Formulário de Matemática

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes

Advertisements

A = ( 3 ) , logo | A | = 3 Determinantes
Amintas engenharia.
José Eduardo MATEMÁTICA 7.º ANO Semelhança de Figuras José Eduardo
Regras das operações com potências
POTENCIAÇÃO.
Regras de operações com potências
Potenciação.
REGRAS DE OPERAÇÕES COM POTÊNCIAS
Unidade 1: Do espaço ao plano. Figuras semelhantes.
Teorema de Pitágoras. Áreas. Semelhança de triângulos.
EBI / JI de Santa Catarina
Potências Quando queremos multiplicar repetidamente o mesmo número recorre-se com frequência à notação: 2 x 2 x 2 x 2 x 2 = 25 (diz-se dois elevado a cinco)
Múltiplos Os múltiplos de um número inteiro obtêm-se multiplicando esse número por 0, 1, 2, 3, 4, 5, 6, ... Exemplos: M5= {0, 5, 10, 15, 20,
Derivadas Já definimos o coeficiente angular de uma curva y = f(x) no ponto onde x = x0. Chamamos esse limite, quando ele existia, de derivada de f em.
Determinantes Determinante é um número real associado a uma matriz quadrada. Notação: det A ou |A|. Determinante de uma Matriz Quadrada de 1ª Ordem. Seja.
Potenciação.
Semelhança de Figuras.
ASSUNTO 8: Operãções com números
POTENCIAÇÃO DE NÚMEROS RACIONAIS
Decomposição em fatores primos
Polinômios Prof. Marlon.
Determinantes SilvanaWBenvenutti Turma:301
FIGURAS SEMELHANTES Prof. Alexandre Lima.
Trabalho de matemática
POTÊNCIAS DE EXPOENTE NATURAL
Formulário de matemática
Formulário de Matemática
Escola EB23 de Alapraia Laboratório de Matemática
Regras Operatórias das Potências
Professor João Gilberto
Conjunto Dos Números Racionais
Determinantes.
Preparação para o teste intermédio de Matemática 8º ano
Determinantes Propriedades dos determinantes Matriz Transposta
POTENCIAÇÃO DE NÚMEROS INTEIROS
AGORA É COM VOCÊ... Simplifique a expressão:. AGORA É COM VOCÊ... Simplifique a expressão:
Matemática – Aula 3 Frações Adição – Subtração – Multiplicação e Divisão Prof. Procópio.
O QUE FOI ESTUDADO NESTA AULA:
Preparação para o teste intermédio de Matemática 8º ano
AGORA É COM VOCÊ.... AGORA É COM VOCÊ... PROPRIEDADES DAS POTÊNCIAS Para que servem? Simplificar expressões e facilitar diversos cálculos.
Rever a Matemática de 6ºano
MATEMÁTICA APLICADA REVISÃO BÁSICA.
PROPRIEDADES DA ADIÇÃO
OS CONJUNTOS NUMÉRICOS
Decomposição de um número em factores primos - Revisões
SEMELHANÇA DE TRIÂNGULOS
Multiplicação e Divisão com Números Racionais
MENU PRINCIPAL CONCEITOS APLICAÇÕES TESTE FORMATIVO SAIR DO PROGRAMA.
OPERAÇÕES COM POTÊNCIAS
CONJUNTO DOS NÚMEROS INTEIROS
CONHECER MELHOR OS NÚMEROS
SEMELHANÇA DE FIGURAS Conceitos aplicações Sair do programa.
Equações do 1o grau com duas incógnitas
Ângulos opostos pelo vértice
Potenciação an = a . a . a a (a ≠ 0) n fatores onde: a: base
Contato: Professor: Sérgio Contato:
Resumo da matéria de 7º ano e 8º ano
Regras operatórias das potências
Potenciação Exemplos: 23 = = 8 5 × 5 × 5 = 53 =
As folhas de papéis gráficos e a semelhança de polígonos
Trabalho efectuado pelos alunos do 6º ano /07 CONCEITOS Sair do programa Apoio da Informática à disciplina de Matemática.
MATEMÁTICA 8º ANO DE ESCOLARIDADE Escola E. B. 2, 3 de Carregosa Ano Letivo 2012/2013 Professora Ana Paula Bastos.
Números Naturais Propriedades dos Divisores.
ESTIMATIVAS E ARREDONDAMENTOS. Tens aqui 3 figuras. O que é fazer uma estimativa? É muito importante fazermos estimativas para criticarmos os resultados.
Prof.ª Juliana Schivani
Múltiplos e Divisores de um número
PROFESSOR: GLAYDSON ERBERTH
Matemática Básica Fonte: Prof Msc SANDRO FABIAN FRANCILIO DORNELLES
Transcrição da apresentação:

