Acesse: www.elmopensamentocritico.com.br.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Para abrir as ciências sociais:
Advertisements

CONHECIMENTO CIENTÍFICO
A visão Grega da Ciência
Pré-Discussão do Artigo “Is Computer Science Science?”
MÉTODO CIENTÍFICO.
METODOLOGIA CIENTÍFICA
Ciência e Compreensão da Realidade. Tipos de Conhecimento.
A Evolução da Ciência Do medo à Ciência.
Jorge Muniz Barreto UFSC-INE
violência. trabalho. cultura. religião. educação política. modernidade
COLÉGIO MODERNO Profa Maísa C. Lopes Eixo Temático I:
Contexto histórico do surgimento da Sociologia
CIÊNCIA E TECNOLOGIA O Engenheiro deve desenvolver suas atividades com o auxílio da pesquisa científica e desenvolvimento tecnológico. A pesquisa e o.
Prof. Everton da Silva Correa
Filosofia Prof. Everton da Silva Correa.
CIÊNCIA E CONHECIMENTO CIENTÍFICO
Metodologia da Pesquisa
MÉTODO CIENTÍFICO.
Metodologia do trabalho científico
MÉTODO CIENTÍFICO.
METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO
O ENSINO DE CIÊNCIAS ATRAVÉS DA INVESTIGAÇÃO E EXPERIMENTAÇÃO
INTERAÇÃO COM O MUNDO NATURAL:
Pesquisa: Conceitos e Definições
Explicação Científica – Hipótese Capítulo VI
A que distância estaremos da Idade Moderna?
A Ciência é metodológica
Introdução a Biologia Prof. Sanvido.
Como acontece o fenômeno do Arco-íris?
Plano de Aula Definição Atitude Científica Fatos e Teorias
RAIMUNDO PINHEIRO LOPES FILHO Pesquisador da EMBRAPA AMAPÁ
AULA 06 HISTÓRIA DA FILOSOFIA ANTIGA I.
Metodologia Científica Prof. Marcel Dupret Fatec Osasco Jan/2014
UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE
Instituto Federal de Alagoas – Campus Satuba
COMO OS CIENTISTAS DESCOBREM AS COISAS ?
INTRODUÇÃO À FILOSOFIA
Prof. Ms. Patricia Tatiana Soler
PROVAR UMA TEORIA Um grande passo do conhecimento racional.
Eixo Temático I: Filosofia e Ciência
A FORMAÇÃO DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO
A REVOLUÇÃO CIENTÍFICA DO SÉCULO XVII
Profª. Taís Linassi Ruwer
Biologia e ciência.
A Construção da Ciência
Karl Popper O Falsificacionismo
O QUE É FILOSOFIA ?.
A Psicologia Científica
O conhecimento científico
INSTITUTO FEDERAL DE SANTA CATARINA- IFSC METODOLOGIA CIENTÍFICA Profa
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA “JÚLIO DE MESQUITA FILHO” CAMPUS DE ILHA SOLTEIRA MARÇO 2014 TEORIAS DA CONSTRUÇÃO DO SABER CIENTÍFICO ANTONIO LÁZARO SANT´ANA.
FUNDAMENTOS DE CIÊNCIAS HUMANAS
Agora... Sobre a aula de hoje!!!
Plano de Aula Para que serve isso de Metodologia?
Profa. Dra. Renata Medici Metodologia Científica e Tecnológica (Eng. 2510)
Projetos Pessoais: Por onde comecar? Nos proximos slides vamos ver…
Evolução Histórica do Conhecimento Científico
Prof.ª Chayane C. de Souza
Plano de Aula Definição Atitude Científica Fatos e Teorias
As bases da ciência moderna
TCC1 Prof. Sergio Roberto Martins
A Ciência e suas características
“não há ciência sem o emprego de métodos científicos”
O SURGIMENTO DA SOCIOLOGIA
DO SABER ÉTICO À ÉTICA VAZ, Henrique C. de Lima. Escritos de filosofia IV: introdução à ética filosófica 1. São Paulo: Loyola, p
Aula sobre Ciência, método, pesquisa Profa. Lílian Moreira.
O MÉTODO CIENTÍFICO Profa. Mayra Ruas.
FATOS, LEIS E TEORIAS Metodologia Científica Augusto Bispo.
Capítulo 1 – O céu, a Terra, o homem e seu passado Capítulo 2 – Os povos do Crescente Fértil PROGRAMA I ETAPA 6º ANO Capítulo 3 – Os povos do Extremo Oriente.
John Locke CHAUI, Marilena. Filosofia, Série novo ensino médio. Ed. Ática, São Paulo Páginas:128,129 CHAUI, Marilena. Filosofia, Série novo ensino.
Transcrição da apresentação:

