Rumo a um novo paradigma: modos, tempos e espaços de leitura na Biblioteca Escolar Maria Trindade Marques Serralheiro Maio, 2008.

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Transcrição da apresentação:

Rumo a um novo paradigma: modos, tempos e espaços de leitura na Biblioteca Escolar Maria Trindade Marques Serralheiro Maio, 2008

A nossa crise da leitura... É um problema de sociedade arcaica devido à lentidão de recuo do analfabetismo É um problema de sociedade pós-moderna com o advento da sociedade da informação e do conhecimento e novas fomas de iliteracia

Respostas às necessidades da leitura Respostas às necessidades da leitura... - Rede de B.de Leitura Pública: Rede de B. Escolares : Escolaridade obrigatória de 9 anos:96/97 - Plano Nacional de Leitura(2006/2016)

Contudo, os estudos revelam que… Pais e professores parecem entender que os leitores são feitos de uma vez para sempre nos primeiros anos de escolaridade e que, a partir daí, a questão é tão só usar esse ganho Castro e Sousa(1999)

A escola: já estamos a caminho de um compromisso com a leitura? 1.Os programas de Português e a leitura; 2. O despacho normativo 98 –A/92 : todos os professores são professores de Português; 3. A Lei de Bases do Sistema Educativo e as Bibliotecas Escolares; 4.A formação de leitores no Relatório Síntese da RBE(1996) 5. O Plano Nacional de Leitura

A Biblioteca Escola espaço de leitura que... dá resposta às necessidades manifestadas? tem publicações actualizadas? tem um atendimento personalizado, adequado e pró- activo? É capaz de demonstrar que o sucesso escolar e a leitura estão relacionados? estabelece ligação entre leitura e escrita na suas actividaddes? Promove o leitor literário?

A Biblioteca Escolar: tempos de leitura voluntária Alunos e professores.... ocupam os seus tempos livres na Biblioteca? participam na organização e dinamização de actividades na Biblioteca?

Desafiando o futuro… Será a BE capaz de ser o dispositivo privilegiado para alterar a relação da escola com a leitura, a partir de dentro? Será a BE capaz de combater as desigualdades sociais no acesso à leitura?

A nossa Biblioteca Escolar é… …um lugar periférico ou estruturante na formação de leitores para se informarem, para aprenderem e lerem com prazer durante toda a vida?