Formulário de Matemática

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Resolução de equações EQUAÇÕES DO 1º GRAU AMML.
Advertisements

Geometria no Espaço I (10º - Ano)
Professores: José Junior e Francisco Braga 8ª Série/9º Ano - EF

José Eduardo MATEMÁTICA 7.º ANO Semelhança de Figuras José Eduardo
Dois pontos distintos do plano ou do espaço definem uma recta
Regras de operações com potências
Potenciação.
REGRAS DE OPERAÇÕES COM POTÊNCIAS
Unidade 1: Do espaço ao plano. Figuras semelhantes.
EBI / JI de Santa Catarina
Múltiplos Os múltiplos de um número inteiro obtêm-se multiplicando esse número por 0, 1, 2, 3, 4, 5, 6, ... Exemplos: M5= {0, 5, 10, 15, 20,
Derivadas Já definimos o coeficiente angular de uma curva y = f(x) no ponto onde x = x0. Chamamos esse limite, quando ele existia, de derivada de f em.
Semelhança de Figuras.
Princípio aditivo da igualdade
ASSUNTO 8: Operãções com números
POTENCIAÇÃO DE NÚMEROS RACIONAIS
Polinômios Prof. Marlon.
EQUAÇÕES POLINOMIAIS Prof. Marlon.
FIGURAS SEMELHANTES Prof. Alexandre Lima.
Razão e Proporção Razão: é o quociente indicado (exato) entre dois números racionais, sendo que o segundo número é diferente de zero. Como você pode perceber,
Trabalho de matemática
Propriedade dos NÚMEROS Naturais
POTÊNCIAS DE EXPOENTE NATURAL
Formulário de Matemática
Formulário de matemática
Escola EB23 de Alapraia Laboratório de Matemática
Conjunto Dos Números Racionais
Preparação para o teste intermédio de Matemática 8º ano
EXERCÍCIOS PROPOSTOS MATEMÁTICA Prof. Manuel.
CONJUNTOS NUMÉRICOS.
MATEMÁTICA PARA NEGÓCIOS
Geometria Espacial de posição
POTENCIAÇÃO DE NÚMEROS INTEIROS
Teorema do Confronto   Se não pudermos obter o limite diretamente, talvez possamos obtê-lo indiretamente com o teorema do confronto. O teorema se refere.
O QUE FOI ESTUDADO NESTA AULA:
Retas, segmentos de reta e semirretas
Capítulo 10 Funções polinomiais slide 1
Preparação para o teste intermédio de Matemática 8º ano
Razão e Proporção.
Álgebra Linear e Geometria Analítica
Rever a Matemática de 6ºano
MATEMÁTICA APLICADA REVISÃO BÁSICA.
PROPRIEDADES DA ADIÇÃO
Mestrandos: Agnaldo de Oliveira Daiane Corrêa Juliana Alves
OS CONJUNTOS NUMÉRICOS
POTENCIAÇÃO E FUNÇÃO EXPONENCIAL
Decomposição de um número em factores primos - Revisões
MATEMÁTICA BÁSICA - (9º ANOS – COLÉGIO MOTIVA)
MENU PRINCIPAL CONCEITOS APLICAÇÕES TESTE FORMATIVO SAIR DO PROGRAMA.
OPERAÇÕES COM POTÊNCIAS
Equações.
CONJUNTO DOS NÚMEROS INTEIROS
CONHECER MELHOR OS NÚMEROS
Equações.
SEMELHANÇA DE FIGURAS Conceitos aplicações Sair do programa.
Equações do 1o grau com duas incógnitas
Potenciação an = a . a . a a (a ≠ 0) n fatores onde: a: base
Contato: Professor: Sérgio Contato:
Modos de definir um plano
Resumo da matéria de 7º ano e 8º ano
PCN DO ENSINO FUNDAMENTAL   CONCEITOS E PROCEDIMENTOS PARA O QUARTO CICLO     ANDRÉIA MORALES DE MELO ALMEIDA    
Trabalho efectuado pelos alunos do 6º ano /07 CONCEITOS Sair do programa Apoio da Informática à disciplina de Matemática.
Razões e Proporções Razão, Proporção, Grandezas Direta e Inversamente Proporcionais e Regras de três Simples e Compostas.
MATEMÁTICA 8º ANO DE ESCOLARIDADE Escola E. B. 2, 3 de Carregosa Ano Letivo 2012/2013 Professora Ana Paula Bastos.
Números Naturais Propriedades dos Divisores.
PROFESSOR: GLAYDSON ERBERTH
Matemática Básica Fonte: Prof Msc SANDRO FABIAN FRANCILIO DORNELLES
REGRAS PARA A RESOLUÇÃO DE UMA EQUAÇÃO
Transcrição da apresentação:

Formulário de Matemática Trabalho elaborado por: Rafael Gonçalves nº 22 7ºA

Operações com potências an x ap = an+p an x bn = (a x b)n an : ap = an-p an : bn = (a : b)n (a n)p = anxp

Números Primos e Compostos Os múltiplos de um número inteiro obtêm-se multiplicando esse número por 0,1,2,3,4,… Se um número é múltiplo de outro , então este é divisor do primeiro. Um número é divisível por outro se o resto da divisão do primeiro pelo segundo for zero.

Critérios de divisibilidade por 2,3,5,10,e100 Para saber se um número é divisível por 2,3,10,ou 100 existem regras (critérios) que simplificam os cálculos. Assim: um número é divisível por 2 quando o seu algarismo das unidades é 0,2,4,6,ou8. Um é divisível por 3 quando a soma dos seus algarismos é um múltiplo de 3.