Acesse: www.elmopensamentocritico.com.br

F i l o s o f i a

Aula: O Método Científico Filosofia Prof:.Elmo Ricardo

O QUE PROPÕE O PENSAMENTO DA ÉPOCA MODERNA. Esse período representa a busca por um conhecimento desmistificado; É visto como o "renascimento científico“; É visto, como a expressão da nova ordem burguesa; Os inventos e descobertas são inseparáveis da nova ciência; O desenvolvimento da indústria, está atrelado aos interesses da burguesia; Busca-se por um saber que investigue as forças da natureza a fim de usá-las em beneficio do próprio homem; A ciência não é mais a serva da teologia; Deixa de ser um saber contemplativo, formal e finalista; Está intimamente ligada à técnica; 26/03/2017 www.elmopensamentocritico.com.br

INTUITO DA HABILIDADE Deixar claro que a ciência necessita desses procedimentos para a produção de conhecimento dito cientifico, ou seja, que a ciência passa por etapas a até chegar a essa produção. www.elmopensamentocritico.com.br

O método de Galileu basea-se essencialmente na matemática como modelo para as explicações dos fenômenos. Método Matemático (Problema) Numa cidade, 8% dos habitantes são analfabetos.sendo 11316 o número de que sabem ler e escrever, quantos são os habitantes dessa cidade? (Experimentação, Calculo) (Conclusão) 12 300 habitantes Porcentagem dos que sabem ler e escrever: 100%-8%=92% Então 92%. x = 11 316 92:100 X = 11316 0,92x = 11316 x= 11 316: 0,92

Gráficos-Elmo Ricardo Galileu subiu a torre de Pisa e deixou cair dois corpo livremente, para mostrar como era incorreta a afirmação de Aristóteles de que a queda livre dos corpos depende de suas massas e de que suas velocidades seriam diferentes. O começo da ciência moderna O meu método determina que nada pode ser afirmado cientificamente nos fenômenos da natureza, sem passar por uma verificação. A experimentação fundamenta as teorias. Gráficos-Elmo Ricardo

O Método Científico Revolução Científica Ciência Moderna Método retirado da matemática, é racional e experimental. Deu condições ao homem de entender, explicar e dominar a natureza. Ciência Moderna Surgiu a partir do método cientifico, tornando-se assim uma forma de conhecimento mais confiável, rompendo com a forma antiga de ciência. Revolução Científica O surgimento da Ciência Moderna revolucionou a forma com que o homem passou a explicar e entender a natureza e o mundo a sua volta.

Etapas do metodo cientifico: Essência de um problema. O Método Científico de Galileu Etapas do metodo cientifico: 1ª OBSERVAÇÃO Essência de um problema. Observando os fatos do mundo, o cientista se preocupa com um problema que o intriga e que ainda não foi explicado por ninguém. Deve expor seu problema, com clareza e precisão, e procurar todos os instrumentos possíveis para tentar resolvê-lo; A observação científica é rigorosa, precisa, metódica, orientada para explicação dos fatos; Já pressupõe uma teoria; Necessita do uso de instrumentos.

2ª HIPÓTESE Etimologicamente, hypó, “debaixo de”, “sob”, e thésis, “ proposição” é o que “está sob a tese”, o que está suposto. A hipótese é a explicação provisória dos fenômenos observados, a interpretação antecipada que deverá ser ou não confirmada( resposta não completa ). No método científico, a hipótese é o caminho que deve levar à formulação de uma teoria. O cientista, na sua hipótese, tem dois objetivos: 1º Explicar um fato. 2º Prever outros acontecimentos dele decorrentes (deduzir as conseqüências). A hipótese deverá ser testada em experiências laboratoriais controladas.Se, após muitas dessas experiências, os resultados obtidos pelos pesquisadores não contrariarem a hipótese, então ela será aceita como uma lei e integrada à uma teoria e/ou sistema teórico.

Leis e teorias cientificas: É a tentativa de explicar como aquele fenômeno se explica, como acontecem as regularidades entre estes fenômenos para depois fornecerem uma compreensão mais ampla. As teorias, são criadas, inventadas, sai da imaginação do cientista. Leis: Enunciados generalizadores que apresentam relações constantes e necessárias entre fenômenos regulares.

Teoria segundo Hawking De acordo com o físico teórico Stephen Hawking, "uma boa teoria deve satisfazer a dois requisitos: 1º Precisa descrever com precisão um número razoável de observações; 2º Deve prever com boa margem de definição resultados de observações futuras". "qualquer teoria na física é sempre provisória, no sentido de que é apenas uma hipótese, você nunca pode prová-la em definitivo. Não importa quantas vezes os resultados das experiências estejam de acordo com algumas teorias, não se pode ter a certeza de que na próxima vez o resultado não irá contradizê-las. Por outro lado, você pode refutar uma teoria por encontrar uma única observação que não concorde com as suas previsões".

