RELAÇÕES: PEDAGOGIA, EDUCAÇÃO ESCOLAR E DIDÁTICA Por Rosângelis Lima 2013
A pedagogia estuda a educação Outras ciências também estudam problemas educativos.
Pedagogia: ciência da e para a educação Sintetiza Cuida de dar unidade aos múltiplos enfoques analíticos do fenômeno educativo. O fenômeno educativo pode ser estudado apenas por uma dimensão? Por quê?
Educação Instrução Ensino
Educação Conceito amplo Processo de desenvolvimento integral do indivíduo. Implica em concepção de mundo, ideais, valores, modos de agir...
Educar é... Conduzir de um estado para o outro. Agir de maneira sistemática sobre o ser humano, tendo em vista prepará-lo para a vida num determinado meio. ( Planchard, 1975).
A educação tem uma função adaptadora – vínculo entre o indivíduo e o meio natural e social. A educação é uma prática ligada à produção e reprodução da vida social. ( Continuidade da vida social).
Modalidades de educação Não-intencional: informal Intencional: formal e não-formal
Múltiplos espaços de convivência Informal Não-intencional Não se dá no vazio Não é estruturada Múltiplos espaços de convivência
Ação educadora Educar resulta em... Mas, qual o resultado de educar alguém?
Formação humana – dimensões - homem integral ( onmilateral) Intelectual ou cognitiva Social Afetiva Física Estética Ética Espiritual
Instrução Refere-se à formação intelectual... Domínio de conhecimentos sistematizados.
Ensino Ações, meios e condições para a realização da instrução. Um Meio para efetivar a educação.
O processo de ensino é uma atividade conjunta de professores e alunos, organizado sob a direção do professor, com a finalidade de prover as condições e meios pelos quais os alunos assimilam ativamente conhecimentos, habilidades, atitudes e convicções.
Em que local acontece o processo educativo no sentido formal?
Teoria e prática da educação = prática educativa Educação Escolar Pedagogia escolar Investiga fatos, processos, estruturas, contextos, problemas, referentes à educação escolar, isto é, à instrução e ao ensino. Teoria e prática da educação = prática educativa
Educação escolar... Constitui-se num sistema de instrução e ensino com propósitos intencionais, práticas sistematizadas e alto grau de organização.
Objeto de estudo da Didática Processo de ensino no sentido instrumental e fundamental.
A Didática... Investiga os fundamentos, condições e modos de realização da instrução e do ensino. Trata da teoria geral do ensino.
A Didática... Articula as dimensões: Humana. Técnica. Político-social.
Dimensão humana Pautada na abordagem humanista. Foco no humano. Crítica: Unilateral. Reducionista.
Dimensão técnica Os processos de ensino e aprendizagem são ações: Intencionais. Sistemáticas. Organizativas. Conteúdos, objetivos, estratégias de ensino, avaliação.
É o aspecto objetivo e racional dos processos de ensino e aprendizagem. Só a técnica é tecnicismo. “O domínio do conteúdo e a aquisição de habilidades básicas, assim como a busca de estratégias que viabilizam esta aprendizagem em cada situação concreta de ensino, constituem problemas fundamentais para toda proposta pedagógica.” (CANDAU, 2012, p. 15)
Dimensão político-social Inerente aos processos de ensino e aprendizagem. Deve se fazer presente em toda a prática pedagógica É preciso superar a visão reducionista. Dissociada ou justaposta da relação entre as diferentes dimensões. A articulação entre as dimensões é o centro articulador da concepção dos processos de ensino e aprendizagem.
A didática deve se situar numa perspectiva multidimensional que articule organicamente as dimensões dos processos de ensino e aprendizagem.
Didática Matéria-síntese porque agrupa organicamente os conteúdos das demais matérias que estudam aspectos da prática educativa escolar, as chamadas matérias pedagógicas.
Evolução do ensino da Didática 1º momento – afirmação do técnico e o silenciar do político: o pressuposto da neutralidade. Década de 50 e 60: LDB 4024/1961. Matriz liberal. Discurso escolanovista. Didática de base psicológica. Neutralidade dos métodos.
Evolução do ensino da Didática 2º momento: afirmação do político e a negação do técnico: a contestação da didática. De 1960 a 1968: Tendência Tecnicista: Idealista. Tradicional. Formulação de objetivos instrucionais, diferentes taxionomias, construção de instrumentos de avaliação, diferentes técnicas e recursos didáticos, modelos sistêmicos.
Evolução do ensino da Didática 3º momento: interdependência entre técnico e político. Década de 1970: Denúncia de falsa neutralidade. Afirmação da impossibilidade de uma prática pedagógica que não seja social e política. Receita – transmissão.
Formação de educadores Componentes curriculares orientados para o tratamento sistemático do fazer educativo.
A formação profissional para o magistério requer uma SÓLIDA FORMAÇÃO teórico-prática.
O trabalho docente é uma modalidade do trabalho pedagógico do qual a didática se ocupa.
Reflexão didática Parte do compromisso com a transformação social, com a busca de práticas que permitam um ensino adequado às necessidades da contemporaneidade.