Acção : Física e Matemática Calculadoras Gráficas, CBL e CBR SELECÇÃO DA ACTIVIDADE Vai de encontro aos programas das duas disciplinas no 11º ano; São.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Visão Global do Projecto
Advertisements

Projecto: “Espaço – Outra Visão”
A ESCOLA ENTRE O SISTEMA DE ENSINO E A SALA DE AULA
O discurso na sala de aula de Matemática
Plano de Formação para os professores nas escolas
Unidades de Ensino da Microsoft
Visão Global do Projecto
Visão Global do Projecto
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
Navegadores do Futuro Nélia Guerra Escola EBI de Colmeias
PROJECTO CURRICULAR DE TURMA (Planificação)
ENCONTRO REGIONAL DAS ESCOLAS ACOMPANHADAS 5 E 6 DE JULHO 2001 ÍLHAVO.
ELABORAÇÃO DE PROJETOS
Organização Curricular da Escola
ELABORAÇÃO DE PROJETOS
Escola Superior de Educação
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - UEMS
Articulação Curricular da BE com as Estruturas Pedagógicas Docentes.
ELABORAÇÃO DE PROJETOS
Didáctica da Matemática
AÇÕES DESCENTRALIZADAS
Em conformidade com as Orientações Oficiais
Portfólio de Matemática
Apresentação dos Conteúdos Programáticos
Escolha/criação da história Distribuição dos papéis que cada aluno vai desempenhar.
GRUPO 510 Análise do diagnóstico feito sobre as dificuldades apresentadas pelos alunos, estratégias e resultados obtidos.
Objectivos: Articular currículos e metodologias de ensino-aprendizagem entre o 1º, 2º e 3ºs ciclos do Agrupamento de Escolas de Arraiolos, nas áreas das.
Unidade Especializada de Apoio à Multideficiência (UEAM)
O USO DO VÍDEO NAS AULAS DE MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS
Desenvolvimento Curricular
Licenciatura em Pedagogia a Distância
Planejamento PNAIC 2014.
Departamento do Ensino Secundário
10 NOVAS COMPETÊNCIAS PARA ENSINAR
Futuro a Abrir Professora Sofia Lima Colégio dos Plátanos
Santarém Março a Julho de 2007
A sessão tem início às 17H Verificar se tem a opção Unmute activada. Se o ícone de áudio, disponível no menu do canto superior direito, estiver com.
O Currículo e a Organização do Ensino de Matemática
Pro-Solaris Paula Serrano EB2,3 D. Paio Peres Correia
Démarche de Referencialização Trabalho Prático de Cariz Cooperativo Metodologia de Resolução de Problemas.
Análise de uma ferramenta ou recurso
MODELO DE AUTO-AVALIAÇÃO DA BIBLIOTECA ESCOLAR
Seminário de Integração Profissional IV
Estratégias de actuação: Articulação curricular
O novo programa de Matemática para o ensino básico
Avaliação Diagnóstica
SUPERVISOR: ALFRED NAGEL NETO ACADÊMICAS BOLSISTAS: LILLIANE BIA CELVA, LARISSA F. FOPPA, JÉSSICA A. HOFFMANN E SUZANA BARON CURSO: PEDAGOGIA COORDENADOR.
“A participação no Prêmio Gestão Escolar 2009/2010 nos possibilitou enxergar os caminhos que poderíamos trilhar para ressignificar nossa prática e colhermos.
Defesa - Monografia Fabrícia Pereira Vieira Santos
CAMAPUÃ/MS 22/10/2014. * NÚMERO DE ALUNOS MATRICULADOS NO ENSINO MÉDIO DA E.E.CAMILO BONFIM: 358.
A MATEMÁTICA NAS PROFISSÕES
“Blog: diário (de aprendizagem) na rede”
Perguntas de Modelação
Variante de Cozinha - Pastelaria
A Página da Escola como Fator de Motivação para o Desenvolvimento de Competências por Professores e Alunos EB1 Afonsoeiro 26 de março de 2012.
ESCOLA ESTADUAL CAMILO BONFIM
Projeto: “Os três porquinhos”
O trabalho com as capacidades transversais Formação coordenada por João Pedro da Ponte Lurdes Serrazina Programa de Matemática, 1.º, 2.º e 3.º Ciclos Formação.
Investigar, ensinar e aprender
O trabalho na gestão curricular Formação coordenada por João Pedro da Ponte Lurdes Serrazina Programa de Matemática, 1.º, 2.º e 3.º Ciclos Formação de.
A IMPORTÂNCIA DO 1ºMOMENTO Como organizar? Porquê? Quais as preocupações? Quem são os meus alunos? Psicologia da Educação Cora Vieira João Tavares João.
Ah, se eu soubesse... Curso: Práticas Pedagógicas
Relatório Módulo Gestão Integrada das Mídias
Identificação da atividade e do aluno
PLANEJAMENTO DE ENSINO
“Eu quero ser professor de Educação Física”
PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR
Práticas de Manipulação no Ensino de Matemática
Área de projecto/educação para o empreendedorismo 1 ÁREA DE PROJECTO vs EDUCAÇÃO PARA O EMPREENDEDORISMO “Ter Ideias para Mudar o Mundo” 2009/2010 Escola.
Transcrição da apresentação:

Acção : Física e Matemática Calculadoras Gráficas, CBL e CBR SELECÇÃO DA ACTIVIDADE Vai de encontro aos programas das duas disciplinas no 11º ano; São notórias as conexões entre a matemática e a física A experimentação é inovadora.

Acção : Física e Matemática Calculadoras Gráficas, CBL e CBR PREOCUPAÇÕES Adequação do material existente na escola. Ajustar a experiência á data de leccionação dos programas de ambas as disciplinas. Utilizar um tipo de sensor que ainda não fora utilizado em C.F.Q. Encontrar um espaço-tempo adequado ás duas disciplinas

Acção : Física e Matemática Calculadoras Gráficas, CBL e CBR OBJECTIVOS Tornar o ensino mais activo, motivador e actualizado. Trabalhar com os alunos na aquisição e processamento de dados assistido por sensores e analisados com o auxilio da calculadora gráfica. Sensibilizar os alunos e professores para as potencialidades do uso dos sensores e da calculadora gráfica(na disciplina de C.F.Q.) Promover a aquisição de conhecimentos e o desenvolvimento de capacidades no domínio da aplicação das novas tecnologias.

Acção : Física e Matemática Calculadoras Gráficas, CBL e CBR OBJECTIVOS Promover a articulação curricular entre as disciplinas de Matemática e C.F.Q. Produzir materiais de apoio para as aulas experimentais, utilizando os sensores. Incentivar a utilização de sensores, na sala de aula. Suscitar a reflexão conjunta para a construção de uma linguagem comum. Cultivar o espirito crítico. Promover a capacidade de utilizar a Matemática em situações reais

Acção : Física e Matemática Calculadoras Gráficas, CBL e CBR APLICAÇÃO NA SALA DE AULA Foi aplicada na sala de aula de C.F.Q(de 2 horas e numa aula (de uma hora) de Matemática. Os alunos trabalharam em grupos de 3 e 4 elementos ( grupos de trabalho das aulas de Matemática). Todos os grupos realizaram as experiências com o sensor ( actividade 1 e actividade 2). Uma das alunas da turma é invisual e participou também no trabalho realizado. A aula foi filmada.

Acção : Física e Matemática Calculadoras Gráficas, CBL e CBR PARTICIPAÇÃO DOS PROFESSORES ENVOLVIDOS Duas das três professoras envolvidas, são professoras da turma e a terceira lecciona Física a turmas do 12º ano. A escolha da actividade e o protocolo da mesma foi elaborada pelas três professoras Na sala de aula estiveram presentes as três professoras: Filmar Observação e esclarecimento de dúvidas quando solicitado.

Acção : Física e Matemática Calculadoras Gráficas, CBL e CBR RELATO AMBIENTE NA SALA DE AULA A aula foi realizada numa sala, bastante ampla, onde os alunos puderam estar á vontade, e repetir as experiências sempre que tal foi necessário. Como só existe na escola uma calha de ar, ela foi montada pelos alunos, no meio da sala, e á volta desta estavam espalhados, os diversos grupos. O ambiente foi bastante agradável, pois todos os alunos se mostraram bastante interessados e empenhados

Acção : Física e Matemática Calculadoras Gráficas, CBL e CBR ENVOLVIMENTO DOS ALUNOS A participação dos alunos foi óptima, pois todos participaram na realização da tarefa ao mesmo tempo e no mesmo local. Como todos os grupos realizaram a experiência e depois os alunos trabalharam os dados nas calculadoras individuais, todos estiveram igualmente participativos Conseguiram sem grande dificuldade realizar as tarefas pedidas, analisar os dados e alcançar os objectivos pretendidos.

Acção : Física e Matemática Calculadoras Gráficas, CBL e CBR REFLEXÃO GLOBAL SOBRE A EXPERIÊNCIA Em termos de aula prática, a aula correu bastante, embora os alunos tivessem que repetir algumas experiências. O trabalho conjunto da Física e Matemática foi muito produtivo e enriquecedor. O envolvimento dos alunos, foi total. No âmbito da semana da Matemática, foi-lhes sugerido que apresentassem a actividade1 a colegas de outras turmas, e todos se prontificaram. As actividades serão aplicadas no 3º período a outras turma, continuando o trabalho conjunto entre professores de Física e Matemática. A actividade 2 será desenvolvida nas próximas aulas de Matemática.