Orientadora: Rosane Aragon de Nevado

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
TROCA DE SABERES ENTRE O PET CNX EDUCOMUNICAÇÃO E O GESTAR II
Advertisements

PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
Encontro com professores
GRUPO 4 Coordenadora: Hilda Participantes:
DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO BÁSICA
PROGRAMA de Educação pelo Trabalho para a Saúde – PET/SAÚDE/UFPE
EJA vem se expandindo no país, ocupada por professores sem uma formação específica
DEMANDAS E POTENCIALIDADES DO PROEJA NO ESTADO DO PARANÁ
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DO CEARÁ CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DO PARÁ PROJETO DE COOPERAÇÃO.
Formação Continuada de Professores Para Educação a Distância
  Ana Carolina Castelli da Silva
Elisa Maria de Assis
Fundação Roberto Marinho
Pedagogia da pesquisa-ação
Fabiana Aparecida Franco Rodrigues Bolsista da Capes/ Observatório.
O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO PONTO DE VISTA EMANCIPADOR
A PSICOPEDAGOGIA INSTITUCIONAL EDUCACIONAL
Secretaria de Estado da Educação Departamento de Educação Básica
Contexto de Educação a Distância
1-Como organizar-se/montar-se uma Clinica
Referências.
Antonio R. Navarro Campos do Jordão, 2008
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA CENTRO DE EDUCAÇÃO FÍSICA E DESPORTOS LABORATÓRIO DE PESQUISA E ENSINO DO MOVIMENTO HUMANO CONSIDERAÇÕES INICIAIS METODOLOGIA.
Graduação em Docência Universitária: Métodos e Técnicas
Mediação e Relações Pedagógicas
PRÁTICAS TUTORIAIS EM EAD: REFLEXÕES ACERCA DA RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO
FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES A DISTÂNCIA
LICENCIATURA EM LETRAS-PORTUGUÊS UAB – UNB
O PLANEJAMENTO ESCOLAR
Curso de Pedagogia _ Gestão e Tecnologia Educacional
Aldenes Dias Batista Marcinete Duarte da Silva
ENSINO MÉDIO POLITÉCNICO ENSINO MÉDIO-CURSO NORMAL
Práticas de leitura, escrita e oralidade no contexto social
Pesquisas sobre formação do professor reflexivo
PEDAGOGIA: INTERLOCUÇÕES ENTRE FORMAÇÃO, SABERES E PRÁTICAS
PENSANDO A FORMAÇÃO DE FORMADORES NA UFMS
II ENCONTRO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES I SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DO PIBID UNIUBE “A multiculturalidade nos diferentes tempos e espaços de aprendizagens”
Dr. Adriano S. Coelho; Ms. Andressa de Oliveira; Esp. Filipe Piazzi
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
Aprendizagens em Arte Coordenadora
PIBID E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: DESAFIOS E POSSIBILIDADES
VIDEOCONFERÊNCIA: reprodução ou inovação em Educação a Distância (EAD)? Valéria Ribeiro de Carvalho Tavares Valéria Ribeiro de Carvalho Tavares –
Thais Josiani Silva Facio Profª. Drª. Lizete Maria Orquiza de Carvalho Orientador(a) UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA – UNESP FEIS – FACULDADE DE ENGENHARIA.
A Educação Matemática como Campo Profissional e Científico
Universidade Federal de Uberlândia
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Campus “Luiz de Queiroz” - PUEA
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL FACULDADE DE EDUCAÇÃO Curso de Licenciatura em Pedagogia - Modalidade a Distância Pólo Gravataí- Eixo V
ESTÁGIO SUPERVISIONADO 1
OAPI I - LUCILA PESCE - PLANEJ. EDUC. PETROBRÁS
1 Universidade Federal do Rio Grande do Sul Faculdade de Medicina Programa de Pós Graduação em Ciências Cardiológicas Linha de pesquisa Educação e Saúde.
Universidade de São Paulo - Campus “Luiz de Queiroz” Plano Diretor Socioambiental Participativo do Campus LQ GT Educação e Percepção Ambiental Programa.
Realização Caminhos da escrita: um exemplo de estratégia colaborativa em formação on-line de professores de língua portuguesa Adriana Vieira, Denise Lotito.
Guia para Estágio e Seminários Temáticos – módulo linguagem
PLANEJAMENTO, CURRÍCULO E AVALIAÇÃO
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (EAD)
Aluna: Carina Pfaffenseller Profª Drª Marie Jane Soares Carvalho 2011 Arquiteturas Pedagógicas e Inclusão Digital Desenvolvimento da aprendizagem e avaliação.
Projeto de pesquisa apresentado
PIBID – CIÊNCIAS BIOLÓGICAS – UNIUBE
PÁTIO INTERNO OS OBJETOS EDUCACIONAIS E A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DE CIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA PIBID – CIÊNCIAS BIOLÓGICAS – UNIUBE - MG Escola Municipal.
Concepções em Educação Matemática
Estudo do Possível Piagetiano em ambientes de aprendizagem: é possível inovar em EAD utilizando recursos telemáticos? UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ SETOR.
FORGES/UFPe Recife, novembro de 2013 Profª Dra. Maria Amelia Sabbag Zainko
Formação lato sensu de gestores da educação básica: as tecnologias digitais no Programa da Escola de Gestores Natalia Aguiar – UFPE
Socialização Profissional de Professores Ingressantes na Universidade: Formação, Identidade e Saberes Universidade Federal de Uberlândia/MG UFU/PROGRAD/DIREN.
A FORMAÇÃO DOCENTE EM VIGILÂNCIA DA SAÚDE José Inácio Jardim Motta Paulo Sabroza Marcelo Firpo Marcelo Rasga.
Grupo de Trabalho 4 AS ATIVIDADES DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E A PESQUISA SOBRE EDUCAÇÃO BÁSICA.
PIBID DIVERSIDADE 1. O Edital: 066/2013- CAPES: –O objeto deste edital é a seleção de projetos institucionais que visem ao aperfeiçoamento da formação.
INTRODUÇÃO Neste texto apresentamos alguns resultados das atividades realizadas desde abril de 2014, como bolsista Probex/Uergs. Essas atividades estão.
.....e as políticas de formação formação.....e as políticas de formação formação CARMENISIA JACOBINA AIRES FE/UnB/FORUMDIR 2014.
PIBID-TEATRO/UFRN: PROBLEMATIZANDO O PLANEJAMENTO PEDAGÓGICO DO ENSINO DE TEATRO Introdução: O ensino de qualquer que seja a disciplina deve estar relacionado.
Transcrição da apresentação:

Orientadora: Rosane Aragon de Nevado UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO DOUTORADO EM EDUCAÇÃO CAMINHOS INTERDISCIPLINARES NA FORMAÇÃO E NA PRÁTICA DE PROFESSORES NO PEAD/UFRGS Simone Bicca Charczuk Orientadora: Rosane Aragon de Nevado

Introdução Inserção no PEAD como tutora e como professora; Reflexões sobre a proposta de ensino e a composição das equipes de trabalho; Diversos profissionais X interdisciplinaridade.

Problema de pesquisa Que indicadores de práticas interdisciplinares podem ser elencados a partir da atuação de professores do PEAD/UFRGS e qual proposta de formação pode ser promovida a fim de que práticas interdisciplinares possam ser desenvolvidas e/ou potencializadas por esses docentes?

Objetivos Propor indicadores que possam evidenciar práticas interdisciplinares; A partir desta proposição, investigar quais destes indicadores estão presentes ou não na atuação dos docentes; Desenvolver uma proposta de formação docente que fomente a reflexão e atuação em práticas docentes interdisciplinares.

Justificativa Pensar sobre os professores que temos e os professores que almejamos formar; Racionalidade técnica X postura crítico-reflexiva; Proposta do PEAD: currículo interdisciplinar e valorização do saber dos alunos-professores; Necessidade de problematizar como está se efetivando a prática interdisciplinar.

Marco teórico-conceitual Educação a Distância: não se encontra uma definição totalmente unânime; Educação a distância X ensino a distância (Moran, 2005) ; Ambientes para ensinar X ambientes para aprender (Nevado, 2005) ; necessidade de estarmos atentos à visão e à prática que os próprios docentes que trabalham nesta modalidade educativa têm do processo de ensinar e aprender.

