O novo negócio de comunicações digitais e possíveis implicações para o Brasil Setembro, 2007.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Conectividade.
Advertisements

LUIZ CARLOS DELORME PRADO
Trabalho 8 – CASO PAGGO Tatiani Velardi.
Trabalho 8: M- commerce Caso: Oi Paggo Cláudio Matos Junho 2012
TELECOMUNICAÇÕES Novos Modelos de Empresas
TELECOMUNICAÇÕES Novos Modelos de Empresas
AGENDA 7 1.A Empresa e a sua história 2.Contexto do mercado de Telecomunicações e Entretenimento em Portugal 3.Oferta de produtos e serviços ZON 4.Novos.
Estratégia Empresarial
FINLÂNDIA e-LEARNING Educação como prioridade 1. Grande Desafio
Presidência da República
Governo Eletrônico para Todos
Evolução do Marketing Prof. Ms. Luiz Carlos Corrêa.
PLC 116/10 Convergência Tecnológica Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) Senado Federal 01/12/10 Cesar Rômulo Silveira Neto Secretário Geral SindiTelebras.
VOIP Conceito: Voice Over IP (Voz sobre IP)
VOIP Conceito: Voice Over IP (Voz sobre IP)
Thiago Barroso Ferreira
Capítulo 8 Comércio móvel
GEI – Gestão Estratégica da Informação Posicionamento
A Evolução das Mídias Audiovisuais
EVOLUÇÃO DA DISTRIBUIÇÃO DE CONTEÚDO CINEMATOGRÁFICO
EVOLUÇÃO DA DISTRIBUIÇÃO DE CONTEÚDO CINEMATOGRÁFICO
CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DO ESPÍRITO SANTO UNED – COLATINA DISCIPLINA: Multimídia e Interatividade PROFESSOR: Renato Cabelino COMPONENTES:
Arthur Barrionuevo Filho - EESP 1 GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO CASA CIVIL EGAP - FUNDAP PROGRAMA AVANÇADO EM GESTÃO PÚBLICA CONTEMPORÂNEA Intervenção.
VI Fórum Telecom e Media Diário Económico Sheraton Lisboa Hotel e SPA José Ferrari Careto
Novas Realidades.
Serviços de telefonia celular
Grupo 14J: Adriana Vasconcelos (Y) Igor Hadish (Y) Maria Izabella Lima (X) Suzane Gonçalves (X)
Made by Carla Nascimento Índice 1 – Introdução ao site Broadband Bananas 2 –TV Interactiva 3 – Mobile TV 4 – Internet TV 5 – Exemplos do site e.
PROF. PAULO ANDRÉ ZAPPAROLI
Câmara dos Deputados Comissão da Amazônia, Integração Nacional e Desenvolvimento Regional Audiência Pública “ A SITUAÇÃO DA TELEFONIA CELULAR NA AMAZÔNIA.
Escola de Governo - Política de Telecomunicações
Gestão de Redes e Sistemas Distribuídos
TI em Foco Grupo: Tiago Albuquerque, Werbert Sena.
 Histórico  Serviços oferecidos ◦ QoS ◦ Engenharia de Tráfego (Traffic Engineering) ◦ VPN para uma rede baseada em IP.
O mundo não acabou, ele está apenas começando. O MUNDO É NOVO André Guerreiro.
ANÁLISE SETORIAL. Análise Setorial Objetivo da análise: ► Entendimento da dinâmica dos mercados ► Conhecimento das forças atuantes na competição da indústria.
Unidade 7 Dinâmica Intra-organizacional - Estoques folga na disponibilidade dos objetos para atender ao processo interno visando a demanda externa. 19GX:
Apresentação do FUST e SCD Nelson Simões Janeiro 2004 RNP/REF/0236 © 2000 – RNP.
Princípios de Sistemas de Informação
Resumo dos temas discutidos no seminário. Política e abordagem do BCB -Existência de uma política de longo prazo -Exercício de diferentes papéis -Multiplicidade.
OS SERVIÇOS E A ECONOMIA
NOVOS MODELOS DE EMPRESA FGV – CEAG ENTRETENIMENTO CAIO GABRIELA KAREN PAULO WILLIAM.
PESQUISA DE MERCADO Aula 1- Análise de Cenários e os processos de mudanças.
