Síndrome de Asperger.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Os principais espectros do desenvolvimento
Advertisements

Unidades de Ensino da Microsoft
Síndrome de AspergeR Os “Aspies”.
ATENDIMENTO EDUCACIONAL À ALUNOS COM TGD/ CLASSES ESPECIAIS
DPAC DISTURBIO DO PROCESSAMENTO AUDITIVO CENTRAL
1Educadora Alda Pinto. Nas actividades apresentadas pretende-se que as crianças desenvolvam competências para serem capazes de participar na vida em grupo,
SESSÃO DE ESCLARECIMENTO
Síndrome de Asperger.
A Teoria de Gagné a aprendizagem é uma mudança de estado interior que se manifesta através da mudança de comportamento e na persistência dessa mudança.
Transtornos Invasivos do desenvolvimento
ESTUDO DE CASO.
O que é Dislexia? Dislexia é uma falta de habilidade na linguagem que se reflete na leitura.
Síndrome de Asperger HISTÓRICO.
O REGISTRO DIGITAL DA EXPERIÊNCIA PROFESSORAS: Janete de Andrade Souza Garcia 2º Ano Suzana Mª Blasque.
Perturbações da Linguagem: Leitura e Escrita Julho de 2010
Transtorno Global (Invasivo)do Desenvolvimento e Espectro Autista
ENSINANDO COM O CORAÇÃO
TEACCH Treatment and Education of Autistic Children and Related Communication Handicapps (Tratamento e Educação de Crianças com autismo e patologias da.
Estratégias para trabalhar com portadores de Síndrome de Asperger
Unidade Especializada de Apoio à Multideficiência (UEAM)
Reunião de Pais e Professoras E. M. ERWIN PRADE 2008
TRANSTORNOS GLOBAIS DO DESENVOLVIMENTO
Técnicas da Intervenção Pedagógica
Psicologia Educacional
Diretoria de Ensino Região de Ribeirão Preto Educação Especial
Isabel Cardoso Pinto, 2010.
A CRIANÇA AUTISTA E A LINGUAGEM
TGD (Transtorno Global do Desenvolvimento)
Atenção Primária ao Desenvolvimento
O AUTISMO E AS PESSOAS COM AUTISMO.
AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM
Aprendizado depende de:
ALTERAÇÕES NO PROCESSO DE APRENDER
Teorias da Aprendizagem
SUCESSO E SUPERAÇÃO DA PESSOA COM
A Teoria de Gagné a aprendizagem é uma mudança de estado interior que se manifesta através da mudança de comportamento e na persistência dessa mudança.
Tania Mara Zancanaro Pieczkowski
Necessidades Educativas Especiais das Crianças com Autismo
PROCESSO DE AQUISIÇÃO DA LEITURA E ESCRITA.
Apresentação da Monografia de: Educação Especial e Inclusiva
Chat FERRAMENTAS E ESTRATÉGIAS DE COMUNICAÇÃO Comunicação e formação síncrona Prof: Nuno Bordalo Pacheco Aluno: Diogo Véstia Mestrado em Educação e Comunicação.
EDUCAÇÃO COM EMOÇÃO: A IMPORTÂNCIA DA AFETIVIDADE NO AMBIENTE ESCOLAR
VYGOTSKY: UM OLHAR PARA AS PRÁTICAS DOCENTES DOS ANOS INICIAIS
Comportamento Verbal e Linguagem
Ensino Especializado em TGDs
Entendimento de Texto INTRODUÇÃO Aulas 1 a 5.
Inclusão que bicho é esse?
Compreensão oral Expressão oral Competências da oralidade
PLANO DE ACTIVIDADES DE INGLÊS
Curso de Psicologia Disciplina de Psicologia dos Processos de Inclusão
Síndrome de Asperger Universidade Fernando Pessoa.
DISCUTINDO OS DIAGNOSTICOS
TEACCH Treatment and Education of Autistic and Related Communication Handicapped Children (Tratamento e Educação de Crianças Autistas e com Perturbações.
Estratégias Cognitivas
AUTISMO X PSICOSE.
Educação Infantil Docente: Profª Ana Paula Monteiro
PRÁTICA DE LEITURA PRÁTICA DE PRODUÇÃO DE TEXTOS
“Eu quero ser professor de Educação Física”
AUTISMO. 1.O que é? O autismo é uma disfunção no desenvolvimento cerebral que tem origem na infância, persiste ao longo de toda a vida e pode dar origem.
Elementos básicos da linguagem
 Literatura Visual II Fernanda Machado.  Função das narrativas Porque, quem, quando e onde?
AUTISMO/ASPERGER E PERTURBAÇÕES EMoCIONAIS
PNL – PROGRAMAÇÃO NEUROLINGUÍSTICA
COMPREENDENDO SOBRE INCLUSÃO ESCOLAR
Programação em Scratch
Intervenções Pedagógicas O que pode ser feito na escola?
Existência de matrículas duplicadas; Alunos com matrícula nas escolas especiais e nas escolas comuns; Mesmo aluno com várias deficiências; Nº elevado.
Atendimento Educacional Especializado para estudantes com transtornos globais de desenvolvimento Fga. Ana Paula Pamplona da S. Müller.
GENÉTICA Autismo e a Mente Técnica por Simon Baron- Cohen,
Transcrição da apresentação:

Síndrome de Asperger

O que é? É uma síndrome do espectro autista; Diferencia-se do autismo clássico por não comportar nenhum atraso ou retardo global no desenvolvimento cognitivo ou da linguagem do indivíduo.

Quais as características? Prejuízo severo e persistente na interacção social; Desenvolvimento de padrões restritos e repetitivos de comportamento, interesses e actividades; Prejuízo clinicamente significativo nas áreas social, ocupacional ou outras áreas importantes de funcionamento; Nenhum atraso significativo no desenvolvimento da linguagem.

Quais os sintomas? Dificuldade de interacção social; Falta de empatia; Interpretação muito literal da linguagem; Dificuldade com mudanças; Perseveração em comportamentos estereotipados.

Personalidades Históricas com Síndrome de Asperger O físico Isaac Newton; O compositor Mozart; Os filósofos Sócrates e Wittgenstein; O naturalista Charles Darwin;

O pintor renascentista Michelangelo; Os cineastas Stanley Kubrick e Andy Warhol e o Bobby Fischer; Alguns escritores, por exemplo, Mark Haddon.

Dificuldades de Aprendizagem na sala de aula Tendência para fazer comentários irrelevantes; Tendência para interromper; Tendência para falar em sobreposição ao discurso de outro; Dificuldade em compreender linguagem complexa, seguir direcções, e compreender a intenção das expressões com significados múltiplos;

Insistência na rotina; Dificuldade em compreender as regras da interacção social; Dificuldade em compreender as regras sociais; Dificuldade em ler as emoções dos outros; Interpreta literalmente o que é dito;

Dificuldade em manter a atenção; Distracção e desorganização; Coordenação motor pobre;

Estratégias na Sala de Aula Usar conversações gravadas em áudio ou vídeo, para servir como exemplo; Explicar metáforas e palavras com sentido duplo; Fazer pausas entre as instruções e verificar se o aluno compreendeu;

Limite as perguntas orais a um número que o estudante possa controlar; Mostre vídeos e imagens para identificar expressões não verbais e os seus significados; Utilizar uma linguagem simplificada, para que o aluno possa compreender; Preparar o estudante para qualquer mudança, sempre que seja possível;

Usar desenhos e histórias sociais para ajudar á mudança; Apresentar expectativas claras e regras para o comportamento; Ensinar explicitamente regras de conduta social; Ensinar ao estudante como interagir usando as histórias sociais, e “role-playing”.

“Quando estudamos história, vemos que muitos dos mais brilhantes, originais e inventivos pensadores do mundo apresentam características e comportamentos autistas.”