Em conformidade com as Orientações Oficiais

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Agrupamento de Escolas de Ribeira de Pena
Advertisements

o que fazer, para quê, porquê, como e quando.
Apresentação da proposta do
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
Do Projecto Curricular de Escola ao Projecto Curricular de Turma
FORMAÇÃO CÍVICA UM CAMINHO A PERCORRER.
PROJECTO CURRICULAR DE TURMA (Planificação)
Ferramentas Indispensáveis ao Professor
Alguns princípios fundamentais a considerar:
EDUCAÇÃO FÍSICA Mobilizar saberes culturais,
Tecnologias da Informação e Comunicação
Escola Superior de Educação
A escola é uma escada, cada degrau prepara para o degrau posterior.
Plano de Trabalho Docente
Autonomia na Escola Secundária Moinho de Maré
O Trabalho De Projecto.
ESTUDO ACOMPANHADO.
Laboratório de Ensino de Química 1
PLANO DE TRABALHO DOCENTE
INTEGRAÇÃO DO PROCESSO DE AUTO-AVALIAÇÃO NO CONTEXTO DA ESCOLA
Apresentação dos Conteúdos Programáticos
Escola E B 2,3 deSantiago Maior- Beja
1ª OFICINA PEDAGÓGICA O papel do Director de Turma - um orientador educativo EBI/JI Malagueira.
Feiras e Mostras em Ciências, Cultura e Tecnologia
O Portefólio “Outra forma de avaliar”
TRABALHO de PROJECTO Maio de 2006.
Projecto Escxel – Escola Secundária Quinta do Marquês - Oeiras Breves reflexões sobre o Projecto Escxel na nossa escola 1 de Outubro de 2010.
Pedagogo "Individuo que se ocupa dos métodos de educação e ensino" Fonte: Dicionário Michaelis.
O Modelo de Auto- Avaliação das Bibliotecas Escolares…
Bibliotecas Escolares: Modelo de Auto-avaliação
MetodologiaTrabalhoeProjecto Projecto é um plano com um conjunto descritivo de acções, instrumentos e componentes necessários à concretização de um produto.
Desenvolvimento Curricular
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
Departamento do Ensino Secundário
Educação e Tecnologias
TIC 10º ano de escolaridade
APRENDER POR PROJETOS. FORMAR EDUCADORES Pedro Ferreira de Andrade
LICENCIATURA EM LETRAS-PORTUGUÊS UAB – UNB
O PLANEJAMENTO ESCOLAR
Implementação do Projecto Competências TIC Fevereiro de 2009.
Démarche de Referencialização Trabalho Prático de Cariz Cooperativo Metodologia de Resolução de Problemas.
Sessão De Trabalho Na Universidade de Caxias do Sul, RS Brasil
Medidas educativas para alunos com NEE
Escola Secundária da Portela
Gestão e organização da Biblioteca Escolar
MODELO DE AUTO-AVALIAÇÃO DA BIBLIOTECA ESCOLAR
Programa de Formação Contínua em Matemática para Professores dos 1
O aluno elaborando conceitos
Aval. Professores Definição de Objectivos Individuais.
CURSOS EFA – NS.
Avaliação Externa - processo
1 RePe Centro de Competência TIC da ESE - Santarém E-Portefólio SEMINÁRIO PEDAGÓGICO O Contributo do Portefólio para.
METODOLOGIAS DA ÁREA DE CIÊNCIAS HUMANAS
ÁREA PROJECTO.
AVALIAÇÃO DA BIBLIOTECA ESCOLAR
AVALIAÇÃO DAS APRENDIZAGENS
A Página da Escola como Fator de Motivação para o
Acção : Física e Matemática Calculadoras Gráficas, CBL e CBR SELECÇÃO DA ACTIVIDADE Vai de encontro aos programas das duas disciplinas no 11º ano; São.
Compreensão oral Expressão oral Competências da oralidade
“Projetos para Suporte à Implementação do Currículo”
Matemática Aplicada às Ciências Sociais
O trabalho na gestão curricular Formação coordenada por João Pedro da Ponte Lurdes Serrazina Programa de Matemática, 1.º, 2.º e 3.º Ciclos Formação de.
(Notas João Filipe Matos, 2004)
1 Linguagens de Programação Pedro Lopes 2010/2011.
REGULAMENTO DA PROVA DE APTIDÃO ARTÍSTICA
WORKSHOP Aveiro, 28 de Abril de 2004 Comissão de Gestão.
Centro de Competência CRIE da Universidade de Aveiro e ducação e e Portfolio s ePortfolios CCUA e ducação e e Portfolio s ePortfolios
Didáctica da Matemática 1º Ciclo – PONTE e SERRAZINA Prof. Dr. Manoel Oriosvaldo de Moura.
» Critérios de selecção dos temas/problemas:. a maior ou menor relação dos temas/problemas com os futuros profissionais pretendidos pelos alunos, nomeadamente.
Área de projecto/educação para o empreendedorismo 1 ÁREA DE PROJECTO vs EDUCAÇÃO PARA O EMPREENDEDORISMO “Ter Ideias para Mudar o Mundo” 2009/2010 Escola.
Transcrição da apresentação:

Em conformidade com as Orientações Oficiais Avaliação em Área de Projecto e Projecto Tecnológico Em conformidade com as Orientações Oficiais

Homologadas em 09/08/2006 Direcção-Geral de Inovação e de Desenvolvimento Curricular

Avaliação em Área de Projecto e Projecto Tecnológico – 12º Ano. Relatórios, Ensaios, Objectos tridimensionais, Programas informáticos, Filmes em suporte Vídeo ou DVD..., Páginas na Internet... Blogs..., Trabalhos de suporte multimédia, Etc... A Área de Projecto constitui um espaço e um tempo para os alunos poderem relacionar-se com o conhecimento através de realizações concretas

Avaliação em Área de Projecto e Projecto Tecnológico – 12º Ano. Sociais, Económicos, Tecnológicos, Científicos, Artísticos, Ambientais e culturais... De forma integrada. A Área de Projecto constitui uma oportunidade para os jovens conhecerem e reflectirem sobre problemas...

Avaliação em Área de Projecto e Projecto Tecnológico – 12º Ano. Resolverem problemas, Estudarem e compre-enderem fenómenos do mundo que os rodeia, Elaborarem produtos concretos de natureza diversa. Área em que os alunos mobilizam competências Desenvolvidas no contexto das disciplinas do seu plano curricular, Para:

Avaliação em Área de Projecto e Projecto Tecnológico – 12º Ano. Directores de Turma, Conselho de Turma, Professores responsáveis pela Área. A Área de Projecto exige Uma liderança curricular forte No interior das escolas, Com a participação de:

Avaliação em Área de Projecto e Projecto Tecnológico – 12º Ano. Cultura de: Liberdade, Participação, Reflexão, Qualidade, Avaliação que realce a Responsabilidade Pessoal e Social. Espírito empreendedor, Promover a orientação escolar e profissional, Aprendizagens Essenciais: Finalidades

Avaliação em Área de Projecto e Projecto Tecnológico – 12º Ano. Conceber e desenvolver experiências concretas, Utilizar a metodologia do trabalho de projecto: Recolher, analisar e seleccionar informação, Resolver problemas, Tomar decisões adequadas, Justificar e comunicar decisões, por escrito e oralmente, Aprendizagens Essenciais: Competências

Avaliação em Área de Projecto e Projecto Tecnológico – 12º Ano. Utilizar suportes diversificados: - Por exemplo, novas tecnologias da informação/comunicação, Articular saberes teóricos e práticos, numa dimensão interdisciplinar e transdisciplinar, Desenvolver projectos em grupo, Cooperar, Respeitar o trabalho dos outros, Organizar o trabalho, Responsabilizar-se pelas tarefas, Desenvolver e aprofundar projectos.

Avaliação em Área de Projecto e Projecto Tecnológico – 12º Ano. O que o aluno deve fazer: Definir o produto pretendido, Definir os objectivos do Projecto, Enquadrar os objectivos nos seus objectivos de vida, Realizar o levantamento de Recursos, Identificar os saberes/saberes-fazer, de que dispõe e os que necessita, Adequar o projecto aos recursos existentes na Escola e na comunidade, Identificar e formular os objectivos parcelares a atingir, Elaboração e Concretização Do Projecto

Avaliação em Área de Projecto e Projecto Tecnológico – 12º Ano. Elaborar: estratégias de realização adequadas ao produto e aos objectivos pretendidos, Explicitar: As fases do trabalho, As tarefas a levar a cabo, Os locais onde terão lugar, Os elementos do grupo que as cumprirão, Calendarização das tarefas.

