CARACTERIZAÇÃO DOS CICLOS
2º ciclo Monodocência Currículo globalizante Pluralidade de professores Nova organização curricular
Gestão dos percursos de aprendizagem Estabilização/ consolidação Aquisição Alargamento Aprofundamento Equilíbrio
Consolidação/Aquisição Aprendizagens que garantam a adequação de comportamentos verbais e não verbais em situações de comunicação informal e com algum grau de formalidade. Domínio das relações entre os sistemas fonológico e ortográfico. Estabelecimento de traços distintivos entre língua falada e escrita. Sistematização de aspectos essenciais do conhecimento explícito da língua.
Aquisição/Consolidação Alarga-se o repertório lexical. Consolidam-se estruturas gramaticais complexas. Treina-se a manipulação de dados textuais em diferentes suportes.
Observar critérios de desempenho Exposição oral (oral formal) Comunicação oral Observar critérios de desempenho (eficácia e produtividade de) Actividades de escuta Interacção verbal Exposição oral (oral formal)
Proficiência (1ºciclo) Leitura Aprofundamento Texto escrito Texto multimodal Proficiência (1ºciclo) Autonomia Apetência Diversidade Fluência Construção de sentidos
Escrita Crescente autonomia Importância da produção escrita (mobilização de outras competências) Trabalho experimental e oficinal – critérios de elaboração dos textos:: Referenciais de: 1. Avaliação (aperfeiçoamento e reescrita) 2. Novas produções
Conhecimento Explícito da Língua Actividades de descoberta, reflexão, explicitação, sistematização de conhecimentos sobre a língua Mapa de conceitos coerente Melhoria do desempenho nas outras competências