Explorar e Investigar para Aprender Matemática Através da Modelagem Matemática William Kfouri Professor do Ensino Médio e Superior e aluno do programa.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O discurso na sala de aula de Matemática
Advertisements

1º encontro de formação – 23/03/2010
Prof. MSc. Eng. Houari Cobas Gomez
Porque ensinar Ciências na Escola?
Matemática para todos Educação Básica
1ª SÉRIE ENSINO MÉDIO MATEMÁTICA
A escola é uma escada, cada degrau prepara para o degrau posterior.
MODELAGEM MATEMÁTICA.
Discutindo práticas em Matemática
Modelagem Matemática na Física
EDUCAÇÃO E PALEONTOLOGIA
DIRETRIZES CURRICULARES DE MATEMÁTICA
SAEP I SEMINÁRIO DO SISTEMA DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA.
PROGRAMA DE FORMAÇÃO PROFESSORES COORDENADORES
O Processo de construção de conhecimento matemático e o fazer didático
Livro: MODELAGEM MATEMÁTICA NO ENSINO
ESTRATÉGIAS METODOLÓGICAS DE PRÁTICAS DE ESTUDO 9º ANO - CMPA
Tópicos de Educação Matemática A
PLANO DE TRABALHO DOCENTE
Aulas Práticas no ensino de Ciências
Apropriação de Resultados
Modelagem como metodologia de ensino
EXPLORANDO OS CONCEITOS DE TRIGONOMETRIA
SITUAÇÃO-PROBLEMA LIGADA À REALIDADE
UNESP Estudo de caso E Pesquisa ação. Metodologia de Pesquisa em
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Num primeiro momento, a intervenção será identificar as relações do professor com o conhecimento matemático ao utilizar a calculadora, para isso é preciso.
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
A lógica e as concepções que norteiam o Currículo Oficial da Rede Estadual de São Paulo.
MATERIAL DO ENSINO MÉDIO Revista do Professor / Revista do Aluno São Paulo faz Escola/ + Matemática
CENTRO UNIVERSITÁRIO Franciscano
Modelagem Matemática: Elaboração de Atividades
A Modelagem Matemática como Ambiente Educacional
Definição de Problema Introdução a Prática da Pesquisa em Educação II:
Marco Doutrinal e Marco Operativo
TÍTULO: A utilização das noções de História(tempo, memória, história de vida) no planejamento anual nas séries iniciais da Escola Básica Donícia Maria.
ATIVIDADES DE MATEMÁTICA FINANCEIRA
UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI
Disciplina: Estágio Supervisionado I
ALUNO PEDRO HENRIQUE DOS SANTOS ALMEIDA
1 - Introdução à Modelagem Matemática
PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOPEDAGOGIA
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
AS POSSIBILIDADES PEDÁGOGICAS DO FACEBOOK. Alguns estudos têm apontado a possibilidade e relatado experiências positivas de utilização do Facebook com.
Um Problema várias estratégias… Leonor Simões. Na sequência da prática diária do cálculo mental, com o objectivo de: ffomentar a capacidade de raciocínio,
Defesa - Monografia Fabrícia Pereira Vieira Santos
SILVANA BERBEL FERNANDES
Ciclo de videoconferências: Encontro Nacional de Alfabetizadores e Monitores CICLO DE VIDEOCONFERÊNCIAS Repasse do Encontro Nacional de Alfabetizadores.
A Educação Matemática como Campo Profissional e Científico
USP - São Paulo Polo Estação Ciência
Matemática e suas Tecnologias – Matemática
FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA – UNIR DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA E ESTATÍSTICA – DME CAMPUS JI-PARANÁ SUBPROJETO PIBID-MATEMÁTICA UMA.
Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - UEMS -
Álgebra Algumas considerações sobre “O ensino de Álgebra na aula de Matemática”
Perguntas de Modelação
LENI MARIA ZAMBAN O ENSINO DA MATEMÁTICA E O USO DA CALCULADORA: EM BUSCA DE UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA. SORRISO, MT.
EDUCAÇÃO MATEMÁTICA Ana Valéria Dacielle Elvys Wagner Rinaldo
PROGRAMA EXCELÊNCIA EM GESTÃO EDUCACIONAL
INTRODUÇÃO SEMELHANÇAS DE TRIÂNGULOS E RAZÃO EM ÁLGEBRA
Construção de polígonos e Malhas
As folhas de papéis gráficos e a semelhança de polígonos
Formação continuada PLANEJAMENTO PEDAGÓGICO
Pesquisa e Prática Pedagógica I Professor formador: Denilton Silveira de Oliveira.
Maria Elizabete Rambo Kochhann Drª. Lizete Maria Orquiza de Carvalho Orientadora UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA – UNESP FEIS – FACULDADE DE ENGENHARIA.
PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR Reunião com professores - Maio de 2011.
Crítica à concepção de currículo cristalizado
MATEMÁTICA E SUAS TECNOLOGIAS
Tópicos/habilidades obrigatórios. O Aluno não pode deixar de aprender.
Transcrição da apresentação:

