Educação e Práticas Pedagógicas

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
II SEMINÁRIO PARA PROFESSORES INGRESSANTES
Advertisements

O SABER E O SABER FAZER DO PROFESSOR
A TEORIA DE WILLIAM HEARD KILPATRICK
2. Evitar perguntas sobre assuntos controvertidos
Organização Curricular da Escola
2º encontro – Professores Maio de 2012
Formação Docente Aula 07.
Prof. ª Mestre: Mariléia Filipkowski
CONCEPÇÕES E TENDÊNCIAS DA EDUCAÇÃO
METODOLOGIA DIALÉTICA EM SALA DE AULA
Didática? Didáticas? Qual Didática?
O que é Construtivismo ? Fernando Becker
ESCOLA E DEMOCRACIA A TEORIA DA CURVATURA DA VARA
Teorias construtivistas Grande parte da produção e do debate sobre aprendizagem gira em torno do Construtivismo.
Trabalho por projetos Pedagogia de projetos.
@       cada disciplina ou atividade tratará das suas questões sem que a organização do ambiente procurará responder as mesmas rotinas preparadas para.
RELAÇÕES: PEDAGOGIA, EDUCAÇÃO ESCOLAR E DIDÁTICA
DIDÁTICA: conceito, objeto de estudo, histórico
Aulas Práticas no ensino de Ciências
A PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Concepções de Aprendizagem.
Mediação da Aprendizagem
PARADIGMAS POSITIVISTA INTERPRETATIVO SÓCIO-CRÍTICO
Modelos Pedagógicos e Modelos Epistemológicos
Unidade 1 “Construtivismo e Pedagogia” Fernando Becker
Seminário de usabilidade Aspectos de cognição da aprendizagem humana
QUAL A RELAÇÃO ENTRE EPISTEMOLOGIA E PEDAGOGIA DAS CIÊNCIAS?
Metodologia: Piaget e Vygotsky
Selma Garrido Profª. MSc. Eunice Nóbrega Portela
ESTUDO DA MATEMÁTICA Parte II
Ciências no Ensino Fundamental e na Educação Infantil – Aula 9
Didática: organização do trabalho pedagógico
Didática: organização do trabalho pedagógico
A PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
OS OBJETIVOS E CONTEÚDOS DE ENSINO
Organização do Trabalho Pedagógico
UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI
Está sujeita a três elementos fundamentais:
METODOLOGIA DA PROBLEMATIZAÇÃO NA CONCEPÇÃO DA PRÁXIS
ANÁLISE DO LIVRO DIDÁTICO
A APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA EM AMBIENTES INFORMATIZADOS
Paulo Freire Elaboração: Helena Oliveira Neves
Os conteúdos, as metodologias e as formas de avaliação deverão ser organizados de tal forma que ao final do ensino médio o educando demonstre domínio dos.
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
INTELIGÊNCIA E APRENDIZAGEM
PEDAGOGIAS LIBERAIS TENDENCIAS CAPITALISTAS DESCONSIDERAM AS CLASSES
Os aspectos filosóficos do ambiente escolar Aula 12
A Educação Matemática como Campo Profissional e Científico
Perguntas de Modelação
1 Universidade Federal do Rio Grande do Sul Faculdade de Medicina Programa de Pós Graduação em Ciências Cardiológicas Linha de pesquisa Educação e Saúde.
Softwares Educacionais – Cód
PENSANDO O LIVRO DIDÁTICO E SUAS IMPLICAÇÕES NO ENSINO DE HISTÓRIA
PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO
POSITIVISMO Doutrina filosófica de Augusto Comte ( ), segundo a qual a verificação pela experiência é o único critério da verdade. (Mini Dic. Aulete.
PLANEJAMENTO, CURRÍCULO E AVALIAÇÃO
TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS NO BRASIL E A DIDÁTICA
TENDÊNCIA PEDAGÓGICA LIBERAL RENOVADA PROGRESSIVISTA
PRÁTICA PEDAGÓGICA Trabalho contínuo, árduo, responsável, comprometido....
PRÁTICA PEDAGÓGICA Trabalho contínuo, árduo, responsável, comprometido....
As Concepções Pedagógicas.
FORGES/UFPe Recife, novembro de 2013 Profª Dra. Maria Amelia Sabbag Zainko
Buscando elementos na internet para uma nova proposta pedagógica Cristiane Barroso.
DESAFIOS PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS Cristiane Barroso.
SECRETARIA DA EDUCAÇÃO Coordenadoria de Gestão da Educação Básica CGEB Coordenadoria de Gestão da Educação Básica 1.
MÉTODOS DE PROJETOS NA EDUCAÇÃO AMBIENTAL Prof. Gilvan Viana Curso de Pós Graduação.
MOURA et al. A atividade orientadora de ensino: unidade entre ensino e aprendizagem. In: MOURA, M.O. ( org). A atividade pedagógica na teoria histórico-cultural.
Aula 6_IEEC_2015 Profa. Joana Andrade.  Homem Mundo Homem mundo conhecimento Reflexão epistemológica e formação de professores de ciências.
Apresentação ApresentaçãoApresentaçãoApresentação.
TEORIAS DO CONHECIMENTO E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS
Transcrição da apresentação:

Educação e Práticas Pedagógicas OLIVEIRA, Luiz Antonio UENP- 2009

As práticas Pedagógicas e as teorias do conhecimento

Teoria do conhecimento: Empirismo Objeto Sujeito Teoria pedagógica Tradicional Teoria pedagógica comportamentalista

Ênfase: Transmissão de conhecimento Questão central: aprender o conteúdo. Centro do processo de ensino-aprendizagem: o Professor.

Pedagogia Tradicional Prática pedagógica: os 5 passos formais da Didática, com base em Herbart. 1. Preparação. 2. Apresentação do conteúdo novo. 3. Assimilação. 4. Generalização. 5. Aplicação.

Pedagogia Comportamentalista Inspirada nos princípios de racionalidade, eficiência e produtividade. Padronização do sistema de ensino Reforço positivo e controle de estímulo Organização racional dos meios.

Prática pedagógica: Tecnicismo 1. Pré-teste 2. Objetivos operacionais 3. Organização técnica de mecanização do processo 4. Execução 5. Pós-teste

Ênfase: obtenção de produtos específicos Questão central: aprender a fazer Centro do processo: organização racional dos meios.

Propostas pedagógicas: Enfoque sistêmico Instrução programada Estudo dirigido Microensino (1963) ensino reduzido Teleensino Múltiplos recursos audiovisuais Teste de múltipla escolha Máquina de ensinar

Teoria do conhecimento: Apriorismo Sujeito Objeto Teoria pedagógica: escolanovismo.

Prática pedagógica: não-diretivismo 1. Atividade do aluno 2. Problema 3. Coleta de dados 4. Hipótese 5. Experimentação

Ênfase: redescoberta do conhecimento. Questão central: aprender a aprender Centro do processo: o aluno

Teoria do Conhecimento: Interacionismo Teoria pedagógica: Construtivismo Sujeito OBJETO

Processo de aprendizagem: assimilação e acomodação. Prática pedagógica: Mediação do professor na construção do conhecimento pelo aluno. Situação problematizadora e desequilibrante leva a atividade investigativa do aluno. Adaptação progressiva: equilibração. Processo de aprendizagem: assimilação e acomodação.

Ênfase: construção do conhecimento científico Questão central: solução de problemas. Centro do processo: interação professor e aluno.

Teoria do conhecimento: Dialética Sujeito social objeto social Teoria Pedagógica: Histórico-Crítica. Prática Pedagógica: processo Prática-teoria-prática

Passos da Pedagogia Histórico-crítica 1. Prática social inicial 2. Problematização 3. Instrumentalização 4. Catarse 5. Prática social final

Ênfase: Práxis social Questão central: compreender para transformar Centro do processo: prática social dos homens situados historicamente.

Superação por incorporação A pedagogia histórico-crítica incorpora e supera as pedagogias: Tradicional Escolanovista Tecnicista construtivista

Formação dos conceitos científicos. A formação dos conceitos científicos As diferentes dimensões dos conceitos cotidianos e científicos.

Aprendizagem de conceitos na escola Conceito cotidiano do aluno – ponto de partida Conceito dos manuais didáticos – o que dizem os livros Conceitos científicos adotados pelo professor Novo conceito do aluno – ponto de chegada. Conceito científico – elaborado pela ciência.

Mediação pedagógica Aluno Conteúdo Sujeito social do conhecimento Conteúdo Objeto social do conhecimento Professor: mediador social do conhecimento