RELAÇÕES: PEDAGOGIA, EDUCAÇÃO ESCOLAR E DIDÁTICA

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
OS CONHECIMENTOS PRÉVIOS PARA A ELABORAÇÃO DO PLANO DE DISCIPLINA
Advertisements

Organização Curricular da Escola
Plano de Trabalho Docente
Secretaria de Estado da Educação Departamento de Educação Básica
PROGRAMA DE FORMAÇÃO PROFESSORES COORDENADORES
O Processo de construção de conhecimento matemático e o fazer didático
42ª Reunião da ABENO de Ensino Odontológico
E, o que é Didática? A didática é o principal ramo da Pedagogia que investiga os fundamentos, as condições e os modos de realizar a educação mediante o.
BUSCANDO O SIGNIFICADO DA DIDÁTICA
Didática? Didáticas? Qual Didática?
Didática e Metodologia no Ensino Superior
Pedagogia Histórico-Crítica (Dermeval Saviani)
EQUIPE DE BIOLOGIA Danislei Bertoni Maria Cristina Schlichting Otoniel Alvaro da Silva Claudia da Silva Machado SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DEPARTAMENTO.
Faculdade Dom Bosco SOBRE A NATUREZA E ESPECIFICIDADE DA EDUCAÇÃO
SOBRE A NATUREZA E ESPECIFICIDADE DA EDUCAÇÃO
Educação e Práticas Pedagógicas
Sobre a Natureza e Especificidade da Educação
PLANO DE TRABALHO DOCENTE
Sobre a Natureza e Especificidade da Educação
EDUCAÇÃO e seus sentidos
A PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Afinal, o que é Planejamento?
MOMENTOS PEDAGOGICOS E AS SITUAÇÕES DIDÁTICAS
HABILIDADES E COMPETÊNCIAS.
Prática Educativa Pedagogia e Didática Prática Educativa e Sociedade
Plano de Trabalho Docente
PRÁXIS E PRÁTICA EDUCATIVA
EDUCAÇÃO Não há uma única forma de Educação, nem um único modelo – esta ocorre em diferentes espaços e ambientes sociais ( na família, meios de comunicação,
UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA – UNB INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS
LICENCIATURA EM LETRAS-PORTUGUÊS UAB – UNB
ESTUDO DA MATEMÁTICA Parte II
Ciências no Ensino Fundamental e na Educação Infantil – Aula 9
Didática: organização do trabalho pedagógico
A PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
OS OBJETIVOS E CONTEÚDOS DE ENSINO
O PLANEJAMENTO ESCOLAR
DISCUTINDO UMA CONCPÇÃO EMANCIPADORA DE AVALIAÇÃO
METODOLOGIA DA PROBLEMATIZAÇÃO NA CONCEPÇÃO DA PRÁXIS
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
Universidade Federal do Ceará Faculdade de Educação
A FORMAÇÃO DO ENFERMEIRO: CURRÍCULO DE ENFERMAGEM
Capítulo 03 Aula dia 09/09/13 Profª Karina Oliveira Bezerra
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
PROJETO POLÍTICO- PEDAGÓGICO
Os aspectos filosóficos do ambiente escolar Aula 12
A Educação Matemática como Campo Profissional e Científico
DIREITOS HUMANOS, VIOLÊNCIA E COTIDIANO ESCOLAR
Docente: Maria Madselva Ferreira Feiges UFPR / Educação / DEPLAE
SÓCIO POLÍTICO Preocupada com a função social da Educação Física que se pratica na escola. Procura compreender o ser humano em sua totalidade e ainda.
EDUCAÇÃO MATEMÁTICA Ana Valéria Dacielle Elvys Wagner Rinaldo
Vera Maria Candau (Org.) 2011
Antoni Zabala – Capitulo 1,2 e 3
TÉCNICAS DE ENSINO: instrumental teórico-prática
NÚCLEO REGIONAL DE EDUCAÇÃO DE PARANAVAÍ Plano de Trabalho Docente DISCIPLINA:ARTE TÉCNICA PEDAGÓGICA:APARECIDA DE FÁTIMA DE OLIVEIRA BERGO JULHO/2014.
A PRÁTICA EDUCATIVA Antoni Zabala.
Estágio Supervisionado em História I Departamento de História
REESTRUTURAÇÃO CURRICULAR DOS CURSOS TÉCNICOS
PLANEJAMENTO, CURRÍCULO E AVALIAÇÃO
Planejamento: plano de ensino, aprendizagem e projeto educativo
Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica A Identidade do Professor e as Diretrizes para Organização da Matriz.
Para você: O que é Educação? O que é Pedagogia? O que é Didática?
Prática como Componente Curricular
As Concepções Pedagógicas.
Sirlei A. K. Gaspareto, I I Semestre de 2014.
A Didática e as tarefas do professor (LIBÂNEO, 2012, pp )
O que entendemos por teoria e por prática.
Apresentação ApresentaçãoApresentaçãoApresentação.
Transcrição da apresentação:

RELAÇÕES: PEDAGOGIA, EDUCAÇÃO ESCOLAR E DIDÁTICA Por Rosângelis Lima 2013

A pedagogia estuda a educação Outras ciências também estudam problemas educativos.

