Trajetória Profissional

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Reunião com as Escolas Técnicas do SUS
Advertisements

SENAI – Departamento Regional de Minas Gerais
EJA vem se expandindo no país, ocupada por professores sem uma formação específica
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DO CEARÁ CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DO PARÁ PROJETO DE COOPERAÇÃO.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS Escola de Ciência da Informação Graduação: Biblioteconomia Disciplina: Acesso a Fontes de Informação ao Meio Digital.
Seminário de Avaliação da Faculdade de Farmácia
EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO PARA A SAÚDE
A Política Nacional de Educação: contexto,diretrizes e referenciais da educação profissional técnica de nível médio e especificidades para a área da saúde.
CENTRO UNIVERSITÁRIO FUNDAÇÃO SANTO ANDRÉ SAPEX – 2009 Grupo de Pesquisa: NUEPEM – Núcleo de Estudos e pesquisas em educação matemática Autor: Prof. Me.
Componente Ictiofauna
Curso de Aperfeiçoamento Docente
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA CENTRO DE EDUCAÇÃO FÍSICA E DESPORTOS LABORATÓRIO DE PESQUISA E ENSINO DO MOVIMENTO HUMANO CONSIDERAÇÕES INICIAIS METODOLOGIA.
Setor de ensino-aprendizagem Anna Cláudia Satie Henrique Terada Vanessa Pazzini.
Comparação entre usuários
I Simpósio Internacional sobre Desenvolvimento Profissional Docente Painel IV “Docência Universitária e qualidade da educação” Qualidade da educação:
Sites Jurídicos Pró-Reitoria de Graduação - PROGRAD.
Universidade Federal do Paraná Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica.
RULESCOOP Soluciones de la economía social y solidaria a un mundo en crisis ROMPENDO BARREIRAS SOCIOECONÔMICAS: O CASO DAS COOPERATIVAS DE CRÉDITO RURAL.
Local: Espaço dos Auditórios da Escola de Artes Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo Av. Arlindo Bettio, 1000 Ermelino Matarazzo - São Paulo.
UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ Reitoria 1 Curitiba, novembro de 2010 Formas de Votação para os Docentes e Técnicos-Administrativos Eleições.
Sair. 12 a 15 de abril de Universidade Federal de Minas Gerais Belo Horizonte - MG Sair.
ESCOLA INCLUSIVA O GRANDE DESAFIO.
REDE DE ENSINO MÉDIO TÉCNICO
Gleici Castro Perdoná Luane Marques de Mello Maristela Schaufelberger
EDIÇÃO 2006 Elaboração: Coordenadoria de Comunicação do CED/UFSC.
Estudos de Usuários Proposta de reflexão teórica baseada na análise de sete dissertações de mestrado sobre usuários de bibliotecas escolhidas aleatoriamente.
Usuários da Informação
Fundamentos Socioantropológicos da Educação
FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE
Base de dados do acervo de multimeios da Biblioteca/Brinquedoteca Monteiro Lobato – APAE/Florianópolis Trabalho apresentado à disciplina CIN Gerenciador.
DESENVOLVIMENTO DE SUPORTE DIGITAL PARA GERENCIAMENTO DE CURSOS A DISTÂNCIA Pesquisadora: Kellen Stephany Batista Marques Orientador: Prof. Dr. Vicente.
Ascensão e Declínio da Formação de Adultos em Portugal Natália Alves Instituto de Educação da Universidade de Lisboa.
PALESTRAS DO CREA-RS NAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO Contato palestras / fone (51) Escolas Técnicas 19 Universidades.
SEMINÁRIO I DE GRADUAÇÃO - UFES POLÍTICA NACIONAL DE GRADUAÇÃO Prof. Ismael Eleotério Pires Pró-Reitor de Ensino - UFV Prof. Ismael Eleotério Pires Pró-Reitor.
17 e 18 de novembro de 2011 II Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-graduação em Mestrado Profissional.
APRESENTAÇÃO PROFESSOR ORIENTADOR
BIB Organização de Bibliotecas Escolares 1 Introdução: Bibliotecário: mediar leitura, informação e leitor; orientar o usuário no uso dos suportes.
Universidade Estadual de Alagoas – UNEAL APRESENTAÇÃO DA PROPOSTA: Este subprojeto será realizado com os licenciandos do curso de licenciatura em Ciências.
DISCIPLINA: TEORIAS DO CURRÍCULO
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO CURSO DE PÓS GRADUAÇÃO EM FUNDAMENTOS DA MATEMÁTICA TÉCNICAS EM COMUNICAÇÃO CIENTÍFICA São Luís 2008 JHONNATHAS MAYCKON.
TEMAS CONTEMPORÂNEOS – Redação do TCC
SignWriting in Brazilian Deaf Education 1996 to present
Trabalho de Usuários da Informação