Santander Banespa 5ª Conferência Anual Brasil Junho, 2004 Santander Banespa 5ª Conferência Anual Brasil Junho,
Banda Larga no Brasil e América Latina José Fernandes Pauletti
Vilmar Santos Nepomuceno. Roteiro Mercado Global Mercado Nacional Mercado Local Orientação a Objetos – Vilmar Santos.
Indicadores COMITÊ DE MARKETING Outubro/2007. Introdução Comprovando as projeções otimistas da entidade o número de usuários residenciais de internet.
NOÇÕES DE MERCADO TV, RÁDIO & NOVAS MÍDIAS DE COMUNICAÇÃO.
ANATEL Conferência Nacional Preparatória de Comunicações Brasilia, 17 a 19 de setembro de 2007 Pedro Jaime Ziller de Araujo Anatel – Conselheiro Diretor.
COMUNICAÇÃO Novas Ferramentas de Gestão Palestrante: Eng. Fernando Ferreira.
Aplicações Inovadoras de TI no Varejo Ney Santos
Infra-estrutura, conexão e serviço
111 Para o Evento “Gerações Interativas – crianças e adolescentes diante das telas” Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios - PNAD.
Audiência Pública: Qualidade da Telefonia Fixa e Móvel
NOVOS MODELOS DE EMPRESA FGV – CEAG ENTRETENIMENTO CAIO GABRIELA KAREN PAULO WILLIAM.
Secretaria de Telecomunicações A banda larga no Brasil Maximiliano Salvadori Martinhão UNIVERSALIZAÇÃO DA BANDA LARGA Comunicações Ministério das.
CONGRESSO BRASILEIRO DE CINEMA Apresentação durante o 53º Painel TELEBRASIL Projeto Nacional de Banda Larga Investimento em Banda Larga para a Aceleração.
TI, Telecom e Inclusão Digital Maio, 2003 Hélio Marcos M. Graciosa Presidente.
1 Conselheiro José Leite José Leite Pereira Filho Conselheiro A Convergência do Ponto de Vista Regulatório 48 0 Painel da Telebrasil Ilha de Comandatuba,
UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ Campus Curitiba ESPECIALIZAÇÃO MBA - GESTÃO DE SERVIÇOS DE TELECOMUNICAÇÕES- TELECOM Prof Alexandre Jorge Miziara.
Novos Modelos de Negócio para a Indústria Wireless no Brasil Superintendente de Serviços Privados São Paulo, 17 de setembro de 2002.
Aspectos Sociais e Econômicos da Sociedade da Informação Eduardo Navarro de Carvalho Brasília, 14 de Novembro de º Painel Telebrasil.
ANATEL Brasília – 21 de junho de 2007 Anatel - Conselheiro Diretor PEDRO JAIME ZILLER DE ARAÚJO I Encontro Nacional de Comunicações Conjuntura Nacional.
A UDIÊNCIA P ÚBLICA – S ENADO F EDERAL EDUARDO LEVY B RASÍLIA, 09 DE J ULHO DE 2013 D ESTINAÇÃO E L ICITAÇÃO DA F AIXA DE 700 MH Z.
1 AGÊNCIA NACIONAL DE TELECOMUNICAÇÕES USO DE SERVIÇOS DE TELECOMUNICAÇÕES PARA ACESSO A INTERNET 4 da informação 4 impacto nos serviços Edmundo Antonio.
Democracia no mundo digital Seminário Combate ao Crime Cibernético e Liberdade de Acesso à Internet Direitos e limites do Estado, das empresas e dos cidadãos.
44º Painel Telebrasil – Mesa Redonda do Painel IV Tele Nordeste Celular Sergio Bartoletti.
Audiência Pública Câmara dos Deputados Elisa Leonel Superintendente de Relações com Consumidores.
1 Painel IV Universalização, rentabilidade e competitividade no setor de Telecomunicações A perspectiva de um Operador SMC/banda B Arnaldo F. Tibyriçá.
Câmara dos Deputados Comissão da Amazônia, Integração Nacional e Desenvolvimento Regional Audiência Pública “O Processo de Universalização da Telefonia.
Transcrição da apresentação:

O novo negócio de comunicações digitais e possíveis implicações para o Brasil Setembro, 2007

Roteiro e objetivos – explorar as quatro grandes tendências nos negócios das comunicações (no mundo e no Brasil). A convergência IP e o novo contexto das comunicações digitais; A transformação das redes e do negócio de telecomunicações; Consolidação de mercado e necessidade de escala de operação; A transformação das necessidades da sociedade, das regras e regulamentos. © 2007 Accenture. Todos os direitos reservados.

A dinâmica da convergência dos acessos e redes de telecomunicações. Popularização dos acessos móveis / BL drenando tráfego das redes fixas Incumbents fixas respondem com pacotes descontados F-M-BL Operadoras TV Paga atacam com pacotes triple-play, com menores preços e maiores velocidades Teles respondem com maior capacidade de rede e inclusão de vídeo em seus pacotes, descontando o preço da TV © 2007 Accenture. Todos os direitos reservados.

Um panorama mais amplo dos negócios de comunicação digital e as 3 dimensões de transformação e convergência. Dados Vídeo Voz Mobilidade 1. Acessos / redes (3 / 4 – play) RENTABILIDADE Produtos e Ofertas Clientes e Segmentos Canais Tradicional Segmentada Por Resultado Interativa 3. Novos modelos de negócio em publicidade TV Móvel On-line 2. Mídias e conteúdo digitais (as 3 telas) © 2007 Accenture. Todos os direitos reservados.

Evolução do consumo de mídia por pessoa Média de horas por semana Crescimento dos canais digitais – mídia e conteúdo. (nova transformação cultural) Evolução do consumo de mídia por pessoa Média de horas por semana Videogames Celular Mídia externa Internet Cinema Rádio digital Rádio analógico TV analógica TV digital Mídia impressa Fonte: Aegis / Carat; análise Accenture © 2007 Accenture. Todos os direitos reservados.

A evolução dos canais digitais no Brasil – e a barreira social. Domicílios com Celular, TV, rádio, internet Distribuição da receita média de clientes de celular pré-pago 60,000 50,000 > R$ 3,00 40,000 45% 55% 30,000 20,000 10,000 < R$ 3,00 2002 2003 2004 2005 2006 2007(E) 2008(E) 2009(E) 2010(E) Fonte: PNAD, Mídia Dados, análise Accenture Celular TV Rádio Internet © 2007 Accenture. Todos os direitos reservados.

A importância de se democratizar o acesso à internet no Brasil. Classe Social dos Usuários D/E Informações / outros Uso mais frequente da internet Transações bancárias Comprar bens / serviços Interação órgãos governo Leitura jornais e revistas Atividade de lazer Comunicação pessoal Educação e aprendizado Fonte: Comitê Gestor da Internet no Brasil – 2006, PNAD, Mídia Dados, análise Accenture © 2007 Accenture. Todos os direitos reservados.

O avanço da internet traz o congestionamento na cadeia de valor O avanço da internet traz o congestionamento na cadeia de valor. (novos competidores – inovadores e agressivos) Acesso Serviço Cliente Gestão de informações pessoais Serviços de busca e navegação Serviços de comunicação multimídia Serviços de conteúdo digital © 2007 Accenture. Todos os direitos reservados.

