Identificação dos pontos fortes e dos pontos fracos

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Reunião de apresentação do Projeto Alvorada 23 de fevereiro de 2008
Advertisements

COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
Programa de Ética e Cidadania
“Perfil da Comunidade Escolar CEM 03” Ceilândia-DF
PROJETO: PARCERIA FEDERASUL E PUCRS
A Liderança e Gestão do AVEP: a opinião dos professores
Autonomia na Escola Secundária Moinho de Maré
PROJETO PEDAGÓGICO EMEF DR. JOSE KAUFFMANN 2010.
NRE LARANJEIRAS DO SUL.
SEMINÁRIO NACIONAL PROFAPS ABRIL DE Integração ensino-serviço como prática pedagógica estruturante dos processos de formação profissional técnica.
TECNOLOGIA EDUCACIONAL II Curso de Pedagogia – 4º Período Aula 12
Apresentação dos Conteúdos Programáticos
PLANEJAMENTO EDUCACIONAL E AVALIAÇÃO: POR UMA EDUCAÇÃO DE QUALIDADE
DIRETORIA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA
Pederneiras- São Paulo
ESCOLA INCLUSIVA O GRANDE DESAFIO.
Informática na Educação
Informática na Educação
TRÍADE ESCOLAR Chamo de tríade escolar os três pilares que formam uma escola, eles tem o mesmo grau de importância para que uma escola seja um lugar do.
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO SUPERINTENDÊNCIA DA EDUCAÇÃO
AULA: 28/08/2013 TEMA: A ESCOLA COMO ORGANIZAÇÃO: ORIGEM E EVOLUÇÃO PERÍODO 3 PROFESSOR WASHINGTON BRUM.
Núcleo de apoio às pessoas com necessidades educacionais especiais
Oficina - Humanização.
XI FORO DE FACULDADES DE AGRONOMIA PORTO ALEGRE, 26, 27 E 28/11/08 CURRÍCULO DE AGRONOMIA FUNDAMENTOS, REFORMULAÇÕES E AJUSTES À REALIDADE LOCAL CURRÍCULO.
PENSANDO A FORMAÇÃO DE FORMADORES NA UFMS
Governo do Estado de Mato Grosso Secretaria de Estado de Educação
GESTÃO PEDAGÓGICA NA ESCOLA PÚBLICA: A BUSCA DA EQUIDADE E DA CIDADANIA Raimunda do Socorro Fonseca da Paixão Tereza de Almeida Coutinho Monte Dourado.
Inclusão Escolar O que é? Por que? Como fazer? O que é?
EIXO - 02 – SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO, CULTURA E ECONOMIA SOLIDÁRIA: PERSPECTIVAS PARA UM OUTRO MODELO DE DESENVOLVIMENTO. Utopia Concreta1 –
Necessidades Especiais, Docência e Tecnologias
CONFERÊNCIA NACIONAL DE EDUCAÇÃO BÁSICA “Democratização da Gestão e Qualidade Social da Educação” Dr. Luiz F. Dourado -UFG Brasília,
Roteiro de observação de estágio
EQUIDADE E DESEMPENHO ESCOLAR: É POSSÍVEL ALCANÇAR UMA EDUCAÇÃO DE QUALIDADE PARA TODOS? AUTOR: MARIA ALICE SETÚBAL Paola Jacobsen.
AUTORA: Adelice Ferreira Silva Orientadora: Margareth L. de Macedo PROGRAMA ESCOLA DE GESTORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA Porto Nacional – TO. Julho/2010.
Seminário Nacional de Gestão Estadual da Educação Profissional
A Gestão participativa
LIDERANÇA E GESTÃO DE PESSOAS