Explorar e Investigar para Aprender Matemática Através da Modelagem Matemática William Kfouri Professor do Ensino Médio e Superior e aluno do programa de mestrado em Educação Matemática da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, sob orientação do Prof. Dr. Ubiratan D’Ambrosio

RESUMO DO ARTIGO Procura caracterizar o conceito de modelagem, a partir da literatura científica. Orienta professores de Matemática sobre atuais concepções do ensino e propõe Modelagem Matemática como uma opção, ou uma estratégia para a melhoria do ensino da Matemática no Ensino Fundamental e Médio.

PROBLEMAS DE PESQUISA Como se dá a participação e reação dos professores em atividades pedagógicas organizadas a partir de situações do dia a dia, abordadas na perspectiva da Modelagem Matemática? Quais elementos os professores precisam conhecer para abordar questões cotidianas, a partir da Modelagem Matemática como estratégia de ensino-aprendizagem? O estigma que a Matemática carrega de ser difícil, complicada e cheia de exercícios mecânicos e repetitivos, poderá ser mudado a partir do uso de Modelagem Matemática?

MODELAGEM MATEMÁTICA Modelagem Matemática consiste essencialmente na arte de transformar uma situação/questão do cotidiano escrita e falada, na linguagem corrente e/ou proposta pela realidade, em uma linguagem simbólica da Matemática, fazendo aparecer um modelo que poderá mostrar informações interessantes, e se analisado poderá resolver, comparar, prever ou interpretar fatos do mundo real.

MATEMÁTICA EXPERIMENTAL RESOLUÇÃO DE PROLEMAS MODELAGEM TAREFAS INVESTIGATIVAS

CARACTERÍSTICAS INERENTES À APLICAÇÃO DA MODELAGEM BARBOSA (2003, p.69), BASSANEZI (2002, p.38) , BURAK [1995], BORBA [1999], BEAN (1998) , BIEMBENGUT e HEIN, (2003), D’AMBROSIO (1986), MEYER (1998) , das quais destacamos algumas: Motivadora; Sociabilização do saber matemático; Desenvolvimento da pesquisa e observação; Levantamento de dados e interpretações das soluções; Reflexões, Discussões e críticas (argumentação); Validação (estudo da correlação); Conhecer tecnológico.

UMA SITUAÇÃO DE MODELAGEM MATEMÁTICA A atividade de modelagem apresentada neste trabalho, foi elaborada com alunos da rede Estadual, do 3° ano do ensino médio do período da manhã durante 6 aulas . Em todo o processo de desenvolvimento da atividade, os alunos puderam contar com a ajuda e orientações do professor.

MATERIAIS UTILIZADOS Escritura de imóvel Material de medição (trena, folhas de papel milimetrado, régua, compasso e esquadros)

Primeira parte Diante das dimensões do terreno desenhar na escala de 1:100. Perguntas surgiram: O que é escala? Por onde eu começo o desenho? Explicou o que é escala , e propôs alguns testes. Desenhar a planta da sala.

Segunda parte Desenho do terreno com as dimensões da escritura (trata-se de um quadrilátero irregular sem nenhuma informação adicional). Muitos desenhos com formatos diferentes. Perguntas: Qual “destes terrenos” é aquele cuja área consta na escritura?” (460,25m²)

Terceira parte Calcular a área do terreno que foi desenhado. Professor que fórmula eu uso? As áreas do terreno são todas iguais? Esta figura não é um quadrado, nem retângulo, nem trapézio, não é nada, portanto não tem área? Sugestão, de dividirem o quadrilátero em triângulos.

Sugestão: dividirem o quadrilátero em triângulos usar a fórmula de Hierão

Quarta parte Calcular a área real do terreno. Todos os grupos, isoladamente foram até o terreno tiraram as medidas dos lados e uma diagonal.

CONSIDERAÇÕES FINAIS “Diferenciar o ensino é fazer com que cada aprendiz vivencie, tão frequentemente quanto possível, situações fecundas de aprendizagem” (PERRENOUD,2000)