Práticas educativas em EAD ênfase nos sistemas ensinantes, sendo que a maior preocupação diz respeito à produção de materiais (Belloni, 2002); formas de organização de equipes: a abordagem multidisciplinar, pluridisciplinar e interdisciplinar (Santos, 2003); “interdisciplinaridade faz-se, antes, entre os indivíduos para, só depois, concretizar-se na inter-relação entre as disciplinas” (Maheu, 2007, s/p).

O trabalho implementado no PEAD/UFRGS caracterização do Curso; currículo do curso organizado em interdisciplinas que visam relacionar o conhecimento teórico e prático; valorização do conhecimento dos alunos-professores; Seminários Integradores:inter-relações dos componentes interdisciplinares do currículo e da equipe que trabalha em cada pólo durante o semestre; SI X interdisciplinaridade.

Caminhos metodológicos Pressupostos da pesquisa-intervenção; Campo de análise: referencial teórico produzido sobre Educação à Distância, Interdisciplinaridade e Formação de Professores, bem como (e principalmente) os referenciais sobre a intersecção destes temas. Campo de intervenção: equipe de professores que fazem parte do PEAD. Dispositivos de intervenção: participação em oficinas de formação docente promovidas pela coordenação do curso e em reuniões do grupo, entrevistas e propostas de oficinas de formação que enfatizem o debate e a reflexão sobre o fazer interdisciplinar (suas possibilidades e dificuldades do grupo).

Referências Bibliográficas BAREMBLITT, Gregório. Compêndio de Análise Institucional e outras correntes – teoria e prática. 5ª. ed. Belo Horizonte: Instituto Félix Guattari, 2002. BELLONI, Maria Luiza. Ensaio sobre a educação a distância no Brasil. Educação & Sociedade, ano XXIII, no 78, Abril/2002. JAPIASSU, Hilton. Interdisciplinaridade e patologia do saber. Rio de Janeiro: Imago, 1976. LEITE, Sílvia Meirelles; BEHAR, Patrícia Alejandra. A construção coletiva num grupo interdisciplinar: um estudo de caso da equipe projetista do ROODA/UFRGS. In: IV Encontro Ibero-americano de Coletivos Escolares e Redes de Professores que fazem Investigação na sua Escola, 2005, Lajeado. MAHEU, Cristina d’Ávila. Interdisciplinaridade e mediação pedagógica. Disponível em: www.nuppead.unifacs.br/artigos/Interdisciplinaridade.pdf. Acesso em: 22/07/2007. MORAN, José Manuel. O que é educação a distância. Texto publicado no site: http://www.eca.usp.br/prof/moran/dist.htm. Acesso em 29/08/2005.

NEVADO, Rosane Aragon de NEVADO, Rosane Aragon de. Ambientes virtuais de aprendizagem: do “ensino na rede” à “aprendizagem em rede”. Disponível em: http://www.tvebrasil.com.br/salto/boletins2005/nfa/tetxt2.htm. Acesso em: 04/08/2007. NÓVOA, António (org.). Os professores e a sua formação. Dom Quixote: Lisboa, 1997. PEREIRA, Júlio Emílio Diniz. As licenciaturas e as novas políticas educacionais para a formação docente. Educação & Sociedade, ano XX, nº 68, Dezembro/99. PRETI, Orestes. Bases epistemológicas e teorias em construção na educação a distância. Cuiabá, NEAD/UFMT, 2002. SANTOS, Edméa Oliveira dos. Articulação de saberes na EAD Online – por uma rede interdisciplinar e interativa de conhecimentos em ambientes virtuais de aprendizagem. In.: SILVA, Marco (org.). Educação Online: teorias, práticas, legislação, formação corporativa. São Paulo: Loyola, 2003, pp. 217-230. TARDIF, Maurice; RAYMOND, Danielle. Saberes, tempo e aprendizagens do trabalho no magistério. Educação e Sociedade. Campinas: CEDES, v. 21, n. 73, dez. 2000.