Desafio: Convergência e racionalização das redes de telecomunicações. Redes e serviços separados Uma rede – Multiplos serviços Convergência das redes Telenor is a good example. The text is quite self explanatory. Entendendo a Convergência Menores custos de manutenção e operação Receitas com novos serviços De redes analógicas para digitais De comutação de circuitos para comutação de pacotes Protocolos de comunicação padronizados (IP) © 2007 Accenture. Todos os direitos reservados.

Divisão do mercado de telecomunicações em 2006 (Fixa + Móvel) Situação competitiva e consolidação dos mercados na América Latina e Brasil. Divisão do mercado de telecomunicações em 2006 (Fixa + Móvel) 139MM $38B $12B Brasil América Latina 386MM $85B $30B Outros Fonte: Pyramid, relatórios operadoras e análise Accenture © 2007 Accenture. Todos os direitos reservados.

A importância do Brasil para a consolidação na América Latina. Market Share Principais Mercados América Latina 4.3% PARTICIPAÇÃO NO MERCADO (fixo + móvel + banda larga) 2006 9.2% 53.5% 42.7% 16.7% 43.2% 65.4% 9.3% 84.1% 22.0% 79.0% 15.8% 48.0% 30.7% * 34.8% 34.6% 6.7% 32.4 23.7 6.6 5.7 3.8 2.3 TAMANHO DO MERCADO – US$ BILHÕES Outros * Considerada 100% da VIVO © 2007 Accenture. Todos os direitos reservados.

Reflexões sobre o modelo de comunicações Próxima fronteira da inclusão O momento atual demanda uma reflexão sobre o modelo de comunicações brasileiro para os próximos anos. Reflexões sobre o modelo de comunicações Desenvolvimento Como garantir que a transformação da tecnologia e dos negócios esteja alinhada com os interesses da sociedade? Mundo convergente Como garantir um ambiente de mercado que favoreça os avanços no campo da convergência? Próxima fronteira da inclusão Como proporcionar acesso aos serviços tradicionais e convergentes para uma parcela maior da população, de maneira economicamente eficiente? Competição Como organizar o ambiente competitivo entre empresas de características e modelos de negócio bastante distintos? © 2007 Accenture. Todos os direitos reservados.

Mudanças nos marcos legislativo e regulatório nos países 3 medidas básicas que vêm sendo adotadas para adaptar marcos legais e regulatórios à nova realidade convergente. Mudanças nos marcos legislativo e regulatório nos países Tendência Exemplos Unificação de órgãos reguladores de telecomunicações e mídia / conteúdo Discussão para unificação Reino Unido Coréia Convergence Commission (proposta) Austrália Índia Simplificação da estrutura de licenças para prestação de serviços Autorização geral p/ serviço de comunicações (exclui radiodifusão) UE 2 tipos de licença - prestadoras com e sem infra-estrutura Austrália Proposta de licença unificada para serviços de voz e dados, abrangendo VoIP, TV paga e radiodifusão Índia Diferentes abordagens para defesa da competição e implantação do serviço universal Aplicam regulação mais detalhada e prescritiva Banda larga como recurso sujeito à universalização Tende para uma regulação mais aberta, baseada nas instituições de Direito Econômico Rediscute o escopo de serviço universal EUA UE Coréia Fonte: órgãos reguladores dos países, análise Accenture e GT © 2007 Accenture. Todos os direitos reservados.

Em resumo... O novo “consumidor digital” está redefinindo o mercado de comunicação e mídia; Diversidade cada vez maior de empresas competindo por esse consumidor; O “eco-sistema IP” está evoluindo, e o consumidor é o maior beneficiado; Os modelos de negócio tradicionais podem não se sustentar por si mesmos; Transformação, consolidação e ganhos de escala são fundamentais; Estado precisa definir regras que favoreçam e direcionem esse desenvolvimento. © 2007 Accenture. Todos os direitos reservados.