Coordenadorias Regionais de Educação Departamento Pedagógico Divisão de Gestão da Aprendizagem Central de Apoio Tecnológico à Educação.
MARIA DO SOCORRO VEIGA DA SILVA ODALÉIA DO SOCORRO FERREIRA VIANA
O profissional da gestão escolar e suas implicações
A GRADUAÇÃO TECNOLÓGICA EM GESTÃO PÚBLICA:
SAI – SISTEMA DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL ETE ALCÍDIO – 79,1% PROCESSO - 82,7% PROCESSO - 82,7% PRODUTO - 72,8% PRODUTO - 72,8% BENEFÍCIO - 82,2%
Recursos metodológicos,tecnológicos e multimídia Acadêmicas : Ethiani Vieira, Ilza Reis, Rita Prates Profª Mariangela Ziede.
I-DIAGNÓSTICO DA ESCOLA
FORMAÇÃO DE PROFESSORES MULTIPLICADORES Sonia Schechtman Sette Brasília, 18– Seminário e-ProInfo – A Educação sem Distância Mesa Redonda – EAD na.
O Programa PIBID na UFRN
POR QUE INCLUSÃO? Maristella Abdala.
Subheading goes here CADERNO 5 ORGANIZAÇÃO E GESTÃO DEMOCRÁTICA DA ESCOLA 3. O Conselho Escolar e a gestão democrática.
PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO PROF. JOSÉ MAURO DE SÁ OLIVEIRA
Planejamento: plano de ensino, aprendizagem e projeto educativo
Antônio Carlos Miranda Secretário Municipal de Educação Viçosa/MG
Gestão Pedagógica Miriam Godoi
EDUCAÇÃO INCLUSIVA: CONCEPÇÕES DE PROFESSORES E DIRETORES
O QUE É AVALIAR Avaliar é analisar a prática pedagógica  de todos os envolvidos, com o objetivo de corrigir rumos e repensar situações para que a aprendizagem.
Gestão Participativa e Democrática Rogério Pereira Simões
Fabiane Vanessa Breitenbach 05/07/2010 Reunião dos NAPNEs do IFRS
Fundação Vanzolini Projeto WWW. Escola ano Módulo: Exemplos de Aplicação das TIC. Disciplina: Projetos Integrados com Tecnologia.
Superando os limites do espaço/tempo Uma proposta de EAD para a Bahia.
Professor Coordenador de Apoio
GAFCE SC Grupo de Articulação de Fortalecimento dos Conselhos Escolares de Santa Catarina Nádia Regina Machado
FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO
Prof. Luciano Allegretti Mercadante Núcleos Docentes Estruturantes NDE Contexto FCA Início em 2009, 8 cursos, inexistência de departamentos Construção.
A estrutura acadêmica do Campus da Universidade de Brasília em Planaltina-DF e seu potencial para a promoção do trabalho interdisciplinar.
Secretaria de Educação Básica Ministério da Educação
Revisita ao PPP.
MATERIAIS E MÉTODOS: Nossa investigação tem como foco a situação da Filosofia no contexto da escola pública de ensino médio de Santa Maria. Buscamos saber.
Processos formativos de professores do ensino superior: o Espaço de Desenvolvimento da Docência – EDD – da UFSCar Maria da Graça Nicoletti Mizukami UFSCar.
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NO 3º SEGMENTO DA EJA
Gestão Escolar Compartilhada Por Oneida Abadia Alves de Carvalho Secretária Municipal de Educação de Perdizes.
Transcrição da apresentação:

Identificação dos pontos fortes e dos pontos fracos Professoras: Adriana Regina de Jesus e Ângela Lima

Contexto externo Pontos Fortes Escola tradicional / herança cultural / valorização do sujeito / envolvimento / bom relacionamento com a PM e outras instituições / alunos participam na comunidade / confiança na escola / numero elevado de alunos pretendendo uma vaga / participação dos pais nas reuniões / tradição histórica de 62 anos / divulgação pela qualidade (reafirmada por ex alunos/ procura pelo curso

Pontos fracos Exclusão por parte de alguns professores (seleciona) / mercado de trabalho (duvida quanto a mudanças) / pouco envolvimento das famílias / planejamento coletivo / comunidade participa da escola / descomprometimento de familiares que delegam tudo à escola / realidades socioeconômicas diferenciadas /rotatividade de professores / evasão pela necessidade de emprego/ trabalho

Contexto interno Pontos Fortes Modelo autoritário / participação dos alunos e toda a comunidade escolar / comprometimento, persistência, competência, retomada- normal / recursos pedagógicos / aprendizagem, retomada dos cursos, continuidade da oferta do curso/ estudos, discussões e reflexões na hora - atividade / retomada dos cursos técnico / luta pela manutenção do curso e valorização / estrutura física/ historia do colégio / interesse dos alunos

Pontos Fracos Resistência dos professore mais velhos / mudanças / exclusão de alunos / material de apoio humano / Imaturidade / falta de acervo bibliográficos / falta de professores nas áreas especificas /recursos financeiros e números de funcionários insuficientes/ planejamento envolvendo todos os professores / comunicação entre os setores, recursos financeiros / faltam carteiras. Manutenção dos computadores; faltam equipamentos: TV, DVDs nas salas; informática/ recursos financeiros/ descomprometimento de alunos. / grande rotatividade de professores / falta de funcionários / rotatividade / realização tecnológica

Gestão organizacional Pontos Fortes Apoio ao professor / apoio positivo da direção e da equipe pedagógica e do núcleo de educação / capacitação, parcerias e apoios / autonomia / alguns setores da comunidade auxiliam a escola / gestão democrática / participativa / democrática/ centralizada / política educativa/ administração e gestão / eventos e divulgação

Pontos Fracos Eleição de diretores / falta de divulgação do curso / carga horária incompatível para os pedagogos, resistências políticas educativos, falta de integração, divergências / autoritarismo / falta democratização, divergências pedagógicas / faltam pedagogos; comunicação deficiente / falta discussão para utilização das verbas / pouco envolvimento dos pais

Ensino aprendizagem Pontos Fortes Retorno das disciplinas sociologia e filosofia / empenho dos professores e dos alunos, disciplina, rigor e responsabilidade / atitudes professores e alunos, busca para melhoria, interação / reconhecimento / diversidade de conhecimento dos professores / resultados apresentado favoráveis acesso a cursos de formação continuada / grupo de estudo / discussão constantes relacionadas à melhoria do ensino/aprendizagem / interação grupo/ preocupação grande / amplo e agradável

Pontos Fracos Imaturidade / insegurança dos alunos / desvalorização do professore, desmotivação / falta de conhecimento dos recursos tecnológicos e sua metodologia / melhorar porque é ainda a grande maioria / excesso de alunos por sala / intérprete e apoio para alunos especiais. / falta de tempo e excesso de atividade / disciplina e segurança / rotatividade

Cultura da Escola Pontos Fortes Capacitação, Eventos culturais / trabalho coletivo, boa participação em eventos culturais / realização de eventos culturais, participação de comunidade escolar/ liberdade de expressão / aluno do curso normal é motivado/ parcerias e apoios muito pequenos, eventos culturais /qualidade da educação com enfoque na formação de lideranças./ educação voltada para diversidade/ eventos / mostra cultural / publicitação e admissão dos alunos / política educativa / eventos

Pontos Fracos Tempo de leitura / pesquisa/ Carga horária excessiva / falta de parcerias / não preservação da cultura da escola e do patrimônio, falta de um plano de ação/ metas / real participação na construção do ppp / todo, boicote pedagógico / rotatividade de professores dificulta a cultura e a vivencia da proposta pedagógica / falta de apoio material e humano / necessita melhorias e adequações

Resultados Pontos Fortes Ingresso ao 3º grau / Aprovações em concursos /bons resultados nos estágios e bom nível de aprovação nos cursos superiores /resultados favoráveis, de uma pequena minoria que participa / formação dos alunos consciente / apesar de todas as dificuldades apresentadas, os alunos ainda se sobressaem em concursos vestibulares, inclusão no mercado de trabalho / não temos afericação de porque o curso de docente em 2006, em Campo Largo, Araucária, já que a comunidade colocou a necessidade desde a extinção para a implantação, como sabe-se a necessidade de se formar professores ate pelo município. / aprovação de alunos em concursos de uma naneira geral são ótimos tanto na comodidade como na escola

Pontos Fracos Evasão escolar / evasão nos cursos de formação de docentes / escola excludente /envolver todos os alunos