Redação Publicitária I

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Transcrição da apresentação:

Redação Publicitária I Parte 2- Redação Publicitária para jornal Professora Luciana Moura

JORNAL

Jornal O jornal é um meio geralmente diário, de leitura mais dinâmica. A informação precisa ser passada de forma mais objetiva. Mas lembre-se: isso não é uma regra.

Características do meio Cronologicamente, primeiro veículo publicitário; Há jornais de todas as tendências, desde os mais conservadores aos mais populares; São lidos às pressas (exceto aos domingos) e geralmente por indivíduos isolados. Não apresentam boa reprodução gráfica dos anúncios;

Características do meio Têm vida curta; Alcançam pessoas cujo padrão de vida está acima do nível de subsistência; Tem ação rápida e intensa; Os jornais de bairro oferecem a pequenos e médios anunciantes a possibilidade de veicular mensagens;

Características do meio Alguns títulos têm altos índices de credibilidade e respeitabilidade junto ao público; As páginas iniciais ímpares (3, 5, 7, 9) são as mais disputadas, pois são comprovadamente as mais percebidas pelo leitor; Os jornais não criam novos produtos e formas de comercialização, sendo considerados pouco explorados criativamente;

Características do meio Meio preferencial para ações promocionais; Possibilidade de criação de anúncios em grandes formatos, que gerem maior impacto; Permite que se fale com intimidade com o consumidor; Facilita o uso de teaser.

Características do meio Freqüência diária: Nenhum meio se materializa aos olhos do consumidor como sendo tão urgente Tamanho: versões standart (entre 60 cm x 38 cm e 75 cm x 60 cm), tablóide (cerca de 42 cm x 27,5 cm ) Montagem: folhas soltas, dobradas e montadas em cadernos

Formatos dos anúncios Anúncios centimetrados no noticiário e nos classificados; Formatos diferenciados; Encartes; Patrocínio.

Tipos de anúncios Marca (soft sell) Varejo (hard sell) Distribuição de amostras ou cupons Anúncios de oportunidade Teaser Informe Publicitário Comunicado

Texto publicitário para jornal Os leitores utilizam os jornais para obter mais detalhes de informação. É um público que tem o hábito de ler. Coloque mais detalhes no texto, tais como preços, locais de vendas, telefones e outras informações que auxiliam o processo de venda imediata.

Dicas Se o anúncio for sair mais de uma vez, procure criar novos títulos. Isso desperta a curiosidade e instiga o leitor, que irá se surpreender com novas mensagens. Aproveite a flexibilidade dos espaços, usando e abusando dos centímetros x colunas. Os formatos comerciais também podem ser diferenciados.

Dicas Aproveite a agilidade do veículo e utilize uma linguagem condizente com um leitor mais qualificado. Quanto mais um anúncio for um enfeite dentro das matérias do jornal, quanto mais ele saltar agradavelmente dentro do contexto editorial do jornal, melhor ele será.

Na hora de produzir Normalmente, os arquivos digitais são enviados para os veículos. Na maioria dos casos não há mais necessidade de fotolito. Lembre que a qualidade de impressão não é das melhores. Não espere fidelidade de cores e alta resolução. Prepare a peça publicitária já sabendo que podem ocorrer problemas de registro.

Conselhos de especialistas “Muitas vezes, uma determinada notícia sai no jornal, a gente pega essa notícia e cria um anúncio que, no dia seguinte, estará no mesmo jornal. É uma versatilidade e rapidez que a revista geralmente não tem.” José Henrique Borghi (Leo Burnett)

Novas tecnologias O leitor olha a foto de um irresistível chocolate no jornal e acha que consegue até sentir o cheiro do doce. Imaginação? Não, só mais uma das soluções de mídia que os jornais Correio Braziliense e Aqui-DF, ambos do Grupo Associados, criaram para seus clientes: o anúncio aromatizado. Certos do impacto diferenciado que esse tipo de anúncio pode causar, os dois jornais começam nesta semana uma campanha para estimular o seu uso pelo mercado. São 60 aromas à disposição dos anunciantes, de chocolate a variados tipos de fruta. Para divulgar o anúncio aromatizado, uma blitz percorrerá agências de publicidade do Distrito Federal a partir desta quinta-feira, 26 de julho. Na ação, criada pela agência Auê, dois promotores entram na agência e distribuem um postal com aromas de pão, rosa ou maçã para cada funcionário. Dois minutos depois, eles retornam e dão de presente aos funcionários pães, rosas e maçãs de verdade, de acordo com o modelo de postal recebido anteriormente por cada um. Com os presentes, um tag informativo discorre sobre o poder do olfato e como ele pode despertar desejos. Em seguida, eles falam um pouco sobre a solução de mídia que o Correio e o Aqui oferecem ao mercado. No dia 2 de agosto – quando os jornais circularão com um anúncio institucional com cheiro de bebê – será enviado um exemplar do jornal para essas agências, fazendo com que eles vejam na prática o resultado de um anúncio aromatizado.