Criação, produção e uso de Objetos de Aprendizagem

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional
Advertisements

Porque optar por ReadyGo?
Apresenta: Projecto Ideia. Projecto: Ideia – Inclusão Digital com Ensino Interactivo Acessível. Conteúdos do 1º Ciclo para crianças com deficiência neuromotora.
Liane Tarouco CINTED/UFRGS
O que é a UNA-SUS? Um programa do Ministério da Saúde, vinculado ao DEGES/SGTES, que cria condições para o funcionamento de uma rede colaborativa para.
EAD – tema de várias investigações e estudos 1ª preocupação
1 e-Learning Fábrica de Educação a Distância (04/2005)
ODIKI: Ferramenta de autoria colaborativa de objetos de aprendizagem com SCORM Antonio Carlos Souza
Ambiente Virtual de Aprendizagem Projeto EAD – CPD - Moodle Ufba.
Revisão Unidade 01 Tecnologias na sociedade, na vida e na escola
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - UEMS
O COMPUTADOR COMO MEIO E COMO FIM
PROPOSTA DE CONCEPÇÃO DE UM REPOSITÓRIO DE OBJECTOS DE APRENDIZAGEM BASEADO NO SCORM Rogério Nascimento Arnaldo Martins Sousa Pinto PORTUGAL.
Uma possível “arrumação” para a panóplia de software educativo
Roteiros de Formação e Aprendizagem para Plataformas de eLearning
Objetos Digitais de Aprendizagem
Objetos de aprendizagem
Sistemas de Gerenciamento de Conteúdo
Produzindo objetos de aprendizagem
IME – Instituto de Matemática e Estatística USP – Universidade Estadual de São Paulo MAC499 – Trabalho de Formatura Supervisionado 2000 Orientadora: Prof.
Recursos Didáticos: Objetos de aprendizagem
ESTADO DO PARANÁ NÚCLEO REGIONAL DE EDUCAÇÃO DE GUARAPUAVA.
Objectos de Aprendizagem
Educação Corporativa a Distância e os Objetos de Aprendizagem
Aplicação Multimédia para Ensino e Aprendizagem Bases de Dados
Objetos de Aprendizagem / Compartilhamento
PAULO HARTUNG LELO COIMBRA
Experiência Inovadora Estratégias e Políticas Educação Continuada em Geral Descrição de Projeto em Andamento Processos e Resultados: a experiência do Programa.
Aula 1 Minicurso: Astah Ministrantes: André Martins; Camila Brondani;
Tecnologia e Educação.
Visão Geral A plataforma mais usada pelas maiores universidade do Brasil e do Mundo.
O uso de Objetos de Aprendizagem no ensino de Matemática
Softwares Softwares são conjuntos de instruções (programas de computador) que ao serem executadas desempenham uma função desejada.
Projeto de Sistemas de Software
Virtual Classroom Tour AnteriorSeguinteHomeSaída Conteúdos As TIC e a aprendizagem As TIC e a aprendizagem Desenvolver competências Desenvolver competências.
03/03/2007. CONVÊNIO INTERINSTITUCIONAL Universidade Federal do Ceará Universidade Norte do Paraná.
PCEaD Programa de Capacitação em Educação a Distância
Conceitos e Gerações de EAD
I Encontro Nacional de Representantes da Escola Virtual - Uma Visão do Futuro Paula Montagner Rio de Janeiro, 03 de dezembro de 2010.
O Uso de Objetos de Aprendizagem nos Processos Educativos
Modular Object-Oriented Dynamic Learning Environment
09/02/11.
IMS-LD e Padrões Pedagógicos. 2 Plataformas de EAD atuais  Paquette:  “Aplicações para web atuais consistem basicamente em ferramentas para distribuição.
Curso - Aprenda a Criar Sites com domínio próprio
SOFTWARE EDUCACIONAL Josiane Brietzke Sandro T. M. de Souza Carlos Antunes Regerson Pinheiro Victor Hugo Freitag.
Universidade Federal de São Paulo / Escola Paulista de Medicina
SOFTWARE EDUCACIONAL CLASSIFICAÇÃO
RIVED Red Internacional Virtual de Educación Brasília março de 2004 Américo Bernardes Anna Christina Nascimento Wellington Maciel.
Projeto - Tecnologias na Educação: possibilidades de informação e comunicação. NTE RJ12 – NILÓPOLIS.
Tutor Inteligente  Problemas:  Conteúdos para o aprendiz estudar sozinho.  Aprendizes com dificuldades de estudarem e aprenderem sozinhos.  Abandono.
AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM
Educação à Distância (ED) O Que É ? Filosofia Tipos de Educação à Distância Educação à Distância na Internet Cursos Existentes na WWW Tecnologia utilizada.
Softwares Educacionais – Cód
Ambientes Virtuais de Aprendizagem O que é? ”Ambientes Virtuais de Aprendizagem são softwares que auxiliam na montagem de cursos acessíveis pela Internet.”
Integração de tecnologias de comunicação no ensino de ciências e saúde: construção e aplicação de um modelo de análise de materiais educativos baseados.
Papel do Tutor em EAD.
UML e a Ferramenta Astah
Educação Corporativa a Distância e os Objetos de Aprendizagem 1º Seminário De Informação Corporativa Rozi Mara Mendes Sônia Elisa Caregnato Vanessa Inácio.
PLANEJAMENTO, CURRÍCULO E AVALIAÇÃO
Arquitetando a Educação a Distância
Análise e Projeto de Sistemas Unified Modeling Language Renata Araujo Ricardo Storino Núcleo de Computação Eletrônica Curso de Programação de Computadores.
Tipos de Produtos Multimídia
Learning Design, uma especificação mais abrangente para Objetos de Aprendizagem Renato Luís de Souza Dutra Liane Tarouco Mary Lucia Pedroso Konrath.
Objetos de Aprendizagem questões para discussão Miriam Struchiner NUTES/UFRJ CREAD Outubro, 2008.
Ajudando na construção do conhecimento…. O que você encontrará aqui? O que é o Educa.Net? O que faz o Educa.Net? Quem pode se beneficiar com o sistema?
União Educacional Minas Gerais Pedagogia Gestão e Tecnologia Educacional Desenvolvedora: Débora Luzia da Silveira Professoras: Gilca dos Santos Vilarinho.
Mauricio Barbosa e Castro.  A construção de um produto multimídia se faz através de um projeto.  O escopo e a complexidade de um projeto de multimídia.
AVALIAÇÃO DA COMUNICAÇÃO DIALOGADA: a cooperação como estratégia de aprendizagem Stela C. Bertholo Piconez Faculdade de Educação Universidade de São Paulo.
TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO ENSINO PRESENCIAL: Construção de objetos de aprendizagem a partir de conteúdos digitais existentes Lafayette.
Formadores: Nuno Albano e Vera Cruz Utilização da Plataforma Moodle - ESMP.
Transcrição da apresentação:

Criação, produção e uso de Objetos de Aprendizagem Cesar A. A. Nunes Escola do Futuro – USP Faculdade SENAC C. Ex. e Tecnologia Oort Tecnologia Congresso Internacional de Educação a Distância – 31/08/02

Qual a definição Objeto de Aprendizagem? Qualquer recurso digital que possa ser reutilizado e ajude na aprendizagem (Wiley) Palavras importantes: digital reutilizável aprendizagem

Para que servem os L.O.? São adaptáveis a necessidades, habilidades, formação, interesses e estilos cognitivos de cada aprendiz Permitem costurar conteúdo, ritmo, dificuldade, ... Acessíveis em qualquer lugar e qualquer tempo

Problemas com a metáfora do Lego Qualquer peça pode ser combinada com qualquer outra As peças podem ser montadas da maneira que você escolher É tão simples e divertido que mesmo crianças são capazes de montar

Metáfora do átomo Nem todo átomo é combinável com um outro átomo qualquer Átomos só podem ser “agregados” em certas estruturas, prescritas por sua própria estrutura interna É necessário algum treino para “agregar” átomos

Mundo ideal Repositórios de objetos – guardados e catalogados para uso e distribuição abrangente Acopláveis em tempo real, sob demanda, e distribuídos conforme a necessidade

Objetivos do Curso (1) Apresentar diversos objetos de aprendizagem e discutir suas características Identificar os pré-requisitos para um autor de objetos de aprendizagem Discutir as diferentes tecnologias para produzir e armazenar L.O. Apresentar esquemas e processos de catalogação de L.O.

Objetivos do Curso (2) Discutir as possibilidades de recombinação e o uso de objetos de aprendizagem em ferramentas de gerenciamento de curso Apresentar as vantagens e dificuldades na utilização pedagógica dos L.O. Apresentar projetos que estão utilizando L.O. Discutir exemplos significativos para a audiência do curso

Um pouco de história Educational Object Economy – http://www.eoe.org

O herdeiro atual Multimedia Educational Resource for Learning and Online Teaching

Mais alguns parentes IEEE - Learning Object Metadata (LOM) Instructional Management System (IMS) Sharable Content Object Reference Model (SCORM) Ariadne, ESCOT, Canarie, …

Exemplos de Objetos de Aprendizagem Afinação – multidisciplinar (Thinkquest) Equações – exercício (RIVED) Morph – motivação Potências de dez – interligação Pássaros – novos conceitos Linha do tempo – pré-autoria (LabVirt)

Exemplos de projetos baseados em L.O. http://www.labvirt.futuro.usp.br

O projeto RIVED Red Internacional Virtual de Educacion – Argentina, Brasil, Peru, Venezuela Projeto colaborativo Mapeamento em módulos Aluno ativo Hands-on, minds-on e reality-on

Necessidades no RIVED Esquema para classificação das partes dos módulos LOM, IMS (objetos de aprendizagem) Módulo dividido em atividades educacionais EML Esquema para feedback Professores, desenvolvedores, ...

