ATIVIDADE DIFERENCIADA PROJETO ALÉM DAS PALAVRAS MATEMATICA

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
FASCÍCULO 3 – ESPAÇO E FORMA
Advertisements

A professora Rosângela desenvolveu as atividades referentes a sistema métrico conforme planejamento até o final do bimestre. A professora Morgana realizou.
Modelo de planejamento bimestral da EJA Tempo formativo: ________________________ Eixo: _________________ Período: ___/___/___ a ____/___/___ Professores.
Geometria no Programa de Matemática do Ensino Básico esev aeep
ELABORAÇÃO DE PROJETOS PROINFO INTEGRADO III
ÁREA DO CONHECIMENTO: matemática.
LUDICIDADE NA LEITURA REFORÇO NA LEITURA COM ALUNOS DA 5ª SÉRIE.
Projeto Interdisciplinar envolvendo Ciências Matemática Português
FOLCLORE Tema: Folclore Área de conhecimento: Artes
PROJETO DE MATEMATICA E GEOGRAFIA
ELABORAÇÃO DE PROJETOS PROINFO INTEGRADO III EIXO I PROPOSTA DE PROJETO CURSISTA:IVANETE F. DE SOUZA OLIVEIRA.
Escola Estadual Senador Filinto Muller - Extensão
Figuras e Sólidos Geométricos
ESCOLA MUNICIPAL PAULO NEY
Liliani Lecco Dettogni
RELEITURA DE UMA POESIA
RELATO DE EXPERIÊNCIA Profº Simone Zogbi.
RELATO DE EXPERIÊNCIAS
Plano de Ação Pedagógica
PROJETO APRENDENDO A CONTAR.
O REGISTRO DIGITAL DA EXPERIÊNCIA PROFESSORAS: Janete de Andrade Souza Garcia 2º Ano Suzana Mª Blasque.
ATIVIDADES COMPLEMENTARES
Escola Municipal Efantina de Quadros Sólidos Geométricos
Pederneiras- São Paulo
Programa Ler e Escrever
Saúde mental infantil e ambiente escolar: percepções e demandas dos educadores Autores: Maria Fernanda Barboza Cid, Luiza Helena de Oliveira Fernandes,
USANDO JOGOS PARA ENSINAR MATEMÁTICA
SEMINÁRIO DESCENTRALIZADO
Alfabetização com inclusão de crianças com surdez
APRENDENDO MATEMÁTICA NA FAZENDA
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
ARTE NO COTIDIANO ESCOLAR
Jogo do Boliche.
COLEÇÃO VIVER, APRENDER
EMEF Nossa Senhora de Fátima
BRINCAR O DESPERTAR PSICOMOTOR
ACADÊMICA: SABRINA KELLER ORIENTADORA: CLARA MARIA FURTADO
E. M. E. B. OSVALDO LUDOVICO FUCKNER
Defesa - Monografia Fabrícia Pereira Vieira Santos
JOGO DAS DEZENAS.
A MATEMÁTICA NAS PROFISSÕES
Projeto: Que Caminho você faz até chegar à sua escola
Figura 1 – Alunos realizando atividades sobre literatura infantil
Uergs-Licenciatura em Pedagogia, Tecnologia da Educação
PREFEITURA MUNICIPAL DE IPATINGA
NÚCLEO REGIONAL DE EDUCAÇÃO DE PARANAVAÍ Plano de Trabalho Docente DISCIPLINA:ARTE TÉCNICA PEDAGÓGICA:APARECIDA DE FÁTIMA DE OLIVEIRA BERGO JULHO/2014.
PROJETO.
Projeto de ensino – aprendendo com histórias infantis – o uso de gibis no ensino Prof.ª Márcia.
O MATERIAL PEDAGÓGICO I- AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA
PIBID - SUBPROJETO DE GEOGRAFIA EEEFM ASSIS CHATEAUBRIAND COORDENADORA: DRª JOSANDRA BARRETO DE ARAUJO SUPERVISORA:MSª JULIANA NÓBREGA DE ALMEIDA BOLSISTA:
Cristiane Jonas Francisconi
Sequência Didática Elaborado por Andréa Maria Batista Rosa
TREINAMENTO DE PROFESSORES DO JUBA - BONSUCESSO.
Conceitos, Propostas e recursos metodológicos
Curso Presencial SAEMS O SAEMS Saems 2014.
Projeto: História Pelas Ondas do Rádio
Silvana Lamas Alves Ana Paula Guerreiro UME João Papa Sobrinho 3º ano
O COLORIDO DAS ARTES.
APLICAÇÃO DE JOGOS COMO RECURSO DIDÁTICO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENIDZAGEM NO ANOS INICIAIS NO ENSINO FUNDAMENTAL.
BRINCADEIRAS DE TODOS OS TEMPOS
Tema Gênero textual - Poesia. Colégio Sartre COC Unidade Monet Mundo Leitor Série Memórias 4º ano Professora: Liliam Silva Alves.
Colégio Sartre COC Unidade Monet Mundo Leitor Série Descobertas Turma: 2º ano Professora: Fátima Montes.
CENTRO DE EDUCAÇÃO ESPECIAL CANTINHO FELIZ SÃO PAULO APOSTOLO Professoras: Elisângela Aparecida Bóis de Oliveira Luciani Escarmanhani Silva Luciani Escarmanhani.
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES) PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) CENTRO UNIVERSITÁRIO.
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES) PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) CENTRO UNIVERSITÁRIO.
EVENTO DE ESPORTE EDUCACIONAL
“ SE VOCÊ QUER APRENDER MATEMÁTICA, APRENDA A DESENHAR”
Rita Delasir Maraya/ Mauro Eduardo de Souza Escola Municipal Ministro Marcos Freire.
PROJETO BRINCADEIRAS TRADICIONAIS 2013 Professora: ANGELA HADDAD.
ENSINAR E APRENDER NAS AULAS DE MATEMÁTICA
Transcrição da apresentação:

ATIVIDADE DIFERENCIADA PROJETO ALÉM DAS PALAVRAS MATEMATICA Ano: 2º Turma “B” Turno: Matutino Período: 2º Bimestre Professora: Elisângela Apª Bóis de Oliveira Professora Coordenadora :Cinthya Maria Staut

PLANO DE AULA TEMA TRABALHADO NOÇÃO ESPACIAL

LOCALIZAÇÃO, LEITURA E INTERPRETAÇÃO MATEMÁTICA Justificativa - Esta aula tem a finalidade de reforçar a percepção dos educandos a respeito da localização espacial. Objetivos Gerais -  Progredir no domínio de relações espaciais/ Criar itinerários Objetivos Específicos - Que os educandos percebam sua atuação e vivência no tempo e espaço, assim como as diferentes atividades que podemos realizar no decorrer do dia.

LOCALIZAÇÃO, LEITURA E INTERPRETAÇÃO MATEMÁTICA Metodologia: Em sala de aula de acordo com o tema trabalhado na Unidade 4 do Livro Matemática, será proposto aos alunos a representação através de das atividades que fazemos durante o dia (manhã, tarde e noite) e também em dias de sol, chuva e frio. Os desenhos serão colocados em um varal para apreciação de todos.

LOCALIZAÇÃO, LEITURA E INTERPRETAÇÃO MATEMÁTICA Encaminhamento - Apresentar o seguinte problema: O que fazemos durante o dia (manhã, tarde e noite) e também em dias de sol, chuva e frio ? Recursos - Papel Sulfite, lápis, borracha e lápis de cor. Avaliação - Buscar identificar se a dificuldade dos alunos está na orientação ou na interpretação das informações. Verifique se são usados pontos de referência e dicas de direção.

RELATO DE EXPERIENCIA A turma do 2º B do período matutino orientados pela professora Elisângela Apª Bóis de Oliveira e acompanhados pela professora coordenadora do projeto “Além das Palavras”, realizaram diversas atividades envolvendo a matemática em questões cotidianas. Nessas atividades foram exploradas situações de lateralidade ( direita, esquerda...etc). Atividades que proporcionaram momentos de descontrações. Proposta pela seção “brincando e aprendendo”. Dessa forma as crianças conseguem aprender questões tão importantes de forma lúdica e prazerosa, uma maneira de levar os alunos a retomarem os conceitos que foram apresentados.

É importante saber que intimamente ligada à noção espacial está à noção temporal, pois uma pessoa só se movimenta em um espaço em um tempo determinado.

Cabe ressaltar que a estruturação espacial não nasce com o ser humano, ela é elaborada mentalmente a partir de experiências corporais em relação ao meio e consigo mesmo.