Comércio Eletrônico
Internet e o World Wide Web Conglomerado de milhares de redes eletrônicas interconectadasMeio global de comunicação Comunicação a baixo custo Acesso a diversas fontes de informação Democratização do acesso à informação Servidor WWW mantém vínculos com dados espalhados por toda Internet
Comércio Eletrônico Definição “O Comércio Eletrônico se refere ao comércio que atualmente ocorre na Internet através de um consumidor que acessa um site de vendas e faz suas compras no mesmo.”
Comércio Eletrônico Definições: “Qualquer forma de transação de negócio na qual as partes interagem eletronicamente, ao invés de compras físicas ou contato físico direto.” (Colm Ryan) “É a produção, promoção, venda, e distribuição de produtos por meio de redes de telecomunicação.” (OMC)
1.3 Comércio Eletrônico (cont.) Exemplos: Varejo eletrônico: Cliente é uma pessoa física e não uma companhia Transações internas dentro de uma empresa Fornecimento de informações a uma organização externa sem custo. Redução de custos através da eliminação de intermediários
1.4 E-commerce X E-business Aumenta o desempenho do negócio por meio da conectividade Conecta as cadeias de valores entre negócios (B2B) e entre negócio e consumidor (B2C) E-Commerce: marketing vendas compra de produtos e serviços pela Internet
Comércio Eletrônico A Matriz do Comércio Eletrônico Fonte: The Economist
Comércio Eletrônico B2B Refere-se a relação de compra e venda entre empresas, isto é, a relação entre empresas e seus fornecedores. Muitas companhias de tecnologia, incluindo Cisco e Oracle, têm transferido quase todas as suas compras (e também grande parte de suas vendas) para a Web.
Comércio Eletrônico B2C Envolve a atividade de venda a varejo na Internet (relação entre a empresa e o consumidor). Um exemplo típico deste caso é a de venda de livros online realizada pela Amazon.com e Submarino.com.br.
Comércio Eletrônico B2C Existem dois tipos de portais, aqueles que optaram em ter o produto disponível no próprio estoque e os que efetuam a compra junto ao fornecedor depois de venderem o produto pela Web.
Comércio Eletrônico C2B Ainda pequeno, tira vantagem do poder da Internet para conduzir negociações ao inverso. Neste caso, são os consumidores que negociam suas passagens aéreas, por exemplo, cabendo às companhias aéreas decidirem quando aceitar a oferta ou não. Um site que enquadra neste caso é o Priceline.com.
Comércio Eletrônico C2C Este segmento cobre a nova moda dos leilões virtuais (relação direta entre consumidores). Neste caso pode-se citar o Ebay e iBazar
Comércio Eletrônico Alternativas Rede Comercial Rede Pública Sistema de compensação EDI Rede VAN Rede Pública Internet Fax Rede Privada Troca eletrônica de documentos (EDI) Extranet
Comércio Eletrônico Vantagens Maior possibilidade de comparação de preços Grande variedade de produtos
Comércio Eletrônico Desvantagens Não é capaz de reproduzir a função social dos shoppings Alto custo para vender online materiais pesados e difíceis de se transportar
Comércio Eletrônico Classificação dos produtos Produtos/Serviços de alto contato (roupas, sapatos etc) Produtos/Serviços de baixo contato (Computadores, livros, CDs etc)
Campeões de venda online Alguns dos principais sites de vendas no Brasil, em 1999 (em milhões de reais) 2,8 Saraiva 2,9 Microsite 3,0 Ponto Frio 3,5 Shoptime 3,9 Siciliano 6,0 IBM 9,6 Pão de Açúcar 60,0 Itautec
Produtos e Serviços mais vendidos pela rede na América Latina em 1999 (em milhões de dólares) 5,0 CDs 10,0 Softwares 18,0 De Supermercados Eletrônicos 28,0 Livros 70,0 Microcomputadores 158,0 Viagens
Comércio Eletrônico Vendas abaixo do custo Risco de falência Estratégias de Mercado Vendas abaixo do custo Risco de falência
Comércio Eletrônico Faturamento no Brasil (em US$ milhões) Data Monitor
Internet Número de Assinantes (Em milhões)
Estudo de Caso Site de Varejo e Prestação de Serviços
Informações Criado em outubro de 1999 Atende cerca de 36 mil pedidos por mês Oferece 125 mil itens (livros, CDs, brinquedos etc) Mais de 150 mil produtos no estoque Base de 2000 fornecedores potenciais
Causa x Consequência Planejado para atender determinada demanda, viu-se obrigado a uma reestruturação para cumprir um volume que, logo no início, revelou-se maior do que o esperado. Reclamações de clientes tanto no atendimento quanto na entrega
Soluções Investimento: US$ 8 milhões Contratação de profissionais especializados na Logística e conhecedores dos produtos oferecidos pela empresa Aumento do número de títulos disponíveis no estoque para entrega imediata Tempo de entrega de 12 para 2,7 dias
Problemas Remanescentes Pagamento por meio de boleto bancário Atraso na entrega do produto Pagamento com cartão de crédito Motivo de desconfiança pelos internautas
Recebimento e Processamento dos Pedidos Base de Dados Back office Oracle Centro de distribuição Cliente WMS
Metas Investir em CRM Inauguração do depósito para abrigar 300 mil produtos no bairro de Barra Funda SP
A Nova Economia Modo interamente novo de ver a Economia no país e no mundo Economia das novas tecnologias Mudanças radicais na forma como os consumidores administram suas economias, vidas sociais e profissionais A Informação é estratégica para a competição no mercado Integração é a palavra-chave
Princípios da Nova Economia Presença física Tamanho Tempo Pessoas & Conhecimento Crescimento Valor do Negócio Eficiência Mercado Transações Impulso Plano Estratégico Não tem mais importância O tamanho das companhias é menos relevante.. A escala do tempo é cada vez menor O que há de mais valioso. Acelerado pela rede Crescimento exponencial pelo market share. Infomediários repõem intermediários. Clientes ganham poder e fornecedores novas oportunidades . Baixo custo. Qualquer produto está disponível em qualquer lugar do mundo. Dinâmico - foco em ações críticas e reavaliação permanente