Formulário de Matemática Agrupamento Gil Paes Escola Básica 2º e 3º ciclos Manuel de Figueiredo Torres Novas Formulário de Matemática

Operações com Potências an x ap = an+p - Para multiplicar potências com a mesma base, e adicionam-se os expoentes. an x bn = (a x b)n - Para se multiplicar potências com o mesmo expoente, mantêm-se o expoente e multiplicam-se as bases. an : ap = an-p – Para dividir potências com a mesma base (diferente de zero), mantêm-se a base e subtraem-se os expoentes . an : bn = (a : b)n - Para dividir duas potencias com o mesmo expoente, mantém-se e o expoente e dividem-se as bases ( divisor diferente de zero)

Números primos e compostos Os múltiplos de um número inteiro obtêm-se multiplicando esse número por 0, 1, 2, 3, 4, … Se um número é múltiplo de outro, então esse e divisor do primo. Um número é divisível por outro se o resto da divisão do primeiro pelo segundo for zero. Propriedade fundamental das proporções: Numa proporção: - O produto dos extremos é igual ao produto dos meios. - Qualquer extremo é igual ao produto dos meios a dividir pelo outro extremo. - Qualquer meio é igual ao produto dos extremos a dividir pelo outro meio

Ampliação e redução de figuras - Duas figuras têm a mesma forma se delas é uma ampliação da outra ou se são geometricamente iguais. Figuras semelhantes Duas figuras são semelhantes quando de uma para a outra: - Os ângulos correspondentes são geometricamente iguais,e, Os comprimentos correspondentes são directamente proporcionais. A razão de semelhança costuma representar-se por R . Polígonos e semelhanças - Dois polígonos são semelhantes quando têm, de um para o outro, os ângulos iguais e os lados correspondentes directamente proporcionais, - Se dois Triângulos têm, de um para o outro, dois ângulos iguais, são semelhantes.

Números inteiros relativos - Os números inteiros positivos, os números inteiros negativos e o zero formam o conjunto dos NÚMEROS INTEIROS RELATIVOS(1). - Este conjunto de números representa-se por Z. Z= {..., -3, -2, -1, 0, 1, 2, 3, ...}= = {números inteiros relativos} (1) Os números chamam-se relativos porque têm um sinal associado que indica a sua posição relativamente ao zero.

Números racionais relativos - Todo o número que pode ser representado na forma de fracção (com numerador e denominador inteiros). - Um número racional relativo é, então, qualquer número inteiro ou fraccionário relativo. O conjunto dos números racionais relativos representa-se por Q; Q= {números racionais relativos}= = Z U {números fraccionários relativos} O conjunto Q é uma ampliação do conjunto Z.

Critérios de divisibilidade por 2, 3, 5, 10 e 100 Para saber se um número é divisível por 2, 3, 5, 10 ou 100, existem regras (critérios) que simplificam os cálculos. Assim: Um número é divisível por 2 quando o seu algarismo das unidades é 0, 2, 4, 6 ou 8; Um número é divisível por 3 quando a soma dos seus algarismos é um múltiplo de 3; Um número é divisível por 5 quando o seu algarismo das unidades é o 0 ou 5; Um número é divisível por 10 quando o seu algarismo das unidades é o 0; - Um número é divisível por 100 quando os seus algarismos das unidades e das centenas são ambos 0.

Multiplicação de números racionais relativos - O produto de dois números com sinal igual é positivo. - O produto de dois números com sinal diferente é negativo. Ex: (-2) x (-3) = +6 -2 x (+5) = -10 +1/2 x (-6/5) = 6/10 =-3/5 (+4) x (+3) = +12 +7 x (-2) = -14 -5/2 x (+3/1) = -15/2 Quando atrás do parênteses estiver um sinal de: +; mantemos os sinais de todas as parcelas que estão dentro do parênteses; -; trocamos os sinais de todas as parcelas que estão dentro do parênteses.

Proporcionalidade Directa Razões. Proporções Propriedade fundamental das proporções - Numa proporção, o produto dos extremos é igual ao produto dos meios: a/b = c/d a x d = b x c Numa proporção: - Qualquer extremo é igual ao produto dos meios a dividir pelo outro extremo; - Qualquer meio é igual ao produto dos extremos a dividir pelo outro meio.

Do espaço ao plano Recta estritamente paralela a um plano - Uma recta é estritamente paralela a um plano se não tem nenhum ponto comum com o plano. Recta paralela contida num plano - Uma recta está paralela contida num plano quando tem todos os seus pontos nesse plano. Recta concorrente com um plano - Uma recta concorrente (ou secante) com um plano quando tem um único ponto comum com esse plano.