ATIVIDADES DO GRUPO DE TRABALHO DE RESÍDUOS SÓLIDOS 2013.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
BENCHMARKING.
Advertisements

I SEMINÁRIO DE RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS DA MESO REGIÃO TOCANTINA EM IMPERATRIZ - MA PLANOS DE GESTÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS Imperatriz, 17 de março.
ESTUDO DE INDICADORES DE AVALIAÇÃO
PLANO DE BACIA HIDROGRÁFICA
MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO Melhorias na Gestão por Resultados A Experiência do Governo Federal Afonso Oliveira de Almeida Secretário de Planejamento e.
Vigilância em Saúde de Populações Expostas a Agrotóxicos
POLÍTICA NACIONAL DE RESÍDUOS SÓLIDOS
SECRETARIA DA INFRA-ESTRUTURA
UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO Prof. Ms. Taisir Mahmudo Karim
Educação Ambiental - GPEEA
I Simpósio Internacional sobre Desenvolvimento Profissional Docente Painel IV “Docência Universitária e qualidade da educação” Qualidade da educação:
FÓRUM UNIVERSIDADES CORPORATIVAS
PROGRAMA NACIONAL DO MEIO AMBIENTE - PNMA II
Gina Mantilla Analista de Gestão Ambiental CeasaMinas
MEIO AMBIENTE.
PROJETO EDUCAR NA DIVERSIDADE: GRUPO DE ESTUDOS SOBRE INCLUSÃO ESCOLAR DO INSTITUTO FEDERAL CATARINENSE CAMPUS SOMBRIO - SC Núcleo de Atendimento as.
Logística Reversa Impactos ecológicos.
LEVANTAMENTO DA EFICÁCIA DO PROJETO DE COLETA SELETIVA NO CAMPUS LAGEADO, UNESP, BOTUCATU Flávia Cristina Freitas Santos1, Richardson Barbosa Gomes da.
Aspectos da Política Estadual de Resíduos Sólidos e a atuação da Feam na gestão dos resíduos sólidos Fundação Estadual do Meio Ambiente - Feam.
ESTRATÉGIA DO CONTROLE
Estágio Supervisionado I Professora: Maria Fátima Aucar Soler
Departamento Ambiental
17ª. Reunião Ordinária do Conselho Estadual das Cidades
Apresentação 1º fórum Itinerante de Resíduos Sólidos e design do RS.
PLANOS DE GERENCIAMENTO INTEGRADO DE RESÍDUOS SÓLIDOS
Estágio Supervisionado I Professora: Maria Fátima Aucar Soler
Programa EESC Sustentável
GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS SÓLIDOS DA CONSTRUÇÃO CIVIL
CETEM SUSTENTÁVEL. Promovendo mudanças. COMISSÃO GESTORA DO PLANO DE GESTÃO DE LOGÍSTICA SUSTENTÁVEL (CGPGLS) DO CETEM.
Planejamento Estratégico COPAC
Programa EESC Sustentável
Comitê de Programa P3 – Resíduos Sólidos CONSÓRCIO INTERMUNICIPAL DO GRAND ABC O Consórcio Intermunicipal Grande ABC reúne os sete municípios do Grande.
Tem como objetivo formar Tecnólogos com competência técnica, ética, política, responsabilidade socioambiental e habilidades que possam atender às demandas.
Unidade de negócio Sustentabilidade. Unidade de negócio Sustentabilidade.
Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas Coordenação de Pessoal Técnico-Administrativo A UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE E O DIMENSIONAMENTO DA FORÇA DE TRABALHO.
O Plano Diretor Socioambiental do Campus “Luiz de Queiroz”
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Campus “Luiz de Queiroz” - PUEA
O PROCESSO DE AVALIAÇÃO DE APRENDIZAGEM DO ENSINO DE MATEMÁTICA NA 4ª SÉRIE DO ENSINO FUNDAMENTAL DENISE DE AGUIAR SILVA ABEL FIGUEIREDO – PA 2007.
MINISTÉRIO DAS CIDADES Secretaria Nacional de Habitação
Comissão de Coleta Seletiva. Quantificação de Resíduos na FCA.
Universidade de São Paulo - Campus “Luiz de Queiroz” Plano Diretor Socioambiental Participativo do Campus LQ GT Educação e Percepção Ambiental Programa.
Secretaria de Serviços Públicos
Objetiva-se a constituição de um espaço de discussão sobre a temática da evasão e retenção, proposição de ações e análise de resultados. O GT Evasão e.
Inovações para sustentabilidade por meio da participação social: o caso da UFPI José Arimatéia Dantas Lopes (Universidade Federal do Piauí, Reitor)
I Encontro Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos de Ituiutaba Gestão Integrada de Resíduos Sólidos (GIRS): da Política Nacional de Resíduos.
