Vale a pena montar um Conselho de Comunicação? Essa apresentação revela apenas a opinião de Viviane Mansi.

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Transcrição da apresentação:

Vale a pena montar um Conselho de Comunicação? Essa apresentação revela apenas a opinião de Viviane Mansi

Qual a vantagem de montar um Conselho de Comunicação? Para ouvir os funcionários Para criar uma via de mão dupla Para dar força à comunicação da empresa Para a comunicação ser mais pertinente e interessante para os funcionários

Dá para fazer tudo sozinho? Não!!! O Conselho ajuda a achar o tomda comunicação

Perfil do Conselheiro Características –Gostar de comunicação –Boa relação interpessoal –Disposto a trabalhar em grupo Entrada no Conselho –Ser indicado pelo diretor / colegas da área –Passar obrigatoriamente pelos treinamentos oferecidos –Permanecer pelo menos 2 anos –Ter a comunicação como um objetivo formal

Possíveis papéis dos conselheiros Ser a ponte de comunicação do Depto de Comunicação e as áreas Representar a área nas discussões de comunicação de ações a serem implementadas, avaliação dos veículos internos, necessidades de comunicação, etc. Reforçar comunicações importantes com os colegas de área; Atentar para oportunidades de melhoria na comunicação da companhia e da área; Colher feedback com relação à comunicação oferecida pela empresa; Compartilhar com os colegas da área os principais assuntos discutidos nas reuniões; Auxiliar o desenvolvimento das atividades propostas pela área de comunicação ;

Possíveis métodos Reuniões mensais Uso constante de Divisão de tarefas, se necessário Transparência e confiança Treinamentos (sobre comunicação, o que é notícia, efetividade de notícia, papel do conselheiro, etc) Governança do processo (boas atas, não atas chatas e enooooormes) Comunicação constante sobre o conselho (papel da área de comunicação) Reconhecimento dos pares

Fatores críticos de sucesso! Foco em comunicação (não em decisão de negócios) Feedback para colegas de área = mostrar resultado Definição de objetivos claros por área Alinhamento com os diretores da empresa Assumir responsabilidade em momentos críticos (por exemplo, em situações de crise) Entender a expectativa do diretor!

A comunicação é como a história das Mil e Uma Noites. É necessário que seja contada uma pequena história por dia para, num dado momento, termos uma grande história para contar. Convide os funcionários a serem protagonistas da história que você quer que seja contada!

Bate-papo!