Curso de Comércio Eletrônico Loja Virtual de Sucesso Profissionais de E-commerce e Marketing Digital
Varejo Online no Brasil Fonte: e-bit
Descentralização A força do long tail (cauda longa) começa a aparecer no Brasil Profissionalização dos pequenos Confiança dos e-consumidores Especialização / verticalização
Introdução Todo mês centenas de novas lojas virtuais entram no ar Todo mês outras centenas de lojas virtuais saem do ar Por que? Barreira de entrada pequena (custo baixo) Desinformação
Introdução O problema: falta de conhecimento do mercado, principalmente princípios básicos de comércio eletrônico, logística, controle de estoques e marketing online, o marketing na Internet. Além disso, o comportamento do consumidor na Internet é muito diferente do comportamento do consumidor no mundo físico
Bate-papo de Comércio Eletrônico Evolução, oportunidades e tendências Em nome de toda equipe da WX7 e dos palestrantes agradecemos a presença de todos. Em suas cadeiras vocês encontraram: mouse pad, jornal, bloco e caneta e uma pesquisa de satisfação. Com relação a pesquisa é muito importante a opinião de vocês para aprimorarmos nossos próximos eventos. A identificação é opcional e se alguem sair antes do final pode preencher somente do que participou e entregar para a Alessandra na saída. Para quem ficar até o final, preencher a pesquisa e se identificar sortearemos 2 cadernos da WX7. Lembrando que o objetivo do nosso evento é que seja um bate-papo, portanto não hesitem em interromper os palestrantes com questionamentos ou observações. Iniciaremos com a palestra da Lígia Dutra sobre... Evolução, oportunidades e tendências
Em um ano de crise... Todos os dados citados terão suas fontes mencionadas ao final da apresentação ...as lojas virtuais no Brasil faturaram R$ 10,6 bilhões atingindo um crescimento de 30% em relação a 2008
2008 versus 2009 2008 2009 Evolução Faturamento R$ 8,2 bilhões +30% E-consumidores 13,2 milhões 17,6 milhões +33% Tíquete médio R$ 328,00 R$ 335,00 +2% Satisfação 85% 86,5% +1,5% Índice de satisfação – 85% é o patamar de excelência definido pela camara.e-net
2008 versus 2009
Como explicar essa evolução? Principais Fatores Novas lojas virtuais Condições de pagamento Aumento da confiança do consumidor Inclusão social Barateamento da banda larga Aumento da classe C na web Etc.
Consumidores Somente 9% da população do Brasil já comprou online.
A classe C na Internet A loja de departamentos Leader, inaugura, no próximo dia 10, o seu portal de vendas focado em consumidores da classe C. 44 lojas físicas; 12 milhões de clientes; Investiram R$ 20 milhões no canal de comércio eletrônico; Expectativa que as vendas online representem 30% do total do grupo (em 5 anos). Lojas físicas no Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Sergipe, Pernambuco, Alagoas e Rio Grande do Norte Vicente Roberto Criscio (diretor Geral da Leader online) - a decisão de entrar para o comércio eletrônico foi tomada após estudos que apontavam a potencialidade do e-commerce no Brasil.
Previsões para 2010 R$ 13,6 bilhões (+30%) 23 milhões (+35%) Faturamento R$ 13,6 bilhões (+30%) E-consumidores 23 milhões (+35%)
Brasil versus EUA Brasil (US$ bilhões) EUA Diferença 2008 4,7 132,4 28x 2009 6,1 131,4 22x 2010 7,8 141,3 18x 2011 10,1 157,6 16x 2012 13,1 173,3 13x 2013 17,1 189,3 11x Cotação do dólar utilizada de R$ 1,75; Estimativas 2011, 2012 e 2013 para o Brasil utilizando 30% de crescimento anual. Todos os dados dos EUA foram divulgados pelo eMarketers.com
Por que ter uma loja virtual? Loja Física Baixo custo de funcionamento Médio/Alto custo de funcionamento (depende da localização) aberta 8.760 horas no ano aberta de 1.920 a 4.032 horas no ano nacional regional Não existe barganha, mas existem comparadores de preço Cliente tem poder de barganha – cultura nacional Tíquete médio de R$ 334,00 Tíquete médio de R$ 50,00 Muitos já viram ou já conhecem essas informações, mas sempre é importante ressaltar, pois existem pessoas aqui que ainda não iniciaram uma operação de comércio eletrônico.
