Setor de ensino-aprendizagem Ensino Superior Privado

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Transcrição da apresentação:

Setor de ensino-aprendizagem Ensino Superior Privado Grupo B: Ana Claudia Kakihata Henrique Terada Vanessa Pazzini

Objetivo Panorama do setor O propósito do trabalho é examinar o setor de ensino aprendizagem através de instituições que atuam competindo por alunos e visando o lucro e/ou ao crescimento de seu market share. Panorama do setor Quantidade de universidades particulares no país passou de 1 milhão para 4 milhões em dez anos; Os alunos dessas instituições pagam a mensalidade com o próprio salário e estudam para se desenvolver profissionalmente; Uma pesquisa indica que os alunos escolhem os cursos por outros fatores, que não a vocação, como localização da faculdade e o custo do curso. O estudo ouviu 70 estudantes de 20 universidades: 73% vem de famílias com renda de até dez salários mínimos; Mais de 60% trabalham e estudam; 75% vieram de escolas públicas"

Panorama do setor Tabela 1.1 - Número de Instituições de Educação Superior, por Organização Acadêmica e Localização (Capital e Interior), segundo a Unidade da Federação e a Categoria Administrativa das IES – 2008. Fonte: Inep

Número de estudantes de graduação por IES Ranking Instituições Sigla UF de Origem Organizações acadêmicas Matrículas 1 Universidade Paulista UNIP SP Privada 145.488 2 Universidade Estácio de Sá UNESA RJ 116.959 3 Universidade Nove de Julho UNINOVE 84.398 4 Universidade Bandeirantes de São Paulo UNIBAN 69.074 5 Universidade Antônio Carlos UNIPAC MG 57.291 Adaptado de: www.bndes.gov.br/SiteBNDES/export/sites/...pt/.../set3003.pdf

Número de estudantes de graduação por IES privada Adaptado de: www.bndes.gov.br/SiteBNDES/export/sites/...pt/.../set3003.pdf

Exemplos de players por segmento de atuação Fonte: www.bndes.gov.br/SiteBNDES/export/sites/...pt/.../set3003.pdf

Universidade Anhanguera Companhia de capital aberto em 2003. Não aparece na lista do Inep entre as maiores IES por ser proprietária de diversas faculdades isoladas; Em 2008, a Anhanguera adquiriu as seguintes IES: FACNET, FAPLAN, IESVILLE, FRIS, FAENAC, FABRAI, CESUR, FASERT, Faculdades JK, FAST e FTS, totalizando R$ 240 milhões; Grande capilaridade: SP, SC, RS, MT, MS, GO e MG. VISÃO Ser a maior instituição de ensino superior do Brasil e que ofereça aos seus alunos a melhor relação CUSTO X QUALIDADE. OBJETIVO GERAL Oferecer aos educandos uma sólida base de conhecimentos, competências e habilidades com vistas a desenvolver uma aprendizagem significativa, capacitando-os para implementar seus projetos de vida. POSICIONAMENTO ESTRATÉGICO Baixo custo

Universidade Estácio de Sá Fundada em 1970 na Zona Norte do Rio de Janeiro; Em 1998, estendeu a expansão em nível nacional; Oferece diversos cursos nas áreas de Ciências Exatas, Biológicas e Humanas com graduação tradicional ou graduação tecnológica, e cursos de pós-graduação lato sensu, tanto na modalidade presencial como a distância. Oferece, também, cinco cursos de Mestrado e dois Doutorados.. VISÃO Ser a maior instituição de ensino superior privado do mundo ocidental em número de alunos até o ano de 2012, com excelência na prestação de serviços para ensejar formação de qualidade e melhores empregos a seus alunos, com equipes de alto desempenho e processos de classe mundial. VALORES · Foco no Aluno - O Aluno é nossa razão de ser. Trabalhamos para seu desenvolvimento pessoal, profissional e social · Meritocracia - Proporcionamos oportunidades para que as pessoas cresçam em velocidade condizente com seus talentos, esforços e resultados, sem nenhum tipo de restrição ou favorecimento. · Qualidade - Perseguir a excelência na prestação de serviços