UMA VOZ FIRME, FORTE E COMPETENTE NO CONSUP! PROFA. FRANCISCA TAVARES A VOZ DO INTERIOR NO CONSUP!
Profa. Dra. Claudete da Silva Lima Martins Julho de 2014
Contexto - as exigências criadas pelas mudanças econômicas e sociais resultantes de um mundo globalizado, dos avanços científicos e tecnológicos e do papel.
CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOLOGIA INSTITUTO DE GEOCIÊNCIAS UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA Titulo do Anteprojeto Área de concentração / Linha de.
TÍTULO DO ARTIGO AUTOR 1 AUTOR 2 AUTOR 3 AUTOR 4 AUTOR 5 UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS VIII SEMINÁRIO.
 Título do trabalho  Nome do Apresentador(a)  Colaboradores (se houver)  Orientador(a)  Nome do curso de graduação ou pós-graduação IX SEPECEL – Seminário.
ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO.  Estágio obrigatório  Estágio não obrigatório (art. 2º da Lei /2008).
Grupo de Pesquisa Informação e Inclusão Social XXII CBBD 2007 AÇÃO PARA CIDADANIA E ACESSO LIVRE À INFORMAÇÃO: BIBLIOTECA E ARQUIVO ESCOLAR Departam,ento.
SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM Nome do Programa: Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional.
2PPN. “O ciberespaço pode influenciar totalmente um universitário podendo causar algum déficit de atenção nas aulas teóricas na faculdade?”
Apresentação. Quem Somos Associação de pesquisa, desenvolvimento e ensino, fundada em 2000, em Campinas Formada por professores e pesquisadores da UNICAMP.
Examinar as causas da falta de interesse e pouca satisfação de professores de Educação Física que estejam desmotivados; Propor alternativas para diminuir.
ACESSIBILIDADE ARQUITETÔNICA
PROJETO EDUCADORES VERDES CURSO DE FORMAÇÃO DE DOCENTES DA EDUCAÇÃO INFANTIL E ANOS INICIAIS DO ENS. FUND. RUA EMILIANO PERNETA, 92 – BAIRRO: CENTRO –
Júlio Emílio Diniz-Pereira (UFMG) Faculdade de Educação
Concepções em Educação Matemática
TRANSFERÊNCIA DO CONHECIMENTO GERADO PELA RIIEE - CONTRIBUIÇÕES E DESAFIOS Profª. Dr.ª ANGELA MARIA ALVAREZ UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA PRESIDENTE.
QUALIS Universidade Federal de Minas Gerais Escola de Enfermagem Núcleo de Estudo e Pesquisa no Cuidado e Desenvolvimento Humano NEPCDH Ana Luiza de Aquino.
Universidade Federal de Uberlândia Faculdade de Educação Curso de Pedagogia Seminário de Prática Educativa 2015 TITULO do Trabalho Autores/as: (componentes.
O que entendemos por teoria e por prática.
BIBLIOTECA DO INSTITUTO PAULO FREIRE,NOSSO MESTRE! BIBLIOTECA DO INSTITUTO PAULO FREIRE,NOSSO MESTRE!
Processos formativos de professores do ensino superior: o Espaço de Desenvolvimento da Docência – EDD – da UFSCar Maria da Graça Nicoletti Mizukami UFSCar.
CINESIOLOGIA Síntese da Proposta de estrutura acadêmica para a Educação Física e Esporte (TANI, 1996) Professora: Petrucia Nóbrega Natal, outubro de 2008.
Universidade Federal do Rio de Janeiro Curso de Graduação em Engenharia Elétrica Recepção aos Novos Alunos Março 2015.
CURSO DE GRADUAÇÃO EM MUSEOLOGIA. CURSO DE MUSEOLOGIA - Sede do curso: Escola de Ciência da Informação - Período: matutino -Duração: oito semestres letivos.
A Educação Profissional nos Censos Educacionais Brasília, outubro de 2007 Ministério da Educação Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais.
“Trabalho e Regulação das Profissões em Saúde no Brasil”
Transcrição da apresentação:

Trajetória Profissional Etelvina Lima (1919-1999) Trajetória Profissional Prefeitura; (1937) Curso de Biblioteconomia em SP; (1944) INL; (1949)

Contribuições para Biblioteconomia Em Minas: Curso de Férias; (1950) Instituto de educação; Atividades no SESI; (1950) Biblioteca Pública; (1954) Revista da Escola; (1972) Biblioteca central; (1966) Atividade docente; Pós-Graduação; 1976 Programa de bibliotecas do Estado de MG; (1977) No Brasil: Universidade Federal do Paraná; (1952) Universidade Federal de Brasília; (1963)

Considerações Finais A história da biblioteconomia em Minas se confunde com a trajetória profissional de Etelvina. Características Pessoais: Pro-atividade; Preocupação de adaptar o conhecimento (teórico e prático) ao contexto; Humildade; Coragem; Entusiasmo (Amor a Profissão).