Avaliação em Área de Projecto e Projecto Tecnológico – 12º Ano. Fundamentar: As opções tomadas, Analisar Individualmente e em grupo: Objectivos, Estratégias, Proceder a ajustamentos e Reformulações necessárias, Apresentar publicamente o projecto elaborado Adequar às audiências e Promover o Debate. Avaliação em Área de Projecto e Projecto Tecnológico – 12º Ano. Sua viabilidade e adequação

Avaliação em Área de Projecto e Projecto Tecnológico – 12º Ano. Manter presentes: Objectivos e estratégias, Adquirir: Saberes científicos e técnicos, Desenvolver: Os saberes-fazer científicos e técnicos previstos... Persistir na conclusão das tarefas atribuídas, de forma autónoma e articulada com os colegas, Realizar o produto de acordo com o projecto elaborado

Avaliação em Área de Projecto e Projecto Tecnológico – 12º Ano. Identificar: Ausências de saberes e de saberes-fazer revelados na realização do produto... Debater: Com os colegas de grupo a forma como o trabalho está a decorrer,

Avaliação em Área de Projecto e Projecto Tecnológico – 12º Ano. Promover: As alterações necessárias, Elaborar e apresentar relatórios periódicos da execução do projecto

Avaliação em Área de Projecto e Projecto Tecnológico – 12º Ano. Tendo em consideração: Os procedimentos relativos aos objectivos, O processo de realização do produto, Capacidade de envolvimento do aluno. Avaliar o Produto Realizado Elaborar o relatório do produto realizado Apresentar publicamente o produto e o relatório do processo

Avaliação em Área de Projecto e Projecto Tecnológico – 12º Ano. Recolha, Análise, Utilização, Manipulação Comunicação oral e escrita, Organização e, Divisão de tarefas Avaliação de: Capacidades, Atitudes Associadas a: De informação

Avaliação em Área de Projecto e Projecto Tecnológico – 12º Ano. Sentido Estratégico, Poder de Planeamento e de Avaliação Avaliação de: Capacidades De Reflexão Crítica

Avaliação em Área de Projecto e Projecto Tecnológico – 12º Ano. Processos utilizados, Fases de Execução do trabalho Avaliação formativa utilizada para Debater com os alunos:

Avaliação em Área de Projecto e Projecto Tecnológico – 12º Ano. Decisões tomadas, Superação de dificuldades, Discussão de alternativas. Devem ser analisadas

Avaliação em Área de Projecto e Projecto Tecnológico – 12º Ano. Diálogo, Com alunos, colegas e encarregados de educação Transparência, Negociação com os alunos sobre os critérios de avaliação Fidelidade curricular, Avaliar o que está previsto que se avalie Contextualização, Tendo em atenção as situações concretas das aprendizagens Equidade. Proporcionando aos alunos múltiplas oportunidades de escolha Avaliação em Área de Projecto e Projecto Tecnológico – 12º Ano. Esta prática avaliativa assenta em Princípios de:

Avaliação em Área de Projecto e Projecto Tecnológico – 12º Ano. Técnicas, e Instrumentos, Diversificados De recolha de dados. Avaliação em Área de Projecto e Projecto Tecnológico – 12º Ano. Devem ser utilizadas

Avaliação em Área de Projecto e Projecto Tecnológico – 12º Ano. As classificações do aluno Intermédias e final Integre, Toda a informação recolhida acerca do processo e do produto final Avaliação em Área de Projecto e Projecto Tecnológico – 12º Ano. É Fundamental que:

Avaliação em Área de Projecto e Projecto Tecnológico – 12º Ano. O trabalho investido na: Análise das situações e dos problemas, Na procura das soluções, Na avaliação dos resultados intermédios, Deve ser contemplado como parte integrante do trabalho de aprendizagem, a par do resultado concreto traduzido no produto final. Avaliação em Área de Projecto e Projecto Tecnológico – 12º Ano. O Produto final produzido pelo aluno Não tem valor autónomo face ao processo que o originou

Avaliação em Área de Projecto e Projecto Tecnológico – 12º Ano. Uniformização de critérios de avaliação em AP e PT, Elaboração de estratégias e procedimentos comuns a docentes e discentes em AP e PT Envolver os alunos no processo de avaliação Esta apresentação Pretende ser um contributo para:

Trabalho da Responsabilidade de: Alfredo Garcia Coordenador de Área de Projecto e Projecto Tecnológico - 2009/2010

Critérios Específicos de Avaliação Tendo por referência as orientações oficiais e a apresentação de Power Point precedente...