Sistema Educacional Brasileiro (SEB) Iniciou as suas atividades em 1963, com o nome de “Curso Osvaldo Cruz” em Ribeirão Preto - SP; Inicio da expansão nacional: 2005; Nesses 46 anos de atividade e de modelo próprio de negócio, o SEB desenvolveu competências e habilidades para a expansão da capilaridade com novos parceiros, fossem eles privados ou públicos, bem como desenvolveu ferramentas e mecanismos de acompanhamento nas unidades brasileiras e naquelas do exterior, garantindo eficiência e qualidade da educação. SEGMENTOS DE MERCADO: Educação Básica presencial, por meio de unidades próprias; Sistema de Ensino Básico, por meio de fornecimento de metodologia, conteúdo e material didático, treinamento de professores e outros serviços educacionais para parcerias na Educação Básica privada e pública; Ensino Superior: graduação e pós-graduação presencial, por meio de unidades próprias; Ensino a Distância (EAD) - Ensino Superior de graduação a distância. POSICIONAMENTO ESTRATÉGICO: A meta do SEB é expandir sua atuação de forma rentável em todos os segmentos em que atua;

Kroton Educacional É um dos maiores grupos educacionais do Brasil, com atuação no Ensino Básico há mais de 40 anos e no Ensino Superior desde 2001; A Companhia atua de forma integrada e diversificada, provendo serviços de educação, tecnologia de ensino e material didático para uma rede de mais de 720 escolas associadas em todos os Estados do Brasil, com mais de 265 mil alunos. No Ensino Superior, a Kroton conta 24 faculdades próprias, com a marca Pitágoras, e 16, com a marca IUNI. As 40 unidades estão presentes em 28 cidades de dez Estados Brasileiros e possuem mais de 86 mil alunos; A complementaridade estratégica e geográfica dessas operações e a conjugação das melhores práticas das duas empresas permitiram a criação de uma instituição educacional de escala nacional, com capacidade continuada de expansão; dando origem a um dos maiores grupos educacionais do País.

Matriz Impacto X Grau de Incerteza Maior   F A – ALUNOS B – CONCORRÊNCIA C – QUALIDADE D – PREÇO E – UNIDADES FÍSICAS F -- CONFIABILIDADE A B Impacto D C Menor E Menor Grau de incerteza Maior Cenários Preço x qualidade Ensino a distância X Lucratividade Perspectiva do aluno x qualidade do curso que escolhe (Está preocupado com o nome da instituição, procura apenas um diploma, está preocupado com a visibilidade de mercado de trabalho que a instituição trará para ele)

Modelo das Cinco Forças de Porter Fornecedores: a influência dos fornecedores varia de média a alta, pois são os professores quem determinam a qualidade do ensino. Professores de melhor formação possuem poder de influência maior que os professores de baixa formação; Ameaça de novos entrantes: fusões e aquisições dos grandes grupos Produto substituto: educação a distância; cursos técnicos e profissionalizantes de curta duração. Clientes: a influência dos clientes é média, pois há muita informação disponível para a escolha do melhor curso e além disso o aluno pode migrar de uma Universidade para outra quando bem entender. Por outro lado, os alunos encontram as mesmas questões burocráticas, como preço e exigências, na maioria das universidades; Competidores: existem muitos players em busca de clientes. A diferença entre eles está na segmentação de mercado, como por exemplo, elite e massa. Dentre o segmento de massa a competição é acirrada sendo que os resultados dos principais players, como a Anhanguera e a Estácio de Sá, são muito parecidos.

