Aspectos Fundamentais da Gestão das Águas

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
GIRH para Organizações de Bacias Hidrográficas
Advertisements

Luciana Ribeiro Campos
Foto: Plano Nacional de Recursos Hídricos
Políticas Públicas e Sociedade Civil
COMITÊS DE GERENCIAMENTO DA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO CAMBORIU
Instrumentos Econômicos e Financeiros para GIRH
GESTÃO DE RECURSOS HÍDRICOS
Pontos que interessam à ANA, com relação à Política Nacional de Irrigação (PL nº 6.381/2005). Sustentabilidade Sustentabilidade PRINCÍPIOS Art. 1º, I.
ASPECTOS ECONÔMICOS DA REGULAÇÃO DO SETOR DE ÁGUAS
Neiroberto Silva Presidente da Regional São Paulo.
Márcia Maria Rios Ribeiro Zédna Mara de Castro Lucena Vieira
GESTÃO DOS RECURSOS HÍDRICOS
Modelo de gestão integrada de bacias hidrográficas
enquadramento de corpos de água
Sistemas de Informação para a Gestão de Recursos Hídricos
POLÍTICA E SISTEMA NACIONAL DE GERENCIAMENTO DE RECURSOS HÍDRICOS LEI FEDERAL Nº 9.433, DE 8 DE JANEIRO DE 1997 "Institui a Política Nacional de Recursos.
INSTRUMENTOS DA POLÍTICA DE RECURSOS HÍDRICOS
I - a água é um bem de domínio público;
PNRH – Algumas questões a serem refletidas
São Paulo, 27 de Setembro de 2013 Agenda de Políticas para Inovação.
Tribunal de Contas da União Seminário Controle da Gestão Ambiental: Desafios e Perspectivas DALVINO TROCCOLI FRANCA Belém, 4 a 6 de junho de 2007.
PROPROSTA PARA ELABORAÇÃO DO PLANO DE RECURSOS HÍDRICOS DA BACIA DO RIO DOCE SECRATARIA EXECUTIVA DO CBH-DOCE.
A COBRANÇA PELO USO DE RECURSOS HIDRICOS
Reflexões sobre a Cobrança pelo Uso de Recursos Hídricos no Brasil
Sistema Estadual de Meio Ambiente
BENITO MARAGON MARIA DE LOURDES AMARAL NASCIMENTO.
RELATÓRIO ANUAL DE GESTÃO E AVALIAÇÃO DO PLANO Brasil, 2007 UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA INSTITUTO DE SAÚDE COLETIVA - UFBA Departamento Saúde Coletiva.
PROPOSTA DE REORGANIZAÇÃO DO SISTEMA NACIONAL DE AUDITORIA - SNA
Cobrança pelo Uso da Água
1 Rodrigo Flecha Superintendente de Apoio à Gestão de Recursos Hídricos.
Controle Social na Gestão das Águas
LEGISLAÇÃO SOBRE RECURSOS HÍDRICOS
“Os usuários e o seu lugar político no SUAS: desafios e possibilidades”
POLÍTICA DE RECURSOS HÍDRICOS
Constituição Federal Constituição Estadual.
35 Municípios 5985 Km 2 5 Sub-Comitês 17,8 milhões de habitantes PLANO DA BACIA visão integrada utilização do espaço territorial x usos da água controle.
Eixo 2: Estado, Políticas Públicas e Democracia 1ª PARTE
Contabilidade Métodos Prt. Dobradas PFC Objeto Campo de Aplicação Função Econômica Função Administr. Apurar o Resultado Contr. o Patrimônio Prestar Informações.
Encontro Público Distrital do Plano Nacional de Recursos Hídricos
Câmara Municipal de Olímpia Lei de Diretrizes Orçamentárias 2010
Definições e Conceitos sobre as Agências de Região Hidrográfica Preparado por Antonio Eduardo Lanna Apresentado por Luiz Fernando Cybis Oficina de Capacitação.
Sistema Estadual de Meio Ambiente SISEMA. Palestrante: Renata Maria de Araujo Data: 03/10/2008 SISTEMA ESTADUAL DE GERENCIAMENTO DE RECURSOS HÍDRICOS.
Gestão de Recursos Hídricos no Estado do Rio de Janeiro
Profa. Dra. Renata Medici
INSTITUI A POLÍTICA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL
O FUTURO DA ÁGUA NO BRASIL
PLANEJAMENTO DE RECURSOS HÍDRICOS
Plano de Bacia do Rio Caí
Profa. Dra. Renata Medici INSTRUMENTOS DE GESTÃO: PROCESSO DE ENQUADRAMENTO DOS CORPOS D’ÁGUA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS ENGENHARIA AMBIENTAL GESTÃO.
UNED Macaé CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE CAMPOS - CEFET CAMPOS/ UNED MACAÉ I Seminário Regional sobre Gestão de Recursos Hídricos Desafios.
MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE
PLANEJAMENTO DE USO DE BACIA HIDROGRÁFICA
Gestão democrática da escola pública: fundamentação legal
Profa. Dra. Renata Medici UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS ENGENHARIA AMBIENTAL GESTÃO DE RECURSOS HÍDRICOS.
Profa. Dra. Renata Medici UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS ENGENHARIA AMBIENTAL GESTÃO DE RECURSOS HÍDRICOS.
A Cobrança pelo Uso de Recursos Hídricos: A Experiência Brasileira DWG, Fortaleza, 25 de novembro de 2015.
Gestão dos Serviços, Programas e Projetos – Eixo 4 – Valéria Reis Ribeiro Representante da Legião da Boa Vontade – LBV Conselheira Nacional de Assistência.
4. FIRS 4. Forum Internacional de Resíduos Sólidos PAINEL Aspectos Jurídicos da aplicação da Lei /10.
MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO Decreto nº 6.114/2007 Orientações sobre a Gratificação por Encargo de Curso ou Concurso – GECC.
Secretaria de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano Política Nacional de Recursos Hídricos.
Brasília, 16 setembro de Política Nacional de Recursos Hídricos, instituída pela Lei n° de 08 de janeiro de 1997 Abordagem
UNIDADE 1 – INTRODUÇÃO AO PLANEJAMENTO E AO ORÇAMENTO PÚBLICO.
Avaliação da qualidade das águas do Distrito Federal frente às classes de enquadramento propostas Camila Aida Campos Welber F. Alves, Érica Y. Freitas,
MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE - MMA SECRETARIA DE RECURSOS HÍDRICOS E AMBIENTE URBANO – SRHU Plano Nacional de Recursos Hídricos Brasília, 10 de junho.
XXXII FÓRUM PERMANENTE DE CONTROLE INTERNO Controle Interno Preventivo  Resultados Obtidos  Agenda de Implementação.
A AGENDA 21 Profª MS. Milena Beatrice Lykouropoulos.
UNESP Biologia Marinha Gerenciamento Costeiro LEGISLAÇÃO AMBIENTAL AULA 7 RECURSOS HÍDRICOS.
Entidade Coordenadora do Sistema de Gestão Ambiental e dos Recursos Hídricos do Estado do Paraná.
ELEMENTOS DO PLANEJAMENTO
Cobrança: ÁGUA BEM DE VALOR ECONÔMICO BENTO DE GODOY NETO Presidente do CBH Paranaíba Superintendente de Recursos Hídricos – SEMARH - GO.
Transcrição da apresentação:

Aspectos Fundamentais da Gestão das Águas Yvonilde Medeiros MEAU

A gestão das águas é uma atividade voltada à formulação de princípios e diretrizes, para o preparo de documentos orientadores e normativos, estruturação de sistemas gerenciais e tomada de decisões que têm por objetivo promover o inventário, uso, controle e proteção dos recursos hídricos.

Fazem parte das atividades de gestão de água: Política de Águas: conjunto de princípios doutrinários que conformam as aspirações sociais e/ou governamentais no que concerne à regulamentação ou modificação nos usos, controle e proteção das águas.

Plano de Uso, Controle ou Proteção das Águas: estudo prospectivo que busca, na sua essência, adequar o uso, o controle e o grau de proteção dos recursos hídricos às aspirações sociais e/ou governamentais expressas na Política das Águas, através da coordenação, articulação e/ou projetos de intervenção.

Gerenciamento das Águas: conjunto de ações governamentais destinadas a regular o uso, o controle e a proteção das águas, e a avaliar a conformidade da situação corrente com os princípios doutrinários estabelecidos pela Política das Águas.

Modelo de Gerenciamento de Águas: configuração administrativa adotada na organização do Estado para gerir as águas. No modelo amplamente utilizado, adota-se a bacia hidrográfica como unidade administrativa.

Sistema de Gerenciamento de Águas: conjunto de organismos, agências e instalações governamentais e privadas, estabelecidos com o objetivo de executar a Política das Águas através do modelo de gerenciamento adotado e que tem por instrumento o planejamento do uso, controle e proteção das águas.

Uma gestão de águas eficiente deve ser constituída por uma política, que estabeleça as diretrizes gerais, um modelo de gerenciamento, que estabeleça a organização legal e institucional e um sistema de gerenciamento, que reúna os instrumentos para o preparo e execução do planejamento do uso, controle e proteção das águas.

Princípios da Gestão Reconhecimento da água como um bem público, finito e vulnerável, dotado de valor econômico; Prioridade do uso dos recursos hídricos em situações de escassez: consumo humano e dessedentação de animais; Adoção da bacia hidrográfica como unidade territorial de planejamento e gestão das águas; Participação dos diferentes níveis do poder público, dos usuários e da sociedade civil no processo de tomada de decisão.

Instrumentos da Gestão Definidos pela Lei 9433/97, no art. 5º Planos de Recursos Hídricos ou Planos de Bacia Hidrográfica; Enquadramento de Corpos de Água em classes, segundo usos preponderantes da água; Outorga dos direitos de uso de recursos hídricos; Cobrança pelo uso de recursos hídricos; Sistema de Informações sobre Recursos Hídricos.

Instrumentos de Gestão de Bacia Objetivo Planos de Bacia Fundamentar e orientar a gestão de recursos hídricos na bacia Enquadramento Assegurar às águas qualidade compatível com os usos da água e diminuir os custos de combate à poluição das águas mediante ações preventivas permanentes Outorga Garantir o controle quantitativo e qualitativo dos usos da água e o efetivo exercício dos direitos de acesso à água Cobrança Incentivar a racionalização do uso da água e obter recursos financeiros para o financiamento dos programas de intervenções contemplados nos planos de recursos hídricos Sistema de Informações Armazenar dados e informações sobre a situação qualitativa e quantitativa dos recursos hídricos para caracterizar a situação da bacia

Interdependência e Complementaridade dos Instrumentos de Gestão

Organização Institucional