Avaliação em Área de Projecto e Projecto Tecnológico – 12º Ano. Organização, Responsabilidade, Cooperação, Realização, Criatividade. Participação na Avaliação. Avaliação em Área de Projecto e Projecto Tecnológico – 12º Ano. Parâmetros de Avaliação Devem contemplar os seguintes domínios

Avaliação em Área de Projecto e Projecto Tecnológico – 12º Ano. Recolher informação, Analisar informação, Seleccionar informação, Tomar decisões (adequadas), Justificar as decisões tomadas: - Por escrito, - Oralmente, Articular saberes teóricos e práticos, Desenvolver projectos em grupo, Avaliação em Área de Projecto e Projecto Tecnológico – 12º Ano. Parâmetros de Avaliação E os seguintes Objectivos Específicos

Avaliação em Área de Projecto e Projecto Tecnológico – 12º Ano. Cooperar, Respeitar o trabalho dos outros, Organizar o trabalho, Responsabilizar-se pelas tarefas, Desenvolver projectos, Aprofundar projectos, Definir o produto, Definir objectivos, Enquadrar os objectivos nos seus projectos de vida, Realizar o levatamento de recursos, Avaliação em Área de Projecto e Projecto Tecnológico – 12º Ano. Objectivos Específicos

Avaliação em Área de Projecto e Projecto Tecnológico – 12º Ano. Identificar saberes/Saberes fazer: - de que dispõe, - que necessita, Adequar os projectos aos recursos: - Existentes na Escola, - Existentes na comunidade, Identificar e formular objectivos parcelares a atingir, Elaborar estratégias adequadas: - à realização do produto, - aos objectivos pretendidos, Avaliação em Área de Projecto e Projecto Tecnológico – 12º Ano. Objectivos Específicos

Avaliação em Área de Projecto e Projecto Tecnológico – 12º Ano. Explicitar: - As fases do trabalho, - As tarefas a levar a cabo, - Os locais onde terão lugar, - Os elementos do grupo que as cumprirão, Calendarizar as actividades, Fundamentar as opções tomadas, Analisar objectivos e estratégias e a sua viabilidade de execução, Avaliação em Área de Projecto e Projecto Tecnológico – 12º Ano. Objectivos Específicos

Avaliação em Área de Projecto e Projecto Tecnológico – 12º Ano. Proceder a: - ajustamentos e, - reformulações necessárias, Manter presentes: - Objectivos, - Estratégias, Adquirir saberes: - Científicos e Técnicos, Desenvolver os saberes: - Científicos e Técnicos previstos, Avaliação em Área de Projecto e Projecto Tecnológico – 12º Ano. Objectivos Específicos

Avaliação em Área de Projecto e Projecto Tecnológico – 12º Ano. Persistir na conclusão das tarefas atribuídas: - de forma autónoma e, - articulada com os colegas, Identificar ausências de saberes e saberes-fazer revelados na realização do produto, Debater com os colegas de grupo a forma como o trabalho está a decorrer, Promover as alterações necessárias, Avaliação em Área de Projecto e Projecto Tecnológico – 12º Ano. Objectivos Específicos

Avaliação em Área de Projecto e Projecto Tecnológico – 12º Ano. Elaborar e apresentar Relatórios periódicos da execução do projecto, Elaborar pontualmente o Diário de Bordo, Actualizar regularmente o Portefólio, Apresentar o Portefólio sempre que solicitado, Analisar as decisões tomadas, Avaliação em Área de Projecto e Projecto Tecnológico – 12º Ano. Objectivos Específicos

Avaliação em Área de Projecto e Projecto Tecnológico – 12º Ano. Analisar e discutir alternativas, Analisar a superação das dificuldades, Apresentar publicamente o projecto, adequando a apresentação às audiências, Promover o debate, Colaborar na Avaliação: - Auto e - Hetero-avaliação. Avaliação em Área de Projecto e Projecto Tecnológico – 12º Ano. Objectivos Específicos

Trabalho da Responsabilidade de: Alfredo Garcia Coordenador de Área de Projecto e Projecto Tecnológico - 2009/2010