O que significa afetividade/ afeto?...

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Inteligência Emocional
Advertisements

RELAÇÕES INTERPESSOAIS
QUEM SÃO OS EDUCADORES HOJE?
Investigação Qualitativa: caminhos e possibilidades
RESULTADOS E DISCUSSÃO REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
LINGUAGEM ORAL E LINGUAGEM ESCRITA
Porque ensinar Ciências na Escola?
Avaliação Mediadora: Uma prática em construção da pré-escola à Universidade Jussara Hoffmann.
O Processo de construção de conhecimento matemático e o fazer didático
experiências INESQUECÍVEIS!
O trabalho com conceitos em História
2.° Bimestre/ A criança, a Natureza e a Sociedade. 2. Objetivos
EDUCAÇÃO É UM ATO POLÍTICO
Autor: Juan Delval Editora Papirus
O que é Construtivismo ? Fernando Becker
Teorias construtivistas Grande parte da produção e do debate sobre aprendizagem gira em torno do Construtivismo.
Por quê o computador na educação?
MOTIVAÇÃO PUC - USP.
Tânia Franck Garcia- SOE/2009
Feedback Realimentação ou retroalimentação
Matérias da Revista PROFISSÃO MESTRE =
Prática docente: reflexões sobre SATISFAÇÕES E DIFICULDADES
A Aprendizagem Significativa como modelo a ser perseguido pela escola atual. Júlio César Furtado
Ajude – me!!.
Saúde mental infantil e ambiente escolar: percepções e demandas dos educadores Autores: Maria Fernanda Barboza Cid, Luiza Helena de Oliveira Fernandes,
CMEI PRÍNCIPES E PRINCESAS
USANDO JOGOS PARA ENSINAR MATEMÁTICA
O brincar e a matemática
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Observação da sala de aula
PROJETO JOGOS MATEMÁTICOS
O Ensino de Ciências e suas Relações com o Contexto Social
Marco Doutrinal e Marco Operativo
PENSAMENTOS Longe das vistas, longe do coração. Esse prolóquio tem mais malícia que ciência, mais epigrama que justiça, mais engenho que filosofia.
UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI
Eduacação para a Vida Com o objetivo de ajudar os pais em sua caminhada na educação dos filhos.
EIXO DE EDUCAÇÃO INFANTIL
A relação Professor/ Aluno
O que é ensinar história?
Aprendizagem-Ação no Projeto CSPS – ENAP “Desenvolvimento de Capacidade de Governança”
CONCEITOS, BENEFÍCIOS E TIPOS DE ATIVIDADES LÚDICAS
David Ausubel ( ) Ausubel era médico psiquiatra da Universidade de Columbia, Nova York; Dedicou sua carreira à psicologia educacional.
PROFESSORA ZÉLIA TURIBIO
DIVA PEREIRA CORDEIRO FLÁVIA FERREIRA MUNIZ
Defesa - Monografia Fabrícia Pereira Vieira Santos
EDUCAÇÃO COM EMOÇÃO: A IMPORTÂNCIA DA AFETIVIDADE NO AMBIENTE ESCOLAR
ROSANA DE OLIVEIRA SANTOS PORTO ALEGRE - RS
Diário e Blog.
Docente: Maria Madselva Ferreira Feiges UFPR / Educação / DEPLAE
Avaliação EQUIPE GESTORA MLV.
METODOLOGIA DO ENSINO DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA
ADELAIDE REZENDE DE SOUZA
PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR
SITUAÇÕES.
Diretoria de Ensino – Região de Votuporanga NÚCLEO PEDAGÓGICO PCNP ELISETE DA SILVA FÍSICA.
Metodologia de projetos
EDUCAÇÃO DAS PESSOAS COM NECESSIDADES ESPECIAIS NA ESCOLA REGULAR
APLICAÇÃO DE JOGOS COMO RECURSO DIDÁTICO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENIDZAGEM NO ANOS INICIAIS NO ENSINO FUNDAMENTAL.
EDUCAÇÃO INFANTIL EXEMPLOS DE SITUAÇÕES Setembro-2011
ciência empenhada em compreender e explicar as reações humanas””””.
A CHEGADA À ESCOLA Cristiane Barrooso. Como um iniciante deve se comportar em sala para ser considerado um bom professor? SER AUTÊNTICO, sem forçar espontaneidade;
Projeto: SOU LETRANDO. Acadêmicos: Thainara Lobo e Ailton Ourique
Tendências atuais ou pós LDB: interacionistas/ cognitivistas
Uma contribuição à teoria do desenvolvimento infantil Aléxis N. Leontiev Uma contribuição à teoria do desenvolvimento infantil Aléxis N. Leontiev.
De Onde Vem A. O que é ser criativo? O que é a criatividade, afinal? O dicionário a explica de tal forma: “Faculdade ou atributo de quem ou do que é criativo;
Aprendizagem da matemática
U NIDADE 1 Atividades 5 e 6. E NSINAR E APRENDER COM AS MÍDIAS DIGITAIS Ensinar é organizar situações de aprendizagem, criando condições que favoreçam.
A criança é um grande pesquisador Pedro Demo. “Se a criança é levada a buscar seu material, a fazer sua elaboração, a se expressar argumentando, a buscar.
Ás vezes é tão difícil...mas não é... Amizade é saber entender que ninguém é igual a ninguém e que são nossas diferenças que nos tornam muito mais interessante.
O QUE A EDUCAÇÃO REQUER HOJE:. EDUCAR PARA SER FAZER CONVIVER CONHECER Aspectos Intrapessoais *Estima *Motivação *Analise *Crítica Interpessoal *Relações.
Transcrição da apresentação:

O que significa afetividade/ afeto?...