Pedagogia: ciência da e para a educação Sintetiza Cuida de dar unidade aos múltiplos enfoques analíticos do fenômeno educativo. O fenômeno educativo pode ser estudado apenas por uma dimensão? Por quê?

Educação Instrução Ensino

Educação Conceito amplo Processo de desenvolvimento integral do indivíduo. Implica em concepção de mundo, ideais, valores, modos de agir...

Educar é... Conduzir de um estado para o outro. Agir de maneira sistemática sobre o ser humano, tendo em vista prepará-lo para a vida num determinado meio. ( Planchard, 1975).

A educação tem uma função adaptadora – vínculo entre o indivíduo e o meio natural e social. A educação é uma prática ligada à produção e reprodução da vida social. ( Continuidade da vida social).

Modalidades de educação Não-intencional: informal Intencional: formal e não-formal

Múltiplos espaços de convivência Informal Não-intencional Não se dá no vazio Não é estruturada Múltiplos espaços de convivência

Ação educadora Educar resulta em... Mas, qual o resultado de educar alguém?

Formação humana – dimensões - homem integral ( onmilateral) Intelectual ou cognitiva Social Afetiva Física Estética Ética Espiritual

Instrução Refere-se à formação intelectual... Domínio de conhecimentos sistematizados.

Ensino Ações, meios e condições para a realização da instrução. Um Meio para efetivar a educação.

O processo de ensino é uma atividade conjunta de professores e alunos, organizado sob a direção do professor, com a finalidade de prover as condições e meios pelos quais os alunos assimilam ativamente conhecimentos, habilidades, atitudes e convicções.

Em que local acontece o processo educativo no sentido formal?

Teoria e prática da educação = prática educativa Educação Escolar Pedagogia escolar Investiga fatos, processos, estruturas, contextos, problemas, referentes à educação escolar, isto é, à instrução e ao ensino. Teoria e prática da educação = prática educativa

Educação escolar... Constitui-se num sistema de instrução e ensino com propósitos intencionais, práticas sistematizadas e alto grau de organização.

Objeto de estudo da Didática Processo de ensino no sentido instrumental e fundamental.

A Didática... Investiga os fundamentos, condições e modos de realização da instrução e do ensino. Trata da teoria geral do ensino.

A Didática... Articula as dimensões: Humana. Técnica. Político-social.

Dimensão humana Pautada na abordagem humanista. Foco no humano. Crítica: Unilateral. Reducionista.

Dimensão técnica Os processos de ensino e aprendizagem são ações: Intencionais. Sistemáticas. Organizativas. Conteúdos, objetivos, estratégias de ensino, avaliação.

É o aspecto objetivo e racional dos processos de ensino e aprendizagem. Só a técnica é tecnicismo. “O domínio do conteúdo e a aquisição de habilidades básicas, assim como a busca de estratégias que viabilizam esta aprendizagem em cada situação concreta de ensino, constituem problemas fundamentais para toda proposta pedagógica.” (CANDAU, 2012, p. 15)

Dimensão político-social Inerente aos processos de ensino e aprendizagem. Deve se fazer presente em toda a prática pedagógica É preciso superar a visão reducionista. Dissociada ou justaposta da relação entre as diferentes dimensões. A articulação entre as dimensões é o centro articulador da concepção dos processos de ensino e aprendizagem.

A didática deve se situar numa perspectiva multidimensional que articule organicamente as dimensões dos processos de ensino e aprendizagem.

Didática Matéria-síntese porque agrupa organicamente os conteúdos das demais matérias que estudam aspectos da prática educativa escolar, as chamadas matérias pedagógicas.

Evolução do ensino da Didática 1º momento – afirmação do técnico e o silenciar do político: o pressuposto da neutralidade. Década de 50 e 60: LDB 4024/1961. Matriz liberal. Discurso escolanovista. Didática de base psicológica. Neutralidade dos métodos.

Evolução do ensino da Didática 2º momento: afirmação do político e a negação do técnico: a contestação da didática. De 1960 a 1968: Tendência Tecnicista: Idealista. Tradicional. Formulação de objetivos instrucionais, diferentes taxionomias, construção de instrumentos de avaliação, diferentes técnicas e recursos didáticos, modelos sistêmicos.

Evolução do ensino da Didática 3º momento: interdependência entre técnico e político. Década de 1970: Denúncia de falsa neutralidade. Afirmação da impossibilidade de uma prática pedagógica que não seja social e política. Receita – transmissão.

Formação de educadores Componentes curriculares orientados para o tratamento sistemático do fazer educativo.

A formação profissional para o magistério requer uma SÓLIDA FORMAÇÃO teórico-prática.

O trabalho docente é uma modalidade do trabalho pedagógico do qual a didática se ocupa.

Reflexão didática Parte do compromisso com a transformação social, com a busca de práticas que permitam um ensino adequado às necessidades da contemporaneidade.