Inovação Estratégica “Case W. L. Gore” Prof. Leopoldo Cezar Almeida

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Transcrição da apresentação:

Inovação Estratégica “Case W. L. Gore” Prof. Leopoldo Cezar Almeida Fernanda Teles Gabriele Kamada Maria Teresa M. Prandini Ricardo Viotti

O INÍCIO Como construir uma empresa dedicada à inovação, imaginação e iniciativa? Como começar? Quais princípios básicos? Como a empresa seria organizada? Como seriam tomadas as decisões? Quem estaria no comando?

W.L GORE Uma empresa baseada na “Teoria Y” Seres humanos são solucionadores de problemas Automotivados Encontram um significado no seu trabalho Antagonista à “Teoria X” das empresas comuns Empregados preguiçosos e desinteressados Motivados apenas pelo dinheiro

REDE, NÃO HIERARQUIA Como construir uma empresa sem hierarquia? Linhas de comunicação direta Prestação de serviços aos colegas, não aos chefes Um adeus à “Fachada da hierarquia autoritária” Quais os riscos Agilidade? Disciplina e direção? Anarquia operacional?

SEM GERENTES, MAS COM MUITOS LÍDERES Liderança natural Bons trabalhos atraem seguidores Os líderes são escolhidos e reconhecidos Não há poder Responsabilidade perante a equipe, não perante a um chefe Não há necessidade de supervisão Funcionários precisam ser orientados e apoiados

LIVRES PARA EXPERIMENTAR Tempo de diletantismo Um tempo para desenvolver as próprias idéias Dedicar-se a uma iniciativa de sua própria escolha Uma feliz descoberta pode acontecer a qualquer momento Myers e o caso das cordas ELIXIR Engajar pessoas para um projeto novo. Abrir mão da propriedade da idéia e criar equipes para contribuir. Autocomprometimento

GRANDE, MAS PESSOAL Agrupamentos de fábricas Número reduzido de colaboradores por unidade Estímulo à comunicação frente à frente Facilidade de encontrar colaboradores e voluntários “Unidades maiores trazem mais eficiência, no entanto, aumentam a burocracia”

ESTIMULANDO E EXIGINDO Remuneração baseada na contribuição Avaliação entre colegas Participação nos resultados e ações Processo para a aprovação de uma idéia nova Real – resolve um problema do cliente? Ganho – Podemos atribuir boas margens? Valor – Podemos criar um sistema que dê dinheiro? “Embora seja difícil planejar para inovar, é possível organizar para inovar”

LIÇÕES ESSENCIAIS A inovação em gestão geralmente redistribui o poder No curto prazo, é possível que os custos de inovação em gestão sejam muito mais visíveis que os benefícios Não seja tímido