Portefólio Reflexivo de Aprendizagens

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
E-Portefólios Centro de Competência em TIC da Escola Superior de Educação de Santarém.
Advertisements

Visão Global do Projecto
FORMAÇÃO CÍVICA UM CAMINHO A PERCORRER.
Tecnologias da Informação e Comunicação
O que é um Portfolio? Um portfolio é um suporte físico, em geral um dossier, onde colocas trabalhos por ti realizados ao longo do ano lectivo, no âmbito.
Revisão Unidade 01 Tecnologias na sociedade, na vida e na escola
Learning Organization
cenários e perspectivas.
Motivos mais frequentes de enviesamento de diagnósticos
Para que serve o ePortfolio do aluno/adulto?
com adaptações de trabalhos de Marisa Moniz e Miguel Silva
“Crenças e valores das mães com filhos na escola primária”
Imagens da infância Crenças e valores das mães com filhos na escola primária De Paula Castro e Maria Benedicta Monteiro.
Em conformidade com as Orientações Oficiais
Serviço distribuído Serviço distribuído Realização das Realização das actividades lectivas actividades lectivas Relação pedagógica com pedagógica com os.
“Os adultos são as suas experiências de vida.”
Escola E B 2,3 deSantiago Maior- Beja
Presencial: 17 horas (quinzenal) Trabalho autónomo: 34 horas
O Portefólio “Outra forma de avaliar”
AUTO-AVALIAÇÃO DA BIBLIOTECA ESCOLAR PROCESSOS ENVOLVIDOS
Projecto Escxel – Escola Secundária Quinta do Marquês - Oeiras Breves reflexões sobre o Projecto Escxel na nossa escola 1 de Outubro de 2010.
Bibliotecas Escolares: Modelo de Auto-avaliação
Os níveis básicos da leitura
Encontro de Profissionais e Formadores de RVCC
Origens deste Modelo de Autoavaliação: - estudos efectuados nos últimos 50 anos, sobretudo na Inglaterra e nos Estados Unidos. - Adaptação à realidade.
A REALIZAÇÃO DA AUTOAVALIAÇÃO PELA ESCOLA
Referencial de Competências-Chave
Santarém Março a Julho de 2007
APRENDER POR PROJETOS. FORMAR EDUCADORES Pedro Ferreira de Andrade
O Portefólio no âmbito dos Cursos EFA
“Os adultos são as suas experiências de vida.”
Implementação do Projecto Competências TIC Fevereiro de 2009.
DAR SENTIDO À FORMAÇÃO…
Projecto financiado com o apoio da Comissão Europeia no âmbito do programa “Lifelong Learning Programme – Comenius ( )” Ler, uma procura activa.
Estratégias informais de cálculo
MODELO DE AUTO-AVALIAÇÃO DA BIBLIOTECA ESCOLAR
COMO AVALIAR NUM CURSO EFA?
Programa de Formação Contínua em Matemática para Professores dos 1
CURSOS EFA – NS.
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
1 RePe Centro de Competência TIC da ESE - Santarém E-Portefólio SEMINÁRIO PEDAGÓGICO O Contributo do Portefólio para.
O ePortfólio como Instrumento de Avaliação
EXEMPLOS Discutindo sobre EXEMPLOS de ePortefólios O ePortefólio é uma ferramenta que apoia a mudança nos métodos de trabalho e parece inquestionável o.
Curso de Educação e Formação de Adultos
A Metacognição no Currículo do Estado de São Paulo
DOMINIO CURSOS ONLINE Capacitação a Distância. Conceito  É o processo de agrupar e facilitar uma rede de conceitos e teorias de forma a organizar a experiência.
APRENDIZAGEM COOPERATIVA/ENSINO COOPERADO
Currículo, Propostas Pedagógicas ou Propostas Curriculares na Educação Infantil? Profa. Antônia Ferreira Nonata Profa. Denise Silva Araújo.
Antoni Zabala – Capitulo 1,2 e 3
E-Portefólios Centro de Competência em TIC da Escola Superior de Educação de Santarém.
Matemática Aplicada às Ciências Sociais
Guia para Estágio e Seminários Temáticos – módulo linguagem
O trabalho na gestão curricular Formação coordenada por João Pedro da Ponte Lurdes Serrazina Programa de Matemática, 1.º, 2.º e 3.º Ciclos Formação de.
Gestão tecnológica de cadeias produtivas
(Notas João Filipe Matos, 2004)
Organização programática
Cursos de Educação e Formação de Adultos Nível Secundário
Paço de Arcos, 9 de Julho de 2010 Certificação de Nível Secundário na Educação de Adultos.
PRÁTICA DE LEITURA PRÁTICA DE PRODUÇÃO DE TEXTOS
Centro de Competência CRIE da Universidade de Aveiro e ducação e e Portfolio s ePortfolios CCUA e ducação e e Portfolio s ePortfolios
PROGRAMA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA – PAIC EIXO EDUCAÇÃO INFANTIL
PROJETO “LENDO E VIVENDO”
EMEF José Benigo Gomes. REFLEXÃO “PROFESSORA JULIANA” Após o projeto aprendi que ao preparar as minhas aulas devo levar em consideração o que os alunos.
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS UM DESAFIO PARA A DOCÊNCIA Elisabete Souza Neto, Luciane Czerwinski, Maristela Antônia Samberg, Nádia Rosele Becker PEAD/
Organização e desenvolvimento do HTPC
RETOMANDO: ATIVIDADES A DISTÂNCIA 1- Acesse as atividades elaboradas pelos colegas, que estão disponíveis no acervo da Biblioteca do Material do Aluno,
O BALANÇO DE COMPETÊNCIAS E A VALIDAÇÃO DE ADQUIRIDOS A EDUCAÇÃO DE ADULTOS EM PERSPECTIVA RECONHECIMENTO VALIDAÇÃO E CERTIFICAÇÃO DE COMPETÊNCIAS FORMAÇÃO.
Processo de R ECONHECIMENTO, V ALIDAÇÃO E C ERTIFICAÇÃO DE C OMPETÊNCIAS Sistema de Créditos - Nível Secundário.
Processo de RECONHECIMENTO, VALIDAÇÃO E CERTIFICAÇÃO DE COMPETÊNCIAS Nível Secundário - NS.
7 Núcleos Geradores de Unidades de Competência: Áreas “gémeas” de Competências-Chave: Apresentação do Referencial de Competências-Chave de Nível Secundário.
Transcrição da apresentação:

Portefólio Reflexivo de Aprendizagens Nível Secundário

“Os adultos são as suas experiências de vida.”

Cada adulto é único. Cada experiência é vivenciada de forma diferente. Cada adulto tem as suas aprendizagens. LOGO... Cada processo de RVCC é individual e único.

Biografia É mais do que um relato do percurso de vida de cada um. É uma REFLEXÃO acerca desse percurso. Interrogação permanente da sua vida e percurso, atribuindo-lhe sentido.

Reflectir Acerca das aprendizagens: Escolares Profissionais Pessoais Sociais Como? O que aprendi? Como aprendi? Que mais-valias obtive? Que obstáculos ultrapassei?

Reflectir também acerca de: Que alterações ocorreram na minha vida em consequência desses episódios? Que outro caminho podia ter seguido? Que aprendizagens/experiências podiam ter daí advido? O que podia ter feito melhor?

Reflectir também acerca de: Para além das mais evidentes, que outras aprendizagens resultaram desse momento? Que importância teve esse momento na minha formação? Quais os pontos fortes e fracos dessas aprendizagens? Qual a contribuição desse episódio para o indivíduo que sou hoje?

Nunca esquecendo… A passagem por este processo! Que aprendizagens/descobertas? Que benefícios, facilidades, dificuldades? Que evolução?

Portefólio Reflexivo de Aprendizagem Projecto Individual

“A diferença faz-nos ver melhor a realidade.” Portefólio Reflexivo de Aprendizagem “A diferença faz-nos ver melhor a realidade.”

Portefólio Reflexivo de Aprendizagem É uma colecção de documentos vários (de natureza textual ou não). Revela o desenvolvimento e progresso na aprendizagem, os objectivos, desafios e estratégias. Explicita os esforços relevantes efectuados para alcançar os objectivos.

Portefólio Reflexivo de Aprendizagem Documenta experiências significativas. É o resultado de uma selecção pessoal.

Nele podem constar: Reflexões Relatos Entrevistas Diários Cartas Testemunhos Textos Documentos pessoais Documentos oficiais Fotografias Materiais gráficos Outros...

Portefólio Reflexivo de Aprendizagens BIOGRAFIA Evidências Trabalhos Referencial de Competências-Chave

Finalmente, o portefólio será defendido e avaliado na sessão de Júri.

A reflexão permite revelar aprendizagens Actividade: Seleccionem um momento dos que vos são propostos, reflictam e redijam um pequeno excerto de uma hipotética biografia de modo a evidenciarem as aprendizagens adquiridas nesse episódio de vida.