Criação dos objetos de aprendizagem no RIVED Finalidade educacional motivação, visualização, indução, dedução, levantamento de pré-concepções, aplicação, ... Tecnologias utilizadas reuso, tradução, personalização, ...

Catalogação - LOM Autoria e controle de versão Aderência a algum padrão de metadados Requisitos técnicos Características educacionais Permissões de uso Taxonomia

Ciclo de produção de um applet - LabVirt Especificação e Encomenda Solicitação Avaliação Aluno e Professor (na escola) Professor Universitário (no núcleo) Professor Universitário e Administrador de Componentes (no núcleo) Utilização Disponibilização Construção Gestor e Desenvolvedor (no núcleo) Desenvolvedor (no núcleo) Aluno e Professor (na escola)

Ciclo de produção de um applet - catalogação Especialista (no núcleo) Administrador de Componente Desenvolvedor/ Fábrica 1.1 Solicitação 2.1 Reuso (consultas) 3.1 Projeto 1.2 Análise Didática e de Conceitos de Física 2.2 Análise da viabilidade 3.2 Construção Aquisição 1.3 Especificação Técnica 2.3 Encomenda Técnica 3.3 Teste de Componentes 2.4 Catalogação 3.4 Liberação 1.4 Aceite Repositório Componentes (applets) 1.5 Integração

Combinação de objetos SCORM (Sharable Content Object Reference Model): especificações técnicas e guias para Modelo de agregação de conteúdo –identificação e agregação de recursos em conteúdos estruturados de aprendizagem Ambiente de execução – comunicação e rastreamento de conteúdo em ambiente baseado na Web

SCORM – visão geral

SCORM – categorias de objetos de aprendizagem - Assets

SCORM – categorias de objetos de aprendizagem - SCO

SCORM – cat. de L.O. – Content Aggregation

SCORM – foco principal Computer Based Instruction (CBI) Interactive Multimedia Instruction Intelligent Tutoring Systems Network Tutorial Simulations Web-based training

SCORM – evolução de CBI e ITS: novas necessidades Definir L.O. reutilizáveis Desenvolver novos modelos de conteúdo Desenvolver modelos de avaliação do aprendiz Criar novos modelos para sequenciamento de conteúdo Criar repositórios de conhecimento

SCORM – as ...ilidades Acessibilidade, interoperabilidade, durabilidade, reusabilidade Objetos que permitem rastreamento: padronização da informação a ser rastreada Sequenciamento e navegação determinados na agregação de objetos (Content packaging)

SCORM X LOM Os metadados do LOM são mapeados e aplicados a assets, SCOs e Content Aggregations SCO + metadados = content package Content packaging: orientações para colocar metadados e arquivos físicos em um arquivo .zip ou em CD-ROM

Uso das especificações do SCORM Content aggregation Model – especificações para agregar recursos e definição de metadados Run-time environment – interoperabilidade entre conteúdo baseado em SCOs e LMS Launch, API, Data model

Interação com Learning Management Systems (LMS) Blackboard, WebCT, Learning Space, ...

Interação com LMS

SCORM – para o futuro Outros modelos de dados e de run-time Incorporação de objetos de simulação Incorporação de objetos de suporte à performance Desenho de novos modelos de conteúdo Incorporação de tecnologias de jogos

Cuidados Wiley – www.reusability.org Instrução Clip-Art O uso e a junção dos objetos de aprendizagem não podem ser totalmente independentes da teoria instrucional Necessidade de uma “Learning Object Design and Sequencing Theory”

Educational Modeling Language (EML)

EML – modelo integrado

EML – unidades de estudo

EML – modelo de aprendizagem

EML – unidade de estudo e atividades

Vantagens em produzir e suas dificuldades (ferramentas) Pista de testes, conservação de energia Reprodução de curvas Luz em espelhos Empuxo Mathworlds TRAILS – training and resources for assembling interactive learning systems

Ferramentas e linguagens Javascript – para material na web Asp, jsp, php + vbscript, java, perl – conteúdo dinâmico e rastreamento Java, flash (com actionscript), Director (com Lingo) – para simulações Facilidades: wrapers, linha MX, coursebuilder, ...

Modos de distribuição Repositórios (metadados + zip) LMS CD-ROM

Rastreamento e avaliação Projeto: “Novas Tecnologias, Novas Formas de Aprender?” Metacognição Situações motivadoras Rastreamento e feedback Ex. pitágoras, semelhanças de triângulos

Contato: Cesar Nunes cnunes@futuro.usp.br 3091-6325 cnunes@sp.senac.br 3399-4770