O Funcionalismo William James.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A Psicologia Sócio-Histórica
Advertisements

FILOSOFIA DE ENFERMAGEM
Pedagogia da pesquisa-ação
Estruturalismo e Funcionalismo
INTRODUÇÃO À PSICOLOGIA
Epistemologia genética – Jean Piaget
Pontíficia Universidade Católica de Goiás
O Romance Experimental
O QUE É METAFÍSICA.
Sociologia DURKHEIM.
ATITUDE FILOSÓFICA Adaptado por Professor Marcelo Rocha Contin.
Pesquisa Ação: Uma introdução metodológica.
BEM-VINDO À DISCIPLINA
O que é Construtivismo ? Fernando Becker
PRAGMATISMO: Escola de Filosofia, originada nos Estados Unidos da América; Foi a primeira Filosofia americana criada autonomamente; Produzido pelas universitárias:
PRAGMATISMO: Escola de Filosofia, originada nos Estados Unidos da América; Foi a primeira Filosofia americana criada autonomamente;
Faculdade Dom Bosco SOBRE A NATUREZA E ESPECIFICIDADE DA EDUCAÇÃO
A Origem da Psicologia Científica
Conhecimento O problema do conhecimento. Formas de conhecimento
Parte I – As origens filosóficas da psicologia
A ética Kantiana.
Behaviorismo.
A Filosofia Hoje A filosofia atual começa com um afastamento do “EU” como chave para entender a realidade. O pensadores passaram a investigar as “estruturas”
Desmistificando a Psicologia Organizacional
ÉMILE DURKHEIM ( ): TEORIA DOS FATOS SOCIAIS
ESTUDO DA MATEMÁTICA Parte II
John Dewey ( ).
O urbanismo.
INTRODUÇÃO À GEOGRAFIA
O que é? Para que serve? Filosofia Prof. Joaquim Célio de Souza.
Teorias do conhecimento
EPISTEMOLOGIA INVESTIGAÇÃO FILOSÓFICA SOBRE O MÉTODO UTILIZADO PARA CONHECER A REALIDADE DO UNIVERSO E HUMANA.
BEHAVIORISMO (Psicologia do Comportamento)
Antropologia Conceitos básicos
Parte II – Os grandes teóricos e suas escolas de pensamento
22/08/2031 Profª Karina Oliveira Bezerra
Profª. Taís Linassi Ruwer
Escola Estadual Professor João Pereira Valim
A Educação Matemática como Campo Profissional e Científico
Sociologia: uma ciência da sociedade Parte.01
O ENSINAR E O APRENDER ELIZABETH TUNES UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA
Sumário da Discussão Introdução – Cenas dos últimos capítulos!
Consciência /Alienação: a ideologia no Nível Individual. Identidade
A Psicologia científica e suas implicações DOCENTE:Gisele Andrade
INTERACIONISMO SIMBÓLICO
Curso de Geografia Epistemologia – conceitos gerais
Jean Piaget (Neuchâtel, 9/08/1896 – Genebra, 16/09/1980)
A ética Kantiana.
FILOSOFIA.
Professor: Karina Oliveira Bezerra
FUNCIONALISMO FACULDADE MARTHA FALCÃO HISTÓRIA DA PSICOLOGIA
Metodologia de projetos
Lógica e Filosofia da Ciência Professor Ulisses Mauro Lima
As bases da ciência moderna
O que é Ciência.
Profissionalização da Psicologia
Curso de Formação Pedagógica para Bacharéis
Questões para debate em sala:
O que é Sociologia?.
O Estado como garantia de Liberdade SPINOZA. Objetivos “ Trabalhar a questão do Estado como garantidor da Liberdade que nasce da própria natureza humana.
Positivismo.
RELAÇÕES ENTRE IDEIAS E DADOS DE FATO
O que é filosofia?.
TEORIA DO CONHECIMENTO. CONHECIMENTO POSSIBILIDADE Dogmatismo Dogmatismo Sofistas Sofistas Desconsideração da função mediadora do conhecimento Desconsideração.
Psicologia da Educação
Uma contribuição à teoria do desenvolvimento infantil Aléxis N. Leontiev Uma contribuição à teoria do desenvolvimento infantil Aléxis N. Leontiev.
PROJETO DE PESQUISA Pesquisa Social.
O Pensamento Positivista – Augusto Comte
BC0101 AULA 9 CIÊNCIA E OBJETIVIDADE. A validade da Ciência depende da forma como se responde a questão que investiga a possibilidade do conhecimento.
Transcrição da apresentação:

O Funcionalismo William James

O Funcionalismo A psicologia funcionalista surge nos Estados Unidos como a primeira sistematização de conhecimentos em Psicologia. É representada por autores como J. Dewey, (1859), J. Angel (1869-1949) e H. A. Carr (1873-1954). Os princípios funcionalistas se converteram em escolas no final do século XIX, e justamente em duas das mais novas universidades americanas: Chicago e Columbia.

Necessidade de ser práticos Os psicólogos funcionalistas definem a psicologia como uma ciência biológica interessada em estudar os processos, operações e atos psíquicos (mentais) como formas de interação adaptativa. Partem do pressuposto da biologia evolutiva, segundo o qual os seres vivos sobrevivem se têm as características orgânicas e comportamentais adequadas a sua adaptação ao ambiente.  Considerando a adaptação como a função última da consciência, então serão as funções e não os elementos mentais que devem ser alvo de investigação. A grande questão era responder: “o que fazem os homens”, “por que o fazem”. Objeto de estudo: consciência Método: Pragmatismo

Finalidade O conhecimento psicológico deve se mostrar vital. Só que a utilidade buscada não diz respeito ao indivíduo, mas à sociedade como um todo. O meio social não é apenas regulador, mas também finalidade da adaptação. A adaptação psicológica visa ajustar a sociedade a si própria, através do manejo dos indivíduos, especialmente os desajustados. “O psicólogo entra nesse contexto como um engenheiro social da utilidade, buscando promover à moda UTILITARISTA, o maior bem possível. Transforma-se assim a utilidade individual em patrimônio social.” (Ferreira e Gutman, 2004, pág. 137)

Willian James – Um nome ímpar no Funcionalismo William James nasceu em Nova York em 1842, e faleceu em 1910, em sua casa de campo na cidade americana de Chocoronua. Entre 1865 e 1866, aos 23 anos, acompanhou o naturalista Louis Agassiz  na Expedição Thayer ao Brasil. Nos oito meses de estadia no país, passados principalmente no Rio de Janeiro e na Amazônia, James rascunhou um diário, e produziu desenhos de cenas da expedição, que expressam uma consciência crítica e um distanciamento moral da idéia colonialista que norteava o país.

Depois seguiu para a Alemanha e estudou filosofia na Universidade de Berlim, entre 1867 e 1868. No ano seguinte, conseguiu a graduação em medicina em Harvard, tornando-se professor de fisiologia e anatomia a partir de 1873, e depois, de psicologia e filosofia, na mesma universidade. Como filósofo, foi responsável por aquela que é considerada a maior contribuição americana à filosofia: o pragmatismo.

O Pragmatismo de James Para James o pragmatismo seria primeiramente um método, e em segundo lugar, uma teoria genética do que se entende por verdade. Em seu primeiro sentido significa a atitude de olhar além das primeiras coisas, dos princípios, das “categorias”, das supostas necessidades; e de se procurar pelas últimas coisas, frutos, consequências, fatos. O pragmatismo atuaria de forma a extrair de cada palavra o seu valor de compra prático, pô-la a trabalhar dentro da corrente da experiência. Desdobra-se como um programa para mais trabalho, e mais particularmente como uma indicação dos caminhos pelos quais as realidades existentes podem ser modificadas. As teorias tornam-se instrumentos.