Fundamentação Teórica

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Ambientes virtuais de aprendizagem: do ‘”ensino na rede” à “aprendizagem em rede” Rosane Aragón de Nevado O uso de ambientes virtuais de aprendizagem.
Advertisements

Agrupamento de Escolas Mosteiro e Cávado Apresentação do Imagine como tudo seria diferente se todos as crianças gostassem de ler…
FERRAMENTAS PEDAGÓGICAS INTERATIVAS
Dez novas competências para Ensinar – Philippe Perrenoud
Ambiente Virtual de Aprendizagem. O AVA é um "espaço fecundo de significação onde seres humanos e objetos técnicos interagem, potencializando assim a.
Dez novas competências para Ensinar – Philippe Perrenoud
Centro de Competência CRIE da CERCIFAF. Escola Secundária de Fafe. José Salsa Os Blogues no Ensino-Aprendizagem das Ciências Escola Secundária de.
COMUNIDADE VIRTUAL PRÓ-MENINO ENTRANDO EM UMA COMUNIDADE ABERTA.
Oficina de Blogs nas Escolas
EDUCACIONAL ESPECIALIZADO
TECNOLOGIA EDUCACIONAL II Curso de Pedagogia – 4º Período Aula 03
Produção do conhecimento em EAD
E o futuro assim será..... Ambientes virtuais Por Marcos A. Pisetta O que fazer?
UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
MPEL2 Percursos de aprendizagem mediados por ferramentas tecnológicas EAT Equipa Concerto Alexandre Monteiro Ana Neves Jorge Lagarto Margarida Cabral.
Mídias Digitais Uma abordagem sobre as possibilidades de aplicar mídias em benefício do ensino.
Eu partilho… Blogs Fernando João Fernandes Oliveira Martins
Lidar com adolescentes no Ensino Médio: missão impossível?
Ensino a distância - EaD: um caminho a ser trilhado.
FGV ONLINE Programa de Educação a Distância da Fundação Getulio Vargas.
O Uso Pedagógico do Blog
PROGRAMA NOVAS TECNOLOGIAS – NOVAS POSSIBILIDADES
10 NOVAS COMPETÊNCIAS PARA ENSINAR
Generalidades sobre e-learning
Santarém Março a Julho de 2007
1 Utilização Educativa da plataforma Moodle Centro de Competência CRIE FCUL Primavera 2007 na FCUL
Webquest.
CURRICULO +.
Implementação do Projecto Competências TIC Fevereiro de 2009.
O TelEduc: É um ambiente para a criação, participação e administração de cursos na Web. Foi concebido tendo como alvo a formação de professores para informática.
Contornos arquitetônicos Maria Helena Pereira Dias.
Dez novas competências para Ensinar
Cristyanne de Souza Leal Natália Moratelli Padilha
Ana Teresa Ramirez Cristina Conchinha João Raimundo Ferreira 1.
O ambiente de Ead selecionado para realização do curso on-line foi o TelEduc. Este é utilizado na Uniminas como ferramenta de auxilio das disciplinas.
UNIÃO EDUCACIONAL DE MINAS GERAIS PEDAGOGIA-GESTÃO E TECNOLOGIA EDUCACIONAL CRISTINA MATTOS PROFESSORES GILCA VILARINHOS ZEILA MIRANDA.
Projeto Aulas Unidas 32 escolas 150 professores alunos 48 websites escolares Conteúdos infomativos e educacionais Interatividade Comunidade Colaboração.
PRÓ-REITORIA ADJUNTA DE ENSINO A DISTÂNCIA – PROEAD
Chat FERRAMENTAS E ESTRATÉGIAS DE COMUNICAÇÃO Comunicação e formação síncrona Prof: Nuno Bordalo Pacheco Aluno: Diogo Véstia Mestrado em Educação e Comunicação.
Oficina Criando um Blog e descobrindo suas Potencialidades Pedagógicas
Redes Sociais = Comunidades de prática Paula Cristina dos Reis
IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO
Novas tecnologias para o ensino e recursos online Escolha, utilização e configuração de um blogue Vera Monteiro Aveiro, 6 de.
Informações sobre o Teleduc O TelEduc é um ambiente para a criação, participação e administração de cursos na Web. Ele foi concebido tendo como alvo o.
Realização Caminhos da escrita: um exemplo de estratégia colaborativa em formação on-line de professores de língua portuguesa Adriana Vieira, Denise Lotito.
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA “Júlio de Mesquita Filho” Faculdade de Filosofia e Ciências – Campus de Marília Universidade Aberta à Terceira Idade Curso.
Abordagem Colaborativa à Gestão do Conhecimento: Soluções Educativas Virtuais Adelino António Peixoto Fernandes Amaral Universidade Portucalense Porto,
Blog: recurso ou estratégia?
Novas formas de aprender: comunidades de aprendizagem
TELEDUC. Estrutura do Ambiente Contém informações sobre o funcionamento do ambiente TelEduc. Dinâmica do Curso Contém informações sobre a metodologia.
Ambientes e Programas de Aprendizagem a Distância Avaliação
MPEL2 Percursos de aprendizagem mediados por ferramentas tecnológicas EAT Equipa Concerto Alexandre Monteiro Ana Neves Jorge Lagarto Margarida Cabral Proposta.
Versão da Web que intensifica a participação em rede, promove a criação em diversos tipos de mídias, favorece o compartilhamento e a propagação de conhecimento.
Pesquisar e elaborar Informática e Tecnologias em Comunicação Ciências da Comunicação Universidade do Algarve.
CONHECENDO O. O que é o TelEduc O TelEduc é um ambiente para realização de cursos a distância através da Internet. Está sendo desenvolvido no Nied (Núcleo.
Informações sobre o TelEduc Discente: Lucilaine de Fátima Ferreira Professoras: Gilca dos Santos Vilarinho Elsa Guimarães Juliene Vasconcelos UNIMINAS.
Metodologias e instrumentos de avaliação online
Curso de Pedagogia - Gestão e Tecnologia Educacional Informática Aplicada III--- Gilca dos Santos Didatica dos Meios Juliene --Vasconcelos Zeila EaD-Educação.
União Educacional Minas Gerais Pedagogia Gestão E Tecnologia Educacional Aline Barbosa Oliveira Michelle Christina Silva Professores: Gilca Vilarinho Juliene.
Virtual Classroom Tour AnteriorSeguinteHomeSaída Conteúdos Formas de trabalho Formas de trabalho Papéis na sala de aula Papéis na sala de aula Dicas e.
Grupo de Trabalho 4 AS ATIVIDADES DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E A PESQUISA SOBRE EDUCAÇÃO BÁSICA.
Quando vale a pena usar as Tecnologias nas escolas?
UNIMINAS Curso de Pedagogia - Gestão e Tecnologia Educacional TelEduc Fabiana Resende de Oliveira.
Artefacto2 Técnicas de Atendimento Simulações práticas / Role-playing Cristina Cadete 1.
Seminário Programa Nacional do Livro Didático – PNLD 2015 Sociologia.
TEMA 3 : PROMOVER A APRENDIZAGEM COLABORATIVA COM FERRAMENTAS DIGITAIS.
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA Salvador, ABRIL DE 2014 Fonte: PACC / UFBA – CURSO MOODLE PARA PROFESSORES.
Apresentação ApresentaçãoApresentaçãoApresentação.
Transcrição da apresentação:

Fundamentação Teórica

O blog da equipa Concerto O que são blogs? Trata-se de uma página web que se supõe que seja actualizada frequentemente e pode conter em si imagens, textos ou apresentações multimedia, apresentados de forma cronológica, bem como ligações para outros blogs ou páginas de interesse para o autor. O blog da equipa Concerto

O que são blogs? Grande dinâmica: Novas entradas (posts) são escritas periodicamente e as mais antigas são automaticamente arquivadas. Os posts permitem a inserção comentários, podendo o utilizador/administrador escolher entre um sistema livre de comentários (qualquer leitor pode comentar), mais restrito (apenas um determinado grupo de leitores pode escrever comentários) ou optar pela completa impossibilidade de outra pessoa publicar comentários.

O que são blogs? Webrings: Uma rede de blogs, afectos a um interesse comum que une as várias partes, criando assim autênticas comunidades virtuais

Os blogs na Educação “Um blog permite abranger um maior número de estilos de aprendizagem de modo a motivar o máximo de alunos/formandos possível, criar uma pequena comunidade de aprendizagem com espírito de colaboração e partilha e desenvolver a autonomia e a literacia informática dos utilizadores.” Teresa Almeida D’Eça Os blogs poderão ser utilizados na educação como recurso ou como estratégia

Os blogs na Educação Recurso Pedagógico: Enquanto recurso pedagógico os blogs podem ser: Um espaço de acesso a informação especializada; Um espaço de disponibilização de informação por parte do professor/formador.

Os blogs na Educação Estratégia Pedagógica: No âmbito de uma estratégia pedagógica planeada, poderemos incentivar a criação de blogs que: Constituam portfólios digitais; Sejam um espaço de intercâmbio e colaboração; Incorporem um espaço de debate e/ou role playing; Constituam um espaço de integração.

Os blogs na Educação

Blogs e Teorias da Aprendizagem Considera-se que a utilização de blogs em contextos educativos pode relacionar-se com algumas Teorias de Aprendizagem existentes: Teoria Sócio-Interaccionista e visão construtivista da aprendizagem de Vygotsky. Teoria das Representações Múltiplas de Ainsworth

Blogs e Teorias da Aprendizagem Teoria Sócio-Interaccionista: A teoria de Vygotsky assenta em três pontos fundamentais: O aluno/formando é responsável pelo seu próprio processo de aprendizagem; A actividade mental construtiva do aluno/formando aplica-se a conteúdos que possuem um grau considerável de complexidade resultante de um certo processo de elaboração social; A actividade construtiva do aluno/fomando aplica-se a conteúdos de aprendizagem pré-existentes fazendo com que o professor/formador, crie condições que permitam ao aluno/formando desenvolver uma actividade construtiva rica.

Blogs e Teorias da Aprendizagem Teoria Sócio-Interaccionista: O professor/tutor, enquanto “sujeito mais competente”, oferece as orientações, os meios e os recursos, orienta nas dúvidas e dificuldades, acompanha os alunos/formandos no processo de construção do conhecimento Com as suas características é perfeitamente possível utilizar o blog como impulsionador não só de uma comunidade prática de aprendizagem mas também como base de criação de um ambiente simulado.

Blogs e Teorias da Aprendizagem Teoria das Representações Múltiplas: A Teoria das Representações Múltiplas assenta na consideração de que o processo de aprendizagem é facilitado pelas relações estabelecidas entre diferentes representações. Os blogs permitem hoje em dia a inserção de imagens, vídeos, som e ainda a utilização de outras ferramentas informáticas de Web 2.0 que permitem a criação de chat’s, fóruns e até mesmo de ambientes simulados.

Blogs e Teorias da Aprendizagem Teoria das Representações Múltiplas: Todas as possibilidades e potencialidades do blog colocam-nos efectivamente perante a possibilidade de relacionarmos a aprendizagem nele baseada também com a Teoria das Representações Múltiplas.