Configuração da Organização (Mintzberg&Quinn) Universidades - Organização Profissional: Padronização de habilidades (especialização dos professores e funcionários) Descentralização Horizontal: Boa autonomia; funcionários trabalham de forma independente; Poder mais distribuído: decisões ficam a cargo dos profissionais da essência operacional (professores, coordenadores de curso tomam decisões) Grande staff de suporte: profissionais bem remunerados

Queda do valor médio das mensalidades Grandes grupos educacionais Modelo das 4 ações – Criando Oceano Azul Eliminar Professores com baixo conhecimento; Cursos de baixa qualidade; Elevar Qualidade dos cursos e do ensino; Valor da marca; Relacionamento professor/alunos Reduzir Índice de inadimplência; Custos Criar Novos cursos de graduação e pós-graduação; Cursos a distância; Outras dinâmicas de cursos; TENDÊNCIAS: Queda do valor médio das mensalidades Grandes grupos educacionais Universidade Anhanguera Estácio de Sá Kroton Educacional Sistema Educacional Brasileiro (SEB)

Importância X Desempenho Faculdade Anhanguera Estácio de Sá Importância para o cliente Desempenho Quão importante para você é os seguintes fatores competitivos? Quão bom é o nosso desempenho em relação a concorrência? Não importante Extremamente Importante Extremamente melhor Extremamente pior 9 8 7 6 5 4 3 2 1 x Preço da mensalidade Qualidade do ensino Duração do curso Oportunidade no mercado de trabalho Nome da Instituição de ensino

Clockspeed O ciclo de vida do setor de ensino-aprendizagem é mediano, ou seja, a velocidade evolutiva do setor é moderada quando comparada a setores tecnológicos (cerca de 10 anos). Em 10 anos o número de faculdades privadas dobrou para 2,3 mil A vantagem competitiva do setor é baixa Queda no valor médio da mensalidade Muitas empresas competindo pelos mesmos alunos e com muitas ofertas (queda na demanda) 1996 R$ 840,00 2005 R$ 510,00 2009 R$ 457,00

Modelo de Dupla Hélice Fatores que exercem força para desintegrar as estruturas verticalizadas: O mercado é aberto e muitas empresas grandes estão comprando empresas menores (aquisições), como é o caso das empresas aqui analisadas (o market-share do concorrente pode subir bruscamente com uma aquisição); É difícil se manter a frente dos competidores, pela similaridade dos players e clientes. A principal diferenciação se deve á gestão adotada por cada instituição. Apesar de apresentarem certa flexibilidade, as empresas no setor de ensino-aprendizagem são muito burocráticas. Fatores que exercem força para integrar a estrutura horizontalizada: Agregar valor através de sistemas nas aulas (disponibilidade de material on-line e material didático próprio) Bundling através de pacotes de graduação + pós graduação simultâneos

APL’s Gestão Participativa Não existentes no setor; Competição e não Cooperação entre os players; Não vantajoso e nem desejável pelo setor grande competição. Gestão Participativa Baixa gestão participativa; Funcionários opinam, porém a decisão final é sempre do reitor; Seria vantajoso, pois as universidades poderiam se adequar melhor as necessidades dos alunos e funcionários e obter ganhos no ensino

Considerações finais do trabalho AMBIENTE FUTURO: Grandes players dominando o mercado de ensino superior privado Aumento na escala e queda nas mensalidades Aumento de bundling Maior   C F A – ALUNOS B – CONCORRÊNCIA C – QUALIDADE D – PREÇO E – UNIDADES FÍSICAS F -- CONFIABILIDADE VANTAGEM COMPETITIVA SUSTENTÁVEL: Se dará por ações de melhoria na qualidade do ensino (professores bem qualificados) e pela consolidação da marca , visto B Impacto D A Menor E Grau de incerteza Menor Maior que a competitividade no preço será acirrada. A melhoria nos processos gerenciais terá papel fundamental, visto que a lucratividade só se manterá com uma gestão qualificada. ESTRATÉGIA: excelência operacional a fim de minimizar custos e oferecer bons serviços. Investir em pessoas para qualificar a gestão e também o corpo docente Investir em tecnologia a fim de aumentar a interatividade e o valor percebido pelo cliente.