Uma lei é uma expressão de um comportamento, como por exemplo a Lei da Gravitação. A Lei da Gravitação faz parte da Teoria da Gravitação. E o que é uma Teoria? Vou dar um exemplo que você vai entender bem. Suponha que seja encontrado um cadáver em uma casa. A polícia começa a investigar, e começa criando hipóteses, explicações alternativas, para o que aconteceu. Hipóteses: 1. suicídio 2. homicídio doloso (alguém queria matar a vítima) 3. homicídio culposo (alguém matou a vítima, mas não era sua intenção inicial, não era seu objetivo). A partir das evidências colhidas na cena do crime, a polícia tenta descartar as hipóteses. Primeiro, descobre que a vítima morreu de um tiro, e este tiro foi dado de uma distância superior a 1m mas não maior que 2m. Descartada fica a hipótese de suicídio. Agora a polícia já tem certeza de uma coisa: havia mais alguém na sala, alguém que disparou a arma. O cientista faz a mesma coisa. Vamos pegar a Teoria da Evolução. O mistério a resolver era "como surgiram todas as espécies animais e vegetais no planeta"? Levantaram-se várias hipóteses, e Darwin acabou tropeçando com algumas evidências que indicaram a verdade: as espécies evoluíram. Por mecanismos que Darwin não sabia no início, espécies surgiam de espécies pré-existenes. Investigando o assunto, Darwin elaborou uma teoria, ela dizia que as espécies acabam se modificando por fatores que ele não sabia quais eram, e que estes fatores passavam por um filtro, a seleção natural, e as características favoráveis acabavam sendo passadas para a próxima geração. De alteração em alteração as espécies acabavam mudando, a ponto de se tornarem genéticamente outra espécie.

UM CONJUNTO DE HIPOTESES FORMAM UMA TEORIAS. Teoria, do grego, é o conhecimento especulativo, puramente racional. O substantivo theoría significa ação de contemplar, olhar, examinar, especular. Também pode ser entendido como forma de pensar e entender algum fenômeno a partir da observação UM CONJUNTO DE HIPOTESES FORMAM UMA TEORIAS.

Quando você descobre uma evidência que torna falsa uma hipótese, a hipótese é derrubada. Se você não consegue falsear a hipótese, e consegue fazer previsões em cima dela, e estas previsões se concretizam, então a confiança na hipótese aumenta, e ela passa a ser chamada de teoria. Hoje temos algumas teorias que tem grande grau de confiabilidade, ou seja, que são muito próximas da realidade: A Teoria da Relatividade, A Teoria da Evolução, A Teoria da Gravitação, A Teoria do Big Bang, entre outras.

Uma lei científica é uma hipótese que tenha sido comprovada sua validade. Uma teoria científica é um conjunto de leis que explicam um determinado fenômeno ou grupo deles. Assim, por exemplo, a hipótese comprovada de que o arco-íris se forma devido á refração que a luz branca (solar) experimenta ao atravessar as gotas de chuva, é uma lei integrante de um conjunto de leis que regem outros fenômenos luminosos (reflexão, dispersão, difração etc.). Esse conjunto é conhecido como a Teoria sobre a luz. É importante sempre lembrar então que: A: Hipóteses são idéias que tentam explicar um fato observável; B: Teorias são hipóteses que passaram pelo processo de averiguação de suas previsões e; C: Leis são hipóteses que explicam eventos que ocorrem com regularidade. As leis cientificas também são provenientes das hipóteses. Recebem o status de lei por descreverem um evento observável que ocorre com regularidade. O surgimento da vida é um fato, teorias e leis cientificas são estruturas de idéias que explicam e interpretam estes fatos. Quando as teorias são comprovadas tornam-se leis, ou seja, constantes e necessárias. Não são regidas pela contingência e sim pelo determinismo.

Passiveis de serem ou não verdadeiras. OMétodo Científico de Galileu 3ª Experimentação É o critério para julgar se as teorias ou leis podem ou não serem aceitas. O experimento científico é a etapa mais longa do método científico. Realiza experimentos práticos ou teóricos que visam explicar ou resolver um assunto. 4ª Conclusão Passiveis de serem ou não verdadeiras.

O método científico Desta forma o método científico é um conjunto de regras básicas para um cientista desenvolver uma experiência. “O Método cientifico é uma forma de investigação da natureza. Não leva em consideração superstições ou crendices, mas a lógica e a observação Sistemática dos fenômenos estudados, eu comparo o cientista a um detetive” Einstein

(Ou seja aquilo que pode ter um resultado objetivo.) Ciência Moderna Desta forma a partir do século XVII determinou-se o que é Ciência: Física, Química e Biologia, com a aplicação do método experimental e matematizavel. (Ou seja aquilo que pode ter um resultado objetivo.)

Tem como objeto de estudo Conhecimentos Matematizáveis Física Química Biologia Tem como objeto de estudo A NATUREZA

Do Particular para o Geral Objetivo A interpretação dos fatos baseado em observações e experimentos que permite estabelecer induções que ao serem completadas oferecem a definição do objeto. INDUÇÃO Do Particular para o Geral

Generalização “Não existe ciência senão do universal” (Aristóteles) As análises dos fenômenos nos levam a formulação de leis, que são enunciados que descrevem regularidades ou normas. Se na fase de experimentação analisamos as variações dos fenômenos, na generalização estabelecemos relações constantes, o que nos permite enunciar, por exemplo: que se a temperatura de um gás aumentar, mantida a mesma pressão, então seu volume aumentará. Há relação constante entre os fenômenos. Generalizações empíricas; As leis teóricas ou teorias.