TRABALHO E GESTÃO DO CONHECIMENTO

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DADOSDADOS INFORMAÇÃOINFORMAÇÃO CONHECIMENTOCONHECIMENTO CONHECIMENTO EXPLÍCITOCONHECIMENTO EXPLÍCITO CONHECIMENTO TÁTICO CRIAÇÃO DO CONHECIMENTOCRIAÇÃO.
Transcrição da apresentação:

TRABALHO E GESTÃO DO CONHECIMENTO Prof. Francisco Scarfoni Filho

INTRODUÇÃO Trabalho: conceito – formas A importância do conhecimento e do talento como diferencial competitivo; O conhecimento e o estudo das organizações; Propriedade dos meios de produção: - artesão - trabalhador

INTRODUÇÃO Taylor – Ford – Weber; Alienação do trabalhador para obter aumento de produtividade; Trabalhador-braço x trabalhador- cérebro;

TRABALHADOR DO CONHECIMENTO Inteligência e Talento Tecnologia de Informação +

TRABALHADOR DO CONHECIMENTO O que faz? Analisa dados e informações; Comunica-se intensivamente com a equipe; Possui conhecimentos globais do negócio e especialização na área de atuação.

CONCEITOS BÁSICOS DA GESTÃO DO CONHECIMENTO Descrever os conceitos sobre dado, informação e conhecimento. É o registro estruturado de transações. DADO É informação bruta, descrita exata de algo ou de algum evento.

CONCEITOS BÁSICOS DA GESTÃO DO CONHECIMENTO INFORMAÇÃO São dados interpretados, dotados de relevância e propósito. É um fluxo de mensagens, um produto capaz de gerar conhecimento.

CONCEITOS BÁSICOS DA GESTÃO DO CONHECIMENTO Mistura de elementos; Fluído; Formalmente estruturado; Intuitivo; Os valores e as crenças integram o conhecimento pois determinam, em grande parte, o que o conhecedor vê, absorve e conclui a partir das suas observações.

TIPOS DE CONHECIMENTO Conhecimento Tácito: Tipo mais importante; De difícil articulação na linguagem formal; Envolve fatores intangíveis; Fonte importante de competitividade;

TIPOS DE CONHECIMENTO Conhecimento Explícito: Articulado na linguagem formal; Facilmente transmitido, sistematizado e comunicado; Modo dominante na tradição filosófica ocidental;

ESPIRAL DO CONHECIMENTO COMPETIÇÃO SOCIALIZAÇÃO Compartilhamento de experiências EXTERNALIZAÇÃO Conversão do conhecimento tácito em explícito INTERNALIZAÇÃO Incorporação do conhecimento explícito no tácito COMBINAÇÃO Sistematização de conceitos COOPERAÇÃO

GESTÃO DO CONHECIMENTO Processo sistemático de identificação, criação, renovação e aplicação dos conhecimentos que são estratégicos na vida de uma organização.

GESTÃO DO CONHECIMENTO DESAFIOS A VENCER: Fazer com que as lideranças das organizações comprem a idéia; Influenciar o comportamento do trabalhador; Determinar como classificar o conhecimento; Motivação: Expectativa da organização Expectativa das pessoas X

INTERCÂMBIO Gestão do conhecimento refere-se a todo esforço sistemático realizado pela organização para criar, utilizar, reter e medir conhecimento.

Práticas que definem a GC. Criação do conhecimento: consiste em transformar o conhecimento tácito em conhecimento explícito; Utilização do conhecimento: A tecnologia faz efetivamente a diferença;

Práticas que definem a GC. Retenção do conhecimento: assimilar ou preservar o conhecimento; Medição do conhecimento; a quantidade de conhecimento de uma organização é a diferença entre o seu valor de mercado e o seu valor patrimonial;

APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL No Brasil, para se transformar as empresas em “empresas que aprendem” serão necessárias profundas revisões nos valores das lideranças empresariais nacionais. Esse é o primeiro passo, e talvez o mais importante.

APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL Aprendizagem Contínua: Exercita a sua competência e inteligência coletiva para responder ao seu ambiente interno (objetivos, metas, resultados) e externo (estratégia).

APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL É o processo contínuo de detectar e corrigir erros. ERRAR APRENDER Autocrítica; Avaliação de riscos; Tolerância ao fracasso; Correção de rumo; ALCANÇAR OBJETIVOS

APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL A base de idéias que sustenta as “organizações que aprendem” estabelece: Pensamento sistêmico – pensamento voltado para o todo; Domínio pessoal – disciplina para esclarecer e aprofundar a visão pessoal, concentrar as energias, desenvolver paciência e ver a realidade objetivamente;

APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL Modelos mentais – pressupostos profundamente arraigados, generalizações ou mesmo imagens que influenciam nossa forma de ver o mundo e de agir; Visão compartilhada – interesse das pessoas em compartilhar conhecimento, envolvidas para uma visão comum.

APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL Aprendizagem em equipe – processo de alinhamento e desenvolvimento da capacidade de um grupo criar os resultados que seus membros realmente desejam. CONCLUSÃO