Essa é minha escola.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Participação – a Mudança em Nossas Mãos!
Advertisements

Profa. Gilvanete Correia Bezerra
Reunião de apresentação do Projeto Alvorada 23 de fevereiro de 2008
INTRODUÇÃO A EDUCAÇÃO E O IDOSO
Relação professor/aluno
POLÍTICAS EDUCACIONAIS E TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS
FERRAMENTAS PEDAGÓGICAS INTERATIVAS
Pedagogia da pesquisa-ação
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - UEMS
EDUCAÇÃO, TECNOLOGIA E SEUS CAMINHOS
EMEF. PROF. JOSUÉ DE CASTRO
RELATO DE EXPERIÊNCIA A Escola Municipal Amaro Coelho atende alunos na faixa etária de 0 a 15 anos, administrando o Ensino fundamental de 1ª a 4ª série,
Secretaria da Educação e Cultura
Diretrizes Curriculares e Práticas Docentes
QUADRO SÍNTESE DAS TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS
Plano de estudo 2006 Conhecimento Lingüístico;
Esta é a escola onde trabalho
A ESCOLA EM QUE TRABALHO
Apresentação dos Conteúdos Programáticos
Educação, um direto de todos... Professor Ulisses Mauro Lima
Rua Jacanã, 328 Bairro Divinéia Unaí-MG
Gestão da Aprendizagem Escolar UM GESTAR EM CADA ESCOLA
O PROCESSO DE AUTO-AVALIAÇÃO NA GESTÃO ESCOLAR E O PRÊMIO NACIONAL DE REFERÊNCIA EM GESTÃO ESCOLAR Heloísa Lück.
O Ensino de Ciências e suas Relações com o Contexto Social
Marco Doutrinal e Marco Operativo
Lei de diretrizes e bases da educação nacional
NOME DA ESCOLA Reunião com Pais.
Disciplina: Estágio Supervisionado I
ELIANE PEREIRA DE BRITO
A Função do Professor Articulador
Um pouco da história. Um pouco da história Proposta Pedagógica O Programa UM OLHAR PARA O FUTURO trabalha a Educação Cooperativista e Financeira com.
FESTIVIDADE DA ESCOLA PAROQUIAL CRISTO REI
Contexto de atuação do CME
História nas atuais propostas curriculares
LUCIANA PEREIRA DA SILVA NELSDY CUNHA TEIXEIRA LAZZARINI UBATUBA 2007
ROSANA DE OLIVEIRA SANTOS PORTO ALEGRE - RS
MEDIAÇÃO.
O profissional da gestão escolar e suas implicações
Currículo, Propostas Pedagógicas ou Propostas Curriculares na Educação Infantil? Profa. Antônia Ferreira Nonata Profa. Denise Silva Araújo.
Figura 1 – Alunos realizando atividades sobre literatura infantil
MARIA DO SOCORRO ANDRADE COSTA SANDRA REGINA CASTRO SOARES
Professor Dinamizador de Tecnologias Interativas Aplicadas à Educação Função primordial para "articular as ações  pedagógicas desenvolvidas com.
NTE – Nucleo Tecnólogico Educacional
PENSANDO O LIVRO DIDÁTICO E SUAS IMPLICAÇÕES NO ENSINO DE HISTÓRIA
PLANEJAMENTO EDUCACIONAL:
Estágio Supervisionado em História I Departamento de História
“Projetos para Suporte à Implementação do Currículo”
PLANO DE TRABALHO PARA GESTÃO DA ESCOLA
Psicologia Escolar Professora: Bárbara Carvalho Ferreira.
CORRENTES TEÓRICAS SUBJACENTES ÀS AÇÕES DIDÁTICA-PEDAGÓGICAS
´O que está mudando e em qual direção estamos indo?´ Lortie (1975) Profa. Dra. Maria Inêz Probst Lucena.
Universidade Federal de Itajubá
6. A gestão do trabalho pedagógico: o PPP em ação
SAÚDE RENOVADA Essa abordagem vai ao encontro do movimento biológico higienista, entretanto o que difere é a participação de todos nas atividades, além.
TENDÊNCIA PEDAGÓGICA LIBERAL RENOVADA PROGRESSIVISTA
Roteiro de observação de estágio nos anos iniciais
ENSINO FUNDAMENTAL DE 9 ANOS
O futuro chegou!.
Maria Elizabete Rambo Kochhann Drª. Lizete Maria Orquiza de Carvalho Orientadora UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA – UNESP FEIS – FACULDADE DE ENGENHARIA.
Governo do Distrito Federal Secretaria de Estado de Fazenda Subsecretaria de Administração Geral Diretoria de Gestão de Pessoas Gerência de Desenvolvimento.
Meta 1: universalizar, até 2016, a educação infantil na pré-escola para as crianças de 4 (quatro) a 5 (cinco) anos de idade e ampliar a oferta de educação.
UNIDADE I: Introdução ao estudo da Educação Infantil. Profª. Ms Maria Celeste Rocha FACULDADE CATÓLICA SALESIANA DO ESPÍRITO SANTO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA.
METODOLOGIA DE ENSINO NA EDUCAÇÃO BÁSICA
A PESQUISA COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO Ana Paula Palheta PRÓ-REITORIA DE PESQUISA, PÓS-GRADUAÇÃO E INOVAÇÃO.
 Discente: Fernanda Maria Da Silva  Docente: Dra. Giovana Gomes Albino  Disciplina: Didática  Curso: Licenciatura em Física.
O papel pedagógico do órgão gestor
Tendências atuais ou pós LDB: interacionistas/ cognitivistas
LICENCIATURA EM FÍSICA 3° PERIODO DISCIPLINA: DIDÁTICA DOCENTE: Dra. GIOVANA GOMES ALBINO DICENTES: MARIA EDIVANIA DE SOUZA TETSY CAROLINE TEIXEIRA DE.
Projeto Pedagógico - PP - Ivany Ehrhardt – fev.2006.
De Onde Vem A. O que é ser criativo? O que é a criatividade, afinal? O dicionário a explica de tal forma: “Faculdade ou atributo de quem ou do que é criativo;
Transcrição da apresentação:

Essa é minha escola

Filosofia da escola A Escola de Educação Infantil Clubinho dos Baixinhos, dá grande ênfase na busca de alternativas que colaborem para a formação de um indivíduo capaz de construir sua história de acordo com as necessidades surgidas no decorrer de sua vida sendo questionador, colaborador e transformador da sociedade em que vive. A Escola propõe, assim, uma educação que parta da realidade do aluno, visando dignidade, idealização pessoal e uma consciência critica e transformadora.

Finalidades Da escola infantil A Escola oferta Educação Infantil na faixa etária de 3 a 6 anos e tem por finalidade a educação o cuidado dos alunos visando dar continuidade a ação da família,no desenvolvimento dos aspectos: físicos, psicológicos, intelectuais e sociais, respeitando através do lúdico, a criatividade e a espontaniedadeda criança.

Objetivos do estabelecimento A escola se propõe a buscar alternativas que auxiliem o individuo no seu desenvolvimento como um todo, proporcionando-lhe situações compatíveis com a sua realidade, de modo a estimular o espírito, cooperativo, com vistas a preparar o educando a executar sua plena cidadania.

Organização pedagógica Direção A administração da escola é exercida pela diretora, que representa legalmente a mesma.

Coordenação Pedagógica O serviço de Coordenação Pedagógica é de responsabilidade da Entidade Mantedora que orienta e supervisiona as atividades propostas junto aos professores, através da equipe Pedagógica. A mesma acompanha o processo de planejamento e dinamização das aulas conforme a Filosofia e os Objetivos da Escola.

A escola adota o regime anual para a Educação Infantil. Regime de matrícula A escola adota o regime anual para a Educação Infantil.

Organização do ensino A Educação Infantil está organizada por grupos de alunos, conforme a faixa etária

Metodologia de Ensino A escola, no seu dia –dia, trabalha a realidade de seu aluno e atende as suas necessidades, adotando propostas de trabalho diversificadas e inovadoras, havendo, assim, construção do conhecimento através da mediação entre educando e educador. A metodologia adotada pela escola baseia-se nos seguintes autores: Emilia Ferreiro, Maria Montessori, Paulo Freire, Piaget,Vygotsky, Vallon, entre outros, adequando o melhor de cada teoria à realidade escolar.

Avaliação Escolar A avaliação que a escola realiza envolve a avaliação de cada serviço e/ou setor sendo realizada ao longo do período letivo ou sempre que se fizer necessária, pela direção, educadores, funcionários, e familiares, com a finalidade de verificar se os objetivos estabelecidos estabelecidos foram ou não atingidos. Os resultados dessa avaliação servem de base para o planejamento de novas ações.

Obrigada pela visita!