Critérios de divisibilidade por 2,3,5,10,100 (Continuação) Um número é divisível por 5 quando o algarismo das unidades é 0 ou 5. Um algarismo é divisível por 10 quando o seu algarismo das unidades é 0. Um número é divisível por 100 quando o seu algarismo das unidades e das dezenas são ambos 0.

Números primos e Números compostos Números primos: é todo o numero natural que tem dois e apenas dois divisores (ele próprio e o número 1) Números compostos: é todo o número natural que tem mais que dois divisores.

Razões - Proporções Propriedade 1 propriedade fundamental das proporções: numa proporção, o produto dos extremos é igual ao produto dos meios: a = c b d a x d = b x c

Razões – Proporções (Continuação) Propriedade 2: Numa proporção Qualquer extremo é igual ao produto dos meios a dividir pelo outro extremo. Qualquer meio é igual ao produto dos extremos a dividir pelo outro meio.

Ampliação e redução de figuras Noção de forma Duas figuras têm a mesma forma se uma delas é uma ampliação da outra ou se são geometricamente iguais.

Figuras semelhantes Razão de semelhança Dois polígonos são semelhantes quando de uma para a outra : os ângulos correspondentes são geometricamente iguais, e, os comprimentos correspondentes são directamente proporcionais. A constante de proporcionalidade é a razão de semelhança ou escala.

Figuras semelhantes Razões de semelhança (Continuação) A constante de proporcionalidade é a razão de semelhança ou escala. A razão de semelhança costuma representar-se por r.

Números racionais relativos Os números inteiros positivos, os números inteiros negativos e o zero formam o conjunto dos Números inteiros relativos. Este conjunto de números representa-se por Z.

Números racionais relativos (Continuação) Todo o número que pode ser representado na forma de fracção (com numerador e denominador inteiros) chama-se Número racional relativo. Qualquer número racional pode ser representado por uma dizima finita ou infinita periódica.

Valor absoluto (ou módulo) Números simétricos Valor absoluto (ou módulo) de um numero é a distância à origem do ponto da recta que representa esse número. Dois números diferentes de zero são simétricos se tiverem o mesmo valor absoluto e sinais contrários.

Adição de números racionais relativos Para adicionar dois números racionais com o mesmo sinal: Dá - se ao resultado o sinal comum; Adicionam - se os valores. absolutos dos sois números. Para adicionar dois números racionais com sinais contrários: Dá – se ao resultado o sinal do número que tiver maior valor absoluto. Subtraem – se os valores absolutos dos dois números. A soma de dois números simétricos é zero.

Subtracção de números racionais relativos A diferença entre dois números racionais relativos é igual á soma do aditivo com o simétrico do subtractivo.

Adição algébrica Se dentro de parênteses tivermos uma soma precedida de um sinal +, podemos desembaraçar de parênteses mantendo o sinal das parcelas. Se dentro de parênteses tivermos uma soma precedida de um sinal -, podemos desembaraçar de parênteses desde que troquemos o sinal de todas as parcelas

Multiplicação de números racionais relativos O produto de dois números com o mesmo sinal é um numero positivo. O produto de dois números com sinal contrário é um numero negativo. O valor absoluto do produto de dois números é igual ao produto dos valores absolutos dos factores.

Multiplicação sucessiva Sinal de um produto com vários factores: Se o número de factores negativos é par, o produto é positivo. Se o número de factores negativos é impar, o produto é negativo.

Posição relativa de rectas e planos no espaço Poliedros, são sólidos geométricos limitados apenas por superfícies planas.

Posição relativa de dois planos Dois planos distintos podem ser: Estritamente paralelos; Paralelos Coincidentes; Concorrentes.

Rectas e planos Uma recta é estritamente paralela a um plano se não tem nenhum ponto comum com o plano. Uma recta está paralela contida num plano quando tem todos os seus pontos nesse plano. Uma recta é concorrente (ou secante) com um plano quando tem um único ponto comum com o plano.

Posição Relativa de duas Rectas Posição relativa de duas rectas no espaço: Complanares podem ser: estritamente paralelas, paralelas coincidentes, ou concorrentes (Obliquas ou Perpendiculares). Não complanares.

Equações X+6=18 equação x=12 solução 1ºmembro x+6 2ºmembro 18 termos independentes 18 termos com incógnita x Solução 12

2. X=18 solução 6 1ºmembro x 2ºmembro 18 termos independentes 18 termos com incógnita x solução 108

18-x=6 x=12 1ºmembro 18-x 2ºmembro 6 termos independentes 18, 16 termos com incógnita -x solução 12

Xx6=18 x=3 1ºmembro Xx6 2ºmembro 18 termos independentes 18 termos com incógnita Xx6 solução 3

Verificação do conjunto solução de uma equação X+6=18 x=12 12+6=18 18=18pv Proposição verdadeira logo 12 é a solução da equação. X=18 6 X=108 108=18=18=18pv logo 108 é a solução da equação.

18-x=6 x=12 18-12=6=6=6pv logo 12 é a solução da equação. Xx6=18 x=3 3x6=18=18=18 logo 3 é a solução da equação.

Resolução de uma equação 8x-1=4x+19   8x-4x=+1+19 Regra da adição 4x=20 Reduzir os termos semelhantes x=20=5 Regra da multiplicação 4 C.S.={5}

3x+4=2x-13 3x-2x=-4-13 1x=-17  x = - 17=-17 1 C.S.={-17}

Equações com parênteses Quando atrás dos parênteses está o sinal + 2x+(7x+3)=22 2x+7x+3=22 9x=19x=-19 CS={19} 9 9

Quando atrás dos parênteses esta o sinal – 4-(5x-3)=2 4-5x+3=2 -5x = -4-3+2 -5x=-5x=-5=1 CS={1} -5

Quando atrás dos parênteses está um número 4(2x-3)=14X 8x-12=14x -6x=12x=12=-2 CS={-2} -6