Sistema Estadual de Meio Ambiente
INTERVENÇÃO EDUCATIVA COMO FERRAMENTA DA GESTÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS NO CAMPUS “LUIZ DE QUEIROZ” Guilherme Aleoni – Bolsista do Programa USP Recicla (ESALQ/USP)
PROPOSTA DE ATUALIZAÇÃO DA AGENDA 21 BRASILEIRA E REVITALIZAÇÃO DA CPDS Antecedentes:  11ª Reunião CPDS (16/12/2008) - Apresentação da proposta e constituição.
FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO
Prêmio DANONE SUSTENTABILIDADE
Planejamento Estratégico de Gestão de Pessoas
Paula Xavier dos Santos, Fiocruz Uma nova possibilidade de olhar o fluxo e o impacto da Ciência ACESSO ABERTO.
A EMPRESA A RAISE Consultoria surge para atuar em todo cenário nacional visando o planejamento e a gestão de políticas públicas e privadas. Auxiliará na.
PLANO DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL DA UNIDADE FAMILIAR
Estágio Supervisionado II Curso de Administração 2ª/2010
PMGIRS – BH – O que é ? instrumento de planejamento estratégico municipal que contempla diretrizes e ações para o manejo ambientalmente adequado e sustentável.
PLANO DE MOBILIDADE URBANA DE VOLTA REDONDA Janeiro 2016 Treinamento do Núcleo Gestor.
8ª REUNIÃO CT-PLANEJAMENTO E ARTICULAÇÃO Data: 21 de janeiro de 2016 (quinta-feira) Pauta: 9: :00 (CTPA) 1. Aprovação da memória da reunião anterior;
CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNÓLOGICA DE MINAS GERAIS Trabalho de sensibilização da comunidade do CEFET-MG em relação ao programa de coleta seletiva solidária.
SEMINÁRIO DE APOIO A DESCENTRALIZAÇÃO DA GESTÃO DOS PRESTADORES DE MÉDIA E ALTA COMPLEXIDADE DO SUS Regulação, Controle, Avaliação Secretaria Estadual.
Logística Reversa de Produtos Eletroeletrônicos da Linha Verde PNRS – Lei /2010.
Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares - EBSERH Comissão de Hospitais.
O estado da arte Recife, 19 de agosto de Política Nacional de Resíduos Sólidos Lei Federal /2010 Decreto Federal 7.404/2010 Política Estadual.
DECRETO MUNICIPAL nº , DE 17 DE MAIO DE 2013 Convoca a Conferência Municipal de Meio Ambiente e cria o Comitê Intersecretarial para a Política Municipal.
O NOVO DESAFIO DA REGULAÇÃO DO SANEAMENTO: OS RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS Débora Faria Fonseca Carlos Roberto de Oliveira Carlos Roberto Belani Gravina Maria.
Secretaria Nacional de Saneamento Ambiental Ministério das Cidades.
twitter.com/funasa Poços de Caldas, 26 de maio de 2015 Seminário 4 Planejamento e Gestão Implantação.
Política Nacional de Resíduos Sólidos
ABLP - Associação Brasileira de Resíduos Sólidos e Limpeza Pública CENÁRIO ATUAL E DESAFIOS DA LIMPEZA PÚBLICA NO BRASIL Simone Paschoal Nogueira Coordenadora.
twitter.com/funasa PROGRAMA APOIO AOS CATADORES FUNASA.
Transcrição da apresentação:

ATIVIDADES DO GRUPO DE TRABALHO DE RESÍDUOS SÓLIDOS 2013

As ações desenvolvidas pelo GT em 2012/2013 compreenderam o Diagnóstico dos resíduos sólidos gerados no Campus São Carlos, elaborado como parte das atividades de aulas de Graduação, com a assistência dos estagiários do programa PAE, tendo sempre como base as definições adotadas pela Lei Federal 12305/10 (Política Nacional de Resíduos Sólidos) e seu respectivo decreto regulamentador.

Mais especificamente, as atividades consistiram em: Diagnóstico quantitativo: quantidade gerada no campus Diagnósticos qualitativos: tipo de resíduo, forma atual de gestão e gerenciamento Proposição de cenários de gestão e gerenciamento

Entre as perspectivas/metas para 2014, estão: Análise e implantação de medidas propostas Reavaliação e reestruturação da coleta seletiva Possibilidade de aprofundar o diagnóstico quantitativo de forma a determinar geração de resíduos por aluno, por exemplo, no sentido de melhor subsidiar indicadores de sustentabilidade que venham a ser adotados/desenvolvidos.