O negócio virtual é mais barato? "A idéia de que o negócio virtual é mais barato, NÃO precisa de um plano de marketing e de pesquisas fundamentadas com profissionais do mercado é um dos principais fatores do fracasso.“ Natan Sztamfater, diretor da PortCasa.com.br, loja virtual de cama, mesa e banho.
Plataforma (loja virtual) Os pilares o comércio eletrônico Marketing Plataforma (loja virtual) Logística Atendimento Focar em marketing – em uma loja virtual ninguém passa em frente, portanto é preciso divulgar para receber visitas e vender Mas isso não vai funcionar se não tivermos um BOM PLANEJAMENTO!
A plataforma deve ser adequada ao seu negócio. O vendedor e a loja virtual Loja Virtual Loja Física A plataforma deve ser adequada ao seu negócio. (produto, público-alvo, verba, faturamento estimado, concorrentes, ...) 1- Na loja física você tem a figura do vendedor. 2- Na loja virtual não. 3- (Plataforma = Loja virtual) para seu negócio Posso ajudar? Design (AI) + Tecnologia de Busca
Logística e atendimento ao cliente Logística – armazenagem, pick-n-pack e entrega Atendimento ao cliente – suporte a venda e pós-venda “Errar é possível.” “Entre em contato com o cliente antes que ele entre em contato com você.” Com o crescimento do número de lojas virtuais e das ofertas estes serão grandes diferenciais competitivos em um futuro próximo.
A importância do planejamento
E-Commerce Introdução ao E-Commerce / Conceitos Básicos O que é o e-Commerce? Compra e venda por meio da internet Solução que permite minimizar custos com redução de transações e processos Os negócios de compra e venda de produtos e serviços podem ser totalmente acessíveis pela internet Com a globalização da internet, as empresas podem alcançar novos mercados pelo mundo
E-Commerce Introdução ao E-Commerce / Conceitos Básicos Vantagens do e-Commerce Não precisa de espaço físico Lojas funcionam 24 horas por dia Custos burocráticos e administrativos são baixos em relação a lojas reais Pode-se atender de acordo com o perfil do consumidor Pode funcionar como extensão do comércio real Não precisa de vendedores Pesquisa de preço sem sair de casa Principal vantagem: concorrência Você pode ser tão eficiente quanto uma grande rede
Desvantagens do e-Commerce Introdução ao E-Commerce / Conceitos Básicos Desvantagens do e-Commerce Produto não está disponível na hora da compra Não é possível tocar ou sentir o produto antes de fechar a compra Totalmente dependente da internet Sujeito a ataques hackers
E-Commerce Introdução ao E-Commerce / Conceitos Básicos O que é preciso para ser bem sucedido no e-Commerce? Escolher corretamente o ramo Fazer um bom planejamento Construir ou adquirir um site ideal Saber estimular os visitantes
E-Commerce Introdução ao E-Commerce / Modelos de Comércio Eletrônico Modelo Business to Consumer (B2C) Tem como objetivo a venda direta de produtos ou serviços ao consumidor final Ex.: Livrarias virtuais, venda de passagens, serviços bancários, etc Modelo Business to Business (B2B) Transações de comércio entre empresas Ex.: venda material de escritório para empresas ou a compra de insumos para a produção de bens Business to Government (B2G) Transações entre órgãos do governo e empresas privadas Inclui compras, contratações de serviços e licitações Ex.: Comprasnet
E-Commerce Introdução ao E-Commerce / Modelos de Comércio Eletrônico Modelo Consumer-to-Business (C2B) modelo de negócio em que os consumidores oferecem as empresas produtos e serviços Modelo Consumer-to-Consumer (C2C) É o comércio entre consumidores Ex.: sites de leilão como o Ebay ou classificados
E-Commerce Introdução ao E-Commerce / Pagamento através da Internet Boleto bancário Cartões de Crédito Transferência Eletrônica de Fundos – TEF Terceirizar os meios de pagamento
Inovação – Realidade Aumentada Cases My.IKEA http://www.youtube.com/watch?v=OjavjTvzIMw Rayban Virtual Mirror http://www.youtube.com/watch?v=Ag7H4YScqZs Fashionista http://www.youtube.com/watch?v=E1T0egGgc5E