DESENVOLVIMENTO PSICOLÓGICO

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Federação Portuguesa de Atletismo
Advertisements

ESTILOS DE APRENDIZAGEM
Profissional Globalizado Atualização do Conhecimento
Como é o seu grupo? Extraído de Liderança Cristã, de Nancy G. Dusilek
O Desenvolvimento da fé em crianças de 3 a 5 anos
PSICOLOGIA.
Amor. Amor Auto -Aceitação Arrependimento “ Esteja consciente de que mesmo quando você comete um erro, isso também pode ser uma oportunidade. Quando.
Pais com limites, Filhos com limites
COMPETÊNCIAS QUE DEFINEM
Professor Marcelo Rocha Contin
I Encontro Nordestino de Escolas de Governo Trabalhando em
HABILIDADES/ SUPERDOTAÇÃO
Comportamento Organizacional
O que fazer diante dos problemas? “Viemos na vida para aperfeiçoar”
Aprendizagem.
MOTIVAÇÃO PUC - USP.
filho, segundo Dom Bosco.
O PODER DO PENSAMENTO Jael Klein Coaracy.
By Búzios Slides A CASA DO AMOR 1.
Como atender “AA” e “AN”
A fonte do contentamento, da paz, da segurança e da coragem no dia a dia da vida Lucas 12:13-21.
ETERNIDADE ”DE MIM SÓ FICARÁ AQUILO QUE AQUI EU FIZER”
ETERNIDADE Música O Autoria deste texto: Feelings Johnny Mathis
LIMITES E AFETIVIDADE: COMO AGIR COM AS CRIANÇAS?
O poder da escolha é uma capacidade dada por Deus.
Amando a Vida ::: Sempre é tempo de recomeçar,
O Poder da Ilusão Darryl Anka.
Esse TANTRA veio da Índia.
INTELIGÊNCIA EMOCIONAL
Coisas da Vida....
A CASA DO AMOR.
Ética e Moral na formação dos filhos
A EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
Teorias Psicológicas sobre a Brincadeira
Amor e Sexualidade.
Estilos educativos e comunicação
DEPOIS DE ALGUM TEMPO Depois de algum tempo você aprende a diferença, a sutil diferença, entre dar a mão e acorrentar uma alma. E você aprende que amar.
Identificar fontes de idéias para empreendimentos

Motivação e trabalho em Equipe Podem Fazer a Diferença
AGORA SÃO 16:13 HRS/MIN.
Depois de algum tempo você aprende a diferença, a sutil diferença entre dar a mão e acorrentar a alma... Aprende que amar não significa apoiar-se, e.
COMO CRESCER NA VIDA SE TORNANDO UMA PESSOA AMADURECIDA
Orientação Especial Março/2011.
Competência Interpessoal
Solidificando seus relacionamentos
AUTONOMIA A autonomia é um poder que só se conquista de dentro e que só se exerce no seio da cooperação.” (PIAGET, 1997) Porto Alegre, 27 de agosto de.
Uergs-Licenciatura em Pedagogia, Tecnologia da Educação
TORNANDO-SE UM LÍDER DE SUCESSO
Os anos das grandes oportunidades
JEAN PIAGET Jean Piaget revolucionou as concepções
PRAT. DE ENS. E EST. SUP. EM DOC. DE EDUC. INFANTIL
DESENVOLVIMENTO INFANTIL CRIANÇAS DE 0 A 3 ANOS
SITUAÇÕES.
A mensagem Fundamental do Livro do Génesis
As intervenções verbais do terapeuta
Dedique dois minutos da sua vida para esta leitura, ... é muito linda!
O PAPEL DO BRINQUEDO NO DESENVOLVIMENTO
Esse TANTRA veio da Índia.
LEITURA DE MUNDO COMPREENSÃO DE TEXTO INTERPRETAÇÃO DE TEXTO
EDUCAÇÃO INFANTIL EXEMPLOS DE SITUAÇÕES Setembro-2011
O PAPEL DO BRINQUEDO NO DESENVOLVIMENTO
Uma possibilidade de disciplina optativa para o tema da convivência na escola “A compreensão do fenômeno Bullying e as estratégias de prevenção ao problema.”
A formação social da mente: Interação entre aprendizado e desenvolvimento. Lev S. Vigotski.
Os sete erros mais comuns na educação das crianças Serviço de Psicologia e Orientação Fonte:
SONHOS X ATITUDE SONHOS = ATITUDE = REALIZAÇÃO
Depois de algum tempo você aprende a diferença, a subtil diferença entre dar a mão e acorrentar uma alma. E você aprende que amar não significa apoiar-
De Onde Vem A. O que é ser criativo? O que é a criatividade, afinal? O dicionário a explica de tal forma: “Faculdade ou atributo de quem ou do que é criativo;
Professora Rosana Rossatto 7º ano Outono de 2016.
A criança é um grande pesquisador Pedro Demo. “Se a criança é levada a buscar seu material, a fazer sua elaboração, a se expressar argumentando, a buscar.
Transcrição da apresentação:

DESENVOLVIMENTO PSICOLÓGICO AVENTUREIROS: DESENVOLVIMENTO PSICOLÓGICO

AVENTUREIROS Precisam de atividades que gaste energia São criativos Imaginação ativa e capacidade de decorar Atenção inconstante Gostam de histórias São disciplinados Buscam viver experiências

De 6 a 7 anos A criança atinge um outro estágio intelectual, que lhe permite compreender conceitos abstratos. É capaz de comparar e relacionar as características de objetos e situações, sem que eles precisem estar, concretamente, à sua frente.

De 6 a 7 anos Uma das características desse seu novo modo de pensar é perceber que o mundo se move por relações de causa e efeito e que ela também pode ser agente dessas causas. E é exatamente essa sua paixão: descobrir como as coisas acontecem, para também ser capaz de fazer acontecer.

De 7 a 8 anos Com 7 ou 8 anos vem o fim da fase do "pode tudo" e da escola encarada apenas como um local de lazer. A criança já tem responsabilidades e o tempo para as brincadeiras precisa ser dividido com os estudos.

De 7 a 8 anos É natural que essa perda de liberdade irrite os baixinhos e os leve a reagir contra regras e autoridades em geral. Daí, também, vem a absoluta necessidade que os pequenos parecem ter de demonstrar valentia.

De 7 a 8 anos Eles querem o respeito da turma e precisam impressioná-la com a sua "coragem”. Por mais natural que seja essa fase do desenvolvimento, é importante a criança ter limites na hora de gastar suas energias. Se é ruim agir com autoritarismo, tirando por completo a autonomia da criança, também é errado deixá-la fazer o que quiser.

De 7 a 8 anos Atividades como natação, futebol e outros esportes coletivos dão à criança dessa idade a oportunidade de competir e se auto-afirmar, além de serem boa opção para mantê-la ocupada e longe de problemas.

De 8 a 9 anos As crianças descobrem uma nova forma de comunicação, e ela é um bom sinal de maturidade, desde que usada na dose certa.

De 8 a 9 anos Ela reflete um avanço no amadurecimento intelectual da criança, porque demonstra que ela tem uma compreensão mais nítida das causas que governam os acontecimentos. É essa percepção que permite muitas vezes o uso do humor.

De 8 a 9 anos Essa nova capacidade intelectual reflete também um aprimoramento na comunicação dos pequenos, que agora são capazes de dar novo significado às palavras apenas com o controle da inflexão e do tom da voz - o que requer domínio da lógica e do vocabulário, além de grande expressividade para sublinhar o efeito cômico pretendido.

De 8 a 9 anos A criança se orgulha dessa habilidade que a aproxima do mundo dos adultos, para conquistar ainda mais respeito e admiração. Mas essa não é a única vantagem que a maneira de dizer as coisas de modo irônico traz aos meninos e às meninas dessa idade.

De 8 a 9 anos Ela também representa uma nova arma diante dos limites, para quem só conseguia chorar ou partir para a briga. É que o humor irreverente não derruba regras, mas ajuda a diminuir a frustração.

De 8 a 9 anos A contrapartida desses ganhos é que a ironia nem sempre faz sucesso entre as pessoas. Muitos se irritam profundamente com as "respostinhas" debochadas e desafiadoras das crianças.

COMO LIDAR COM ELES Promova atividades físicas Seja paciente Mantenha-os envolvidos Estimule-os Apresente programas variados Faça com que haja participação

COMO LIDAR COM ELES Torne as idéias compreensíveis Ajude-os a aceitar idéias Explique as razões de regra de comportamento Leve-os a confiar e a aprender a amar a Deus

Desenvolvimento Psicológico AVENTUREIROS: Desenvolvimento Psicológico Final da Apresentação