ANÁLISE DE DECISÃO Profª. Elizabete Nunes.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
SISTEMAS DE SUPORTE À DECISÃO
Advertisements

CONCEITOS DE DECISÃO E O ENFOQUE GERENCIAL DA PESQUISA OPERACIONAL
Uma Abordagem Gerencial Processo Decisório: Teoria e Aplicações
Sistema de Informação Gerencial
PROF ELCIO HENRIQUE – TAO III.
Disc.: OSM – 5º. Período Prof.: Jássio Pereira Encontro 3
Administração por Objetivos (APO)
PLANEJAMENTO Planejamento é a determinação da direção a ser seguida para se alcançar um resultado desejado. Planejamento é a determinação consciente de.
TOMADA DE DECISÕES Prof. Denilson Santos.
Planejamento Estratégico Escola de Negócios
Tomada de decisão nas Organizações
FUNÇÕES ADMINISTRATIVAS E ORGANIZACIONAIS
Processo Decisório - Aula 03
Análise de Decisão Aula 03 Profª. Elizabete Nunes.
TOMADA DE DECISÃO E RACIONALIDADE ADEQUAR OS MEIOS AOS FINS DESEJADOS
Análise de Decisão Aula 03 Profª. Elizabete Nunes.
Teoria Matemática Administração
IMPORTÂNCIA DA GESTÃO DOCUMENTAL NO PROCESSO DE TOMADA DE DECISÃO
Sistema de Informação Gerencial (SIG)
O planejamento eficaz. Definir objetivos e resultados;
Funções da Administração
O que é planejamento??? Curso: Enfermagem
Níveis e Tipos de Decisão
Planejamento estratégico
DECISÃO O desafio constante dos gestores e o teste definitivo das organizações! Glaucio Siqueira (março/06)
Estratégia Organizacional
A Gestão da Tomada de Decisão
PLANEJAMENTO As organizações e seus respectivos programas não funcionam na base da improvisação. É preciso estabelecer estratégias que possibilitem a sua.
Com. Empresarial e Processo Decisório O Processo Decisório
Prof Cláudio Cabral.  Processo Decisório é o caminho mental que o administrador utiliza para chegar a uma decisão.  Processo Decisório é a seqüência.
1 TEORIA DE ADMINISTRAÇÃO FUNÇÃO PLANEJAMENTO Prof. Mauri Cesar Soares Março 2006.
- 1 - Jogos de Empresas I - Prof. Luís Carlos Padrão Diferentes enfoques A influência da missão e estratégia na forma de trabalho As pessoas perante as.
Administração Financeira
ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA
PROCESSO DECISÓRIO ELEMENTOS:
Gestão de pessoas e Desenvolvimento de equipes
Processo de Decisão de Tomadas
Planejamento Ambiental 9º Semestre
A GESTÃO COMO UM PROCESSO DE ESCOLHAS O universo da Tomada de Decisão
Pesquisa Operacional na Tomada de Decisões
Teoria Geral da Administração
Capítulo 1 A administração hoje.
Função Planejamento GUI I
A GESTÃO COMO UM PROCESSO DE ESCOLHAS O universo da Tomada de Decisão
Marketing para web Prof. Fabio Palamedi. Roteiro para trabalho final.
Processo Decisório Herbert Simon.
Estudando com Simony Rego Barrros
Capítulo 3: Analisando Processos de Decisão de Negócios
Tecnologia da Informação Integrada à Inteligência Empresarial:
FUNDAMENTOS DA PESQUISA OPERACIONAL E CIÊNCIA DA GERÊNCIA
Função produção.
O Planejamento da Negociação
PROCESSOS DECISÓRIOS PD MODELOS DE TOMADA DE DECISÃO – MODELO RACIONAL
Sistema de Informações Gerenciais
TOMADA DE DECISÃO Anjel Diniz Karen Aveiro Lisiane Lopes Marlene Rodrigues Matias Oliveira Vinicius de Moraes.
PLANEJAMENTO DAS AÇÕES DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE
Profa. Dra. Marta Valentim UNESP
Gestão da Informação e do Conhecimento Aula 08 A administração da incerteza: as organizações como sistemas de tomadas de decisão Prof. Dalton Martins
Godoy1 Informações Contábeis para Decisões Especiais As Fronteiras da Contabilidade Gerencial... Os SIC x SIG geram relatórios que “a princípio” podem.
Teoria Geral da Administração Idalberto Chiavenato
Planejamento estratégico
GESTÃO ORGANIZACIONAL
Processos Decisórios Aula Apresentação do Plano de Ensino. 2. Unidade 1 – Definição de Processos Decisórios.
Fundamentos da Administração Prof. Fauzi Timaco Jorge UNIP 1/14 Aula 5 Planejar – Fixar a Direção SCHERMERHORN, John R. Administração : conceitos fundamentais.
ADMINISTRAÇÃO INTERDISCIPLINAR
Processo Administrativo Prof. Alexandro Bernhardt UCS 2007.
Tomada De Decisão.
Sistemas de Informação Capítulo 6 O uso consciente da tecnologia para o gerenciamento.
Processos Decisórios A função do Administrador - Estamos sempre tomando decisões na vida pessoa e profissional; - A função principal do administrador.
Processos Decisórios Profª. Maria Ester Domingues de Oliveira Curso de Administração de Empresas 6º e 7º semestres Aula 5.
Transcrição da apresentação:

ANÁLISE DE DECISÃO Profª. Elizabete Nunes

DECISÃO Mesmo inconscientemente as decisões são tomadas em função de seu custo e benefício. As decisões são tomadas de forma intuitiva. Introduzimos aspectos subjetivos nas decisões, com base em nossas experiências, preconceitos e valores, mas, se escolhermos alguma coisa é porque, objetiva ou subjetivamente, a preferimos à outra que foi preterida.

DECISÃO CONCEITO: É uma escolha diante de várias alternativas de ação quando uma delas deve ser adotada. Sempre envolverá escolha – mais de uma alternativa Lidar com problema específico Extrair vantagens em uma oportunidade

DECISÃO Não fazer, deixar as ações seguirem seu curso normal pode ser uma decisão. Indecisão é deixar de agir por incapacidade de concluir o curso da ação mais favorável quando é indispensável uma ação. Pode – se corrigir uma decisão errada, pagando – se um preço pelo erro, mas não pode corrigir uma indecisão.

POR QUE É DIFÍCIL TOMAR DECISÕES?

DECISÃO É preciso ter em mente de que não existem decisões certas ou erradas, o que existem são decisões. Costuma-se dizer que a decisão foi certa quando levou ao objetivo desejado e errada quando não o fez. Em outras palavras, a qualidade da decisão tomada no passado é julgada com fundamento em suas consequências no presente. (Abramczuk, 2009)

QUEM TOMA AS DECISÕES? Um gestor pode ser toda e qualquer pessoa que gere um projeto ou um sistema e para isso necessita tomar decisões importantes. Pode tratar-se de um gestor financeiro, de um engenheiro ou mesmo de uma dona de casa.

NÍVEL DA TOMADA DE DECISÃO Especiais Não programadas Resumidas Infrequentes Antecipadoras Externas Perspectivas amplas Não estruturada Semi estruturada Estruturada Administração Estratégica Executivos e Diretores Informações Decisões Administração Tática Gerentes de Unidades de Negócio e Equipes Autodirigidas Pré especificadas Programadas Detalhadas Frequentes Históricas Internas Foco estreito Administração Operacional Gerentes de Operações e Equipes Autodirigidas

ANÁLISE DE DECISÃO PROBLEMAS: Tudo aquilo que está fora do estabelecido e que bloqueia o alcance dos resultado esperados. Problemas Estruturados: Problemas rotineiros ou repetitivos para os quais existem soluções estudadas (standard). São conhecidos processos para obter uma solução ótima ou pelo menos boa para o problema. Os objetivos estão claramente definidos e, normalmente envolvem a minimização dos custos ou a maximização dos lucros. Facilmente automatizados. Todos os dados relevantes são disponíveis e necessitam de pouco julgamento ou avaliação. Ex.: Sair com a namorada, retirar dinheiro no banco

ANÁLISE DE DECISÃO Problemas Semi-estruturados: Possuem elementos estruturados e elementos não estruturados. A resolução destes problemas envolve a combinação entre processos de resolução standard e o julgamento humano. São mais complexos, geralmente tem muitas causas (multicausais) nem sempre fáceis de serem todas identificadas, e nem sempre tem propostas consensuais para sua solução. Ex.: Escolher aplicação financeira; ser apresentado a uma garota. Problemas Não-estruturados: Problemas complexos para os quais não existe nenhuma receita para aplicar. A intuição humana serve frequentemente de base para a tomada de decisão e são dificilmente automatizados. (exemplo: planeamento de novos serviços). Ex.: Escolher em qual banco abrir uma conta; paquerar numa boate.