Toda criança tem uma necessidade natural de ser amada Toda criança tem uma necessidade natural de ser amada. O afeto que ela recebe ou não, determina em parte, seu comportamento futuro em relação aos outros. Quando a criança é privada de relações afetivas pode desenvolver graves perturbações e até mesmo comportamentos agressivos ou apáticos como a falta de interesse do aluno frente às atividades e aos conteúdos apresentados......

E na escola; como se dá essa relação? Esse sentimento? No ambiente escolar, a relação de afetividade também se faz presente e se modifica ao longo dos anos. Nas séries iniciais o apoio afetivo é dado principalmente pelo professor, com o passar do tempo as relações sociais vão se modificando e a criança passa a se amparar cada vez mais em seus colegas e amigos da mesma faixa etária.

Nessa relação o mais importante é a aprendizagem, o ato de aprender.....

Aprendizagem..... Aprender a aprender..... A aprendizagem é entendida como construção de conhecimentos. É prioridade no processo, onde os alunos são ativos. Não importa apenas a quantidade de informação que possuímos, mas sim a competência em ser, fazer, compreender, questionar e refletir as possibilidades de continuar fazendo. Aprender não é copiar ou reproduzir a realidade, mas elaborar uma apresentação pessoal sobre um conteúdo ou objeto da realidade. Não há aprendizagem sem conteúdos, os conhecimentos não são estáticos e permitem a construção de outros.

Os conhecimentos resultam de um processo de construção interno, no qual as crianças pensam e refletem no que desejam conhecer, pois segundo RCNEI (1998, p. 21), “as crianças constroem o conhecimento a partir das interações que estabelecem com as outras pessoas e com o meio em que vivem. O conhecimento não se constitui em cópia da realidade, mas sim, fruto de um intenso trabalho de criação, significação e ressignificação”. O pensamento de desenvolve também por meio da interação social, no qual conflito e interações são indispensáveis. Neste contexto, aprender a brincar, a falar, a ler, escrever e a efetuar cálculos são cruciais para o desenvolvimento da competência de pensar.

Aprendizagem significativa e a construção do conhecimento.... Os conhecimentos precisam ser funcionais, isto é, devem ser efetivamente utilizados pelos alunos. Os assuntos trabalhados com os alunos devem guardar relações especificas com a lógica e os níveis específicos de um conhecimentos das mesmas. O papel do professor se resume ao de um mediador entre os alunos e os saberes que para eles são interessantes. A partir dos próprios interesses e motivações dos mesmos.

E como garantir aprendizagens significativas?

Para que realmente aconteça uma aprendizagem significativa é preciso....... MOTIVAÇÃO...... O que entendemos por motivação? Tudo aquilo que liga os atos aos motivos que o impulsionam. Aquilo que motiva, emergia psicológica que estimula o ser humano para determinar uma realizada ação.

Motivação e Aprendizagem

Em educação podemos dizer que motivação é tudo aquilo que desperta no aluno o desejo de aprender algo novo.

Valorize e estimule a participação de seus alunos.

Desafie seus alunos em suas aulas expositivas.

Mostre como o conteúdo pode ser aplicado na vida real, explicando sempre os objetivos da atividade. Use recursos visuais, como desenhos, fotos, gráficos, objetos

Estabeleça metas individuais Estabeleça metas individuais. Isso permite que os alunos desenvolvam seu próprio critério de sucesso

Comece a confiar em suas capacidades. acredita que ele PODE FAZER, Dê atenção. Mostre ao aluno que você se importa com o progresso dele. Comece a confiar em suas capacidades. Diga a ele e que você acredita que ele PODE FAZER, que ele consegue.

Para refletirmos.......

A sala de aula não é um exército de pessoas caladas nem um teatro onde o professor é o único ator e os alunos, espectadores passivos. Todos são atores da educação. A educação deve ser participativa. Em minha opinião, um quinto do tempo escolar deveria ser gasto com os alunos dando aulas na frente da classe. Os professores relaxariam nesse período, e os alunos se comprometeriam com a educação, desenvolveriam capacidade crítica, raciocínio esquemático, superariam a fobia social.

Peço aos mestres para darem especial atenção aos alunos tímidos Peço aos mestres para darem especial atenção aos alunos tímidos. Eles têm diversos graus de fobia social, de expressar suas idéias em público. Estamos fabricando uma massa de jovens tímidos. Os tímidos falam pouco, mas pensam muito e, às vezes, se atormentam com seus pensamentos. Já disse, os tímidos costumam ser ótimos para os outros, mas péssimos para si mesmos. São éticos e preocupados com a sociedade, mas não cuidam da sua qualidade de vida.

[ http://violada_mas_nao_vencida.blogs.sapo.pt/57870.html ] Os educadores são escultores da emoção. Eduquem olhando nos olhos, eduquem com gestos: eles falam tanto quanto as palavras. Sentar em forma de ferradura ou em círculo aquieta o pensamento, melhora a concentração, diminui a ansiedade dos alunos. O clima da classe fica agradável e a interação social dá um grande salto." (Texto de Augusto Cury) [ http://violada_mas_nao_vencida.blogs.sapo.pt/57870.html ]

“Idéias e palavras podem mudar o mundo” (Professor John Keating, personagem de Robin Williams no filme “Sociedade dos Poetas Mortos” do diretor Peter Weir) .