Educação e Práticas Pedagógicas OLIVEIRA, Luiz Antonio UENP- 2009
As práticas Pedagógicas e as teorias do conhecimento
Teoria do conhecimento: Empirismo Objeto Sujeito Teoria pedagógica Tradicional Teoria pedagógica comportamentalista
Ênfase: Transmissão de conhecimento Questão central: aprender o conteúdo. Centro do processo de ensino-aprendizagem: o Professor.
Pedagogia Tradicional Prática pedagógica: os 5 passos formais da Didática, com base em Herbart. 1. Preparação. 2. Apresentação do conteúdo novo. 3. Assimilação. 4. Generalização. 5. Aplicação.
Pedagogia Comportamentalista Inspirada nos princípios de racionalidade, eficiência e produtividade. Padronização do sistema de ensino Reforço positivo e controle de estímulo Organização racional dos meios.
Prática pedagógica: Tecnicismo 1. Pré-teste 2. Objetivos operacionais 3. Organização técnica de mecanização do processo 4. Execução 5. Pós-teste
Ênfase: obtenção de produtos específicos Questão central: aprender a fazer Centro do processo: organização racional dos meios.
Propostas pedagógicas: Enfoque sistêmico Instrução programada Estudo dirigido Microensino (1963) ensino reduzido Teleensino Múltiplos recursos audiovisuais Teste de múltipla escolha Máquina de ensinar
Teoria do conhecimento: Apriorismo Sujeito Objeto Teoria pedagógica: escolanovismo.
Prática pedagógica: não-diretivismo 1. Atividade do aluno 2. Problema 3. Coleta de dados 4. Hipótese 5. Experimentação
Ênfase: redescoberta do conhecimento. Questão central: aprender a aprender Centro do processo: o aluno
Teoria do Conhecimento: Interacionismo Teoria pedagógica: Construtivismo Sujeito OBJETO
Processo de aprendizagem: assimilação e acomodação. Prática pedagógica: Mediação do professor na construção do conhecimento pelo aluno. Situação problematizadora e desequilibrante leva a atividade investigativa do aluno. Adaptação progressiva: equilibração. Processo de aprendizagem: assimilação e acomodação.
Ênfase: construção do conhecimento científico Questão central: solução de problemas. Centro do processo: interação professor e aluno.
Teoria do conhecimento: Dialética Sujeito social objeto social Teoria Pedagógica: Histórico-Crítica. Prática Pedagógica: processo Prática-teoria-prática
Passos da Pedagogia Histórico-crítica 1. Prática social inicial 2. Problematização 3. Instrumentalização 4. Catarse 5. Prática social final
Ênfase: Práxis social Questão central: compreender para transformar Centro do processo: prática social dos homens situados historicamente.
Superação por incorporação A pedagogia histórico-crítica incorpora e supera as pedagogias: Tradicional Escolanovista Tecnicista construtivista
Formação dos conceitos científicos. A formação dos conceitos científicos As diferentes dimensões dos conceitos cotidianos e científicos.
Aprendizagem de conceitos na escola Conceito cotidiano do aluno – ponto de partida Conceito dos manuais didáticos – o que dizem os livros Conceitos científicos adotados pelo professor Novo conceito do aluno – ponto de chegada. Conceito científico – elaborado pela ciência.
Mediação pedagógica Aluno Conteúdo Sujeito social do conhecimento Conteúdo Objeto social do conhecimento Professor: mediador social do conhecimento