ANÁLISE DE DECISÃO OPORTUNIDADES: É uma situação que ocorre quando as circunstâncias oferecem uma chance para a organização exceder seus objetivos estabelecidos.

ANÁLISE DE DECISÃO DECISÃO PROBLEMA OPORTUNIDADE Irritação Frustração Percepção de diferença entre situação ideal e real Perspectiva de prejuízo PROBLEMA DECISÃO Interesse Desafio Perspectiva de recompensa OPORTUNIDADE

SATISFATÓRIAS X ÓTIMAS ANÁLISE DE DECISÃO SATISFATÓRIAS X ÓTIMAS SATISFATÓRIAS Qualquer processo decisório, seja pessoal do indivíduo ou na organização, ocupa-se da descoberta e seleção de alternativas satisfatórias. Esse processo só se voltará para a descoberta e seleção de alternativas ótimas em casos excepcionais. A capacidade de selecionar alternativas que maximize a utilidade e minimize as consequências negativas.

DECISÕES PROGRAMADAS: TIPOS DE DECISÃO Classificação quanto à complexidade, Hebert Simon (1965) DECISÕES PROGRAMADAS: Repetitivas, rotineiras e estruturadas Automatizadas por uma sequência de procedimentos São permanentes, servindo de norteamento para a definição das metas, objetivos, políticas e procedimentos organizacionais São baseadas em experiências passadas São econômicas Baseiam-se em hábitos e costumes Limitam-se as pessoas Predominam em nível operacional

DECISÕES NÃO-PROGRAMADAS: TIPOS DE DECISÃO Classificação quanto à complexidade, Hebert Simon (1965) DECISÕES NÃO-PROGRAMADAS: São desestruturadas e não automatizadas São caracterizadas pela novidade Dependem de solução do decisor (alto executivo) Não existem referenciais anteriores para a resolução do problema ou em razão de sua complexidade, ou porque, para sua resolução, torna-se necessária a implementação de medidas específicas. Geralmente são mais criativas

CLASSIFICAÇÃO DAS DECISÃO Classificação quanto ao conhecimento dos cenários ou ambientes AMBIENTE DE CERTEZA: O decisor conhece os resultados futuros oriundos da decisão Informação suficiente, mensurável e confiável Ambiente ideal Conhece seu objetivo Decisão mais fácil de tomar Localizar a alternativa que oferece a solução ideal ou satisfatória Predominam em nível operacional

CLASSIFICAÇÃO DAS DECISÃO AMBIENTE DE INCERTEZA: Classificação quanto ao conhecimento dos cenários ou ambientes AMBIENTE DE INCERTEZA: O decisor não consegue estimar os desdobramentos futuros e por conseguinte, não pode avaliar as probabilidades e os riscos da decisão adotada. Pouca informação sobre alternativas e resultados Não se consegue usar a probabilidade Força a criatividade individual e grupal Exige intuição, suposição e percepção Nível institucional

CLASSIFICAÇÃO DAS DECISÃO Classificação quanto ao conhecimento dos cenários ou ambientes AMBIENTE DE RISCO: Informação suficiente sobre o meio Os resultados são pautados no uso da probabilidade Probabilidade – estatística / intuição Variação na quantidade e interpretação das informações de pessoa para pessoa Nível intermediário

CLASSIFICAÇÃO DAS DECISÃO AMBIENTE DE TURBULÊNCIA: Classificação quanto ao conhecimento dos cenários ou ambientes AMBIENTE DE TURBULÊNCIA: Quando o objetivo final ou metas não são claros Mudança de ambiente rapidamente e drasticamente

CLASSIFICAÇÃO DAS DECISÃO Classificação quanto ao número de critérios MONOCRITÉRIO: Quando a decisão encontrada busca maximizar a satisfação do decisor considerando um único critério de decisão Embora outros critérios possam estabelecer restrições na composição do conjunto de alternativas MULTICRITÉRIO: Quando a decisão encontrada busca maximizar a satisfação do decisor considerando um conjunto de critérios de decisão simultaneamente.