ESCOLA E DEMOCRACIA Para Além da Teoria da Curvatura da Vara

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
VISÃO DE MUNDO Pedagogia Tradicional
Advertisements

Profa. Gilvanete Correia Bezerra
Psicologia e práticas educativas.
Escola e Democracia II Para além da Teoria da Curvatura da Vara
Pedagogia da pesquisa-ação
PLANEJAMENTO E AÇÃO DOCENTE
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - UEMS
EDUCAÇÃO, TECNOLOGIA E SEUS CAMINHOS
Situação 1: pais ao serem chamados à escola afirmam que o(a) filho(a) não leva jeito para os estudos, nasceu assim como os demais membros da família. “Um.
CONTEÚDOS ESCOLARES E DESENVOLVIMENTO HUMANO : QUAL A UNIDADE ?
Correntes Pedagógicas
CONCEPÇÕES E TENDÊNCIAS DA EDUCAÇÃO
Filosofia da Educação Prof. Andréa Serpa.
BEM-VINDO À DISCIPLINA
QUADRO SÍNTESE DAS TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS
ESCOLA E DEMOCRACIA A TEORIA DA CURVATURA DA VARA
PRAGMATISMO: Escola de Filosofia, originada nos Estados Unidos da América; Foi a primeira Filosofia americana criada autonomamente; Produzido pelas universitárias:
PRAGMATISMO: Escola de Filosofia, originada nos Estados Unidos da América; Foi a primeira Filosofia americana criada autonomamente;
Pedagogia Histórico-Crítica (Dermeval Saviani)
SLIDES ELABORADOS PELAS ALUNAS DO SEGUNDO PERÍODO DE PEDAGOGIA
Educação e Práticas Pedagógicas
Educação no contexto do Trabalho
PARADIGMAS POSITIVISTA INTERPRETATIVO SÓCIO-CRÍTICO
Perfil do Profissional
Prof. Rita de Cássia S. Eger -
História da educação Tendência Liberal renovada
Plano de Trabalho Docente
Nilva de oliveira brito dos santos
Educação.
APRENDER POR PROJETOS. FORMAR EDUCADORES Pedro Ferreira de Andrade
O Estado necessita da Educação, e a Educação do Estado.
O Ensino de Ciências e suas Relações com o Contexto Social
Didática: organização do trabalho pedagógico
Os projetos de trabalho: uma forma de organizar os conhecimentos escolares Bases técnicas que fundamentam a organização curricular a partir de projetos.
OS OBJETIVOS E CONTEÚDOS DE ENSINO
O PLANEJAMENTO ESCOLAR
DISCUTINDO UMA CONCPÇÃO EMANCIPADORA DE AVALIAÇÃO
A EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
PEDAGOGIAS LIBERAIS TENDENCIAS CAPITALISTAS DESCONSIDERAM AS CLASSES
Prof. jose PLANEJAMENTO.
PLANEJAMENTO ESCOLAR Importância e significado do planejamento escolar
Experiência, aprendizagem e formação para a Saúde: algumas questões
Filosofia da Educação Brasileira
História nas atuais propostas curriculares
Ferramental Pedagógico para a EAD Parte II
A Educação Matemática como Campo Profissional e Científico
Docente: Maria Madselva Ferreira Feiges UFPR / Educação / DEPLAE
RELAÇÃO ENTRE EDUCAÇÃO & SOCIEDADE
PENSANDO O LIVRO DIDÁTICO E SUAS IMPLICAÇÕES NO ENSINO DE HISTÓRIA
Perspectivas atuais do Trabalho Pedagógico OTP 7
Outras correntes apareceram no ambiente moderno e contemporâneo
TÉCNICAS DE ENSINO: instrumental teórico-prática
POSITIVISMO Doutrina filosófica de Augusto Comte ( ), segundo a qual a verificação pela experiência é o único critério da verdade. (Mini Dic. Aulete.
Desenvolvimento Cognitivo: Piaget e o Construtivismo
CURSO: Licenciatura em Educação Física
Para que planejar? A eficiência é a execução perfeita de uma tarefa que se realiza. O planejamento e um plano ajudam a alcançar a eficiência, isto é, elaboram-se.
Governo do Estado do Paraná Secretaria de Estado da Educação
Kátia Souto Consultora Técnica do PNCH/SVS/MS Curitiba/ 2009
AS TEORIAS DA EDUCAÇÃO E O PROBLEMA DA MARGINALIDADE
Didática Material: Didática Geral Demétrio Delizoicov Neto
As Concepções Pedagógicas.
Por que alfabetização tecnológica do professor?
PROGRAMA UM COMPUTADOR POR ALUNO – UCA MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO II Seminário de acompanhamento do Projeto UCA-UNICAMP Norte UCA-Rondônia Marcelo.
Crítica à concepção de currículo cristalizado
MOURA et al. A atividade orientadora de ensino: unidade entre ensino e aprendizagem. In: MOURA, M.O. ( org). A atividade pedagógica na teoria histórico-cultural.
TENDÊNCIA PROGRESSISTA CRÍTICO-SOCIAL DOS CONTEÚDOS
Gestão Escolar Compartilhada Por Oneida Abadia Alves de Carvalho Secretária Municipal de Educação de Perdizes.
Curso: Licenciatura Plena em Física Disciplina: Didática Prof. Giovana Gomes Albino Tendência Progressista Libertadora Origem e concepções.
Transcrição da apresentação:

ESCOLA E DEMOCRACIA Para Além da Teoria da Curvatura da Vara Dermeval Saviani Prof. Livaldo Teixeira da Silva Pedagogo

Questões Problematizadoras Por que Saviani denomina esse capítulo: Para Além da Teoria da Curvatura da Vara? O que seria reverter a tendência dominante? Por que as teses enunciadas pelo autor funcionam como antíteses? Qual a relação entre Pedagogia Nova e Pedagogia da Existência? Por que seria necessário ir além dos métodos novos e tradicionais? Quais os passos do Métodos tradicionais e novos? Quem são seus pensadores?

Como Saviani denomina os passos do Método de sua pedagogia? Em quais posições alunos e professores se encontram na prática social? Existe alguma Distinção? Quais as atividades da Problematização, enquanto um dos passos do método? O que é a Instrumentalização? Para Além da relação Autoritária ou Democrática na Sala de Aula, se refere a qual tese enunciada por Saviani no capítulo anterior?

Reverter a tendência dominante O reformismo prevaleceu sobre o tradicionalismo, gerando consequências negativas; As três teses da teoria da curvatura da vara, invertem o que está na mente do educadores, de que a pedagogia nova é protadora de todas as virtudes e a pedagogia tradicional de todos os vícios e nenhuma virtude.

As teses funcionam como antíteses Não basta enunciar a concepção correta para que os desvios sejam corrigidos; é necessário abalar as certezas, desautorizar o senso comum; Com o objetivo ao introduzir o debate: foi o de polemizar, abalar, desinstalar, inquietar, fazer pensar.

Pedagogia Nova e Pedagogia da Existência Concepção humanista moderna de Filosofia da Educação; Centra-se na vida, na existência, na atividade; por oposição a pedagogia tradicional, que que se centrava no intelecto, na essência, no conhecimento. Abrange correntes tais como: o pragmatismo, o vitalismo, o historicismo, o existencialismo e a fenomenologia.

Para Além das Pedagogias da Essência e da Existência Falta-lhes a consciência dos condicionante histórico-sociais da educação; São ingênuas e idealistas; acreditam ser capazes de alterar as condições sociais, por si mesmas.

Uma pedagogia revolucionária centra- se, pois, na igualdade essencial entre os homens; Considera a difusão de conteúdos vivos e atualizados, uma das tarefas primordiais do processo educativo; Uma pedagogia revolucionária é crítica; sabe-se condicionada; porém entende que a educação se relaciona dialeticamente com a sociedade.

Para Além dos Métodos Novos e Tradicionais Uma teoria, um método, uma proposta devem ser avaliados não em si mesmos, mas nas consequências que produziram históricamente: Método Tradicional: Conteúdo apenas mecânico, sem significado social; Métodos Novos: Perda do conteúdo, da natureza e especificidade da educação. (Senso Comum); Teorias Crítico-reprodutivistas: Desânimo nos educadores e falta de proposta pedagógica.

A Escola Nova contribuiu para o aprimoramento do nível educacional da classe dominante; Em relação as classes populares, as escolas continuaram funcionando funcionando de acordo com as condições tradicionais; Contribuiu então para pelo afrouxamento da disciplina e pela secundarização da transmissão do conhecimento, para o rebaixamento do nível da educação destinada as camadas populares.

