Letras, com habilitação específica em Espanhol.

Se a oferta de profissionais portadores de registro profissional não for suficiente para atender às necessidades, poderão ser designados, com vínculo precário, professores habilitados em curso de Licenciatura em Letras sem habilitação específica, porém com proficiência em Língua Espanhola. Esse profissional deve comprovar domínio de habilidades na língua em nível básico ou intermediário. Para implantação da Língua Espanhola nos currículos do ensino médio, as unidades da rede estadual de ensino devem adequar suas propostas pedagógicas às normas da Secretaria de Estado de Educação expressas nesta Orientação.