Surgem então tentativas de constituição de uma espécie de “Escola Nova Popular”. (Freinet, Paulo Freire); Movimento Paulo Freire de Educação: É nítida a inspiração da “Concepção ´humanista` moderna de filosofia da educação, (existencialismo Cristão); Critica a pedagogia tradicional (pedagogia bancaria), centrada na passividade, transmissão de conteúdos, memorização, verbalismo, etc. A diferença da Escola Nova é que Paulo Freire empenhou-se em colocar essa concepção a serviço dos interesses populares, iniciando pela alfabetização de adultos trabalhadores.

Propondo meios sofisticados surgem as propostas de desescolarização, como mecanismos de recomposição da hegemonia burguesa; São acionados o meios de comunicação de massa e outras mídias, como educação permanente, educação informal. Propostas de desescolarização proposta, pelos já escolarizados e não pelos não- escolarizados.

Os métodos de uma pedagogia revolucionária deverão situar para além dos métodos novos e tradicionais; superando por incorporação as contribuições de uns e de outros.

Estimularão a iniciativa dos alunos; porem sem abrir mão da iniciativa do professor; Favorecerão o diálogo dos alunos entre si e com o professor, mas sem deixar de valorizar o diálogo com a cultura acumulada historicamente; Levarão em conta os interesses dos alunos, os ritmos de aprendizagem e o desenvolvimento psicológico, mas sem perder de vista a sistematização lógica dos conhecimentos; - sua ordenação e gradação para efeitos de transmissão-assimilação dos conteúdos cognitivos.

Não se trata de uma mistura de métodos, mas de uma reorganização lógica, vinculando educação e sociedade. (superação de ações fragmentadas); Tanto os métodos tradicionais, como os novos implicam uma autonomia da pedagogia em relação a sociedade.

Métodos: Dewey (Nova)‏ Herbart ( Tradicional): 1- Preparação dos alunos; 2- Apresentação de novos conhecimentos; 3- Assimilação de conteúdos; 4- Generalização; 5- Aplicação. Dewey (Nova)‏ 1- Atividade; 2- Problema; 3- Coleta de dados; 4- Hipótese; 5- Experimentação.

Método de Saviani 1- Prática Social ( Inicial); 2- Problematização; 3- Instrumentalização; 4- Catarse; 5- Prática Social (Final)‏

Prática Social (Inicial): É o ponto de partida; É comum a professor e alunos; Ambos estão inseridos na mesma prática social, porém em posições distintas; Alunos: Compreensão sincrética; Professor: Síntese precária; (necessita de preparação da aula) – sistematização do conteúdo que vai ser transmitido.

Problematização: Identificação dos principais problemas postos pela prática social; Definição de que conhecimento é necessário dominar, de uma conteúdo dado; Sobre a liderança do professor, condutor do processo.

Instrumentalização Apropriação dos instrumentos teóricos e práticos necessários ao equacionamento dos problemas detectados na prática social; A transmissão pode ser direta ou indireta, dependendo do objetivo que se tenha, de acordo com o conteúdo; Apropriação pelas camadas populares das ferramentas culturais necessárias à luta social que travam diuturnamente para se libertar das condições de exploração em que vivem.

Catarse: Momento de expressão elaborada da nova forma de entendimento da prática social; Efetiva incorporação do elementos culturais; Estruturação dos conhecimentos científicos de forma sintética.

Prática social (Final): É o ponto de chegada; Vislumbra a possibilidade de transformação da realidade, da própria prática social;

Educação é uma atividade que se supõe uma heterogeneidade real e uma homogeneidade possível; Uma desigualdade no ponto de partida e uma igualdade no ponto de chegada. A Educação não transforma de modo direto e imediato e sim de modo indireto e mediato, isto é, agindo sobre os sujeitos da prática.

Para Além da relação Autoritária ou Democrática na Sala de Aula A Escola Nova, considerando a pedagogia tradicional como intrinsecamente autoritária , proclamando-se democrática e estimulando a livre iniciativa dos alunos, reforçou as desigualdades, tendo, portanto, um efeito social antidemocrático.

A equiparação do professor e aluno no início e no processo de ensino- aprendizagem inviabiliza a ação pedagógica; Parte-se da desigualdade real para uma igualdade possível.

Bibliografia SAVIANI, Dermeval. Escola e Democracia: teorias da educação, curvatura da vara, onze teses sobre educação e política. 33.ª ed. revisada. Campinas: Autores Associados, 2000.